Francely Priscila Costa e Silva

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  • Última atualização do currículo em 02/03/2017


Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura, 2013; Bacharelado, 2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em: - pesquisa educacional, com ênfase em avaliação de sistemas educacionais, análise de itens e trabalho docente; - pesquisa de mercado, opinião pública e pesquisa quantitativa com dados em grande escala com o uso de software (SPSS) e técnicas de análise; - manipulação de dados estatísticos educacionais; - experiência em programas de manipulação de dados (SPSS), de contagem de palavras (TestStat), de geoprocessamento (Mapinfo e ArcGis), de cadastro de referências bibliográficas (EndNote) e de análise de observações, grupos focais, entrevistas (N-Vivo). É membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/FaE/UFMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francely Priscila Costa e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096372


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): FUNDEP, FUNDEP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Políticas educacionais: regulação, avaliação e circulação de conh. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas Avançadas de Análise Quantitativa CH:15h.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
SPSS Básico - Mquinho - CH: 15h.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Análise de Conteúdo - Mquinho (Carga Horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao uso do PSPP - Mquinho - CH: 8h.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais CH:15h.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Grupos Focais - Mquinho - CH: 12h.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/FaE/UFMG)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Membro de empresa júnior, Enquadramento Funcional: Membro de empresa júnior
Outras informações
- Membro da MEIOS - Empresa Júnior de Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) exercendo os cargos de coordenadora de Recursos Humanos e vice-coordenadora de Projetos. As atividades como coordenadora de RH eram: propiciar interação entre os membros da empresa; elaborar certificados de participação na empresa; ser responsável pelos Processos de Trainee. Já as atividades de vice-coordenadora de Projetos eram: elaborar, executar e analisar pesquisas, bem como gerar relatórios das mesmas; supervisionar ou coordenar as pesquisas. - Representante da MEIOS nas reuniões do Movimento Empresa Júnior (MEJ) da UFMG. - Participação na pesquisa para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) sobre o projeto "Reinventando o Ensino Médio". - Experiência em aplicação de questionários.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Membro do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - GAME/FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora da disciplina "Sistemas de Avaliação Educacional" (CAE150) ministrada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG, sob a orientação da professora Maria Teresa Gonzaga Alves e o professor colaborador José Francisco Soares. Atividades desenvolvidas: Auxílio aos professores na dinâmica da aula, contato com os alunos e envio de material didático. A monitoria possibilitou aprendizagem sobre o campo educacional.


CP2 - Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda, CP2, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25
Outras informações
- Estagiário na CP2 - Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda com experiência em pesquisas de mercado e de opinião pública. - Estagiário no setor Comercial da empresa. - Participação em pesquisas para a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para a Copasa e para o Banco Central. - O estágio possibilitou: Aprimoramento e execução dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica; elaboração de análises e relatórios de pesquisas, a partir dos dados obtidos em pesquisas quantitativas e qualitativas; construção das apresentações das pesquisas em power point, assim como a preparação de todo o material de apresentação das mesmas;revisão e correção das análises e dos dados; elaboração de questionários; diagramação de relatórios estatísticos; desenvolvimento de capacidade de inovação, atenção às tendências do mercado e de cooperação entre os colegas; estabelecimento de parcerias com diversas áreas a fim de realizar as pesquisas; contato direto com os clientes, na captação de novas pesquisas, no agendamento de reuniões, no esclarecimento de dúvidas e na realização de briefing de pesquisa; realização de propostas de pesquisa para os clientes; organização dos arquivos da empresa (Contatos dos clientes e Atestados de Capacidade Técnica); captação de novos editais sobre pesquisas a serem realizadas, bem como o resumo dos mesmos e apresentação para discussão; preparação dos documentos da empresa para submissão de proposta de pesquisa aos editais; recebimento e andamento da pesquisa até o momento da mesma ser encaminhada para o setor de Campo da empresa.


Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades realizadas no estágio: revisão Bibliográfica a respeito dos determinantes demográficos e socioeconômicos de sucesso acadêmico dos alunos dos cursos de engenharia do país e das políticas públicas que ocasionaram a expansão do ensino superior no país; treinamento em pesquisa, através de softwares estatísticos (SPSS e Excel) e de geoprocessamento (Mapinfo e ArcGis). O estágio possibilitou formação para a pesquisa, além de formação na área de projeções populacionais e de força de trabalho.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Autonomia e responsabilização no contexto escolar:os desafios para os diretores frente às exigências de justiça social e eficiência educativa
Descrição: Na atualidade muitos sistemas educativos têm experimentado mudanças de referencial. Os sistemas de avaliação se desenvolveram em larga escala em âmbito nacional e internacional, sendo via de regra padronizados, levam a comparações entre os países. Os países que passam por dificuldades são encorajados a se inspirar em "boas práticas", o que no campo científico tem reforçado a concepção de conhecimento baseado em evidência. Em meio a mudanças de paradigma nos sistemas educacionais que apontam para a exigência de responder a critérios de eficiência definidos em âmbito internacional, o Brasil vive transformações substantivas na organização e gestão da educação pública que estão dirigidas inclusão de setores que por séculos estiveram alijados do sistema educacional. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares a formação para o desenvolvimento econômico do País, ao mesmo tempo em que se espera pela educação, por em marcha políticas sociais dirigidas aos mais pobres. Essas políticas chegam ao contexto escolar como exigências que o corpo docente deve responder, resultando em tensões e acomodações. Os gestores escolares são os principais sujeitos que devem responder por esse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A experiência do cinema na docência: outros enredos e telas de professores/as
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Autonomia e responsabilização no contexto escolar:os desafios para os diretores frente às exigências de justiça social e eficiência educativa
Descrição: Na atualidade muitos sistemas educativos têm experimentado mudanças de referencial. Os sistemas de avaliação se desenvolveram em larga escala em âmbito nacional e internacional, sendo via de regra padronizados, levam a comparações entre os países. Os países que passam por dificuldades são encorajados a se inspirar em "boas práticas", o que no campo científico tem reforçado a concepção de conhecimento baseado em evidência. Em meio a mudanças de paradigma nos sistemas educacionais que apontam para a exigência de responder a critérios de eficiência definidos em âmbito internacional, o Brasil vive transformações substantivas na organização e gestão da educação pública que estão dirigidas inclusão de setores que por séculos estiveram alijados do sistema educacional. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares a formação para o desenvolvimento econômico do País, ao mesmo tempo em que se espera pela educação, por em marcha políticas sociais dirigidas aos mais pobres. Essas políticas chegam ao contexto escolar como exigências que o corpo docente deve responder, resultando em tensões e acomodações. Os gestores escolares são os principais sujeitos que devem responder por esse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
2014 - Atual
O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase 2
Descrição: A Fase 2 da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil será empreendida em cinco estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná), contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais. Propõe aprofundar os conhecimentos produzidos por meio do survey realizado na fase 1, lançando mãos de metodologias qualitativas, como: 1) Grupos Focais - realização de grupos focais com trabalhadores docentes que responderam ao survey nos cinco estados contemplados na pesquisa com vistas ao aprofundamento de temas/problemas levantados a partir das respostas ao questionário utilizado na fase quantitativa da pesquisa: temas/problemas relacionados às condições de vida e trabalho dos docentes. Espera-se que a realização dos grupos focais com os docentes possa aprofundar as particularidades do trabalho desenvolvido por docentes das escolas públicas, na educação básica (compreendendo a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em relação aos diferentes blocos de atividades realizadas pelos docentes; 2) Observação etnográfica em unidades educacionais específicas com o objetivo de conhecer a intimidade do processo de trabalho dos docentes e possibilitar a confrontação dessa observação com os depoimentos recolhidos nos grupos focais e as respostas aos questionários. Será sorteada uma unidade educacional por município amostrado e a observação será realizada por pesquisador experiente que deverá registrar suas impressões no diário de campo. As observações serão realizadas durante dois meses em diferentes visitas. Propõe, ainda, traçar o perfil da gestão nas unidades de educação básica a partir dos (a) depoimentos dos gestores coletado, por meio de entrevistas, na 1ª fase da pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil , dos (b) dados estatísticos disponíveis e dos (c) pressupostos normativos que orientam a gestão educacional nos estados e municípios amostrados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / Ana Maria Clementino Silva - Integrante / Livia Maria Fraga Vieira - Integrante / Mércia Noronha Pinto - Integrante / Álvaro Hypolito - Integrante / Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues - Integrante / Alexandre William Barbosa Duarte - Integrante / Pauliane Romano Cirilo - Integrante / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Danielle Fernandes Cirino - Integrante / Carlos Alexandre Soares da Silva - Integrante / Danilo Marques Silva - Integrante / Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Maria Helena Gonçalves Augusto - Integrante / Tiago Grama - Integrante / Carlos Henrique Lopes Pinheiro - Integrante / Edmilson Antônio Pereira Junior - Integrante / Juliana Fátima de Souza - Integrante / Rodrigo da Silva Quadros - Integrante.
2012 - 2013
Projeções multiregionais da mão-de-obra qualificada no Brasil
Descrição: Nos anos recentes tem se observado uma discussão no Brasil sobre como as perspectivas de desenvolvimento do país para as próximas décadas poderiam estar sendo comprometidas por um possível quadro de escassez de mão de obra qualificada. Embora se reconheça que a escassez de profissionais qualificados em áreas estratégicas (como engenharia, produção, construção, áreas de saúde, ciência e tecnologia, etc.) possam impor gargalos para o desenvolvimento econômico e social, o diagnóstico de que o Brasil está efetivamente passando por um quadro de escassez não é consensual e merece ser analisado com maior profundidade. O presente projeto de pesquisa visa contribuir nesse debate aportando uma abordagem demográfica para discussão acerca da formação de recursos humanos qualificados (com nível superior de escolaridade) em algumas dessas áreas estratégicas para o país. Nesse sentido, busca-se contribuir com a construção de projeções demográficas da disponibilidade desses profissionais no Brasil e suas sub-unidades espaciais com cenários para o ano de 2030. As projeções demográficas têm se tornado cada vez mais importante no cenário do planejamento público e privado brasileiro, especialmente diante do ritmo acelerado de envelhecimento populacional e do crescimento da economia que se tem observado nos últimos anos no Brasil. Contudo, embora as clássicas projeções demográficas para a população total, por sexo e idade, apresentem razoável nível de amadurecimento do ponto de vista metodológico, em se tratando de projeções de grupos populacionais muito específicos, tais como a oferta futura de profissionais de uma determinada área de formação acadêmica e/ou que estarão disponíveis para trabalhar em um determinado setor da economia, há ainda um amplo espaço para aprimoramentos metodológicos. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é, portanto, projetar a oferta futura de profissionais de alta qualificação (com nível superior de escolaridade em áreas a serem definidas, muito provavelmente engenharias) para o Brasil e suas meso-regiões no período 2012-2030, buscando: I. Aprimorar a metodologia de projeções da força de trabalho qualificada com especial atenção para a incorporação da função ?migração? naquelas estimativas; II. Projetar para cada meso-região a população de alunos ingressantes e concluintes nos cursos de nível superior de interesse até 2030; III. Fazer projeção da função ?decremento? para população com nível superior de escolaridade até 2030; IV. Fazer uma análise descritiva da distribuição espacial da mão de obra qualificada por meso-regiões do Brasil e do seu padrão migratório nos anos recentes; A pesquisa é uma parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), o MInistério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Departamento de Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / Geovane da Conceição Máximo - Coordenador / Glauco José de Matos Umbelino - Integrante / Paula Márcia Garcia Brasil - Integrante / Octávio Alcântara Torres - Integrante / Bianca Mariquito Naime - Integrante.
2011 - 2012
Nivel Socioeconômico das escolas de educação básica
Descrição: Uma dimensão central nos estudos educacionais é o nível socioeconômico (NSE) dos alunos. O NSE compreende o ambiente econômico e social que o aluno compartilha com pais, irmãos e outros membros do agrupamento familiar. Trata-se de um fator latente, não diretamente observado, que pode ser apreendido pela agregação dessas dimensões. Esta proposta de pesquisa visa produzir uma medida de NSE das escolas públicas de educação básica brasileiras. Os dados analisados provêm das avaliações de desempenho escolar realizadas por órgãos oficiais. Estas são acompanhadas por questionários que incluem itens para medir fatores contextuais associados aos alunos e as escolas. Como ferramenta básica de analise, será utilizada a Teoria da Resposta ao Item (TRI), uma técnica estatística adequada para a medição de construtos que só podem ser medidos por meio de indicadores. O NSE a ser estimado poderá ser utilizado como uma ferramenta para análises explicativas sobre os resultados do desempenho das escolas públicas, bem como para orientar a seleção de escolas para outros estudos educacionais. Portanto, pretende-se divulgar amplamente os valores do indicador de NSE para todas as escolas para os quais ele for calculado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Maria Teresa Gonzaga Alves - Coordenador.
2011 - 2011
Complexidade de textos: análise dos itens da Prova Brasil e SAEB
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / José Francisco Soares - Coordenador / Maria Teresa Gonzaga Alves - Integrante.
2011 - 2011
Itens de testes de Leitura e Legibilidade
Descrição: O propósito da pesquisa era avaliar o grau de legibilidade e o uso de palavras do nosso contexto nos textos que são suportes para os itens de avaliações do sistema educacional brasileiro, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As metas da pesquisa eram: elaboração de um banco de dados e algumas correlações que serviriam de base para outras pesquisas e a preparação de um artigo para ser submetido ao Encontro Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, que ocorreu em Fortaleza, em 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francely Priscila Costa e Silva - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Maria Teresa Gonzaga Alves - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, Adriana Maria Cancella ; SARAIVA, A. M. A. ; SILVA, A. M. C. ; DE ANDRADE, C. R. B. ; SILVA, D. M. ; SILVA, F. P. C. ; SILVA, H. O. G ; CASTRO, L. de Jesus . O perfil dos sujeitos docentes da Educação em Tempo Integral de duas escolas de Belo Horizonte: quem são os profissionais que tem atuado no Programa Escola Integrada e no projeto Educação em Tempo Integral. In: III Encontro de Pesquisadores Mineiros - Educação em Foco, 2017, Belo Horizonte. Anais do III Encontro de Pesquisadores Mineiros - Educação em Foco, 2016. p. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. P. C.; SILVA, A. M. C. ; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, D. M. ; SILVA, H. O. G ; CASTRO, L. de Jesus . Estudo Investigativo sobre a Educação em Tempo Integral: Dimensões da Realidade Educacional em Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LARA, M. L. ; SILVA, F. P. C. ; MATA, D. . Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase 2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, F. P. C.; SOARES, J. F. ; ALVES, M. T. G. . O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras - dados educacionais retratando a realidade brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L.M.F. ; DUARTE, Adriana Maria Cancella ; MELO, Savana Diniz Gomes ; SILVA, F. P. C. . Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase II. 2015. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Encontro).

2.
III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Encontro).

3.
Colóquio Formação Docente para a Educação Básica: como avançar?. 2015. (Outra).

4.
Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB. 2015. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Seminário).

6.
Violência nas Escolas. 2013. (Seminário).

7.
X Jornada de Ciências Sociais - América Latina. 2013. (Seminário).

8.
As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo a partir dos dados do SIMAVE/PROEB 2007. 2012. (Outra).

9.
Particularidades da infância na complexidade social ? um estudo sociológico acerca das configurações infantis. 2012. (Outra).

10.
Projeções multiregionais da mão-de-obra qualificada no Brasil.Projeção da "função" entrada no mercado de trabalho. 2012. (Seminário).

11.
Recursos e dispositivos para escolares. 2012. (Outra).

12.
Além da Torre de Marfim: As Ciências Sociais no Mercado de Trabalho. 2011. (Seminário).

13.
Sétima Semana de Ciências Sociais - Se essa rua fosse minha: reflexões sobre o urbano. 2009. (Seminário).

14.
VII Ciclo de Palestras e Debates - Aspectos do Religioso no Mundo Contemporâneo. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. P. C.. I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Outro).

2.
SILVA, F. P. C.. I I I Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Outro).

3.
SILVA, F. P. C.. I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Outro).

4.
SILVA, F. P. C.. III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Outro).

5.
SILVA, F. P. C.. XI Seminario Internacional de la Red Estrado - Movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización. 2016. (Outro).

6.
SILVA, F. P. C.. Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Outro).

7.
SILVA, F. P. C.. X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


O artigo O perfil dos sujeitos docentes da Educação em Tempo Integral de duas escolas de Belo Horizonte: Quem são os profissionais que tem atuado no Programa Escola Integrada e no Projeto Educação em Tempo Integral? realizado em co autoria com Dalila Oliveira, Adriana Duarte, Ana Maria Saraiva, Ana Maria Clementino, Camila Andrade, Danilo Silva, Heloísa Gomes e Lorena Castro foi submetido e aprovado para publicação nos anais do III Encontro de Pesquisadores Mineiros, o qual ocorreu em Belo Horizonte em maio de 2016.



O artigo Estudo Investigativo sobre a Educação em Tempo Integral: Dimensões da realidade educacional em Minas Gerais realizado em co autoria com Ana Maria Clementino, Dalila Oliveira, Danilo Silva, Heloísa Gomes e Lorena Castro foi submetido e aprovado para publicação nos anais do XI Seminário Internacional da Red Estrado, o qual ocorrerá no México em novembro de 2016.



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