Rafael António da Silva Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2351331373295027
  • Última atualização do currículo em 12/05/2017


Rafael Pereira Possui Pós Doutoramento em Ciências da Reabilitação; Doutoramento em Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem. É Especialista em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem e Professor. A sua formação de base é Bacharel em 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. Licenciado em 2ºCiclo do Ensino Básico na variante de Português-História e Ciências Sociais. Mestre em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna, pela Universidade de Aveiro. É autor de obras didáticas e multissensoriais, como o Programa de Neurociência - Intervenção em Leitura e Escrita (agora na 3ª edição), Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita da Texto Editora, da Bateria de Avaliação de Competências iniciais em Leitura e Escrita - BACLE (já na 5ª edição), da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas - BACMAT (já na 3ª edição), do LER- Leitura, Escrita e Reeducação (editado no Brasil e em Portugal), do Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas, do Manual de Intervenção em Competências Iniciais em Leitura e Escrita, do Programa de Estimulação na Atenção e dos mais recentes projetos Lupita no Planeta da Leitura e Pirolito na Floresta Matemática; do atual dado do GUGA um jogo para Autismo. Apresentador do Programa "Viagem Pelo Cérebro" em TVLisboa - www.tvl.pt Atualmente é Diretor Geral da Disclínica onde também coordena uma equipa multidisciplinar de Avaliação, Intervenção e Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Faz formação a nível nacional e internacional e é Coordenador do Projeto Social "Aprendizagem para Todos" (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael António da Silva Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Ciências da Educação.
Universidade de Extremadura, UNEX, Espanha.
Título: Dislexia e Análise de Erros, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Paulo Feytor Pinto.
2002 - 2005
Mestrado em Didática de Línguas - Língua Não Materna.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: A Escrita e o Erro em Crianças Cabo-Verdianas no 1º Ciclo do E.B - Portugal/Cabo Verde,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Helena Ançã.
2015
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, ULHT, Portugal.
1997 - 1998
Graduação em Licenciatura em Professores do 2º Ciclo.
Escola Superior de Educação Almeida Garrett, ESEAG, Portugal.
1994 - 1997
Graduação em Bacharelato em Professores do 1º Ciclo.
Escola Superior de Educação de Santarém, ESES, Portugal.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais da Univ. de São Paulo, GEP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Executive Control in Young Children.
Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, UCP-Lisboa, Portugal.
2012 - 2012
Formação Avançada em Neurociências para a Educação.
Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, UCP-Lisboa, Portugal.
2011 - 2011
Intensivo de Formação em Dislexia.
Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
2009 - 2009
Percursos de Desenvolvimento Infantil e Interv..
Instituto de Desenvolvimento Didático e Psicologia, IDDP, Portugal.
2009 - 2009
CIF-classificação internacional de funcionalidades.
Instituto de Desenvolvimento Didático e Psicologia, IDDP, Portugal.
2009 - 2009
Processos Cognitivos e Estratégias Educativas.
Instituto de Desenvolvimento Didático e Psicologia, IDDP, Portugal.
2008 - 2008
Avaliação das Aprendizagens.
Gabinete de Avaliação Educacional, GAVE - MEC, Portugal.


Atuação Profissional



Televisão de Lisboa, TVL, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Apresentador do Programa Viagem Pelo Cérebro


Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais da Univ. de São Paulo, GEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto de Desenvolvimento Didático e Psicologia, IDDP, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Técnico Superior de Educação


Centro de Avaliação em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem, CADDA, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: contratual, Enquadramento Funcional: Elemento da equipa multidisciplinar
Outras informações
Elemento da Equipa Multidisciplinar no âmbito da Atividade e Participação, coordenada pela Psicóloga Drª Ema Fontes


Câmara Municipal de Loures, CML, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto Intervir para Mudar

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante 1º c. no Concelho Munic. Educ


Associação Ester Janz, AEJ, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico
Outras informações
Instituição Particular de Solidariedade Social


Escola Superior de Educação Almeida Garrett, ESEAG, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Exerceu as funções de docente no Mestrado de Educação Especial em Domínio Cognitivo e Motor nas cadeiras de : Dificuldades Específicas de Aprendizagem Perturbações da Comunicação


Escola Básica do 1º Ciclo da Portela, EB PORTELA, Portugal.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Escola (de 2005-2007 e 10-13)
Outras informações
2005 a 2007 e 2010 a 2013

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Geral do Ag. Esc. Portela

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Equipa de Auto Avaliação do Agrup.

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do 1º Ciclo do E.B.
Outras informações
Em 2005/2006, 2006/2007, 2009/2010 e 2010/2011 exerceu as funções de Direção como Coordenador de Escola do 1º Ciclo E.B.


Escola Básica 2º Ciclo Forte da Casa, EB 2.3, Portugal.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do 2º Ciclo do EB
Outras informações
Em 2004 exerceu as funções de Direção como Presidente da Comissão Executiva Instaladora.


EB1 nº 2 de Unhos, EB1 UNHOS, Portugal.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Presidente do Conselho Executivo

Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do 1º Ciclo do E.B.
Outras informações
Em 2002/2003 exerceu na mesma escola as funções de Direção como Vice-Presidente do Conselho Executivo.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Presidente do Conselho Executivo


DISCLINICA, DISCLINICA, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Equipa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto Social, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Projeto Social "Aprendizagem para Todos"


QUALCONSOANTE LDA, QUALCONSOANTE, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIretor Geral, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador da Pós Graduação em Dislexia


Universidade Pio Décimo, PIO DÉCIMO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador da PósGraduação Transtornos Apren


ISECENSA, ISECENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador PósGraduação em DISLEXIA DISORT


Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Científico da ABD


Escola Básica 2.3 do Forte da Casa, EB 23 FORTE CASA, Portugal.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Executiva Instaladora



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Validação para a população brasileira da Bateria de Avaliação de Competências Iniciais em Leitura e Escrita
Descrição: Esta investigação correlaciona as Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita (DALE) com o insucesso no Ensino Fundamental e suas implicações ao longo do percurso da criança, transformando-se num problema na vida académica e pessoal. Centra-se na problemática das DALE como resultado da falta de pré-competências do foro cognitivo, psicomotor, de linguagem e maturidade sendo premente uma aferição das áreas básicas desenvolvimentais: maturidade perceptiva; esquema corporal e orientação espacio-temporal; desenvolvimento motor e linguagem, essenciais à otimização da aprendizagem. Assim, apontamos que o desenvolvimento do processo de aquisição e proficiência da leitura e escrita exigem uma avaliação rigorosa e uma intervenção adequada, cabendo ao educador uma ação reeducativa. Pretende-se com esta investigação possa adequar a BACLE: Bateria de Avaliação de Competências inicais para a Leitura e Escrita à população brasileira, validando-a com um grupo significativo de crianças que frequentem as escolas no Brasil. Este instrumento aplicado à amostra, visa avaliar as pré-competências de leitura e escrita em crianças no final da Educação Infantil, contribuindo para a lacuna da avaliação das DALE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2008 - 2011
Intervir para Mudar
Descrição: Projeto no âmbito da integração social de crianças desfavorecidas no Concelho de Loures numa parceria com a CMLoures e o Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2005 - 2009
Agência de fomento: Ministério da Educação e Ciência - Portugal


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia


Revisor de projeto de fomento


2001 - 2002
Agência de fomento: Instituto de Inovação Educacional
2001 - 2002
Agência de fomento: Ministério da Educação e Ciência - Portugal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Dificuldades de Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, R. S.2017PEREIRA, R. S.; TABAQUIM, M. L. . VALIDAÇÃO DE BATERIA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS INICIAIS PARA A LEITURA E ESCRITA ? ESTUDO COM CRIANÇAS COM E SEM FISSURA. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 34, p. 7, 2017.

2.
PEREIRA, R. S.2014PEREIRA, R. S.. Vencendo a Dislexia. Direcional Educador (Impresso), v. 1, p. 3-12, 2014.

3.
PEREIRA, R. S.2013PEREIRA, R. S.. Avaliação e Intervenção em Dislexia. Direcional Educador (Impresso), v. 1, p. 24-28, 2013.

4.
PEREIRA, R. S.2012PEREIRA, R. S.. Neurociência- Aprendizagem da Leitura e suas Pré-Competências. Direcional Educador (Impresso), v. 1, p. 35-40, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2014. v. 2. 150p .

2.
RODRIGUES, I. S. ; MALUF, M. I. ; PEREIRA, R. S. . manual de Intervenção em Competências Iniciais de Leitura e Escrita. 1. ed. Lisboa: Edição de autor, 2014. v. 1. 150p .

3.
PEREIRA, R. S.. LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 1ª. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013. v. 1. 79p .

4.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . BACMAT- Bateria de Aferição de Competências Matemáticas. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2013. v. 2. 60p .

5.
PEREIRA, R. S.. LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2013. v. 1. 72p .

6.
PEREIRA, R. S.; ROCHA, R. M. . BACLE- Bateria de Avaliação de Competências iniciais para a Leitura e Escrita. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2012. v. 2. 60p .

7.
PEREIRA, R. S.. Programa de Neurociência - Intervenção em Leitura e Escrita. 1ª. ed. Viseu: Psicosoma, 2011. v. 1. 190p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, R. S.. Avaliação em Dislexia e os pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita. In: Luciana Mendonça Alves; Renata Mousinho; Simone Aparecida Capellini. (Org.). Dislexia - Novos temas, novas perspectivas. 1ªed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 2, p. 289-304.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, R. S.. E depois de? saber o que é a Dislexia?. Jornal de Tomar, Tomar.

2.
PEREIRA, R. S.. E depois de ?.saber que o meu filho é disléxico?. Jornal de Tomar, Tomar.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, R. S.. Calcular, Ler e Escrever: Como aprender?. In: III Simpósio Nacional da ABPp, 2014, São Paulo. Psicopedagogia: Novos tempos...novos cenários., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, R. S.. Curso em Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEREIRA, R. S.. Neuroaprendizagem: LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, R. S.. Calcular, Ler e Escrever: Como Aprender?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, R. S.. Oficina: Avaliação e Intervenção em Dislexia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, R. S.. Mesa Redonda: Como Orientar as famílias e a escola de crianças disléxicas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEREIRA, R. S.. Dislexia, Disortografia, Discalculia - Diferenciação Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, R. S.. Avaliação em Leitura e Escrita e Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PEREIRA, R. S.; MALUF, M. I. . Na Ponta do Lápis: Neuroalfabetização nos Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, R. S.. Avaliação e Intervenção em Dislexia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PEREIRA, R. S.. Avaliação em Dislexia e Discalculia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, R. S.. O Cérebro e a Aprendizagem da Leitura, Escrita e Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, R. S.. Discalculia: Avaliação e Intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PEREIRA, R. S.. Bateria de Aferição de Competências Matemáticas - BACMAT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, R. S.. Dislexia ou Falta de Pré-competências para a Leitura e Escrita?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEREIRA, R. S.. Avanços Científicos na Avaliação de Competências para a leitura e escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREIRA, R. S.. Curso em Pré-Competências para a Leitura e Escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PEREIRA, R. S.. Mesa Redonda: Intervenção Multidisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PEREIRA, R. S.. Curso: Discalculia- Entender e Intervir na dificuldade com números e cálculos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PEREIRA, R. S.. Cognição e Aprendizagem - Vantagens da estimulação cerebral na aprendizagem da leitura em Disléxicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEREIRA, R. S.. workshop: Neurociência- Intervenção na Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PEREIRA, R. S.. Pré-Competências para a Aprendizagem da Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PEREIRA, R. S.. Neuroeducação e Leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEREIRA, R. S.. oficina: Neurociências- Neuroeducação e a Leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PEREIRA, R. S.. Neuroeducação, Dislexia e Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PEREIRA, R. S.. Como aprende o cérebro? O errar como vantagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEREIRA, R. S.. Intervenção em Dislexia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PEREIRA, R. S.. Curso em Estratégias de Motivação e Intervenção na Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PEREIRA, R. S.. A anatomia do cérebro e a dislexia - Diagnóstico e Intervenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PEREIRA, R. S.. Dislexia e Disortografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PEREIRA, R. S.. Curso: Dislexia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, R. S.. Renascida. Lisboa, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
PEREIRA, R. S.. Método DOLF , Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico. Lisboa, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, R. S.. O Cérebro que Aprende. 2014.

2.
PEREIRA, R. S.. Dislexia e o papel da família. 2014.

3.
PEREIRA, R. S.. Propriocepção e Síndrome de Desenvolvimento Postural. 2014.

4.
PEREIRA, R. S.. Dificuldades de aprendizagem específicas ? Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. 2014.

5.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . Discalculia. 2014.

6.
PEREIRA, R. S.. Distúrbio de Processamento Auditivo Central. 2014.

7.
PEREIRA, R. S.. O Segredo para Alcançar o Sucesso na Escola.. 2014.

8.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . Praça da Alegria - Discalculia. 2013.

9.
PEREIRA, R. S.. Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PEREIRA, R. S.. Manual para avaliar as dificuldades na aprendizagem será lançado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PEREIRA, R. S.. Dislexia na Globo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
PEREIRA, R. S.. Dislexia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PEREIRA, R. S.. Distúrbios de Aprendizagem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
PEREIRA, R. S.. Avaliação de Pré-Competências. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
PEREIRA, R. S.. Saiba como identificar disturbios de aprendizagem nas crianças. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
PEREIRA, R. S.. Portugal no Coração- Dislexia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, R. S.. Ser Disléxico. 2014; Tema: Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. (Blog).

2.
PEREIRA, R. S.. Viagem Pelo Cérebro. 2014; Tema: Dificuldades de Aprendizagem. (Rede social).

3.
PEREIRA, R. S.. Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 2012; Tema: Dislexia. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, R. S.. Distúrbios de Aprendizagem. 2012. (DVD - SENAC).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRAGA, P. D.; CAVACO, N.; PEREIRA, R. S.. Participação em banca de Sara Marisa Carneiro da Costa. Programa de Estimulação na Atenção e Concentração. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

2.
PEREIRA, R. S.. Participação em banca de Laura Cristina Madeira Miranda Lourenço.. Intervenção Pedagógica Com Uma Criança Disléxica.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

3.
PEREIRA, R. S.. Participação em banca de Nélia Cristina Marques Lourenço Calado.. Atitude dos pares com uma criança disléxica.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

4.
PEREIRA, R. S.; GAMEIRO, M.. Participação em banca de Marta Susana de Jesus dos Reis Batista Gameiro. A Avaliação Diagnóstica na Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita como garantia de inclusão.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

5.
PEREIRA, R. S.; PAULO, M. F. C.. Participação em banca de Maria Fernanda Costa Paulo. Dif iculdades de Linguagem Oral/Dif iculdades de Aprendizagem.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

6.
LOPES., M. C. S.; PEREIRA, R. S.. Participação em banca de MARIA CRISTINA SANTOS LOPES.. ATITUDE DOS PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO REGULAR.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

7.
ROCHA, R. M. M.; PEREIRA, R. S.. Participação em banca de RITA MANUELA MOREIRA DA ROCHA. AVALIAÇÃO DE PRÉ COMPETÊNCIAS PARA INÍCIO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

8.
CUNHA, S. M. S.; PEREIRA, R. S.. Participação em banca de Sandra Margarida Sousa Cunha. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita fatores pedagógicos e cognitivos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

9.
CARNEIRO, S. R. C.; PEREIRA, R. S.. Participação em banca de Sofia Raquel Correia Carneiro. Atitude dos Pais e Professores perante Crianças com Dislexia.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SERRA, A. J. R.; CAVACO, N.; BRAGA, P. D.; PEREIRA, R. S.. Intervenção em Disortografia - Aplicação de Inventários Cacográficos. 2014. Escola Superior de Educação Almeida Garrett.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, R. S.; SEVERINO, A. I. . III Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 2017. (Congresso).

2.
PEREIRA, R. S.; SEVERINO, A. I. . II Congresso Internacional em Dislexia. 2015. (Congresso).

3.
PEREIRA, R. S.; SEVERINO, A. I. . Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 2014. (Congresso).

4.
PEREIRA, R. S.. Educar com Amor - A Arte de Ensinar e Aprender. 2013. (Outro).

5.
PEREIRA, R. S.. Ler e Escrever - já posso aprender?. 2012. (Outro).

6.
PEREIRA, R. S.. I Encontro em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 2012. (Outro).

7.
PEREIRA, R. S.. Comissão Científica do LIC'12- Lusófona International Congress. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Laura Cristina Madeira Miranda Lourenço. Intervenção Pedagógica Com Uma Criança Disléxica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

2.
Nélia Cristina Marques Lourenço Calado. Atitude dos pares com uma criança disléxica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

3.
Marta Susana de Jesus dos Reis Batista Gameiro. A Avaliação Diagnóstica na Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita como garantia de inclusão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

4.
Maria Fernanda Costa Paulo. Dificuldades de Linguagem Oral/Dificuldades de Aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

5.
MARIA CRISTINA SANTOS LOPES. ATITUDE DOS PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA NO ENSINO REGULAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

6.
RITA MANUELA MOREIRA DA ROCHA. AVALIAÇÃO DE PRÉ COMPETÊNCIAS PARA INÍCIO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

7.
Sandra Margarida Sousa Cunha. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita ? fatores pedagógicos e cognitivos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.

8.
Sofia Raquel Correia Carneiro. Atitude dos Pais e Professores perante Crianças com Dislexia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, . Orientador: Rafael António da Silva Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, R. S.2014PEREIRA, R. S.. Vencendo a Dislexia. Direcional Educador (Impresso), v. 1, p. 3-12, 2014.

2.
PEREIRA, R. S.2012PEREIRA, R. S.. Neurociência- Aprendizagem da Leitura e suas Pré-Competências. Direcional Educador (Impresso), v. 1, p. 35-40, 2012.


Livros e capítulos
1.
PEREIRA, R. S.. Programa de Neurociência - Intervenção em Leitura e Escrita. 1ª. ed. Viseu: Psicosoma, 2011. v. 1. 190p .

2.
PEREIRA, R. S.; ROCHA, R. M. . BACLE- Bateria de Avaliação de Competências iniciais para a Leitura e Escrita. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2012. v. 2. 60p .

3.
PEREIRA, R. S.. LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 1ª. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013. v. 1. 79p .

4.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . BACMAT- Bateria de Aferição de Competências Matemáticas. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2013. v. 2. 60p .

5.
PEREIRA, R. S.; RODRIGUES, I. S. . Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2014. v. 2. 150p .

6.
PEREIRA, R. S.. LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 1ª. ed. Lisboa: Edição de Autor, 2013. v. 1. 72p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, R. S.. E depois de? saber o que é a Dislexia?. Jornal de Tomar, Tomar.

2.
PEREIRA, R. S.. E depois de ?.saber que o meu filho é disléxico?. Jornal de Tomar, Tomar.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, R. S.. Dislexia e Disortografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, R. S.. Cognição e Aprendizagem - Vantagens da estimulação cerebral na aprendizagem da leitura em Disléxicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, R. S.. workshop: Neurociência- Intervenção na Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, R. S.. Pré-Competências para a Aprendizagem da Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, R. S.. Oficina: Avaliação e Intervenção em Dislexia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEREIRA, R. S.. Mesa Redonda: Como Orientar as famílias e a escola de crianças disléxicas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PEREIRA, R. S.. Neuroaprendizagem: LER- Leitura, Escrita e Reeducação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, R. S.. Calcular, Ler e Escrever: Como Aprender?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Registo de Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas:
A46- Português/Língua Portuguesa
B06- Educação Especial
C05- Didáticas Específicas (Português)


Professor integrante do GEP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 19:03:32