Naiara de Almeida Oliveira Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2502702141035947
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Graduanda do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é estagiária no Centro Tecnológico da Argamassa (CETA) da Escola Politécnica da UFBA, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Vanessa Silveira Silva, cujo plano de trabalho visa determinar as características reológicas de argamassas produzidas na região metropolitana de Salvador, através da reometria rotacional e pelo método do squeeze flow. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naiara de Almeida Oliveira Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, N. A. O.


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Engenharia Civil.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Evilásio Santana Gama, CEESG, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
WINDOWS, MICROSOFT WORD XP, MICROSOFT EXCEL XP, INTERNET E SECRETARIADO ADM. (Carga horária: 48h).
Centro de Educação Profissional MDY Software, CEPMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
(SUBPROJETO DO PRO.SOM) Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico
Descrição: Temos como objetivo principal a organização de um banco de dados em meio digital a partir dos manuscritos de trabalho da autora Elizabeth Bishop (1911-1979), que constituem o acervo sediado no Instituto de Letras da UFBA. Desse dossiê de criação, constam manuscritos poéticos e em prosa, além de uma vasta correspondência, que são importantes para os estudos de processo. Utilizando a metodologia da Crítica Genética (SALLES, 1992; GRÉSILLON, 2007), que lida com os processos de criação das mais diversas linguagens, inclusive de obras literárias, pretende-se transformar esses documentos de trabalho de Bishop em imagens ou fac-símiles. Para a organização desses documentos, será utilizada uma ferramenta interativa, Prezi (2009), em que as mais diversas mídias podem ser convocadas para dialogar com os manuscritos digitalizados. Estes materiais assim organizados irão compor um banco de dados para futuras pesquisas sobre o processo de criação de Elizabeth Bishop. A fortuna crítica terá como eixo teórico básico estudos sobre confluência inter-artes e intermídia (CLÜVER, 2006) e teoria dos polissistemas (EVEN-ZOHAR, 1990). Os resultados da pesquisa irão beneficiar tanto o público-alvo, que envolve estudiosos da área da Crítica Genética e de outros interessados na escrita da autora Elizabeth Bishop, como também os pesquisadores empenhados em propor um currículo com estudos convergentes e multimidiáticos, que se preocupe com a questão de dar maior acessibilidade aos manuscritos da referida autora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, N. A. O.; ANASTACIO, S. M. G. ; NASCIMENTO NETO, E. S. . Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico: poema, prosa e correspondência em diálogo. In: XII Congresso da APCG- Estudos de Processo no Século XXI: multilinguismo, multimídia e multi- verso, 2015, Salvador. Epistolografia e Crítica Genética, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mundo SENAI 2015- Palestra Pavimentos intertravados. 2015. (Outra).

2.
Oficina ?Incêndio se Apaga no Projeto? - Segurança Contra Incêndios. 2015. (Oficina).

3.
SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico: poema, prosa e correspondência em diiálogo. 2015. (Seminário).

4.
XII Congresso da APCG- Estudos de Processo no Século XXI: multilinguismo, multimídia e multi- verso. Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico: poema, prosa e correspondência em diiálogo. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, N. A. O.; NASCIMENTO NETO, E. S. ; ANASTACIO, S. M. G. ; PASSOS, J. D. S. . XII Congresso da APCG- Estudos de Processos no Século XXI: multilinguismo, multimídia e multi-verso. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:26:51