Letícia Figueiredo dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Atualmente cursando a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Concluiu o Ensino Médio Integrado com o Curso Técnico em Automação Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais(IFMG) - Campus Ouro Preto. Durante o ensino técnico foi participante do Desafio IFMG de Inovação e Empreendedorismo, no qual foi campeã junto de sua equipe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia Figueiredo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Integrado em Automação Industrial.
Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
2004 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Providência, CP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
General English Course Upper Intermediate Level. (Carga horária: 38h).
The English Language Centre, ELC, Inglaterra.
2007 - 2012
Curso Avançado de Língua Inglesa.
SKILL Idiomas, SKILL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cimento Alcalino Ativado Produzido à partir de Resíduos da Indústria de Alumina
Descrição: O presente trabalha visa a utilização da lama vermelha como precursor para produção de aglomerante a partir da ativação alcalina. Inicialmente, os resíduos de lama vermelha serão caracterizados física e quimicamente, segundo as recomendações técnicas e normativas. Posteriormente, serão propostos misturas de teste com o resíduo de lama vermelha e o reagente alcalino. Obtidos os melhores traços para o aglomerante o mesmo será caracterizado mecanicamente em acordo com as recomendações normativas. Dessa forma, o presente trabalho foca no estabelecimento de um procedimento de reutilização do resíduo como material para construção civil. Finalmente, busca-se contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas construtivas, bem como para o desenvolvimento tecnológico, econômico e ambiental da indústria de construção civil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Letícia Figueiredo dos Santos - Integrante / Guilherme Jorge Brigolini Silva - Coordenador.
2017 - 2018
Estudo da fabricação de pisos intertravados (pavers) através da ativação alcalina do rejeito de barragem de minério de ferro
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a ativação alcalina do resíduo proveniente das barragens de minério de ferro para fabricação de pisos intertravados. Será necessário fazer a caracterização química e física do resíduo, bem como estudar e elaborar diferentes traços e porcentagens de substituição do agregado natural pelo agregado reciclado. O rejeito de barragem será utilizado como precursor dos ligantes produzidos. Com o objetivo de obter propriedades vantajosas para a aplicação em pavimentos intertravados, serão elaboradas composições que apresentem alta resistência à compressão, elevada resistência à abrasão, baixa porosidade e aspectos ambientais, previstos na NBR 9781. A pesquisa também irá considerar o beneficiamento do rejeito para torná-lo mais reativo, os diferentes processos de cura e as mudanças microestruturais e químicas. Esta proposta irá contribuir com a formação de recursos humanos, fixação dos alunos de graduação nos programas de pós-graduação e o estudo de aplicação de resíduos industriais para a produção de geopolímeros (o estudo de geopolimeros vem sendo abordado em várias pesquisas atuais)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Letícia Figueiredo dos Santos - Integrante / Guilherme Jorge Brigolini Silva - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
Projeto Sistema Harpia
Descrição: O Projeto Radar Automotivo de Velocidade Média-Sistema Harpia foi o Projeto que conquistou o primeiro lugar no Desafio IFMG de Inovação e Empreendedorismo 2013. Visa automatizar e inovar os atuais sistemas de controle de velocidade e segurança em rodovias..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) .
Integrantes: Letícia Figueiredo dos Santos - Coordenador / João Paulo Reis Alvarenga - Integrante / Paulo Henrique dos Santos - Integrante / Vitor Martins Barbosa - Integrante / Arthur Braga e Silva - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2014
O uso de mapas conceituais como ferramenta para aprendizagem de Língua Inglesa: do conhecimento prévio à produção escrita
Descrição: Os mapas conceituais são digramas que indicam relações entre conceitos incluídos numa estrutura hierárquica de proposições. Para Novak (2005), conceitos representam regularidades percebidas em acontecimentos, objetos ou seus registros, designados por um rótulo o qual pode ser uma palavra ou um símbolo. Novak (1977) afirma que na medida em que o novo conhecimento é construído, os conceitos preexistentes experimentam uma diferenciação progressiva e, quando dois ou mais conceitos se relacionam de forma significativa, acontece uma reconciliação integradora. Os diagramas servem para organizar conhecimentos em diferentes momentos. Stensvold e Wilson (1990) defendem que o mapa conceitual pode ser utilizado pelo docente para introduzir conteúdos, realizar novas sínteses ou como instrumento de avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios. Nesta pesquisa, o objetivo é compreender o impacto do uso de mapas conceituais na produção escrita em língua inglesa sob a ótica das teorias de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Aos aprendizes, foi dada a oportunidade de receber novos insumos na língua alvo, para relacioná-los à sua interlíngua e ancorá-los às suas estruturas de conhecimento corrente de forma mais consciente (Ivie, 1998). Estudos apontam determinadas estratégias para aperfeiçoar o processo de ancoragem e reformulação ou desenvolvimento de novos conceitos. Dewey (1916) apontava o aquecimento das aulas (warmers / lead in activities) como uma forma eficaz de ativar os conhecimentos prévios dos aprendizes. Os dados foram coletados pela pesquisadora e por 3 alunos bolsistas do Ensino Médio (PIBIC Jr.) em salas de aula do mesmo nível de instrução de um Instituto Federal com o uso questionários e a construção de mapas conceituais como ferramenta para auxiliar a produção escrita. A investigação foi orientada pelas análises: do perfil leitor dos participantes, do processo de ativação de conhecimentos prévios, conceptualização dos temas e do processo de produção escrita dos alunos. As análises foram feitas com o auxílio de ferramentas da Línguística de Corpus (concordanciadores) com ênfase na frequência, na riqueza lexical (Finatto, et. al., 1999) e nos colocados utilizados pelos alunos. Os resultados apontam para a adição de elementos ao sistema cognitivo anterior revelando maior diferenciação dos conceitos entre os mapas e a produção textual..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais de Construção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gerência do Projeto e do Produto.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Administração.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Primeiro lugar no Desafio IFMG 2013 de Inovação e Empreendedorismo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Semana de Estudos da Escola de Minas. 2017. (Outra).

2.
XVI Semana de Estudos da Escola de Minas. 2015. (Outra).

3.
11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Projeto Sistema Harpia. 2014. (Feira).

4.
Copa Rio Info de Algoritmos 2014. Copa Rio Info de Algoritmos 2014. 2014. (Olimpíada).

5.
VII Semana de Ciência e Tecnologia. O uso de mapas conceituais como ferramenta para aprendizagem de Língua Inglesa: do conhecimento prévio à produção escrita. 2014. (Exposição).

6.
VII Semana de Ciência e Tecnologia. Projeto Sistema Harpia. 2014. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



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