André Kupfermann Rodarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6577257117124450
  • Última atualização do currículo em 06/02/2017


André Kupfermann Rodarte é estudante de Comunicação Social na faculdade Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e bolsista FAPESP de iniciação científica. Atualmente, é estudante do programa General Course - Department of Government da London School of Economics and Political Science (LSE). Dedica-se a pesquisas de comunicação e consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Kupfermann Rodarte
Nome em citações bibliográficas
RODARTE, A. K.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua Doutor Álvaro Alvim
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854500
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Comunicação Social.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.





Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Privacidade e Marketing: Uma discussão ética sobre as políticas de proteção de dados no Brasil
Descrição: Pesquisa de iniciação científica financiada pela FAPESP. A apropriação de informações pessoais por corporações com fins de marketing é alvo de constante debate, cujos principais eixos encontram-se na intersecção entre ética, comunicação e consumo. Haja vista as ferramentas de monitoramento disponíveis no ambiente digital, amplamente utilizadas no desenho e implementação de planos mercadológicos, este trabalho propõe investigar algumas das principais implicações e desafios éticos relacionados com os limites morais ? e por vezes legais - que os profissionais de marketing encontram para a construção de campanhas de comunicação e marketing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do ?público? e do ?privado?. Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado ?Marco Civil da Internet? - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Política e Propaganda Institucional
Descrição: Análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Kupfermann Rodarte - Coordenador / Luiz Peres Neto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Consumo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: ..


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PERES NETO, L. ; BOTELLA, J. ; RODARTE, A. K. . Marketing como vigilância: implicações e discursos éticos. In: Luiz Peres-Neto; Joan Botella. (Org.). Eticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. 1ªed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. , p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODARTE, A. K.; PERES NETO, L. . Política e Propaganda Institucional; análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros. In: SEMIC, 2015, Rio de Janeiro. Política e Propaganda Institucional; análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros, 2015.

2.
RODARTE, A. K.; PERES NETO, L. . DEMOCRACIA EMPACOTADA PARA CONSUMO : Análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral. In: COMUNICON, 2015, São Paulo. DEMOCRACIA EMPACOTADA PARA CONSUMO: Análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COMUNICON. Democracia Empacotada Para Consumo: Análise Das Campanhas Publicitárias Do Tribunal Superior Eleitoral. 2015. (Congresso).

2.
INTERCOM. Política e Propaganda Institucional: análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros. 2015. (Congresso).

3.
SEMIC.Democracia empacotada para consumo: análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros. 2015. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:37:41