Beatriz Marques da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0293994931857148
  • Última atualização do currículo em 02/03/2018


Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu pesquisas de iniciação científica sobre o temas de educação e arte, funk ostentação e status. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no projeto Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Marques da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, B. M.;MARQUES DA SILVA, BEATRIZ


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação p.Educadores Sociais do Prog.MaisEducação. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação de Campinas, SMEC, Brasil.
2013 - 2013
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Paleografia. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Apoio Didático - PAD, no segundo período letivo de 2016, com dedicação de 08 horas semanais, sob a supervisão do Profª Doutor Renê José Trentin Silveira, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na disciplina EP230 B Filosofia da Educação II.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no estudo sobre o curso de pedagogia, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho de tabulação de questionários aplicados a ex-estudantes do curso de Pedagogia da FE; produção de gráficos e tabelas; aplicação de questionário a outro grupo de ex-alunos; auxílio na organização do II Encontro de ex-alunos da FE.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Programa de melhoria do HC, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxiliar na documentação de trabalhos do Programa de Qualidade do Hospital de Clínicas da Unicamp. Especificamente, na Pesquisa de Opinião de Usuários, fazer as entrevistas, cadastrar as respostas, consolidá-las e gerar o Relatório da Pesquisa

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15
Outras informações
A bolsista atuou como auxiliar da Profª Drª Norma Sandra de Almeida Ferreira em busca de levantamento de dados onlines para levantamento de referências bibliográficas sobre João Kopke, na organização e catalogação das referências bibliográficas sobre a produção escrita do autor. O projeto é intulado como "Joao Kopke: educador e escritor de livros de leitura".


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no projeto Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras sob a coordenação de Profª dra. Anna Christina Bentes da Silva; Profº dr. Jefferson Cano; Profª dra. Márcia Rodrigues de Souza Mendonça; Profº dr. Marcos Aparecido Lopes do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Funk e a ostentação feminina: relações de poder produzida pelas personagens femininas na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação.
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo a investigação da (des)construção das personagens mulheres dentro do funk ostentação, através das narrativas fílmicas dos videoclipes produzidos pela KondZilla, produtora e gravadora de Konrad Dantas, diretor de cinema, vídeo e atualmente considerado o criador da estética de funk ostentação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla
Descrição: Através das decupagens realizadas nos videoclipes dirigidos e produzidos por Konrad Dantas (KondZilla) e nas propagandas das marcas Johnnie Walker e Evoke, se traçará semelhanças na construção do status relacionado a mercadoria, abarcando-se uma reflexão sobre educação midiática e status..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, B. M.; TORTORELLI, N. M. ; LOPES, M. A. ; LAND, L. . Reflexões sobre a formação docente e a experiência da Literatura em sala de aula. In: 5º Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. (Trans)formação deleitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente: Ninfa Brisa, 2017. p. 2438-2451.

2.
SILVA, B. M.. FUNK E OSTENTAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES NOS DISCURSOS FÍLMICOS PRODUZIDOS PELA PRODUTORA KONDZILLA.. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III Conedu. Campina Grande: Editora Realize, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES DA SILVA, BEATRIZ; ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO . Funk e a ostentação feminina: relações de poder produzida pelas personagens femininas na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação.. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016.

2.
EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS ; MARQUES DA SILVA, BEATRIZ . A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, B. M.; TORTORELLI, N. M. ; LOPES, M. A. . Reflexões sobre a formação docente e a experiência da Literatura em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, B. M.. FUNK E OSTENTAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES NOS DISCURSOS FÍLMICOS PRODUZIDOS PELA PRODUTORA KONDZILLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, B. M.. Música e periferias: Reggae e Funk. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, B. M.. A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes de funk ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, B. M.; NEGRI, M. ; GONCALVES, C. ; BARBOSA, B. R. ; PIMENTEL, M. . 8ª Semana de Educação: 'Sem grandes'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Nacional de Educação. Funk e Ostentação: Uma breve análise das relações sociais entre homens e mulheres nos discursos fílmicos produzidos pela produtora KondZilla. 2016. (Congresso).

2.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes de funk ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla.. 2016. (Congresso).

3.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Funk e a ostentação feminina: Relações de poder produzida pelas personagens femininas na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação. 2016. (Congresso).

4.
Quem educa a pátria educadora?. 2015. (Outra).

5.
1º Seminário Construindo Novos Paradigmas de Compreensão das Relações Étnico- Raciais. 2014. (Seminário).

6.
Encontro Internacional - Associação Internacional Das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, 150 anos depois. 2014. (Encontro).

7.
Fórum Educação e Desafios do Magistério "Educação Infantil e Anos Inicias do do Ensino Fundamental: aproximações e interlocuções entre múltiplos olhares.Participação como monitora do evento. 2014. (Outra).

8.
Lançamento do livro "A Escola Moderna". 2014. (Outra).

9.
2º Congresso da Assembleia Nacional de Estudantes - Livre. 2013. (Congresso).

10.
7ª Semana de Educação e 9ª Seminário de Teses e Dissertações.Participação como monitora do evento. 2013. (Outra).

11.
Educação no Brasil - Hoje a Aula é na Rua. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, B. M.. 20º Congresso de Leitura do Brasil. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:04:26