Isabel Braga Ferreira Mattos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8953486836937908
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Nascida em Rondonópolis-MT no dia 17 de Fevereiro de 1995, concluiu o ensino médio em 2012, no Colégio Positivo em Curitiba (PR). Iniciou sua graduação em Engenharia de Materiais pela UFSC em 2013. Durante a graduação fez seis estágios obrigatórios segundo o currículo do curso de Engenharia de Materiais da UFSC. O primeiro estágio foi realizado em 2014 no laboratório de ensaios mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica/P&D da empresa Intelbras em São José (SC). No ano seguinte, realizou seu segundo estágio no setor de engenharia e laboratório de eletrônica da empresa Olsen, fábrica de equipamentos odonto-médicos, situada em Palhoça (SC). No primeiro trimestre de 2016 realizou o terceiro estágio curricular no departamento de Engenharia do LABelectron/Certi em Florianópolis (SC). Ingressou no LABSOLDA em Julho de 2016 onde realizou o quarto estágio na área de soldagem Subaquática molhada com eletrodo revestido. Tendo realizado os dois últimos estágios obrigatórios no final de 2017 e início de 2018 no Unterwassertechnikum Hannover (UWTH) dentro do Institut für werkstoffkunde, laboratório vinculado a Leibniz Universität Hannover, onde atuou pelo período de um ano na área de soldagem subaquática molhada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Braga Ferreira Mattos
Nome em citações bibliográficas
MATTOS, I. B. F.


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Engenharia de Materiais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Positivo, CP, Brasil.




Atuação Profissional



Institut Für Werkstoffkunde, IW, Alemanha.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foram realizadas atividades relacionadas a pesquisa no aprimoramento da soldagem subaquática molhada com eletrodo revestido através da adição de austenita na soldagem de aços de alta resistência com a finalidade de reduzir os teores de hidrogênio difusível na região da solda. As atividades desenvolvidas dentro do laboratório estão relacionada com: Soldagem automatizada utilizando de um sistema eletrônico guiado pela de leitura e controle da tensão do arco voltaico. Parametrização da váriaveis de soldagem para eletrodos de diferentes matrizes metálicas. Análise laboratorial dos teores de hidrogênio difusível e residual em cordões de solda. Análise metalográfica e de ensaios de dureza.


Instituto de Soldagem e Mecatrônica, LABSOLDA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participa no projeto Ciências do Mar, sob coordenação do professor Orestes Estevam Alarcon, pesquisa sobre processos de soldagem subaquáticas. Sendo responsável por desenvolver estrutura para a realização de ensaios de soldagem molhada e realizar os ensaios com soldagem molhada.

Atividades

07/2016 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento , LABSOLDA - UFSC, .


Fundação CERTI, CERTI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No primeiro trimestre de 2016 realizou o terceiro estágio curricular no departamento de Engenharia do LABelectron/Certi em Florianópolis (SC). Nesse período, o plano de trabalho contou com ações de pesquisa acadêmica diversificada para projetos do departamento, acompanhamento dos processos de montagem de placas de circuito interno, desenvolvimento de parâmetros de soldagem de componentes eletrônicos por refusão, elaboração de instruções de teste em placas eletrônicas, cadastro de novas placas no sistema de qualidade e suporte á manutenção de equipamentos de soldagem branda por onda e por solda branda seletiva.


Intelbras S/A, INTELBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O estágio foi realizado no Laboratório de Ensaios Mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica/P&D da empresa Intelbras em São José (SC), onde realizou testes de resistência mecânica e térmica nos protótipos desenvolvidos dentro do PeD, em produtos de linha que passaram por alterações e produtos de possíveis novos fornecedores.


OLSEN INDUSTRIA E COMERCIO S.A., OIC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado no setor de engenharia e no laboratório de eletrônica da empresa Olsen, fábrica de equipamentos odonto-médicos, situada em Palhoça (SC). Durante este período, foram realizadas as atividades de revisão de projeto e melhorias de produto, assistência a equipe de gestão e controle de produção do setor, teste com câmaras UVC para registrar as melhorias proporcionadas pelo novo material implementado em linha e levantamento dos parâmetros produção das máquinas Injetora e Vacuum Forming.



Linhas de pesquisa


1.
Automatização do processo de soldagem com eletrodo revestido aplicado a área de soldagem subaquática molhada


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 12:03:23