Karen Schmidt Lotthammer

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  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Mestranda em Tecnologia Educacional no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Araranguá. É pós-graduada em Design Instrucional e bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação. Desde 2015 atua em pesquisa e extensão no Laboratório de Experimentação Remota - RExLab, nas áreas: tecnologias educacionais, experimentação remota, capacitação docente para integração de tecnologias na educação básica e gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karen Schmidt Lotthammer
Nome em citações bibliográficas
LOTTHAMMER, K. S.;LOTTHAMMER, KAREN SCHMIDT


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A construção de um template para auxílio dos docentes na elaboração de planos de aula mediados pelas TIC,Orientador: Juarez Bento da Silva.
Coorientador: Helio Aisenberg Ferenhof.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2018 - 2018
Especialização em Design Instrucional. (Carga Horária: 480h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: Design Instrucional do Curso Introdução à Robótica.
2014 - 2017
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Criação de um Curso Online Aberto e Massivo para Capacitação de Professores em Relação à Integração de Tecnologia na Educação.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Professora Maria Solange Lopes de Borba, EEBMSLB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Alemão para iniciantes. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Arduino. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (IC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (IC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
RExLab - Laboratório de Experimentação Remota

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Casa do Menor Madre Regina, CMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como voluntária ministrando aulas de informática para crianças entre 6 e 11 anos.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas
Descrição: ste programa contempla um conjunto articulado de projetos e ações de extensão que estão sendo implementados de forma processual e contínua desde 2008. Do ponto de vista operacional o programa será coordenado pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota e contará com a participação, principalmente, do curso de Bacharelado em TIC e do Programa de Pós-graduação em TIC, todos da UFSC, em Araranguá. Sob o olhar finalístico é possível afirmar que o programa proposto apresenta?se predominantemente nas modalidades de serviços e capacitação, embora também apresente características de divulgação e diálogo devido ao seu potencial, já demonstrado, relacionado, por exemplo, a eventos científicos e publicações. Esperamos com este programa consolidar e ampliar a estratégia de integração tecnologia na Educação Básica, em desenvolvimento, e assim contribuir para a melhoria dos métodos de trabalho adotados por professores da Educação Básica para uso no cotidiano escolar? para o desenvolvimento de autonomia no uso das TIC em atividades de ensino e de aprendizagem, elevar a autoestima de alunos e professores da Educação Básica, bem como contribuir no atendimento à demanda social, no tocante à inclusão digital, e incentivar a produção técnico?científica e participação em atividades de extensão por acadêmicos da UFSC. O programa proposto coloca em evidência o papel social da UFSC, pois, visa a interação entre a Universidade e a Educação Básica de forma dialógica, buscando o alinhamento de interesses e contribuindo tanto à para a formação dos professores e estudantes da Educação Básica quanto dos docentes e estudantes universitários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Juarez Bento Silva - Coordenador.
2015 - Atual
VISIR+ : Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR
Descrição: H á um interesse crescente sobre a educação em ciências e engenharia devido a: (1) a falta de profissionais necessários em áreas científicas e técnicas; (2) a proporção considerada baixa de estudantes que optam por ingres sar em áreas relacionadas a ciências e engenharia, quando entram no ensino superior; e (3) o número de desistentes apresentados nos prim eiros anos de estudos de graduação. Todas as partes interessadas têm dedicado uma grande atenção e preocupação a este pro blema, tendo em conta o elevado número de relatórios publicados sobre isso e iniciativas tomadas nos últimos anos. Em suma, as soluções têm lidado com: a sensibilização da sociedade para esse problema (1 ); aumentar o interesse por STEM entre os jovens (1 e 2); e, promover novas metodologias de ensino e aprendizagem, especialmente as mais centradas no aluno envolvendo o uso de recursos tecnológicos, para lidar com uma nova geração de nativos digitais (3). Este projeto engloba a ampla área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, e, dentro dele, o assunto de teoria e prática de circuitos. Assim, destina-se a definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que compreende experimentos práticos (hands-on), virtuais e remotos, esse último apoiado por um laboratório remoto chamado Virtual Instruments Systems In Reality (VISIR). A natureza de cada experiência (prática, virtual, real-remota) tem um impacto sobre a percepção dos alunos sobre o comportamento dos circuitos, sendo, portanto, obrigatória para entender como esses diferentes objetos de aprendizagem podem ser organizados em conjunto, a fim de progredir sua compreensão e aumentar as suas competências em laboratório. Esta é a preocupação da metodologia de ensino e aprendizagem subjacente, favorecendo em especial a autonomia dos alunos para descobrirem como funcionam os circuitos, através de uma abordagem baseada na investigação. O projeto VISIR+ reúne o poder do melhor laboratório remoto para experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia. Princípios: - Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens trabalhadores em metodologias de TIC. - Apoiar a produção e a adoção de Recursos Educacionais Abertos em diversas línguas europeias. - Apoiar a modernização, acessibilidade e internacionalização do campo do ensino superior nos pa íses parceiros elegíveis. - Contribu ir para a cooperação entre a UE e os países parceiros elegíveis (e entre os países parceiros elegíveis). - Melhorar a qualidade do ensino superior e aumentar a sua relevância para o mercado de trabalho e na socieda de. - Melhorar o nível de competências e habilidades em instituições de ensino superior através do desenvolvimento de novos e inovadores programas de educação. Objetivos: O1. Enriqu ecer o currículo de cursos sobre teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, através da inclusão de práticas, simuladores e laboratórios remotos. O2. Progredir a aprendizagem do aluno e prom over a sua autonomia. O3. Aumentar o conhecimento significativo dos alunos e o desenvolvim ento de competências experimentais. O4. Aumentar as taxas de sucesso estudantes. O5. Uilizar ferramentas baseadas em TIC para permitir que as instituições parceiras atraiam estudantes para carreiras em STEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante.
2014 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Josiel Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
GT-MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Josiel Pereira - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas.
Descrição: O objetivo deste programa é desenvolver e aplicar estratégia para a integração tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino e na aprendizagem em disciplinas da Educação Básica da rede pública de ensino. Uma vez cumprido o objetivo geral espera-se estar promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, a fim de, oferecer uma série ferramentas flexíveis e interativas de apoio a aprendizagem a um grande número de professores e alunos da educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante.
2015 - 2017
Guia Turístico Digital: Araranguá na Palma da Mão
Descrição: Este projeto tem um grande impacto comunitário, tendo como finalidade prover conhecimento a turistas que visitam a região de Araranguá e também aos seus moradores. Araranguá é um município litorâneo do Extremo Sul Catarinense, possui 65 mil habitantes, faz parte da 9º região turística do Estado "O caminho dos Canyons", e tem importância regional muito grande por abrigar a conhecida região do Vale do Araranguá. A aplicação será um difusor de eventos e locais culturais da região além de impactar na economia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Josiel Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Cursos Online Abertos e Massivos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Capacitação Docente.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Mérito Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2013
Prêmio Aluno Destaque, Escola de Educação Básica Professora Maria Solange Lopes de Borba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
5CANTO, J. Z.2018CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SANTOS, A. C. ; SILVA, J. B. . Panorama de Ações Públicas para a Integração das TIC na Educação Básica Brasileira. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1-10, 2018.

2.
1LOTTHAMMER, KAREN SCHMIDT2018LOTTHAMMER, KAREN SCHMIDT; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; FERENHOF, HÉLIO AISENBERG . A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 7-23, 2018.

3.
4SOUZA, R. T.2017SOUZA, R. T. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . A Experimentação Remota como Recurso Pedagógico no Ensino de Energias Renováveis. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1, 2017.

4.
3SILVA, I. N.2017SILVA, I. N. ; SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE DISCIPLINAS STEM. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

5.
2LOTTHAMMER, K. S.;LOTTHAMMER, KAREN SCHMIDT2017LOTTHAMMER, K. S.; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. . Integração de tecnologias digitais na educação: desenvolvimento de MOOC para formação continuada de docentes. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-13, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, I.N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, K. C. N. ; VIEGAS, L. M. ; MARCELINO, Z. S. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . Use Of Mobile Devices In Science Education In A Brazilian Public School Located In A Region Of High Social Vulnerability: A Case Study. In: Sara Paiva. (Org.). Mobile Applications and Solutions for Social Inclusion. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 1-.

2.
MARCELINO, Z. S. S. ; LOTTHAMMER, K. S. ; VIEGAS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . Aplicativo Simple Graph Maker: interpretação de gráficos em aulas do ensino fundamental. In: Juarez Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo; João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: práticas inovadoras na educação básica. 1ed.Araranguá: , 2018, v. 2, p. 43-47.

3.
VIEIRA, G. F. ; VILA, E. ; LOTTHAMMER, K. S. . AVA e Literatura Infanto-Juvenil: Prática Metodológica para Incentivo à Leitura. In: Juarez Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo, João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de tecnologias na educação: práticas inovadoras na educação básica. 1ed.Araranguá: , 2018, v. 2, p. 32-38.

4.
CANTO, J. Z. ; SOUZA, R. T. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . A utilização da Experimentação Remota como Ferramenta Pedagógica no ensino de Energia Renovável. In: Juarez Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo; João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: práticas inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá: , 2017, v. 1, p. 111-115.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z. ; SANTOS, A. C. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . Políticas públicas para a integração das TIC na educação básica. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá. Anais II SITED, 2018.

2.
CARRARA, A. C. ; SILVA, I.N. ; LOTTHAMMER, KAREN SCHMIDT ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. ; FERENHOF, H. A. . USO DO LABORATÓRIO REMOTO VISIR EM OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. In: XLVI Cobenge, 2018, Salvador. Anais Cobenge 2018, 2018.

3.
VILA, E. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, I.N. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; FERENHOF, H. A. . O Uso de Vídeos Educacionais como Ferramenta no Ensino de Biologia. In: 7 SICT-Sul, 2018, Araranguá. Anais, 2018.

4.
TOMAZ, R. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . O Uso de Experimentos Remotos como Ferramentas Pedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017. v. 1. p. 2016-225.

5.
SILVA, I.N. ; SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . Capacitação docente semipresencial para docentes de escolas básicas da rede pública. In: Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG, 2017, Florianópolis. is do I SUCEG, 2017. p. 510-518.

6.
CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; MARTINS JUNIOR, L. ; SILVA, J. B. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: V Seminário Web Currículo, 2017, São Paulo. V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital.. São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 390-398.

7.
SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; FREIRE, T. G. N. . APLICATIVO ?ACENTUANDO? COMO PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2017, Criciúma. Anais. Criciúma: IFSC, 2017.

8.
LOTTHAMMER, K. S.; PEREIRA, J. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . APLICATIVO ARARANGUÁ NA PALMA DA MÃO: DIVULGANDO A CULTURA LOCAL. In: 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2017, Criciúma. Anais. Criciúma: IFSC, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E TÉCNICA PARA INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM MÓVEL NA SALA DE AULA. In: 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2017, Criciúma. Anais. Criciúma: IFSC, 2017.

2.
SILVA, I.N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; Schneider P. A. ; TULHA, C. N. . Estratégia de Integração de Robótica e Dispositivos Móveis no ensino básico em escolas públicas. In: VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2016, Criciúma. Anais do VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
TOMAZ, R. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . O Uso de Experimentos Remotos como Ferramentas Pedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; FREIRE, T. G. N. . Aplicativo 'acentuando' como prática no ensino de língua portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LOTTHAMMER, K. S.; PEREIRA, J. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Aplicativo Araranguá na Palma da Mão: divulgando a cultura local. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CANTO, J. Z. ; TOMAZ, R. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . A Utilização da Experimentação Remota como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Energia Renováveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, I. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; TULHA, C. N. ; Schneider P. A. . Estratégia de Integração de Robótica e Dispositivos Móveis no ensino básico em escolas públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, I.N. ; CHITUNGO, H. H. C. . Integração de Tecnologias Digitais na Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. . Capacitação de Professores da Educação Básica e Técnica para integração da Aprendizagem móvel em sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHADEL, W. ; LOTTHAMMER, K. S. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Educação Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. USO DO LABORATÓRIO REMOTO VISIR EM OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Congresso).

2.
Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Aplicativo Araranguá na Palma da Mão: divulgando a cultura local. 2017. (Simpósio).

3.
Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2015. (Seminário).

4.
I Seminário Regional de Mídia e Conhecimento. 2014. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; LOTTHAMMER, K. S. ; CARLOS, L. M. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, I.N. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. . II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2018. (Congresso).

2.
LOTTHAMMER, K. S.; SILVA, J. B. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I.N. ; BILESSIMO, S. M. S. ; PEREIRA, J. . I Simpósio Ibero Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Congresso).

3.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, I. N. ; CANTO, J. Z. ; PEREIRA, J. ; SILVA, K. C. N. ; SIMAO, J. P. S. . II Worshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).

4.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I.N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; CANTO, J. Z. . III Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TOMAZ, R. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . O Uso de Experimentos Remotos como Ferramentas Pedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




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