Rodrigo Mira do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3733186976224892
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Tem experiência na área de Filosofia, e na área de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Mira do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
MIRA. R.N


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
E.E.E.F.M. Professor Nagib Coelho Matni, NAGIB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Form(ação) de Professoras/es em tempos de ditadura: o Instituto de Educação do Pará no período de 1964 a 1985
Descrição: O projeto apresenta como objetivo desvelar as práticas singulares da formação de professoras/es no Pará no Instituto de Educação do Pará (IEP), destacando as adesões, as resistências e as acomodações ao projeto do Estado ditatorial brasileiro. Pretende responder as seguintes problematizações: como as/os professoras/es e alunas/os egressas/os do IEP compreenderam e viveram a formação de professores em um tempo de ditadura? Como se apresentaram no cotidiano da escola as adesões, as resistências e as acomodações ao projeto político ditatorial do Estado brasileiro e paraense em relação à formação de professoras/es? Para isso opta-se pela metodologia da pesquisa documental. A base documental será consubstanciada em publicações oficiais emanadas dos Governo Federal e Estadual (este último mantenedor da Instituição de Ensino, objeto desta pesquisa), bem como de organismos, entidades e instituições que definiram orientações para a formação de professores; registros relacionados ao curso de formação de professores ofertado pelo IEP, entre ele atas da Congregação, normativas internas, bem como documentos relativos às diferentes dimensões curriculares a serem problematizadas e analisadas neste projeto. Soma-se a estes os documentos gerados a partir dos instrumentais da história oral, sendo os ex-professores, ex-gestores e ex-alunos os sujeitos geradores dos depoimentos à serem colhidos. Como campo de investigação delimita-se o curso de Formação de Professores ofertado pela Instituto de Educação do Pará (IEP)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Museu da Educação Amazônico-MEA: teoria e prática. 2016.
Descrição: Museu da Educação Amazônico-MEA: teoria e prática, é parte do projeto, ?FORM(A)ÇÃO PROFESSORAS/ES EM TEMPOS DE DITADURA: a experiência do Instituto de Educação do Pará.?; articula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação - GEPHE, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e ao Grupo de Estudos e Pesquisas ao Grupo de Estudos e Pesquisa ?História, Sociedade e Educação? (HISTEDBR - Pará), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? (HISTEDBR) - CNPq, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP ?; pretende auxiliar no Levantamento, organização e sistematização de dados sobre formação de professoras do IEP - Instituto de Educação do Pará, de 1964 a 1985, com vista a escritura do relatório previsto no projeto de pesquisa e bem como alimentar a perspectiva de sedimentação da pesquisa em história da educação da Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Mira do Nascimento - Integrante / Maria José Aviz do Rosário - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRA. R.N; ROSÁRIO, Maria José Aviz do . MOVIMENTO ESTUDANTIL BELENENSE EM 64 ? 65 FRENTE A INSTAURAÇÃO DO GOLPE MILITAR. In: XIV Jornada do HISTEDBR: ?A Pedagogia, Histórico-Crítica, a Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa?, 2017, Foz do Iguaçu. nais da Jornada do XIV HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa, 03 a 05 de 2017.. Foz do Iguaçu, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRA. R.N; ROSÁRIO, Maria José Aviz do. . A PESQUISA EM ARQUIVOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA NO ARQUIVO DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (IEP). In: XV Jornada do HISTEDBR: 'História da Educação entre os desafios da Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Básica, 2018, Belém. Anais da XV Jornada do HISTEDBR: "História da Educação entre os desafios da Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Básica, 2018.

2.
MIRA. R.N; ROSÁRIO, Maria José Aviz do . A Ditadura Militar e a Lei nº 5.692/71. In: IX Forum Internacional de Pedagogia - Educação, Resistencia, Liberdade: Desafios Pedagogicos de uma sociedade em transe, 2017, Abaetetuba. Anais do IX Forum Internacional de Pedagogia - Educação, Resistência, Liberdade: Desafios Pedagógicos de uma sociedade em transe, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, L. V. F. ; MIRA. R.N . Platão, Virtude e Política.. In: 4º Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA: História e Problemas de Epistemologia., 2014, Belém. 4º Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. Belém: FAFIL, 2014. v. Vol. 1. p. 1-127.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Educação Profissional Brasileira e Paraense: Problemas e desafios. 2016. (Oficina).

2.
A Inserção da Família no Cotidiano Escolar. 2016. (Oficina).

3.
As Contradições da Educação em Tempos Neoliberais. 2016. (Outra).

4.
Educação e Desenvolvimento da Amazônia. 2016. (Oficina).

5.
Educação e Luta de Classes: É possível uma educação sem partidoW. 2016. (Oficina).

6.
II Seminário Universidade em Diálogos Sustentáveis: Educação Ambiental Crítica e Transformadora, Principais desafios e perspectivas. 2016. (Seminário).

7.
Oficina de Produção de Textos Científicos. 2016. (Oficina).

8.
VIII Fórum Internacional de Pedagogia. 2016. (Congresso).

9.
V Seminário Norte da Anpae e VI Encontro Estadual do Pará. 2016. (Seminário).

10.
Afirmação Identitária na Pós Modernidade. 2015. (Outra).

11.
Educação e Relações Raciais: Possibilidade de ações de combate ao racismo na educação infantil e séries iniciais.. 2015. (Outra).

12.
Espinosa e o Cartesianismo. 2015. (Outra).

13.
Legislação Ambiental. 2015. (Outra).

14.
Amor não chora de Sofrimento. 2014. (Outra).

15.
III Colóquio Kant e o kantismo.. 2014. (Simpósio).

16.
IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2014. (Encontro).

17.
O Papel do Eros na filosofia Platônica. 2014. (Outra).

18.
Semana do Calouro 2014 de Filosofia. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETIIT, Pere ; ROSÁRIO, Maria José Aviz do ; MIRA. R.N . A relação entre o golpe Civil-Militar de 1964 e o recente golpe institucional de 2016. 2016. (Exposição).

2.
NUNES, S. ; ALVES, S.S ; SANTO, D. G. E. ; ALVES, L. V. F. ; MIRA. R.N . I Jornada Benedito Nunes. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:25:06