Camila da Silva Santana

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  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa "Sujeitos, Processos Educativo e Docência" - SUPED da Universidade Federal de Santa Catarina. Formada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências - NUVIC (Centro Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina) e Alteritas - grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação - Pesquisadora no Projeto de Pesquisa Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico e -raciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila da Silva Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em PPGE UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Jovens Negros na Freguesia do Ribeirão/ Florianópolis e a Cultura Açoriana,Orientador: JOANA CÉLIA DOS PASSOS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Relações étnico raciais e prática pedagógica na Educação Infantil.
Orientador: Joana Célia dos Passos.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

01/2014 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil- ACT, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Ações afirmativas: ensino, pesquisa e extensão


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Jovens Negros na Freguesia do Ribeirão/ Florianópolis e a Cultura Açoriana
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Camila da Silva Santana - Coordenador / Joana Célia dos Passos - Integrante.
2014 - 2016
Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto, será desenvolvido em parceria entre seis universidade federais: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará. O principal objetivo é realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa com o foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas instituições. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da Ufsc
Descrição: O presente projeto tem como objetivo: - Constituir um grupo de apoio a cotistas formado por estudantes de graduação e de pós-graduação, com a intenção de acolher e orientar os cotistas para a inserção na cultura acadêmica e administrativa da universidade, favorecendo a permanência dos cotistas negros e indígenas...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, C. S.. JUVENTUDES NEGRAS NO RIBEIRÃO DA ILHA - FLORIANÓPOLIS/SC: MARCAS E IDENTIDADES. In: III COPENE SUL, 2017, FLORIANÓPOLIS. ANAIS 2017, 2017.

2.
SANTANA, C. S.. As juventudes negras em uma comunidade açoriana de florianópolis/sc: formas de sociabilidade, música e construção de identidades. In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2017, Fortaleza. As juventudes negras em uma comunidade açoriana de florianópolis/sc: formas de sociabilidade, música e construção de identidades, 2017.

3.
SANTANA, C. S.; PASSOS, J. C. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: COPENE SUL, 2015, CURITIBA. II COPENE SUL DAS/OS PESQUISADORAS/ES NEGRAS/OS DA REGIÃO SUL, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, C. S.. As juventudes negras: em uma comunidade açoriana de Florianópolis/ SC: formas de sociabilidade, música e construção de identidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTANA, C. S.. JUVENTUDES NEGRAS NO RIBEIRÃO DA ILHA - FLORIANÓPOLIS/SC: MARCAS E IDENTIDADES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTANA, C. S.. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III COPENE SUL- NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL. JUVENTUDES NEGRAS NO RIBEIRÃO DA ILHA - FLORIANÓPOLIS/SC: MARCAS E IDENTIDADES. 2017. (Congresso).

2.
VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.As juventudes negras: em uma comunidade açoriana de Florianópolis/ SC: formas de sociabilidade, música e construção de identidades. 2017. (Simpósio).

3.
GRUPECI. Relações étnico raciais e prática pedagógica na Educação Infantil. 2016. (Congresso).

4.
VI Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.Relações étnico raciais e prática pedagógica na Educação Infantil. 2016. (Seminário).

5.
II Copene Sul- Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora. II Copene Sul- Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora. 2015. (Congresso).

6.
Palestra: A arte de ler , escrever e pensar na Academia - Jorge Larrosa - Universidade de Barcelona/Espanha.Palestra: A arte de ler , escrever e pensar na Academia - Jorge Larrosa - Universidade de Barcelona/Espanha. 2015. (Outra).

7.
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS.Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS. 2015. (Seminário).

8.
Orientações institucionais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).Orientações institucionais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2014. (Outra).

9.
Ecoliteracia e Literatura Infantil e Juvenil em Portugal.Ecoliteracia e Literatura Infantil e Juvenil em Portugal. 2013. (Seminário).

10.
Mesa redonda: O livro online Literatura Infantil e Juvenil produzida em SC: ampliando possibilidades de fruição e de práticas de mediação da leitura literária.Mesa redonda: O livro online Literatura Infantil e Juvenil produzida em SC: ampliando possibilidades de fruição e de práticas de mediação da leitura literária. 2013. (Seminário).

11.
Semana Acadêmica da Pedagogia - 2013.A criação do piso nacional do magistério e a carreira doscente: um estudo sobre Santa Catarina. 2013. (Seminário).

12.
1ª SEMANA DE APROXIMAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA - SAPE.1ª SEMANA DE APROXIMAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA - SAPE. 2012. (Outra).

13.
Proposta Scliar de Alfabetização, fundamentos teóricos e resultados de uma pesquisa piloto.Proposta Scliar de Alfabetização, fundamentos teóricos e resultados de uma pesquisa piloto. 2012. (Seminário).

14.
Semana da Pedagogia.Professores no Brasil: impasses e desafios. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA, C. S.; FERREIRA, I. J. S. . III COPENE SUL- NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL DESENVOLVIMENTO,PATRIMÔNIO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Congresso).

2.
SANTANA, C. S.. Violência sexual contra crianças e adolescentes: o que temos a ver com isso?. 2015. (Outro).

3.
SANTANA, C. S.. Curso de Formação: Identidades, estigmas, educação e os conteúdos escolares. 2015. (Outro).




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