Roque Pinto de Camargo Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2473531281665443
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


É Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (2015-2017). Vinculado à Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha, desde 2012, atuando como bolsista e colaborador em pesquisas da UPEC-Mar. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2011-2014). Atuou como presidente do diretório acadêmico Milton Friedman em 2014 e foi co-fundador do CORECON/RS Acadêmico (2014). Enquanto estudante da graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (IC-FAPERGS) no projeto internacional acordado entre a UPECMar e a Aalesund University College (HIALS), de Bergen, na Noruega, sob orientação interna da professora Patrízia Raggi Abdallah e sob coordenação externa do Professor T. Bjorndal. Atualmente, é Professor contratado na Universidade Federal do Rio Grande e Pesquisador na Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha (UPEC-Mar). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Roque Pinto de Camargo Neto
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO NETO, R. P.;NETO, R. P. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Economia Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Repasse da Taxa de Câmbio sobre os preços de exportação e importação nos Portos da região Sul do Brasil,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Patrízia Raggi Abdallah.
Coorientador: Gibran da Silva Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Portos; Métodos quantitativos; Brazil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia.
2011 - 2014
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Análise do mercado brasileiro de bacalhau pós 1989: estimando uma função demanda.
Orientador: Patrízia Raggi Abdallah.




Formação Complementar


2016 - 2016
Métodos de Análise de Economia Regional e Urbana. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em economia aplicada, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor em econometria 2, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Presidente do Diretório Acadêmico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de pesquisa, Carga horária: 20


Unidade de pesquisa em economia costeira e marinha, UPEC_MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Determinantes do descarte de lixo no Brasil

Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os determinantes do descarte de lixo no Brasil. Para isso utiliza-se as bases de dados da Pesquisa dos Orçamentos Familiares (POF) e do CENSO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Coordenador / Patrízia Raggi Abdallah - Integrante / Vinicius Halmenschlager - Integrante.
2018 - Atual
Condicionantes do Empreendedorismo Rural no Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabrielito Rauter Menezes em 11/05/2018.

Descrição: Pesquisadores têm-se dedicado a estudar o impacto do empreendedorismo no desenvolvimento econômico de países ou regiões. Porém, o maior desafio relacionado a esse tema é compreender quais são os fatores determinantes que levam o indivíduo a fazer uma escolha de se tornar ou não um empreendedor no meio rural. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo avaliar as características socioeconômicas e territoriais que determinam o perfil do indivíduo empreendedor rural das cinco regiões brasileiras. Para isso, pretende-se utilizar a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2015, para estimar um modelo de probabilidade com distribuição normal probit, cujo objetivo é encontrar relações de condicionamento e probabilidade entre as características e a escolha ocupacional empreendedora rural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Integrante / Gabrielito Rauter Menezes - Coordenador / CAIO PEREZ CASAGRANDE - Integrante / Mario Duarte Canever - Integrante.
2017 - Atual
Determinantes do comércio exterior de pescados no Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patrízia Raggi Abdallah em 10/04/2017.

Descrição: O projeto tem como objetivo central avaliar os principais determinantes das importações e exportações de produtos oriundos da pesca no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Coordenador / Patrízia Raggi Abdallah - Integrante / Márcio Nora Barbosa - Integrante.
2014 - Atual
COMPETITION, CLUSTER AND MARKET ANALYSES FOR THE SALTED COD AND THE SALTED & DRIED COD INDUSTRY

Descrição: Esta proposta abrange um estudo amplo da cadeia de valor para o bacalhau salgado e bacalhau salgado seco e, com ênfase na competição, cluster e análises de mercado. A proposta enfatiza os três pontos a seguir, ou seja, i) o processamento e manuseio de peixes selvagens, com ênfase na qualidade e rentabilidade;; ii) analise de produção orientada para o mercado, considerando toda a cadeia de valor, e, iii) estudos das melhores estratégias de mercado considerando a presença de mercados globalizados. Também, trabalha pontos como: i) o impacto do ambiente, tais como regulamentos e variabilidade no tamanho de ações e quotas de captura para a indústria, ii) o desenvolvimento de negócios e a capacidade de adaptação das empresas na cadeia de valor, e iv) pesquisa do consumidor e do impacto das tendências de consumo sobre a produção e os mercados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Integrante / Patrízia Raggi Abdallah - Integrante / Trond Bjørndal - Coordenador / Øyvind Helgesen - Integrante / Erik Nesset - Integrante / Agnes Gundersen - Integrante / Ingebrigt Bjørkevoll - Integrante / Nils Arne Ekerhovd - Integrante / Frank Asche - Integrante / Ragnar Tveterås - Integrante / Ruth Beatriz Pincinato - Integrante.
2013 - 2014
ESTUDOS ECONÔMICOS COMO SUBSÍDIO À FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO USO SUSTENTADO DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARINHOS

Descrição: Este trabalho visa o detalhamento das atividades socioeconômicas e a caracterização dos bens e serviços ambientais na região sul do Brasil. Após o reconhecimento destes, será organizada uma matriz, cujo objetivo é confrontar as externalidades negativas e as atividades econômicas e sociais frente aos bens e serviços ambientais de cada ecossistema costeiro e marinho da região sul. Desta forma, produz um ambiente para estudos econômicos, como valoração ambiental, para servir de subsídio à formulação de políticas públicas, com a intenção de reduzir os prejuízos socioambientais. Inicialmente, foram detalhados os respectivos ecossistemas costeiros e marinhos, expondo sua localização e as principais atividades socioeconômicas atuantes nesse ambiente. Em seguida foram caracterizados os bens e serviços ambientais, segundo a OCDE. Por último, foi construída uma matriz, correlacionando os bens e serviços ambientais, as atividades socioeconômicas e as externalidades, em seus respectivos ecossistemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Integrante / Patrízia Raggi Abdallah - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica

Descrição: Acompanhar a conjuntura econômica doméstica e internacional; aprofundar o conhecimento sobre as variáveis macroeconômicas; desenvolver habilidades de coletar, tratar, analisar e apresentar dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Roque Pinto de Camargo Neto - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS
2018 - Atual
Periódico: SINERGIA (FURG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Neto, R. P. C.  Data: 21/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO NETO, R. P.2017 CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; ORELLANA, V. S. Q. ; MENEZES, G. R. . CONDICIONANTES DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE REGIONAL. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, v. 11, p. 447-466, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . A demanda brasileira por bacalhau seco e salgado - de 1989 a 2014. In: Lívia Madureira; Pedro Gabriel Silva; Octávio Sacramento; Ana Marta-Costa; Timothy Koehnen. (Org.). Smart and Inclusive Development in Rural Areas : Book of proceedings of the 11 th Iberian Conference on Rural Studies. .ed.Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), 2016, v. , p. 361-366.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO NETO, R. P.; HALMENSCHLAGER, V. ; ABDALLAH, P. R. . What is the Destination of Brazilian families? waste? A Regional Analysis. In: XXI Encontro de Economia da Região Sul, 2018, Curitiba-PR. XXI Encontro de Economia da Região Sul - Artigos selecionados, 2018.

2.
PAES, N. ; MORAES, I. S. ; CAMARGO NETO, R. P. ; MENEZES, G. R. . Determinantes do Empreendedorismo no Rio Grande do Sul. In: 9º Encontro de Economia gaúcha - PUC-RS, 2018, Porto Alegre. Publicações, 2018.

3.
MORAES, I. S. ; CAMARGO NETO, R. P. ; MENEZES, G. R. . Vale a Pena ser Empreendedor no Brasil? Uma Análise utilizando Micro Dados. In: XX Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC-Sul, 2017, Porto Alegre. Anais XX Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC-Sul, 2017.

4.
CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; TEIXEIRA, G. S. ; ABDALLAH, P. R. . Repasse da taxa de Câmbio sobre os preços de importação nos portos da região Sul do Brasil. In: I Latin American and Caribbean Regional Science Association Congress e XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2017, FEA-USP - São Paulo. Anais do evento, 2017.

5.
MORAES, I. S. ; CAMARGO NETO, R. P. ; ORELLANA, V. S. Q. ; MENEZES, G. R. . Vale a Pena ser Empreendedor no Brasil? Uma Análise utilizando Micro Dados. In: I Latin American and Caribbean Regional Science Association Congress e XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2017, FEA-USP - São Paulo. Anais do evento, 2017.

6.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . Demanda brasileira por bacalhau seco & salgado - de 1989 a 2014. In: 54º Congresso da Sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural (SOBER), 2016, Maceió. Anais Eletrônicos - ISBN: 978-85-98571-15-7, 2016.

7.
CAMARGO NETO, R. P.; MENEZES, G. R. ; ORELLANA, V. S. Q. . Condicionantes do empreendedorismo no Brasil: uma abordagem regional. In: XIII Congresso Online - Administração, 2016. Convibra - Publicações, 2016.

8.
CAMARGO NETO, R. P.; ORELLANA, V. S. Q. ; MENEZES, G. R. . Condicionantes do empreendedorismo no Brasil: uma abordagem regional. In: XIV ENABER, 2016, Aracajú-SE. Enaber 2016, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; ORELLANA, V. S. Q. ; MENEZES, G. R. . Condicionantes do empreendedorismo no Brasil: uma abordagem regional. In: XVII ENPOS, 2016, Pelotas. Anais 2016. Pelotas: Ufpel, 2016.

2.
PAES, N. ; CAMARGO NETO, R. P. ; MENEZES, G. R. . Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul. In: CIC Ufpel, 2016, Pelotas. XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; TEIXEIRA, G. S. ; ABDALLAH, P. R. . REPASSE DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE OS PREÇOS DE EXPORTAÇÃO NOS PORTOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista de Economia e Agronegócio, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO NETO, R. P.; HALMENSCHLAGER, V. ; ABDALLAH, P. R. . What is the Destination of Brazilian families? waste? A Regional Analysis.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMARGO NETO, R. P.. A economia com novas tecnologias: Moedas e Bitcoin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; TEIXEIRA, G. S. ; ABDALLAH, P. R. . Repasse da taxa de Câmbio sobre os preços de importação nos portos da região Sul do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMARGO NETO, R. P.; TEIXEIRA, G. S. ; ABDALLAH, P. R. . A CONCORRÊNCIA INTRA-PORTUÁRIA E O IMPACTO DA ECONOMIA BRASILEIRA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO DO RIO GRANDE-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SENA, F. M. ; CAMARGO NETO, R. P. ; ABDALLAH, P. R. . A DEMANDA SAZONAL POR BACALHAU NO BRASIL: UMA ANÁLISE POR MODALIDADES IMPORTADAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PAES, N. ; CAMARGO NETO, R. P. ; MENEZES, G. R. . Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BARTZ, M. L. ; MORAES, I. S. ; PEREIRA, D. B. ; CAMARGO NETO, R. P. ; FREITAS, T. A. . A Estimação de um Índice Geral de Criminalidade para os Municípios de Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . DEMANDA BRASILEIRA POR BACALHAU SECO & SALGADO - DE 1989 A 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . DEMANDA BRASILEIRA POR BACALHAU SECO & SALGADO - DE 1989 A 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CAMARGO NETO, R. P.; BARBOSA, M. N. ; ORELLANA, V. S. Q. ; MENEZES, G. R. . Condicionantes do empreendedorismo no Brasil: uma abordagem regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMARGO NETO, R. P.. Panorama da economia no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . MERCADO DE BACALHAU BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS IMPORTAÇÕES E MODALIDADES PROCESSADAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAMARGO NETO, R. P.; ABDALLAH, P. R. . ESTUDOS ECONÔMICOS COMO SUBSÍDIO À FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO USO SUSTENTADO DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARINHOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMARGO NETO, R. P.; THEODORO, T. P. . Bitcoin e outras moedas digitais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
NETO, R. P. C.; BARBOSA, M. N. . Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2017; Tema: Unidade de Pesquisa. (Site).

2.
NETO, R. P. C.. Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2017; Tema: Unidade de Pesquisa. (Rede social).

3.
TEIXEIRA, G. S. ; NETO, R. P. C. ; MENEZES, G. . Programa de Pós graduação em Economia Aplicada (PPGE). 2017; Tema: Programa de pós graduação. (Rede social).

4.
NETO, R. P. C.; BARBOSA, M. N. . Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2016; Tema: Unidade de Pesquisa. (Site).

5.
NETO, R. P. C.. Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2016; Tema: Unidade de Pesquisa. (Rede social).

6.
NETO, R. P. C.; BARBOSA, M. N. . Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2015; Tema: Unidade de Pesquisa. (Site).

7.
NETO, R. P. C.; BARBOSA, M. N. . Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2014; Tema: Unidade de Pesquisa. (Site).

8.
NETO, R. P. C.; BARBOSA, M. N. . Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha. 2013; Tema: Unidade de Pesquisa. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HALMENSCHLAGER, V.; ABDALLAH, P. R.; CAMARGO NETO, R. P.. Participação em banca de Luciano Carvalho Barbosa Junior.O impacto dos desastres naturais sobre crescimento econômico: o caso de São Lourenço do Sul - RS (2011). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
RODRIGUES, C. T. A.; LEIVAS, P.; CAMARGO NETO, R. P.. Participação em banca de Leonardo de Oliveira Ribeiro.Estudo do Bitcoin enquanto moeda e investimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAMARGO NETO, R. P.. 15ª Mostra de Produção Universitária. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15ª MPU - Encontro de Pós-Graduação. A CONCORRÊNCIA INTRA-PORTUÁRIA E O IMPACTO DA ECONOMIA BRASILEIRA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO DO RIO GRANDE-RS. 2016. (Congresso).

2.
54º Congresso da Sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural (SOBER). Demanda brasileira por bacalhau seco & salgado - entre 1989 a 2014. 2016. (Congresso).

3.
ENPOS UFPEL. Condicionantes do empreendedorismo no Brasil: uma análise regional. 2016. (Congresso).

4.
SAECO 2016.Semana Acadêmica de Economia. 2016. (Simpósio).

5.
Simpósio de empreendedorismo e inovação tecnológica.Simpósio de empreendedorismo e inovação tecnológica. 2016. (Simpósio).

6.
XICIER 2016 - Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (CIER). Demanda por Bacalhau seco e salgado no Brasil - entre 1989 e 2014. 2016. (Congresso).

7.
13ª Mostra de Produção Universitária. 2014. (Congresso).

8.
SAECO 2014.Organização do evento. 2014. (Seminário).

9.
XXXVII Encontro dos cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul.CORECON-RS. 2014. (Encontro).

10.
12ª Mostra de Produção Universitária. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO NETO, R. P.; FREITAS, T. A. . Aula inaugural para o curso de ciências econômicas. 2014. (Outro).

2.
CAMARGO NETO, R. P.. Aula Inaugural: Imagina depois da copa. 2014. (Outro).

3.
CAMARGO NETO, R. P.. Semana acadêmica de economia (SAECO - 2014) Economia e empreendedorismo. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TIAGO PIASSUM THEODORO. MERCADO DE AÇÕES E AS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE UTILIZANDO MODELOS VAR. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Hórus consultoria Jr.. Empresa Júnior de ciências contábeis. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Hórus consultoria Jr.. Empresa Júnior de ciências contábeis. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Roque Pinto de Camargo Neto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 3:48:22