Rute da Conceição Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8179281548377181
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI) e do Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP). Tem interesse em estudos ligados à investigação das propriedades psicométricas de instrumentos psicológicos, à avaliação psicológica com crianças e às brincadeiras perigosas, sobretudo os jogos de não-oxigenação. Além disso, tem aproximação com as seguintes áreas, a saber, Psicologia Educacional e Avaliação Psicológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rute da Conceição Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2018
I curso Aprendendo sobre o DSM-V por meio de casos clínicos. (Carga horária: 20h).
Liga de Psiquiatria e Saúde Mental, LPSM, Brasil.
2018 - 2018
Bioestatística. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2018 - 2018
II Curso de Saúde Mental e Esquizofrenia. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, NUPEC, Brasil.
2015 - 2018
Inglês intermediário. (Carga horária: 462h).
Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
2017 - 2017
Transtorno Bipolar: diagnósticos diferenciais e abordagens terapêuticas. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, NUPEC, Brasil.
2017 - 2017
Estratégias de inclusão e acessibilidade no contexto educacional. (Carga horária: 4h).
Programa de Apoio Psicopedagógico, PAP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Iramuteq. (Carga horária: 8h).
Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica, LEAPSI, Brasil.
2017 - 2017
Educação inclusiva e iniciação à audiodescrição de imagens para cegos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2017 - 2017
Teste de Apercepção Temática - TAT / CAT. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2016
Bullying e Habilidades Sociais. (Carga horária: 16h).
Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento, LEAC, Brasil.
2016 - 2016
Bullying: como definir, identificar e auxiliar vítimas. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2016
Prevenção ao abuso sexual infantil. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação em Relações Inter-raciais. (Carga horária: 8h).
Laboratório de Relações Interpessoais, L'ABRI, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Documentos Decorrentes da Avaliação Psicológica. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016
Curso Introdutório de Análise de Dados Qualitativos Utilizando o IRAMUTEQ. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
Fundamentos em Avaliação Psicológica. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016
Discussão e prática: montando um jogo educativo. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso de Psicologia Ambiental. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.
2015 - 2015
Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Como diminuir a violência nas escolas?. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à docência, Carga horária: 480
Outras informações
Monitora das disciplinas Psicodiagnóstico (2017.2) e Testes Psicológicos (2018.1).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 480
Outras informações
Bolsista de extensão do Programa Prevenir na Escola: promoção de relações interpessoais saudáveis

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à docência, Carga horária: 480
Outras informações
Monitora da disciplina Sistemas e Teorias I - Behaviorismo

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa Bolsa de Estudos e Permanência Universitária.


Instituto Dimicuida, IDC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário de psicologia, Carga horária: 8
Outras informações
Auxiliou na adaptação do Jouraki, um jogo de tabuleiro desenvolvido pela Association de Parents d?Enfants Accidentés par Strangulation (APEAS). Condução de atividades de prevenção às brincadeiras perigosas, com alunos do ensino fundamental, no município de Fortaleza.


A2S Desenvolvimento de Negócios LTDA, A2S, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio básico, Carga horária: 30
Outras informações
Participou do processo de Recrutamento e Seleção para o cargo de consultor de vendas externas. Atividades realizadas: análise de currículo, condução de entrevistas, aplicação e correção de testes psicológicos, dinâmica de grupo, elaboração de sínteses e devolutiva aos candidatos.


Instituto AOCP, AOCP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Psicólogo, Carga horária: 12
Outras informações
Participou dos processos de Avaliação Psicológica da 1ª e da 2ª turma do concurso público para o cargo de soldado da Polícia Militar, atuando como auxiliar de psicólogo.


Hospital Universitário Walter Cantídio, HUWC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: extensionista, Carga horária: 4
Outras informações
Extensionista do Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP), um projeto de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Departamento de Medicina Clínica e à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo coordenado pelo Prof. PhD. Fábio Gomes de Matos e Souza. O PROAPP é um projeto de caráter voluntário e atua no suporte a pacientes com transtornos do espectro da esquizofrenia (transtornos psicóticos) e seus familiares.


Colégio Guri Sênior, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: -, Enquadramento Funcional: estagiário de psicologia, Carga horária: 136
Outras informações
Estágio em Psicologia escolar, atuando com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Atividades realizadas: projeto bullying (fundamental I), projeto brincadeiras perigosas (5º ano), observações e intervenções em sala de aula.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
2º lugar do prêmio de melhor pôster, da sessão de painéis, do IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRO).
2016
Menção Honrosa do prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten, durante a 46º Reunião Anual da SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, G. V. A. ; MACHADO, R. C. ; MELO, K. M. ; COSTA, A. A. ; COSTA, T. M. ; CARDOSO, L. M. . Teste de Rorschach: mudanças do Sistema Compreensivo para o Rorschach Performance Assessment System. In: Paulo Francisco de Castro; Erika Tiemi Kato Okino; Ana Cristina Resende; Fabiana Rego Freitas; Lucila Moraes Cardoso; Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro; Sonia Regina Pasian; Anna Elisa Villemor-Amaral. (Org.). Fundamentos e construções contemporâneas dos métodos projetivos. 1ed.Goiânia: ASBRo, 2018, v. , p. 293-304.

2.
MACHADO, R. C.. Uso do Zulliger com crianças: uma revisão sistemática da produção científica nacional. In: LIMA, C. F.; OLIVEIRA, C. M.; SILVA, A. M. P. M.; LIMA, F. D.; SILVA, F. M. S. M.. (Org.). Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro. 1ed.Parnaíba: Edufpi, 2018, v. 1, p. 880-889.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. C.; MENESES, G. O. . The choking game: epidemiologia e fatores motivacionais das práticas de não oxigenação entre crianças e adolescentes. In: I Congresso de Psicologia Brasileira, 2018, Parnaíba. Cadernos de resumo do I Congresso de Psicologia Brasileira. Parnaíba: Editora UFPI, 2018.

2.
MELO, K. ; LIMA, T. M. ; MACHADO, R. C. ; COSTA, A. A. ; COSTA, T. M. ; CARDOSO, L. M. . Estudo correlacional entre os indicadores cognitivos do Teste de Zulliger e do Teste de Raven. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2018, Goiânia. Livro de Programas e Resumos do VIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2018. p. 192-193.

3.
MELO, K. M. ; PEREIRA, K. C. C. ; MACHADO, R. C. ; CARDOSO, L. M. . Revisão sistemática de artigos científicos brasileiros sobre Avaliação Psicológica no contexto jurídico. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017. Anais da XXII Semana Universitária da UECE, 2017.

4.
MACHADO, R. C.; STELKO-PEREIRA, A. C. . Atualizações em Bullying: o conhecimento de docentes sobre a violência sistemática entre pares no âmbito escolar. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017. Anais da XXII Semana Universitária da UECE, 2017.

5.
MACHADO, R. C.; COSTA, T. M. ; MELO, K. M. . O ensino do Behaviorismo no curso de Psicologia da UECE: experiências decorrentes da monitoria acadêmica. In: XXI Semana universitária da UECE. Ciência e ética: um diálogo possível., 2016, Fortaleza. Anais da XXI Semana universitária da UECE.

6.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. . A (má)compreensão sobre Skinner: revisando as fases do Behaviorismo Radical. In: IV Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais das sessões coordenadas e comunicações orais do IV Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia. Fortaleza, 2016. p. 19-19.

7.
SOUSA, A. P. ; MACHADO, R. C. . Pensando a (oper)ação: reflexões e aproximações entre as compreensões sobre educação em Piaget e em Freire. In: IV Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais das sessões coordenadas e comunicações orais do IV Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia, 2016. p. 39-30.

8.
MACHADO, R. C.. Lourenço Filho e os Testes ABC: reflexões acerca das contribuições do psicólogo-educador para a reforma do ensino no Brasil. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Resumos das Comunicações Científicas apresentadas na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016. p. 478-478.

9.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. . Consumo, socialização e identidade: o que o funk ostentação tem a nos dizer sobre isso?. In: XVIII Encontro Nacional da Abrapso., 2015, Fortaleza. XVIII Encontro Nacional da Abrapso: psicologia social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil.. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará., 2015. p. 753-753.

10.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. . Ostentação Fora do Normal: relações de consumo e identidade no Funk Ostentação. In: XX Semana Universitária da UECE: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências, 2015, Fortaleza. Anais da XX Semana Universitária da UECE. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, R. C.; MENESES, G. O. . The choking game: epidemiologia e fatores motivacionais das práticas de não oxigenação entre crianças e adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MACHADO, R. C.. Uso do Zulliger com crianças: uma revisão sistemática da produção científica nacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACHADO, R. C.. Brincadeiras perigosas: práticas de risco entre crianças e adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, K. M. ; LIMA, T. M. ; MACHADO, R. C. ; COSTA, A. A. ; COSTA, T. M. ; CARDOSO, L. M. . Estudo correlacional entre os indicadores cognitivos do teste de Zulliger e o teste de Raven. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOMES, G. ; MACHADO, R. C. ; MELO, K. ; COSTA, A. ; COSTA, T. ; CARDOSO, L. . Teste de Rorschach: mudanças do Sistema Compreensivo para o Rorschach Performance Assessment System. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACHADO, R. C.; CARDOSO, L. M. . Uso da técnica Problem Based Learning (PBL) à Avaliação Psicológica: qual o papel da monitoria acadêmica?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
QUEIROZ, N. M. S. ; GALVAO, M. N. ; MACHADO, R. C. ; SILVA, T. R. ; CARDOSO, L. M. . O Papel da Orientação Profissional no Desenvolvimento do Protagonismode Escolha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. ; OLIVEIRA NETO, J. S. ; DEDE, L. S. T. S. E. ; COSTA, W. R. C. . Análise Experimental do Comportamento e Sustentabilidade: intervenção no Restaurante Universitário da UECE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MACHADO, R. C.; STELKO-PEREIRA, A. C. . Atualizações em Bullying: o conhecimento de docentes sobre a violência sistemática entre pares no âmbito escolar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELO, K. M. ; PEREIRA, K. C. C. ; MACHADO, R. C. ; CARDOSO, L. M. . Revisão sistemática de artigos científicos brasileiros sobre avaliação psicológica no contexto jurídico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. . A (má)compreensão sobre Skinner: revisando as fases do Behaviorismo Radical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, A. P. ; MACHADO, R. C. . Pensando a (oper)ação: reflexões e aproximações entre as compreensões sobre educação em Piaget e em Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MACHADO, R. C.. Lourenço filho e os Testes ABC: reflexões acerca das contribuições do psicólogo-educador para a reforma do ensino no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MACHADO, R. C.; MELO, K. M. ; COSTA, T. M. . O Ensino do Behaviorismo no Curso de Psicologia da UECE: experiências decorrentes da monitoria acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. ; SAMPAIO, J. V. . Ostentação Fora do Normal: relações de consumo e identidade no Funk Ostentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MACHADO, R. C.; SOUSA, A. P. . Consumo, socialização e identidade: o que o Funk Ostentação tem a nos dizer sobre isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MACHADO, R. C.. Infante Psicologia. 2018; Tema: Psicoterapia infantil e Psicologia educacional. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Emoções e Vivência no pensamento de Lev Vygotsky. 2018. (Outra).

2.
I Congresso de Psicologia Brasileira. The choking game: epidemiologia e fatores motivacionais das práticas de não oxigenação entre crianças e adolescentes. 2018. (Congresso).

3.
III Semana Científica de Psicologia da Faculdade Ari de Sá.Brincadeiras perigosas: práticas de risco entre crianças e adolescentes. 2018. (Encontro).

4.
III Semana de Metodologia e Produção Científica. 2018. (Encontro).

5.
VI Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia. 2018. (Encontro).

6.
XV Jornada do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará. I Fórum Direito das Pessoas com Transtornos Mentais. VIII Fórum de Estudantes e Pesquisadores em Saúde Mental. 2018. (Encontro).

7.
XXIII Semana Universitária da UECE. Uso da técnica Problem Based Learning (PBL) à Avaliação Psicológica: qual o papel da monitoria acadêmica?. 2018. (Congresso).

8.
I Encontro Atualizações em Bullying. 2017. (Encontro).

9.
IV Ciclo de Debates sobre Inclusão Social e Acessibilidade. 2017. (Seminário).

10.
XX Encontro Cearense de Análise do Comportamento (ECEAC). V Encontro Nordestino de Análise do Comportamento (ENEAC)..Análise Experimental do Comportamento e Sustentabilidade: intervenção no Restaurante Universitário da UECE. 2017. (Encontro).

11.
XXII Semana Universitária da UECE. Atualizações em Bullying: o conhecimento de docentes sobre a violência sistemática entre pares no âmbito escolar. 2017. (Congresso).

12.
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Lourenço Filho e os Testes ABC: reflexões acerca das contribuições do psicólogo-educador para a reforma do ensino no Brasil. 2016. (Congresso).

13.
Bullying, cultura e preconceito: O que é e como podemos intervir. 2016. (Outra).

14.
Café Acadêmico - A prática do neuropsicólogo. 2016. (Encontro).

15.
Desmistificando e Integrando Teorias na Pesquisa e Intervenção no Autismo. 2016. (Simpósio).

16.
II Semana de Psicologia da UECE. 2016. (Encontro).

17.
Infância, Vínculo e Desenvolvimento: correlações entre Bowlby, Moreno e Winnicott. 2016. (Outra).

18.
I Semana de Metodologia e Produção Científica. 2016. (Seminário).

19.
IV Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia -.A (má)compreensão sobre Skinner: revisando as fases do Behaviorismo Radical. 2016. (Encontro).

20.
Jornada de Saúde Mental na Infância: uma abordagem multidisciplinar. 2016. (Encontro).

21.
Minicurso - O conceito de psiquê em suas origens gregas: dos pré-socráticos a Platão. 2016. (Outra).

22.
XXI Semana Universitária da UECE. O Ensino do Behaviorismo no Curso de Psicologia da UECE: experiências decorrentes da monitoria acadêmica. 2016. (Congresso).

23.
I Encontro de Avaliação Psicológica da UECE. 2015. (Encontro).

24.
III Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia. 2015. (Encontro).

25.
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Consumo, socialização e identidade: o que o Funk Ostentação tem a nos dizer sobre isso?. 2015. (Encontro).

26.
XX Semana Universitária da UECE. Ostentação Fora do Normal: relações de consumo e identidade no Funk Ostentação. 2015. (Congresso).

27.
IV Simpósio Sobre Controle Aversivo - Precisamos rever nossos conceitos?. 2014. (Simpósio).

28.
Senso de Justiça e Partilha em Crianças: contribuições de estudos experimentais i.s. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, R. C.. II Curso de Saúde Mental e Esquizofrenia. 2018. (Outro).

2.
MACHADO, R. C.. I Encontro Atualizações em Bullying. 2017. (Outro).

3.
MACHADO, R. C.. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:44:56