Marcela Spinelli Flores de Tulio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6802300680395444
  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Graduanda na área de medicina veterinária pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cursando o quinto ano (décimo semestre). Estagiária na empresa In Vitro Brasil/ ABS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Spinelli Flores de Tulio
Nome em citações bibliográficas
TULIO, M. S. F.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Medicina Veterinária.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2012 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Etapa Ensino e Cultura - Valinhos, ETAPA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Minicurso de Fisioterapia de Equinos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Cólica Equina. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de reprodução de grandes animais, no setor de equinocultura e bovinocultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 64 horas. Atividades desenvolvidas: Manejo nutricional de eqüinos exame ginecológico em fêmeas bovinas observação de cio inseminação artificial diagnóstico de gestação por palpação e ultrassonografia transretal.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiário Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiáriia, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de clínica de grandes animais, no hospital veterinário e setor de reprodução equina da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 70 horas. Atividades desenvolvidas: acompanhamento dos atendimentos no hospital de grandes animais; realização de curativos e medicações; auxílio na alimentação; manejo reprodutivo em equinos (controle folicular, transferência de embrião, inseminação artificial, coleta de sêmen).

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de tecnologia e inspeção de leite e seus derivados, no laboratório de análises de leite e derivados da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 557 horas. Atividades desenvolvidas: Preparo de materiais e meios de culturas; Análises físico-químicas, microbiológicas e de resíduos; Produção e processamento de leite e seus derivados. Acompanhamento de projetos de pesquisa e extensão.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de clínica de grandes animais, no hospital veterinário e setor de reprodução equina da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 60 horas. Atividades desenvolvidas: acompanhamento dos atendimentos no hospital de grandes animais; realização de curativos e medicações; auxílio na alimentação; manejo reprodutivo em equinos (controle folicular, transferência de embrião, inseminação artificial, coleta de sêmen).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de ovinocultura, no setor de ovinocultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 100 horas. Atividades desenvolvidas: Manejo nutricional; manejo reprodutivo; manejo de pastagens; melhoramento genético; manutenção das instalações; acompanhamento de casos clínicos; levantamento de dados zootécnicos; participação em seminários; participação no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de clínica de grandes animais, no hospital veterinário e setor de reprodução equina da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com carga horária total de 148 horas. Atividades desenvolvidas: acompanhamento dos atendimentos no hospital de grandes animais; realização de curativos e medicações; auxílio na alimentação; manejo reprodutivo em equinos (controle folicular, transferência de embrião, inseminação artificial, coleta de sêmen).


Cetral de Reprodução Equina Gian Zanon, CREGZ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de equinocultura, na central de reprodução equina Gian Zanon, Araraquara - SP. Atividades desenvolvidas: Auxílio no manejo reprodutivo de equinos na central e em propriedades da região (controle folicular, transferência de embrião, inseminação artificial, coleta de sêmen, processamento de sêmen), auxílio na alimentação, realização de medicações e curativos.


In Vitro Brasil, IVB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estágo Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprendizagem em atividades veterinárias na área de reprodução animal, no laboratório de produção de embriões in vitro na empresa In Vitro Brasil/ABS Pecplan, com carga horária total de 520 horas. Atividades desenvolvidas: acompanhamento e auxílio em toda a rotina do laboratório de produção de embriões bovinos in vitro.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
TECNOLOGIA E QUALIDADE DE PRODUTOS LÁCTEOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eder Paulo Fagan em 08/05/2018.
Descrição: Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, com o passar do tempo, em relação a aquisição de produtos lácteos. Por isso, as indústrias de lácteos estão adequando a produção com objetivo de oferecer aos clientes um produto de qualidade nutritiva, organoléptica, sensorial e microbiológica. Assim como, a crescente preocupação sobre o risco para a saúde levou a indústria de lácteos a desenvolver novas formulações ou modificar produtos tradicionais para torná-los mais saudáveis. Diante disso, o objetivo do projeto é verificar os processos tecnológicos e a qualidade dos derivados de leite, por meio das análises físico-químicas, organolépticas, centesimais, sensoriais, resíduos químicos e microbiológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcela Spinelli Flores de Tulio - Integrante / Anna Carolina Leonelli Pires de Campos - Integrante / Eder Paulo Fagan - Coordenador / Ricardo Fróis de Camargo - Integrante / Ana Flávia Danulussi Feitoza - Integrante.
2014 - Atual
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE LEITE E DERIVADOS POR MÉTODOS TRADICIONAIS E BIOLOGIA MOLECULAR

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eder Paulo Fagan em 08/05/2018.
Descrição: Devido a matéria prima, manipulação dos alimentos, durante a fabricação ou pós processamento e, por ser de umidade alta e necessitar de refrigeração, os derivados lácteos são propícios ao crescimento e multiplicação de micro-organismos patogênicos. Por isso, esse trabalho visa avaliar as características microbiológicas de leite e derivados lácteos por métodos tradicionais e por biologia molecular, a fim de caracterizá-los e verificar se atendem a legislação brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcela Spinelli Flores de Tulio - Integrante / Anna Carolina Leonelli Pires de Campos - Integrante / Eder Paulo Fagan - Coordenador / Francielle Gibson da Silva Zacarias - Integrante / Izabela Da Silva Milo - Integrante / Juliana Tainá Miranda de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Registro e Certificação de Queijos Artesanais Produzidos em Regime de Agricultura Familiar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eder Paulo Fagan em 08/05/2018.
Descrição: O Projeto tem por finalidade assessorar no registro de inspeção municipal e certificar a qualidade dos queijos artesanais produzidos em pequenas propriedades de agricultura familiar pelo laboratório de análises de leites e derivados da UENP. Fazer a adequação e melhoria das instalações e qualidade do queijo, treinamento e capacitação de boas práticas de fabricação e preenchimento de planilhas de auto controle, acompanhamento da fabricação de queijos, monitoramento com análises microbiológicas do queijo produzido na propriedade de agricultores familiares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcela Spinelli Flores de Tulio - Integrante / Eder Paulo Fagan - Coordenador / Bruna Terci Fernandes - Integrante / Glacy dos Santos Costa - Integrante / Renata Fernandes de Camargo - Integrante / Julio Cesar de Oliveira - Integrante / Aline Garcia da Silva - Integrante / Amanda Barroso Castelani - Integrante / Julia dos Santos Gutierres - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
TULIO, M. S. F.; CAMPOS, A. C. L. P. ; TOZZI, E. N. ; MILO, I. S. ; FAGAN, E. P. . PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE QUEIJOS ARTESANAIS COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES E MERCADOS MUNICIPAIS.. In: 28 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis. Anais do 28 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Medicina Equina: Aparelho Locomotor. 2017. (Simpósio).

2.
1º Simpósio sobre ortopedia do cavalo atleta. 2016. (Simpósio).

3.
9ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná - FICAFÉ. Registro e Certificação de Queijos Artesanais Produzidos em Regime de Agricultura Familiar. 2016. (Feira).

4.
Palestra Equoterapia. 2016. (Seminário).

5.
Minicurso Fisioterapia de Equinos. 2015. (Outra).

6.
Palestra Diploma na Mão Carteira Vazia: Atuação do Médico Veterinário no Mercado de Trabalho. 2015. (Outra).

7.
Curso de Cólica Equina. 2014. (Encontro).

8.
Dia do Veterinário UENP. 2014. (Encontro).

9.
Palestra Sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. 2014. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:06:37