Luiz Fernando da Silva Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7989895458473288
  • Última atualização do currículo em 14/03/2018


Luiz Fernando da Silva Borges cursou o curso técnico integrado em informática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana. É membro do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação de Campo Grande - MS, consultor de conteúdo científico do portal Mentoring Young Talents Brasil e fundador da Liga Acadêmica de Ciências e Engenharias do IFMS. Nos últimos 3 anos vem desenvolvendo pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Biomédica com: modelagem estatística de processos termodinâmicos para amplificação de DNA; controle contínuo de juntas para próteses robóticas de membro superior com feedback tátil e interfaces cérebro-computador e cérebro máquina de loop fechado para a comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo e coma, bem como reabilitação de membros paralisados. Laureado com mais de 60 prêmios como resultado de suas participações em feiras de ciências e engenharia nacionais e internacionais, sendo o primeiro e único brasileiro a receber os prêmios de primeiro lugar e melhor da categoria, em Engenharia Biomédica, na maior feira de ciências e engenharia do mundo: a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Além disso, recebeu também o prêmio concedido pelo MIT Lincoln Laboratory, por meio do programa Ceres Connection, tendo seu nome submetido para a International Astronomical Union (IAU), que nomeou o asteroide (33503) Dasilvaborges, em sua homenagem. Atualmente lidera as iniciativas Hermes Braindeck e Reminiscentia. A Hermes Braindeck é uma startup que visa oferecer serviços de verificação de responsividade, comunicação e reabilitação, por meio da tecnologia de interface cérebro-máquina. A iniciativa Reminiscentia trata-se de um consórcio open-source que tem como objetivo criar um paradigma de transferência de comportamentos aprendidos (memórias) por um roedor a outro, passivamente, por meio de uma interface cérebro-cérebro hipocampal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Fernando da Silva Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, L. F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS - Campus Aquidauana.
Rua Cinco s/n, Vila Ycaraí
Guanandy
79200000 - Aquidauana, MS - Brasil
Telefone: (067) 32401600
URL da Homepage: www.ifms.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Integrado em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2013 - 2016
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2004 - 2012
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Erso Gomes, EMEG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos. (Carga horária: 30h).
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia / Intel Education, FEBRACE / INTEL, Brasil.
2014 - 2014
Modelagem de Nicho Ecológico. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã, UFMS - PP, Brasil.
2014 - 2014
Processamento de Imagens com OpenCV. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã, UFMS - PP, Brasil.
2014 - 2014
Processamento de Sequências em Bioinformática. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã, UFMS - PP, Brasil.
2012 - 2014
Immediate Conversation Series. (Carga horária: 240h).
Wizard University, WU, Brasil.
2013 - 2013
Projeto de Hardware com Circuitos Reconfiguráveis. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, UFMS- TL, Brasil.
2013 - 2013
Alice (Linguagem de Programação). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, UFMS- TL, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Computação Física com Arduino. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, UFMS- TL, Brasil.


Atuação Profissional



Hermes Braindeck, HBD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Fundador e Diretor Executivo, Enquadramento Funcional: Diretor científico, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Interface cérebro-computador de loop fechado para comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma
Descrição: A Escala de Coma de Glasgow foi proposta em 1970 para classificar o nível de responsividade de pacientes que sofreram algum tipo de trauma cranioencefálico (TCE). Esta escala ainda é utilizada em hospitais ao redor do mundo, mesmo avaliando apenas atributos motores para a determinação de responsividade, fazendo com que pacientes que não possam exercer contração muscular voluntária, mesmo estando conscientes, sejam classificados erroneamente como estando em um coma ou estado vegetativo. Como tentativa de intervir neste problema este trabalho propõe e implementa uma interface cérebro-computador e cérebro máquina de loop fechado que é capaz de detectar modulações voluntárias em registros em tempo real de atividade eletroencefalográfica cortical, a fim de promover um canal de comunicação entre a equipe médica/família e o paciente. Esta interface pode criar e aplicar, de forma automática, classificadores de modulações sensória-motoras nos sinais cerebrais, permitindo a criação de protocolos de comunicação de acordo com cada tipo de TCE, expandindo sua aplicabilidade. Uma vez que a modulação voluntária é detectada na atividade cerebral, esta pode ser utilizada pelo paciente para responder perguntas com ?SIM? e ?NÃO? com até 80% de acurácia. Além disto, por meio de uma lógica baseada e árvore binária foi possível fazer com que voluntários saudáveis soletrassem palavras apenas escutando estímulos e modulando sua atividade cerebral. Esta característica é inexistente em trabalhos descritos na literatura no mesmo campo, uma vez que necessitam que o paciente tenha acuidade visual (inexistente nos casos dos classificados como em coma ou estado vegetativo) para soletrar palavras. Por fim, todo o sistema foi embutido em uma maleta contendo a unidade de processamento do programa, o equipamento de eletroencefalograma e os dispositivos de feedback, tornando-se uma ferramenta portátil para a detecção de responsividade, em pacientes que sofreram algum tipo de trauma cranioencefálico, à nível da atividade cerebral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Lucas Remoaldo Trambaioli - Integrante.
2015 - 2016
Inibição de melatonina por estímulo luminoso no término do ciclo de sonos REM
Descrição: Dispositivo que registra ciclos do sono REM e suprime a liberação de melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina), no término do ciclo de sonos REM, com estímulo luminoso gradual..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Prendendo fantasmas em robôs: um novo método de controle e design para próteses mioelétricas transradiais e rearranjo neuronal do mapa de Penfield para feedback tátil.
Descrição: Há diversos problemas no estado da arte das próteses mioelétricas comerciais em relação as suas capacidades de mimetizar as capacidades de movimento e sentido de um membro humano natural. Isto se deve ao fato de que o método de controle utilizado neste tipo de prótese não mudou muito desde o seu estabelecimento, fazendo com que estas próteses tivessem uma alta taxa de rejeição, pois elas não comtemplam as necessidades de indivíduos com este tipo de deficiência. Para solucionar os problemas destas próteses, revisadas na literature, esta pesquisa criou um método de controle para próteses miolétricas transradiais baseado na estratégia de decodifcação continua de intenções motoras da atividade muscular do coto de uma pessoa amputada, tornando possível o controle individual e contínuo das juntas metacarpofalangeanas (MCP), proximais interfalangenas (PIP) e psulso. Este programa de controle foi utilizado para controlar uma prótese robótica transradial com atuadores individuais para controle das juntas MCP E PIP, rotação, abdução, extensão e de pulso, munida com sensores de força, temperatura, integrados com um módulo de estimulo háptico, e acelerômetro para a emulação da atuação da força gravitacional sobre as juntas e articulações. Primeiramente os voluntários foram treinados em um ambiente de realidade virtual onde controlaram um antebraço virtual com feedback tátil, para que o remapeamento cortical induzido da representação sensorial do braço fosse feito para a região do bíceps, levando em conta uma forma de membro fantasma. Uma vez estimulado, estes estímulos eram percebidos na extremidade do membro inexistente. O método de controle proposto foi capaz de estimar continuamente a posição das juntas da mão de um voluntário com amputação transradial unilateral, com um RMSE médio para as juntas de 0,12; demonstrando sua funcionalidade..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Leandro de Jesus - Integrante / Diogo Chadud Milagres - Integrante.
2013 - 2015
Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo com modelo de previsão da temperatura da amostra
Descrição: O termociclador é um aparelho amplamente utilizados em laboratórios de biologia molecular para a amplificação de DNA usando a técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction). As principais aplicações da técnica de PCR são médicas, forenses e em pesquisas. Apesar destas muitas aplicações, termocicladores têm um custo médio de US$15.000,00, o que torna o acesso a este equipamento difícil para os centros de pesquisa e clínicas de diagnóstico médico de baixo orçamento. O objetivo deste projeto foi criar um termociclador que mais barato que seus pares comerciais, mas com desempenho e função equiparados, a fim de atender a necessidade da maioria dos protocolos da PCR. A implementação do termociclador de baixo custo foi feito através da substituição dos componentes onerosos usados ​​em termocicladores termelétricos comerciais por componentes de baixo custo com função e desempenho similar. A fim de obter um controle mais preciso da temperatura da amostra de DNA nos ciclos de PCR, evitando o problema de "sample overshooting", desenvolvemos dois modelos estatísticos que fornecem a temperatura da amostra, em determinado ciclo da PCR, apenas com a temperatura do bloco. Os modelos apresentaram um R² de 1 e um RMSE de aproximadamente 0. As amostras de DNA amplificados no termociclador baixo custo foram analisadas ​​utilizando electroforese em gel e espectrometria. Na electroforese em gel os fragmentos amplificados demonstraram claridade e definição e na espectrometria as curvas de amostras amplificadas no termociclador baixo custo seguiram as curvas de amostras amplificadas no termociclador comercial. O custo total dos componentes para a construção do protótipo termociclador foi de aproximadamente USD 500,00, por conseguinte, atingindo o objetivo pretendido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Dante Alighieri Alves de Mello - Integrante / Leandro de Jesus - Integrante / Diogo Chadud Milagres - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - Atual
LACE - (Liga Acadêmica de Ciências e Engenharia)
Descrição: A LACE - (Liga Acadêmica de Ciências e Engenharia) tem como objetivo promover o encontro quinzenal dos discentes do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana, a fim de promover o interesse destes pela pesquisa científica. São realizados "workshops" sobre metodologia científica (e de engenharia) e atividades práticas sobre a teoria ministrada são desenvolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Pablo Teixeira Salomão - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
BraindeckCase

Projeto certificado pela empresa BR APOLO EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES EIRELI em 15/03/2018.
Descrição: Hub portátil de dispositivos de hardware envolvidos em setup de interface cérebro-máquina e cérebro-computador..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador.
2017 - Atual
BraindeckCap

Projeto certificado pela empresa BR APOLO EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES EIRELI em 14/03/2018.
Descrição: Dispositivo de registro de atividade eletroencefalográfica cortical com eletrodos ativos para a captação de potenciais relacionados a evento e ajuste de impedância por código visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Guilherme Biazi Sabin - Integrante.
2017 - Atual
BraindeckGlove

Projeto certificado pela empresa BR APOLO EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES EIRELI em 15/03/2018.
Descrição: Luva flexível ergonômica robótica que realiza a abdução e adução dos dedos, punho e cotovelo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador.
2014 - 2016
Prótese robótica transradial de movimento independente e contínuos das juntas e articulações e feedback sensorial
Descrição: Prótese robótica transradial com atuadores individuais para controle das juntas MCP E PIP, rotação, abdução, extensão e de pulso, munida com sensores de força, temperatura, , integrados com um módulo de estimulo háptico, e acelerômetro para a emulação da atuação da força gravitacional sobre as juntas e articulações..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Fernando da Silva Borges - Coordenador / Leandro de Jesus - Integrante / Diogo Chadud Milagres - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Neuroengenharia.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Hardware.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Física Estatística e Termodinâmica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Robótica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Asteroid named after (33503) DASILVABORGES, International Astronomical Union (IAU)/MIT Lincoln Laboratory/Ceres Connection.
2017
1o Lugar em Engenharias - Categoria geral, FEBRACE 15 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2017
Prêmio Intel ISEF - Credencial para a Intel International Science and Engineering Fair, FEBRACE 15 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2017
Prêmio Destaque Unidades da Federação - Melhor Projeto da UF do MS na FEBRACE 15, FEBRACE 15 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2017
Prêmio AEP, Associação dos Engenheiros Politécnicos.
2017
Prêmio Instituto 3M, Instituto 3M - Minnesota Mining and Manufacturing Company.
2017
Participante do documentário/exposição: "Inovação à Brasileira", Museu do Amanhã.
2017
Prêmio Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute, Grupo dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.
2017
AAAI Honorable Mention, Association for the Advancement of Artificial Intelligence.
2017
Second Award in Biomedical Engineering, Intel International Science and Engineering Fair.
2017
Aula Magna, Centro Universitário UniProjeção.
2017
Invited TEDx speaker, TEDx.
2017
Medalha do Mérito Empreendedor 2016, Associação dos Jovens Empreendedores do Mato Grosso do Sul.
2017
Troféu Jovem Empreendedor 2017, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul.
2016
Research Grant, City Hall of Aquidauana.
2016
Prêmio AEP, Associação dos Engenheiros Politécnicos.
2016
Prêmio Contribuição em Tecnologia Assistiva CNRTA-CTI Renato Archer, Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva / CTI Renato Archer.
2016
Prêmio Inovação em Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
2016
Prêmio Destaque Unidades da Federação - Melhor Projeto da UF do MS na FEBRACE 14, FEBRACE 14 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2016
1o Lugar em Engenharia - Categoria geral, FEBRACE 14 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2016
Prêmio Intel ISEF - Credencial para a Intel International Science and Engineering Fair, FEBRACE 14 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2016
Keynote speaker, FLISol MS 2016.
2016
Philip V. Streich Memorial Award - Participation in the London International Youth Science Forum, Philip V. Streich Memorial & Intel International Science and Engineering Fair.
2016
First Award in Biomedical Engineering, Intel International Science and Engineering Fair.
2016
Intel ISEF Best of Category Award in Biomedical Engineering, Intel International Science and Engineering Fair.
2016
OAS RECOGNITION for leadership and contribution to Inclusive Innovation in the Americas, Department of Human Developmen. Education and Employment? DHDEE.
2016
Moção de Congratulação prot. 1524/16, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul.
2016
Invited speaker, Science and Technology National Week - Campus Aquidauana.
2016
Keynote speaker, Science and Technology National Week - Campus Campo Grande.
2016
Invited speaker, Science and Technology National Week - Campus Dourados.
2016
Invited Speaker at Radiological Society of North America Annual Meeting - Young Innovators Panel, Philips Healthcare.
2016
Invited member of International Research Invitational, University of Toronto - Faculty of Applied Science and Engineering.
2016
Certificate for Excellence in Social Innovation, Harvard College Social Innovation Collaborative.
2016
Invited participant of Chevy Hack Lab, Commonwealth//McCann and Chevrolet.
2015
Prêmio AEP, Associação dos Engenheiros Politécnicos - AEP.
2015
1o Lugar em Engenharia - Categoria geral, FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2015
Prêmio Intel ISEF - Credencial para a Intel International Science and Engineering Fair, FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2015
Moção de Congratulações (nº 010/2015), Câmara Municipal de Aquidauana - Mato Grosso do Sul.
2015
Prêmio Destaque Unidades da Federação - Melhor Projeto da UF do MS na FEBRACE 13, FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2015
Premio OEA - Uno de los 50 más destacados proyectos de las Américas, Organización de los Estados Americanos.
2015
Premio OEA - Uno de los 6 mejores proyectos de las Américas, Organización de los Estados Americanos.
2015
Prêmio LIYSF - Credencial para o London International Youth Science Forun, Rede POC - Rede do Programa de Olimpiadas de Conhecimento.
2015
Moção de Congratulações, Câmara Municipal de Campo Grande - Mato Grosso do Sul.
2015
One of the 400 world's leading young scientists, LIYSF 2015 - London International Youth Science Forum.
2015
1o Lugar na área de engenharias e agrárias - Categoria geral, II Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2015
1o Lugar na categoria geral - Melhor projeto da II Feciaq, II Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2015
2o Lugar na categoria individual, V FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2015
1o Lugar na área de engenharias - Categoria geral, V FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2014
4o Lugar na área de engenharias - Categoria geral, FEBRACE 12 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
2014
Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), FEBRACE/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico..
2014
1o Lugar na categoria geral - Melhor projeto da Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS, I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2014
1o Lugar na área de engenharias e agrárias - Categoria geral, I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2014
Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvime.
2014
Credencial para a IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2014
2o Lugar em apresentação oral - Categoria geral, I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2014
2o Lugar em "banner" - Categoria geral, I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana - MS.
2014
1o Lugar na área de engenharias - Categoria geral, IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul..
2014
1o Lugar na categoria individual, IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul..
2014
Credencial para a FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul..
2014
1o Lugar no concurso: "Ideias para mudar o mundo", IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
2013
1o Lugar na área de ciências exatas e da terra - Categoria individual, III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2013
Melhor apresentação oral - Categoria geral, III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2013
1o Lugar na categoria individual, III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2013
Credencial para a FEBRACE 12 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.
2012
1o Lugar na categoria crônica - Etapa Municipal, Olimpíadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
2006
Medalha de Honra ao Mérito - Melhor desempenho acadêmico, Escola Municipal Erso Gomes.
2005
Medalha de Honra ao Mérito - Melhor desempenho acadêmico, Escola Municipal Erso Gomes.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. In: FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2015, São Paulo - SP. ANAIS 2015. São Paulo: EPUSP, 2015. p. 278.

2.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. In: FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2015, São Paulo. Resumos FEBRACE 2015. São Paulo: EPUSP, 2015. v. 13. p. 278-278.

3.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; DUTRA, P. F. F. . Construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. In: FEBRACE 12 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2014, São Paulo. Resumos FEBRACE 2014. São Paulo: EPUSP, 2014. p. 282-282.

4.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo - Fase II. In: IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul., 2014, Campo Grande. Caderno de Resumos e Relatos de Experiência. Campo Grande: UFMS, 2014. p. 189-189.

5.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; DUTRA, P. F. F. . Elaboração e construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. In: III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, 2013, Campo Grande. Caderno de Resumos 2013 + Relatos sobre Atividades Científicas na Educação Básica. Campo Grande: UFMS, 2013. p. 96-96.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Development of a low cost thermocycler with sample temperature prediction model. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JESUS, L. ; CRISTALDO, M. F. ; BORGES, L. F. S. . GREAT - Group of Robotics and Educational Technologies. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; DUTRA, P. F. F. . Construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo - Fase II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; MELLO, D. A. A. . Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para a amplificação de DNA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; DUTRA, P. F. F. . Elaboração e construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BORGES, L. F. S.; JESUS, L. ; DUTRA, P. F. F. . Elaboração e construção de um protótipo de Termociclador de baixo custo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, L. F. S.. Estudantes representarão MS em competição de ciências nos Estados Unidos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BORGES, L. F. S.; ANTONIO, E. P. . Série Jovens Cientistas [Entrevistas] Luiz Fernando Borges. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BORGES, L. F. S.; ESPANHOL, J. . Jovens pesquisadores apresentam projetos em feira de ciências nos EUA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BORGES, L. F. S.; FREITAS, R. . Estudantes representarão MS em competição de ciências nos Estados Unidos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BORGES, L. F. S.. Crianças viajam no mundo das pesquisas durante a SBPC em São Carlos, SP. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BORGES, L. F. S.; O Pantaneiro, Redação . Aquidauanense participa nesta semana de feira nacional de tecnologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BORGES, L. F. S.; ESTRELLA, M. . Câmpus promove mostra de maquetes e produtos sustentáveis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEBRACE 13 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. 2015. (Feira).

2.
Intel ISEF 2015 - Intel International Science and Engineering Fair. Development of a low cost thermocycler with sample temperature prediction model. 2015. (Feira).

3.
IV Seminário FEBRACE - Delegação MS.Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. 2015. (Seminário).

4.
Desafio Nacional Acadêmico (DNA). Equipe Phi Beta Kappa. 2014. (Olimpíada).

5.
ERI 2014 - V Escola Regional de Informática do Mato Grosso do Sul. 2014. (Congresso).

6.
FEBRACE 12 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. 2014. (Feira).

7.
I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana MS. Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo. 2014. (Feira).

8.
IV FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul.. Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo - Fase II. 2014. (Feira).

9.
IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (IX CONNEPI). Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para a amplificação de DNA. 2014. (Congresso).

10.
Semana do Meio Ambiente IFMS - Mudanças Climáticas. 2014. (Simpósio).

11.
Seminário de Estudantes dos Cursos Técnicos.IV Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Aquidauana e I FECIAQ. 2014. (Seminário).

12.
III FETEC MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. Elaboração e construção de um protótipo de termociclador de baixo custo. 2013. (Feira).

13.
III Seminário FEBRACE - Delegação MS.Elaboração e construção de um protótipo de Termociclador de baixo custo. 2013. (Seminário).

14.
IV Escola Regional de Informática do Mato Grosso do Sul (ERI-MS 2013). 2013. (Congresso).

15.
Semana do Meio Ambiente IFMS. 2013. (Simpósio).

16.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMS. Demonstração de experimentos de química e biologia. 2013. (Feira).

17.
1° Escambo Cultural - Negro Olhar. 2012. (Simpósio).

18.
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O Segredo das Formigas. 2012. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALOMÃO, Pablo Teixeira ; MAEDA, V. A. ; BORGES, L. F. S. . IV Semana de Ciência e Tecnologia e I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana MS. 2014. .

2.
ARAUJO, T. A. ; SALOMÃO, Pablo Teixeira ; DUTRA, P. F. F. ; JESUS, L. ; BORGES, L. F. S. . III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS - Campus Aquidauana. 2013. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
JESUS, L. ; CRISTALDO, M. F. ; BORGES, L. F. S. . GREAT - Group of Robotics and Educational Technologies. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, L. F. S.. Estudantes representarão MS em competição de ciências nos Estados Unidos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BORGES, L. F. S.; ANTONIO, E. P. . Série Jovens Cientistas [Entrevistas] Luiz Fernando Borges. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BORGES, L. F. S.. Crianças viajam no mundo das pesquisas durante a SBPC em São Carlos, SP. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, T. A. ; SALOMÃO, Pablo Teixeira ; DUTRA, P. F. F. ; JESUS, L. ; BORGES, L. F. S. . III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS - Campus Aquidauana. 2013. (Exposição).

2.
SALOMÃO, Pablo Teixeira ; MAEDA, V. A. ; BORGES, L. F. S. . IV Semana de Ciência e Tecnologia e I Feciaq - Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana MS. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:30:24