Sandra Benites

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9964814223829438
  • Última atualização do currículo em 01/10/2017


Tem experiência de docência em escola indígena guarani, com séries iniciais entre os anos de 2004 a 2012. Entre os anos de 2010 a 2013, em Aracruz, ES, na Associação Indígena Guarani e Tupinikin - AITG, fez parte do grupo de mulheres indígenas representando sua aldeia (Aldeia Boa Esperança). Cursou a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no Departamento de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Cuja Monografia é: FUNDAMENTO DA PESSOA GUARANI, NOSSO BEM-ESTAR FUTURO (EDUCAÇÃO TRADICIONAL): O OLHAR DISTORCIDO DA ESCOLA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. Atualmente é Coordenadora Pedagógica de Educação Indígena, prestando assessoria à Secretaria de Educação do Município de Maricá, RJ. Presta atendimento às Aldeias Guarani Tekoa M'boy ty (São José de Imbassaí) e Céu Azul (Itaipuaçu). Faz parte do Instituto dos Saberes dos Povos Originários-Aldeia Jacutinga, onde junto com um grupo de várias etnias faz palestras e trabalhos com alunos de vários níveis da educação básica. É Pesquisadora bolsista desde 2010 ao 2015 pelo,OEEI (Observatório da Educação Escolar Indígena), cuja área de atuação têm sido o processo de ensino-aprendizagem da criança guarani nas escolas diferenciadas e na comunidade guarani.Sob a orientação do Profº José Ribamar Bessa e Prfª Ana Rabelo Gomes. Desde 2010 faz a parte como pesquisadora da UFMG/FAE (Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação), palestras para os graduandos indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural, expondo seu trabalho de pesquisa com parceria Unirio Rio De Janeiro. Atualmente desde março de 2016 iniciou mestrado no Museu Nacional ufrj em antropologia Social que conclusão do mestrado em março de 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Benites
Nome em citações bibliográficas
BENITES, S.


Formação acadêmica/titulação


2010
Graduação em andamento em Licenciatura Intercultural Indígena.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, EEBIS, Brasil.




Atuação Profissional



E.M.Pluridocente Aldeia Três Palmeiras, PATP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 25


secretaria Municipal de Educação e Inclusão de Maricá, SMAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.


Idiomas


Guarani
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:05:57