Deivid Regis dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4641208638358824
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e mestrado em Análise do Comportamento pela mesma instituição. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Londrina e psicólogo clínico na clinica Attento - bem estar e desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deivid Regis dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. R.;SANTOS, DEIVID REGIS


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Análise do Comportamento.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Análise do processo terapêutico em grupo para pessoas com Transtorno Bipolar,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Rita Zoéga Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Terapia Analitico Comportamental; categorização de comportamentos; Transtorno Bipolar; Psicoterapia de Grupo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: análise do comportamento.
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Desesperança criativa: criando um contexto para a mudança comportamental. (Carga horária: 12h).
Atitude Cursos, ATITUDE PSI, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias Integradas de Cuidado aos Usuários de Álcool e outras drogas. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Terapias Contextuais: a Terapia Comportamental Dialética e sua aplicabilida. (Carga horária: 8h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2017 - 2017
Vídeo aula no ambiente virtual de aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Workshop FAP nível II. (Carga horária: 16h).
Centro Integrado De Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental., CINP, Brasil.
2016 - 2016
Aprimoramento em Terapia Analítico-comportamental. (Carga horária: 100h).
Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias Ps. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Atenção a homens e mulheres em situação de violênc. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso aberto em Alcool e drogas. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
II Workshop FAP -Psicoterapia Analítico Funcional. (Carga horária: 16h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2015 - 2015
Política Nacional de Saúde Integral LGBT. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
TDAH - Discussões e estudo de caso.. (Carga horária: 3h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2014 - 2015
Atendimento Clínico à Comunidade Infantil de Baixa. (Carga horária: 189h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Desenhos animados educativos no desenvolvimento de. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Definindo variáveis relac a processos comportament. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Supervisão Pública - Discussão de casos clínicos. (Carga horária: 8h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Língua Inglesa - Básico 2. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso Básico 1 em Língua Inglesa. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Educação sexual: subsídios para futuros profission. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Análise aplicada à relação terapêutica. (Carga horária: 4h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos de Psicoterapia, IACEP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Estadual Olavo Bilac, CEOB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Escolar, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário de Psicologia Escolar sob supervisão da Professora Doutora Solange Maria Beggiato Mezzaroba.


Hospital Universitário de Londrina, HU - UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Org e do Trabalho, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário de Psicologia Organizacional e do Trabalho sob supervisão das professoras Cristiane Vercesi e Ana Cláudia Barbosa da Silva-Roosli.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicólogo clínico, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estagiário em docência, Enquadramento Funcional: Professor na Disciplina Promoção da saúde..., Carga horária: 5

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Supervisor na Disciplina Estágio Supervisiona, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Professor na Disciplina Psicologia Comportame, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Clínica, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em Psicologia Clínica supervisionado pela Professora Maria Rita Zoéga Soares.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Colaborador bolsista do projeto de extensão "NEDDIJ - Núcleo de estudos e defesa dos direitos da infância e juventude".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Outras informações
Monitor acadêmico da disciplina Análise Comportamental Aplicada

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Colaborador bolsista do projeto " A Ergonomia e a Psicologia: uma relação necessária para o trabalho humano.


Attento - bem estar e desenvolvimento humano, ATTENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo clínico, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM GRUPO PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR.
Descrição: O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR (TAB) É DEFINIDO PELA OCORRÊNCIA DE EPISÓDIOS DE MANIA, HIPOMANIA E DEPRESSÃO. CONFIGURA-SE COMO UMA CONDIÇÃO CRÔNICA GRAVE QUE AUMENTA A PROBABILIDADE DA OCORRÊNCIA DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS A ASPECTOS EMOCIONAIS, FÍSICOS E SOCIAIS. O ALTO GRAU DE SOFRIMENTO DESTES PACIENTES SE CARACTERIZA POR PERTURBAÇÕES DO HUMOR ACOMPANHADAS DE ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E FISIOLÓGICAS DEBILITANTES. O TAB PODE APRESENTAR COMORBIDADES COM OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, ABUSO DE SUBSTÂNCIAS E RISCO ELEVADO DE SUICÍDIO. DEVIDO À GRAVIDADE DO TRANSTORNO, O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO TEM SIDO CONSIDERADO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, MESMO COM A MEDICAÇÃO, MUITOS DOS PACIENTES APRESENTAM RECAÍDA OU NÃO ADEREM AO TRATAMENTO COMO DEVERIAM. O SUCESSO DA FARMACOTERAPIA ESTÁ CONDICIONADO À ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PODE CONTRIBUIR PARA TAL CONDIÇÃO ALÉM DA EFICÁCIA TERAPÊUTICA, A PREVENÇÃO DE RECAÍDAS E A MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DESTES INDIVÍDUOS. A PSICOEDUCAÇÃO É UMA DAS ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AO PACIENTE COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO E DO TRATAMENTO, ALÉM DE DESENVOLVER REPERTÓRIO PARA LIDAR COM TAL CONDIÇÃO E AUXILIAR NO CONTROLE DOS SINTOMAS RELACIONADOS À MANIA. INTERVENÇÕES QUE UTILIZAM ESTRATÉGIAS DE MINDFULNESS (OU ATENÇÃO PLENA) TÊM SIDO UTILIZADAS PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, COM ENFOQUE EM RECURSOS UTILIZADOS PELA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT) E CONSIDERADAS EFETIVAS PARA O CONTROLE DE SINTOMAS RELACIONADOS À DEPRESSÃO DE UMA MANEIRA GERAL. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE AVALIAR UMA INTERVENÇÃO COM BASE EM UM PROGRAMA COMBINADO DE PSICOEDUCAÇÃO E DE TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL BASEADA EM MINDFULNESS, COM ENFOQUE EM RECURSOS UTILIZADOS PELA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT), QUANTO AO CONTROLE DOS SINTOMAS DE MANIA E DE DEPRESSÃO, INCLUINDO ASPECTOS RELACIONADOS À QUALIDADE DE VIDA E A ADESÃO AO TRATAMENTO. O ESTUDO SERÁ DESENVOLVIDO COM UM GRUPO DE 8 PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM O TAB, QUE ESTÃO SOB TRATAMENTO NO SETOR DE PSIQUIATRIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. A INSTITUIÇÃO ATUALMENTE ESTÁ INVESTINDO NA AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS DIRECIONADOS AO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO DESTA REGIÃO. OS INDIVÍDUOS ENCAMINHADOS PARTICIPARÃO DE SESSÕES SEMANAIS DE INTERVENÇÃO DE 90 MINUTOS. O TRABALHO SERÁ REALIZADO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA DA MESMA UNIVERSIDADE E CONDUZIDO POR DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ALUNOS DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ESTAGIÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DOCENTE DO DEPARTAMENTO E ALUNOS DA RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA. SERÃO EFETUADAS DEZ SESSÕES NO TOTAL EM UM PERÍODO DISPOSTO AO LONGO DE DOIS MESES. PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES SERÃO UTILIZADAS A ESCALA DE HAMILTON HDRS; ESCALA YOUNG YMRS E O QUESTIONÁRIO WHOQOL-BREF, APLICADOS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO. PADRÕES COMPORTAMENTAIS RELACIONADOS À ADESÃO E AOS EPISÓDIOS DE MANIA E DE DEPRESSÃO SERÃO ANALISADOS FUNCIONALMENTE. ESPERA-SE QUE O TRABALHO POSSA VERIFICAR A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE TAB EM GRUPO QUANTO AO CONTROLE DOS SINTOMAS DE MANIA E DE DEPRESSÃO, ADESÃO E MELHORA DE ASPECTOS RELACIONADOS À QUALIDADE DE VIDA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Deivid Regis dos Santos - Integrante / Roberta Seles da Costa - Integrante / Maria Rita Zoéga Soares - Coordenador / Renata Grossi - Integrante.
2011 - 2012
Programa de orientação comportamental em grupo para pais de crianças com dermatite atópica.
Descrição: Na dermatologia pediátrica há diversas doenças crônicas, em especial a dermatite atópica (da), que têm influência negativa sobre a qualidade de vida dos pacientes. Tendo em vista sua prevalência na infância e seu curso crônico, a da demanda uma grande responsabilidade sobre as famílias das crianças envolvidas, sobretudo no processo de adesão ao tratamento médico. Pesquisas demonstram que programas educativos têm efeitos positivos sobre a adesão ao tratamento e potenciais benefícios para o tratamento da da, principalmente para criança e seus cuidadores. Portanto, este trabalho tem o objetivo de avaliar os efeitos de um programa de orientação em grupo com os cuidadores sobre os comportamentos de obediência e desobediência de crianças com da quanto ao uso de medicamento tópico. Participaram do estudo crianças com idade de 05 a 12 anos, diagnosticadas com a doença. O delineamento utilizado consistiu de pré e pós teste para definir o efeito da intervenção nos participantes. Foram analisadas as interações de seis díades criança-cuidador. A intervenção educacional foi programada com base no modelo clínico proposto por Eyberg (1988) acerca da interação parental com os comportamentos de obediência/desobediência das crianças e será composta por quatro sessões de 120 minutos de duração. Foram registradas as frequências de comportamentos dos cuidadores (instrução direta, instrução indireta, orientação física, elogio descritivos e time out) e das crianças (obediência, desobediência e comportamentos inapropriados). A análise dos dados foi realizada a partir da descrição do desempenho de cada criança e de cada cuidador nas avaliações pré e pós intervenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Deivid Regis dos Santos - Integrante / Marcia Cristina Caserta Gon - Coordenador / Jardson Fragoso Carvalho - Integrante / Bruna Larissa de Assis - Integrante.
2010 - 2011
O controle exercido por instruções verbais diretas e indiretas nos comportamentos de obediência e desobediência em relação á emissão de respostas de autocuidado de crianças com doenças crônicas de pele.
Descrição: Doenças crônicas de pele se caracterizam pelo acometimento patológico da pele durante um período superior a seis semanas, afetando diretamente a qualidade de vida, exigindo mudanças na rotina e cuidados constantes. dentre as doenças crônicas de pele que apresentam maior incidência durante a infância, destacam-se a dermatite atópica e psoríase. uma das maiores dificuldades enfrentadas por cuidadores é a adesão aos procedimentos médicos, tal como o seguimento de instruções, a obediência para a realização de procedimentos médicos e a emissão de comportamentos de autocuidado. entretanto, são escassas as pesquisas que descrevem relações funcionais, em situações de tratamento, entre o comportamento da criança ou adolescente e seu cuidador. O presente trabalho tem como objetivos: (1) avaliar o controle exercido por instruções verbais diretas e indiretas do cuidador nos comportamentos de obediência e desobediência (emissão de comportamentos de autocuidado), para a realização de tarefas relacionadas ao tratamento, em uma situação estruturada de avaliação, (2) discutir os resultados dos inventários CBCL e IEP, contrastando-os às frequências de comportamento de obediência e desobediência da criança para a realização de tarefas relacionadas ao tratamento, mediante instruções verbais diretas e indiretas do cuidador e (3) avaliar a integridade do tratamento. a pesquisa será realizada no setor de dermatologia, do ambulatório hospital das clínicas e na clínica psicológica da universidade estadual de londrina. participarão da pesquisa cinco díades cuidador-criança com idades entre seis e dez anos e que estejam em tratamento médico. O delineamento experimental utilizado será de sujeito único e multielementos. os cuidadores responderão ao CBCL e ao IEP e será realizada a avaliação dos comportamentos da criança, em uma situação estruturada de tratamento médico, conduzida pelo cuidador. serão realizadas três condições de avaliação, com duração de até 5 minutos: de linha de base, na qual o cuidador será orientado a agir com a criança como se estivesse em casa, quando é preciso realizar tarefas relacionadas ao tratamento; instruções indiretas, na qual o cuidador será orientado a dar uma ordem, pedir, exigir verbalmente, de modo não específico, implícito ou na forma de questões, a emissão de determinados comportamentos da criança relacionados ao tratamento médico e instruções diretas, na qual o cuidador será orientado a dar uma ordem, fazer um pedido ou exigir verbalmente, de modo claro e indicando o comportamento esperado da criança, para a emissão de comportamentos relacionados ao tratamento. as sessões de avaliação serão gravadas e, posteriormente, registradas ponto-a-ponto, por observadores previamente treinados. serão analisados os seguintes dados: (1) score do cbcl, (2) score do iep, (3) frequências de comportamentos da criança nas condições de avaliação; (2) frequência de comportamentos do cuidador nas condições de avaliação, (4) correlação entre os scores do CBCL e do IEP, (5) correlação entre os scores dos inventários com a frequência dos comportamentos de obediência e/ou desobediência da criança em relação ao tratamento médico e (6) correlação entre os escores dos inventários com a frequência dos comportamentos do cuidador quanto à consequenciação do comportamento da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Deivid Regis dos Santos - Integrante / Marcia Cristina Caserta Gon - Coordenador / Robson Zazula - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
A psicoterapia como instrumento de intervenção na Clínica Psicológica da UEL
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo ofertar a psicoterapia individual e/ou grupal para o público usuário da Clínica Psicológica da UEL. Tal proposta visa ampliar o número de vagas anualmente ofertado por meio do Estágio Curricular em Psicologia Clínica, ampliando a possibilidade de inserção dos estudantes de Psicologia da UEL em atividades na área de Psicologia Clínica. Compreende-se ser pertinente uma proposta como esta, haja vista o fato do atual currículo de graduação em Psicologia da UEL abrir espaço para a entrada do estudante na Clínica Psicológica da UEL no papel de psicoterapeuta apenas no último ano de formação. Assim, outras inserções são possíveis apenas por meio de projetos de extensão como o aqui proposto. Propõe-se que os colaboradores do projeto conduzam processos psicoterapêuticos individuais e/ou grupais com a comunidade interna e/ou externa À UEL. Estas atividades serão amparadas por reuniões clínicas semanais coordenadas pela docente coordenadora do projeto de extensão ou por psicoterapeutas convidados. Os discentes e demais colaboradores avaliarão anualmente o projeto desenvolvido, bem como a população atendida poderá avaliar o serviço ofertado.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
MARIA DA PENHA: RESGATE DA DIGNIDADE DA MULHER NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Descrição: A desconstrução da violência contra a mulher é uma tarefa que exige intenso envolvimento e compromisso do estado e da sociedade brasileira. Para que possamos viver em uma sociedade justa e igualitária, faz-se necessário e urgente um projeto que trate do assunto pontualmente realizando o atendimento das vítimas propondo medidas judiciais, assim como possibilitar um acompanhamento sócio-psicológico. A lei 11.340/06 constitui uma ação afirmativa ou discriminação positiva que visa equilibrar as relações assimétricas entre os sexos. Que direitos são esses? O direito de ser mulher. O direito a uma vida livre, justa e sem violência. O direito de dizer não a um assédio, o direito de dizer não a uma relação sexual não desejada, o direito de ser feliz, de se separar, o direito de ser ou não mãe, o direito de trabalhar ou estudar, o direito à liberdade que, muitas vezes, são violentamente negados, por isso a prestação jurisdicional diferenciada para estas mulheres violentadas em seus direitos, será feita por um advogado recém-formado, quatro estagiários do direito, um psicólogo e um estagiário da psicologia. Em razão de haver um grande numero de mulheres nestas condições, não sabendo onde buscar seus direitos com dignidade exercendo a cidadania para se ter o acesso à justiça. Este projeto tem o objetivo de atender juridicamente e psicologicamente a complexidade do fenômeno da violência contra as mulheres assim como prever mecanismos de prevenção, coibição e punição. O projeto em tela visa assegurar a mulher que, no mundo dos fatos, tenha a sua dignidade, integridade física, moral e psicológica resguardadas da violência de seus direitos, historicamente violados, por agressões de seus companheiros, maridos, namorados ou familiares, a prestação jurisdicional necessária. Com o presente projeto pretende-se ajuizar ações cabíveis, fiscalizar e acompanhar diariamente o andamento processual, participar de audiências, interpor recursos bem como todos os meios necessários para a resolução do conflito. O projeto atenderá a população feminina vítima da violência doméstica, física ou psicológica, residentes no município de Londrina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
NEDDIJ - NÚCLEO DE ESTUDO E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Descrição: O projeto consiste em uma parceria interdisciplinar entre as áreas do direito e da psicologia. De maneira integrada, ambas as áreas de conhecimento trabalham no sentido de atender casos em que se verifica que a criança e o adolescente estão passando por uma situação de risco, seja através de agressões físicas, abusos sexuais e psicológicos. Diante da análise do caso concreto, diversas providências são tomadas, como medidas judiciais, extrajudiciais, acompanhamento psicológico clínico, encaminhamento para os programas socioassistenciais da cidade. Somado isto o projeto se destina a iniciação científica, com pesquisas realizadas pelos acadêmicos e profissionais, com a consequente elaboração de artigos, participação em eventos e palestras e divulgação dos direitos e deveres da criança e do adolescente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Ensinando repertório alternativo em grupo para clientes com dificuldades interpessoais: uma proposta para agilizar os atendimentos na clínica psicológica da UEL.
Descrição: Esse projeto tem como objetivo implementar um programa de intervenção, em grupo, que contribua para a construção de repertórios alternativos, com clientes que aguardam atendimento psicológico na clínica psicológica da UEL e apresentam queixas diretas e indiretas de dificuldades de relacionamento interpessoal. Também, os alunos colaboradores terão a oportunidade para atuação em prática clínica na modalidade grupal, conforme os fundamentos do behaviorismo radical, princípios da análise do comportamento, procedimentos do Treinamento em Habilidades Sociais (THS), entre outras técnicas comportamentais. Serão atendidos, prioritariamente, os clientes já triados que aguardam atendimento psicoterápico, e, secundariamente, o projeto será divulgado para recrutamento de população caso os primeiros não aceitem o serviço oferecido. Inicialmente será realizado de uma a duas entrevistas clínicas para oferecer a modalidade grupal e confirmação das queixas. O grupo será composto por 10 a 12 participantes de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 55 anos. Serão realizadas 20 sessões de aproximadamente duas horas de duração. Desse total, 12 sessões serão espaçadas semanalmente. Para verificar a generalização das mudanças comportamentais, mais seis sessões serão conduzidas: três com um intervalo quinzenal, duas com um intervalo mensal e a última após seis meses do término das sessões semanais. o procedimento de coleta de dados, com avaliações pré e pós-intervenção, envolverá a realização de entrevistas individuais, observação direta e aplicação do inventário do Inventario de Habilidades Sociais e análise funcional, tanto para aferir dificuldades interpessoais quanto para levantar mudanças comportamentais após a aplicação do procedimento de intervenção. O programa de intervenção será elaborado após a análise dos dados pré-intervenção, com vista a favorecer a modelagem de classes de comportamentos alternativos as dificuldades interpessoais. Para a execução da intervenção serão utilizados os procedimentos do treinamento de habilidades sociais e uso de técnicas comportamentais para a modelagem de topografia de respostas e ênfase em análise funcional. Espera-se que, com a aplicação do programa de intervenção, ocorram mudanças comportamentais e generalização das mesmas para o ambiente natural, contribuindo para o bem-estar emocional e manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros. Objetivo: Elaborar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção, em grupo, em termos de: a) aquisição de classes de comportamentos alternativos no contexto de intervenção e b) generalização de classes de comportamentos que sejam funcionais no ambiente natural; desenvolver estudos na área da psicologia clínica comportamental, utilizando-se de procedimentos do treinamento em habilidades sociais (ths), com ênfase em análise funcional, e outras técnicas comportamentais. População alvo: Pessoas de 18 a 55 anos com dificuldades interpessoais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Ações multidisciplinares para estruturação familiar e inclusão social em bairros pobres do Município de Londrina
Descrição: Descrição: Segundo a UNESCO (2006), mais de um bilhão de pessoas sofrem com a pobreza extrema. No Brasil,quase um terço dos 185 milhões de habitantes vivem com renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo. O objetivo prioritário da ONU para este milênio é "promover a inclusão social, a redução da pobreza e a luta contra a desigualdade social". Isso significa que ainda há muitas dificuldades a serem superadas nas áreas de educação, assistência social, saúde, distribuição de Renda e emprego. Estudos indicam que viver e estudar em bairros e escolas de regiões de extrema pobreza, com alta densidade de pares desviantes, colocam a família em um contexto de alto risco, que limita severamente as oportunidades para ajustamento infantil positivo. O presente projeto de extensão tem por objetivo envolver moradores de bairros pobres do município de Londrina em atividades para a estruturação familiar e a inclusão social. Serão realizadas atividades multidisciplinares com crianças de 4 a 12 anos de idade, assessoria a escolas do bairro, desenvolvimento da espiritualidade e um conjunto de ações para o resgate da dignidade, da auto-estima e do comportaento pró-social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Deivid Regis dos Santos - Integrante / Edmarcia Manfredin Vila - Integrante / Josy De Souza Moriyama - Integrante / Maria Luiza Marinho Casanova - Coordenador / Maura Alves Nunes Gongora - Integrante / Eliza Galo Silva - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2012
ESTUDO DE CASOS EM NEUROCIÊNCIA CLÍNICA
Descrição: A atuação do psicólogo, notadamente na área de psicologia clínica e escolar, requer o estudo em diferentes níveis de profundidade dos intricados aspectos que formam o sistema nervoso, tendo em vista a gama de situações distintas com as quais poderá deparar-se em sua vida profissional. Assim sendo, a utilização de casos clínicos reais em neurociência como estratégia de ensino poderá contribuir positivamente para sua formação, colaborando para o pleno exercício da profissão. Os participantes do presente projeto consistirão em aproximadamente 60 alunos da terceira e quarta séries do curso de psicologia da UEL e professores de diferentes áreas e disciplinas que ministrem ou não aulas neste curso. Serão elaborados casos clínicos com situações-problema de acordo com objetivos de aprendizagem a partir de condições reais ou potencialmente reais de maneira a implantar situações que não serão vistas no decorrer do curso ou complementar outras já estudadas. Ao inicio do projeto estão programados treinamentos teóricos, envolvendo estudo e discussão de diversos temas relacionados à neurociência, os quais serão ministrados pelos docentes envolvidos, objetivando-se propiciar aos alunos do 3º ano maior embasamento antes do inicio do estudo dos casos clínicos. Para desenvolvimento dos casos apresentados, os alunos deverão trabalhar em grupos orientados por professores tutores, buscando estratégias que os auxiliem na resolução dos mesmos. Os professores participantes do projeto poderão ainda ser convidados a ministrar palestras segundo sua área de atuação, as quais estarão relacionadas aos casos clínico apresentados aos alunos. No final do processo de estudo e resolução da situação-problema, os grupos deverão elaborar relatório de atividades e apresentar seu estudo de caso aos tutores. O evento de encerramento dos estudos de casos envolverá alunos e docentes participantes ou não do projeto, podendo ser uma "mesa redonda" ou outro evento..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2012
VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR: CARACTERIZAÇÃO E INTERVENÇÃO
Descrição: O projeto tem como objetivo discutir as definições e implicações da violência intrafamiliar no desenvolvimento de crianças vitimas diretas e indiretas desse tipo de violência. Ao todo, serão realizados: a) grupo de estudo, que visa a discussão e aprofundamento teórico relacionado ao fenômeno e processos envolvidos na temática; b) visitas programadas a instituições que fornecem apoio e intervenção à crianças vítimas de violência intrafamiliar; c) formulação de projetos de pesquisa e extensão a partir das informações coletadas durante as visitas programadas. Tais projetos de pesquisa e extensão visam o mapeamento epidemiológico da violência intrafamiliar no município de Londrina, assim como a proposição de estratégias de intervenção para redução do número de casos registrados e melhora da qualidade de vida das pessoas envolvidas. Objetivo: O projeto tem como objetivo discutir as definições e implicações da violência intrafamiliar no desenvolvimento de crianças, vitimas diretas e indiretas desse tipo de violência. Os objetivos específicos são: a) formação de grupo de estudo, que visa a discussão e aprofundamento teórico e metodológico relacionado ao fenômeno e processos envolvidos na temática; b) observação e estudo dos programas de intervenção existentes, por meio de visitas programadas a instituições que fornecem apoio e intervenção à crianças vitimas de violência intrafamiliar; c) formulação de projetos de pesquisa e extensão a partir das informações coletadas durante as visitas programadas. Tais projetos de pesquisa e extensão visam o mapeamento epidemiológico da violência intrafamiliar no município de londrina, assim como a proposição de estratégias de intervenção para redução do número de caos registrados e melhora da qualidade de vida das pessoas envolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2012
A ERGONOMIA E A PSICOLOGIA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO HUMANO
Descrição: O interesse pela relação ergonomia - psicologia se deve pela experiência de mais de 15 anos desenvolvendo pesquisas na área de ergonomia. Em todas as análises ergonômicas do trabalho realizadas percebeu-se um papel significativo da psicologia. A partir dessa percepção, ao realizar estudos mais detalhados nos programas das disciplinas ergonomias, ergonomia cognitiva entre outras, oferecidas tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação, entendeu-se haver uma relação importante entre os conteúdos trabalhados nas duas áreas. Assim visando complementar o conhecimento na amplitude da ciência que trata da ergonomia, pretendeu-se elaborar um projeto de pesquisa que estudasse com maior acuidade tal relação. Assim, o principal objetivo da pesquisa é realizar estudos sobre os conteúdos abordados nas disciplinas da área de ergonomia e identificar temas trabalhados igualmente na área da psicologia relacionada ao trabalho humano e, a partir dessa identificação, tornar mais abrangente a metodologia normalmente utilizada nas análises ergonômicas do trabalho (AET). A ergonomia procura sempre oferecer condições para se atingir o mais alto grau de satisfação, de segurança, de bem-estar no trabalho, atuando no planejamento de sistemas de trabalho e na avaliação de sistemas já existentes. Nas análises ergonômicas do trabalho tem-se percebido a importância de se levar em conta o aspecto psicológico do trabalhador. A psicologia, especialmente a psicologia do trabalho igualmente tem enfocado temas que estão interligados à ergonomia. É este aspecto na relação ergonomia e psicologia que se pretende trabalhar nesta proposta. Espera-se, desta forma, ao final desta pesquisa que as práticas de AET sejam melhoradas e que haja inovações na metodologia da referida análise ergonômica do trabalho utilizada comumente. A expectativa está baseada na própria hipótese a ser trabalhada, qual seja, a de que existe uma correlação significativa entre a ergonomia e a psicologia no que se refere ao trabalho humano. O principal objetivo da pesquisa é realizar estudos sobre os conteúdos abordados nas disciplinas da área de ergonomia e identificar temas trabalhados igualmente na área da psicologia relacionada ao trabalho humano e, a partir dessa identificação, tornar mais abrangente a metodologia normalmente utilizada nas análises ergonômicas do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, D. R.2017SANTOS, D. R.; SOARES, Maria Rita Zoéga . Avaliação inicial e funcional de um caso clínico de Transtorno Alimentar sob a perspectiva da Análise do Comportamento. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 19, p. 45-58, 2017.

2.
SOARES, Maria Rita Zoéga2016 SOARES, Maria Rita Zoéga ; FERREIRA, R. E. R. ; Alckmin-Carvalho, F. ; SANTOS, D. R. . Psicocardiologia: contribuições da Análise do Comportamento para a prevenção e para o tratamento de Doenças Cardiovasculares.. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Online), v. XVIII, p. 59-71, 2016.

3.
FERREIRA, R. E. R.2016 FERREIRA, R. E. R. ; SANTOS, D. R. ; Alckmin-Carvalho, F. ; SOARES, Maria Rita Zoéga . Clínica Analítico-Comportamental no Brasil: Histórico, Treinamento e Supervisão. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 7, p. 183-196, 2016.

4.
COSTA, R. S.2016 COSTA, R. S. ; SANTOS, D. R. ; SOARES, Maria Rita Zoéga . Intervenção psicológica em grupo para pacientes com diagnóstico de Transtorno Bipolar: uma revisão da literatura. Contextos Clínicos, v. 9, p. 225-239, 2016.

5.
ALCKMIN-CARVALHO, FELIPE2016ALCKMIN-CARVALHO, FELIPE ; SANTOS, DEIVID REGIS ; RAFIHI-FERREIRA, RENATHA EL ; SOARES, Maria Rita Zoéga . Analysis of the evolution of the diagnostic criteria for anorexia nervosa. Avaliação Psicológica, v. 15, p. 265-274, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, DEIVID REGIS; GROSSI, R. (Org.) . TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1. ed. Londrina: , 2018. 210p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, DEIVID REGIS; GROSSI, R. . Apresentação. In: Deivid Regis dos Santos; Renata Grossi. (Org.). TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, v. , p. 12-15.

2.
SANTOS, DEIVID REGIS. Como conduzir um processo terapêutico. In: Deivid Regis dos Santos; Renata Grossi. (Org.). TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, v. , p. 84-107.

3.
SOUZA JUNIOR, O. A. O. E. ; GROSSI, R. ; SANTOS, DEIVID REGIS . TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO: ANÁLISE FUNCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO. In: Deivid Regis dos Santos; Renata Grossi. (Org.). TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, v. 1, p. 151-162.

4.
BRISOLA, E. E. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; GROSSI, R. . TOC INFANTIL: QUANDO OS COMPORTAMENTOS SÃO MANTIDOS PELO AMBIENTE. In: Deivid Regis dos Santos; Renata Grossi. (Org.). TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, v. , p. 163-179.

5.
Carvalho, A P M ; SANTOS, DEIVID REGIS ; BARCELLOS, E. N. ; GROSSI, R. . INTERVENÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DE UM CASO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA. In: Deivid Regis dos Santos; Renata Grossi. (Org.). TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL Estudos de casos e assuntos correlatos. 1ed.: , 2018, v. , p. 137-150.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Proença, MR ; SANTOS, DEIVID REGIS ; Elias, MRC ; Melo, CM . O conceito de EU na obra de Skinner.. In: V JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2017, Londrina. Anais da V JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2017. p. 25-25.

2.
SANTOS, D. R.; BENEVIDES, R. R. ; MEZZAROBA, S. M. B. . Ambiente escolar: um espaço de aprendizagem e diálogo. In: III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015, Londrina. III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015.

3.
SANTOS, D. R.; BARDUCO, T. Z. ; FERNANDES, K. M. E. . Jogo de Tabuleiro como instrumento para levantar informações sobre a rotina de uma criança no início da psicoterapia. In: III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015, Londrina. III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015.

4.
COSTA, R. S. ; SANTOS, D. R. ; SOARES, Maria Rita Zoéga . Instrumentos para a avaliação do Transtorno Afetivo Bipolar: uma revisão bibliográfica. In: III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015, Londrina. III Jornada de Análise do Comportamento da UEL, 2015.

5.
SOARES, Maria Rita Zoéga ; COSTA, R. S. ; SANTOS, DEIVID REGIS . TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR: INTERVENÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL BASEADA EM PSICOEDUCAÇÃO E TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO. In: VIII Congreso Internacional y XIII Nacional de Psicología Clínica, 2015, Granada. Libro de Actas del VIII Congreso Internacional y XIII Nacional de Psicología Clínica., 2015. p. 518-518.

6.
SANTOS, D. R.; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . DESENVOLVENDO REPERTÓRIO INTERPESSOAL EM POPULAÇÃO DA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO. In: III CONGRESSO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); II ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (ESBAC); III ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALITICOS COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA (EBEPAC - 3ª O)..., 2014, LONDRINA. III CONGRESSO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); II ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (ESBAC); III ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALITICOS COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA (EBEPAC - 3ª O)..., 2014.

7.
RIBAS, C. ; ANDRADE, C. C. F. ; SANTOS, D. R. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . COMPORTAMENTOS DE ESQUIVA EM UM GRUPO DE INTERVENÇÃO: UM RELATO DE CASO. In: III CONGRESSO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); II ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (ESBAC); III ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALITICOS COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA (EBEPAC - 3ª O)..., 2014, LONDRINA. I SIMPÓSIO NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS, 2014.

8.
COSTA, R. S. ; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; BENEVIDES, R. R. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS NA MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I SIMPÓSIO NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS', 2014, LONDRINA. I SIMPÓSIO NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS, 2014.

9.
ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. . Efeitos do treinamento de Habilidades Sociais em grupo com idosos: uma experiência analítico-comportamental para a melhoria da qualidade de vida.. In: V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014, LONDRINA. Anais do Evento V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014. p. 79-80.

10.
BENEVIDES, R. R. ; ANDRADE, C. C. F. ; SANTOS, D. R. ; CURTY, M. C. R. ; BARDUCO, T. Z. ; MEZZAROBA, S. M. B. . Desenvolvendo habilidades de mediação de conflitos em um grupo de alunos de uma escola da rede pública. In: V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014, LONDRINA. Anais do Evento V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014. p. 77-78.

11.
SANTOS, D. R.; LOPES, M. C. S. ; VILA, E. M. ; CANEZIN, C. C. . O PAPEL DA PSICOLOGIA FRENTE AOS RESQUÍCIOS DO POSITIVISMO NORMATIVO. In: V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014, LONDRINA. Anais do Evento V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina do Pró-Saúde III: Temas emergentes na Psicologia, diferentes perspectivas, 2014. p. 85-86.

12.
SANTOS, D. R.; RIBAS, C. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. . CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA A ADESÃO AO TRATAMENTO PSICOTERAPÊUTICO. In: JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2013, LONDRINA. ANAIS DA JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2013. p. 36-36.

13.
COSTA, R. S. ; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; LOPES, J. M. ; BENEVIDES, R. R. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . A atuação da Psicologia Comportamental frente às demandas da Terceira-Idade: construção de repertórios alternativos para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar emocional.. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas Interfaces, 2013, LONDRINA. IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas Interfaces, 2013. p. 30-30.

14.
COSTA, R. S. ; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; LOPES, J. M. ; BENEVIDES, R. R. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . Ensinando repertório alternativo em grupo para clientes com dificuldades interpessoais: uma proposta para agilizar os atendimentos na Clínica Psicológica da UEL. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas Interfaces, 2013, LONDRINA. IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas Interfaces, 2013. p. 48-48.

15.
BENEVIDES, R. R. ; RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. ; MORIYAMA, J. S. . DIFICULDADES EM HABILIDADES SOCIAIS: A PRINCIPAL DEMANDA DA CLIENTELA TRIADA NA CLÍNICA PSICOLÓGICA DA UEL NO ANO DE 2011. In: Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina, 2013, LONDRINA. ANAIS DA JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2013. p. 13-13.

16.
MATTOS, A. C. ; MOTA, B. D. C. A. ; SANTOS, D. R. ; CARVALHO, J. F. ; GON, M. C. C. . MANIPULAÇÃO DE ANTECEDENTES E CONSEQUENTES PARA COMPORTAMENTOS DE OBEDIÊNCIA EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA: PROGRAMA DE ORIENTAÇÕES A PAIS. In: II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); VI ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (EPAC); II ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA, 2012, LONDRINA. ANAIS DO II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); VI ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (EPAC); II ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA, 2012. p. 144-144.

17.
SANTOS, D. R.; RICCI, D. S. ; BARCELLOS, E. N. ; SILVA, F. C. ; RIBEIRO, F. K. ; SANCHES, G. P. ; CIANCA, G. M. ; BRITES, G. C. ; MANSANO, S. R. V. . Amizade: Que História é essa?. In: III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses, 2012, LONDRINA. III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses Livro de resumos, 2012. p. 63-64.

18.
RIBAS, C. ; SANTOS, D. R. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. ; MORIYAMA, J. S. . Levantamento do perfil da clientele triada na Clínica Psicológica da UEL no ano de 2011. In: III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses, 2012, LONDRINA. III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses Livro de resumos, 2012. p. 74-75.

19.
LUZIA, J. C. ; SANTOS, D. R. ; RICCI, D. S. ; BARCELLOS, E. N. ; SILVA, F. C. ; RIBEIRO, F. K. ; SANCHES, G. P. ; CIANCA, G. M. ; BRITES, G. C. ; VELOSO, A. W. N. . Relação entre Síndrome Pré-menstrual, Ansiedade e o uso de Contraceptivo. In: III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses, 2012, LONDRINA. III Congresso de Psicologia da UEL A Inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, Limites e Impasses Livro de resumos, 2012. p. 88-88.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, D. R.; SOARES, Maria Rita Zoéga . Análise do processo terapêutico em grupo para pessoas com Transtorno Bipolar. ACTA COMPORTAMENTALIA, 2018.

2.
SOARES, Maria Rita Zoéga ; Alckmin-Carvalho, F. ; SANTOS, D. R. ; FERREIRA, R. E. R. ; MELO, M. H. S. . O papel do pediatra na identificação precoce de situações de bullying entre crianças e adolescentes. Pediatria Moderna, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, DEIVID REGIS. Adoção e o desenvolvimento da criança e do adolescente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Proença, MR ; SANTOS, D. R. ; Elias, MRC ; Melo, CM . O conceito de EU na obra de Skinner. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, DEIVID REGIS. Transtorno Afetivo Bipolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOARES, Maria Rita Zoéga ; COSTA, R. S. ; SANTOS, D. R. . Transtorno Afetivo Bipolar: Intervenção Analitico-comportamental baseada em Psicoeducação e Terapia de Aceitação e Compromisso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, DEIVID REGIS; BARDUCO, T. Z. ; FERNANDES, K. M. E. . Jogo de Tabuleiro como instrumento para levantar informações sobre a rotina de uma criança no início da psicoterapia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, DEIVID REGIS; BENEVIDES, R. R. ; MEZZAROBA, S. M. B. . Ambiente escolar: um espaço de aprendizagem e diálogo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
COSTA, R. S. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; SOARES, Maria Rita Zoéga . Instrumentos para a avaliação do Transtorno Afetivo Bipolar: uma revisão bibliográfica.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PESARINI, D. ; SANTOS, D. R. ; BENEVIDES, R. R. ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. ; VILA, E. M. . O COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL NA VISÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, DEIVID REGIS. RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BENEVIDES, R. R. ; PESARINI, D. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; BRANDAO, P. C. ; LOPES, J. M. ; CANEZIN, C. C. ; VILA, E. M. . Uma possível relação sobre o impacto da violência intrafamiliar na aprendizagem: um relato de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERRAZ, M. C. ; CARLOS, L. M. F. ; BENEVIDES, R. R. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; SHIMOMURA, F. . DEPOIMENTO SEM DANO: UM DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A PSICOLOGIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, DEIVID REGIS; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . DESENVOLVENDO REPERTÓRIO INTERPESSOAL EM POPULAÇÃO DA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, R. S. ; ANDRADE, C. C. F. ; RIBAS, C. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; BENEVIDES, R. R. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS NA MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, DEIVID REGIS; LOPES, M. C. S. ; PESARINI, D. ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. ; BENEVIDES, R. R. . O PAPEL DA PSICOLOGIA FRENTE AOS RESQUÍCIOS DO POSITIVISMO NORMATIVO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBAS, C. ; ANDRADE, C. C. F. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; MAGRI, S. ; VILA, E. M. . COMPORTAMENTOS DE ESQUIVA EM UM GRUPO DE INTERVENÇÃO: UM RELATO DE CASO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, D. R.. A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA INFANTO JUVENIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BENEVIDES, R. R. ; FERREIRA, A. C. M. ; PESARINI, D. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. . Uma reflexão sobre a aprendizagem de crianças em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FERREIRA, A. C. M. ; PESARINI, D. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. ; BENEVIDES, R. R. . Alienação parental: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FERREIRA, A. C. M. ; PESARINI, D. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. ; BENEVIDES, R. R. . VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR: Um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, D. R.; FERREIRA, A. C. M. ; PESARINI, D. ; LOPES, J. M. ; BRANDAO, P. C. ; BENEVIDES, R. R. . O trabalho da Psicologia frente à vítimas de abuso sexual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BENEVIDES, R. R. ; RIBAS, C. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. ; MORIYAMA, J. S. . DIFICULDADES EM HABILIDADES SOCIAIS: A PRINCIPAL DEMANDA DA CLIENTELA TRIADA NA CLÍNICA PSICOLÓGICA DA UEL NO ANO DE 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, DEIVID REGIS; RIBAS, C. ; BENEVIDES, R. R. ; COSTA, R. S. ; VILA, E. M. . CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA A ADESÃO AO TRATAMENTO PSICOTERAPÊUTICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MATTOS, A. C. ; MOTA, B. D. C. A. ; SANTOS, DEIVID REGIS ; CARVALHO, J. F. ; GON, M. C. C. . MANIPULAÇÃO DE ANTECEDENTES E CONSEQUENTES PARA COMPORTAMENTOS DE OBEDIÊNCIA EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA: PROGRAMA DE ORIENTAÇÕES A PAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, D. R.. INFLUÊNCIA DA SEPARAÇÃO DOS PAIS NA VIDA DOS FILHOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, D. R.; GASTALDI, I. B. ; COSTA, R. S. ; SOARES, Maria Rita Zoéga . CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA DE PROCESSO PARA COMPREENDER INTERVENÇÕES EM GRUPO DESTINADAS A PESSOAS COM TRANSTORNO BIPOLAR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, D. R.. INTERVENÇÃO EM GRUPO PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO BIPOLAR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANTOS, DEIVID REGIS; Charif, F . Psicólogo ensina como dizer 'não' sem culpa!. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, D. R.; SOARES, Maria Rita Zoéga ; GROSSI, R. ; COSTA, R. S. . Transtorno Bipolar: uma parceria entre a Análise do Comportamento e a Psiquiatria no atendimento de pacientes e na condução de pesquisas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SANTOS, DEIVID REGIS; CAMARGO, L. M. M. ; HAYASHI, E. . I Jornada de práticas clínicas em Psicologia: 40 anos da clinica psicológica da UEL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, D. R.; SOARES, Maria Rita Zoéga . Adoção: derrubando mitos e buscando as causas do comportamento. 2016. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, D. R.. Discussões de casos clínicos na Análise do Comportamento. 2016. .

2.
SANTOS, D. R.. Programa de intervenção em grupo para pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E VI JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: A PSICOLOGIA A SERVIÇO DA SOCIEDADE. CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA DE PROCESSO PARA COMPREENDER INTERVENÇÕES EM GRUPO DESTINADAS A PESSOAS COM TRANSTORNO BIPOLAR. 2018. (Congresso).

2.
V Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina.O conceito de EU na obra de Skinner. 2017. (Outra).

3.
IV CPAC: Temas emergentes das Ciências do Comportamento:. Mesa redonda: Análise da Interação terapêutica em uma intervenção de grupo com pessoas diagnosticadas com Transtorno Bipolar. 2016. (Congresso).

4.
Simpósio Interativa de Tecnologias e Ciência.Membro avaliativo de projetos. 2016. (Simpósio).

5.
I Conferência Municipal LGBT. 2015. (Outra).

6.
III Jornada de Análise do Comportamento da UEL. 2015. (Congresso).

7.
III CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO; II ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO; III ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA; II JAC. 2014. (Congresso).

8.
REDES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2014. (Seminário).

9.
V CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UEL & II OFICINA PRÓ-SAÚDE III: TEMAS EMERGENTES, DIFERENTES PERSPECTIVAS. O PAPEL DA PSICOLOGIA FRENTE AOS RESQUÍCIOS DO POSITIVISMO NORMATIVO. 2014. (Congresso).

10.
IV CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UEL & OFICINA DO PRÓ-SAÚDE III: A PSICOLOGIA E SUAS NTERFACES. 2013. (Congresso).

11.
JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. 2013. (Congresso).

12.
NEDDIJ VAI À ESCOLA: CAPACITAÇÃO SOBRE O ECA PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO COLÉGIO ANTONIO IGLÉSIAS DE IBIPORÃ - PR.A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA INFANTO JUVENIL. 2013. (Outra).

13.
A ORIENTAÇÃO DEONTOLÓGICA SOBRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO : UMA INTERAÇÃO ENTRE O CÓDIGO DE ÉTICA E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA. 2012. (Simpósio).

14.
II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); VI ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (EPAC); II ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA. 2012. (Congresso).

15.
III CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UEL " A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NA SAÚDE: ALCANCES, LIMITES E IMPASSES". 2012. (Congresso).

16.
ATENDIMENTO, PROTEÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL COMETIDO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2011. (Outra).

17.
II CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UEL "DO PASSADO AO PRESENTE: 40 ANOS CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS". 2011. (Congresso).

18.
II Evento ELO. 2011. (Simpósio).

19.
III Simpósio de Psicologia Clínica do IACEP ? Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia de Londrina. 2011. (Simpósio).

20.
I CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UEL "A PSICOLOGIA EM FOCO: DIVERSIDADE E DESAFIOS". 2010. (Congresso).

21.
I CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (CPAC); IV ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (EPAC); I ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALITICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA. 2010. (Congresso).

22.
I FÓRUM DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DIALOGANDO SOBRE O AUTISMO - UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR. 2010. (Simpósio).

23.
VI SEMINÁRIO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA.INFLUÊNCIA DA SEPARAÇÃO DOS PAIS NA VIDA DOS FILHOS. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIENEN, N. ; SOUZA, S. R. ; SANTOS, D. R. . V CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E VI JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 2018. (Congresso).

2.
Costa, CE ; Melo, CM ; Canali, GZ ; SANTOS, D. R. . V Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. 2017. (Congresso).

3.
GALLO, A. E. ; CAMARGO, L. M. M. ; BASSETO, V. H. ; CHAGAS, M. T. ; SANTOS, D. R. . IV CPAC: Temas emergentes das Ciências do Comportamento: da pesquisa à aplicação. 2016. (Congresso).

4.
CANEZIN, C. C. ; BRANDAO, P. C. ; LOPES, J. M. ; TEODORO, F. C. ; CAMAARGO, C. B. ; SANTOS, D. R. . I SIMPÓSIO "NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS". 2014. (Congresso).

5.
CANEZIN, C. C. ; VILA, E. M. ; SANTOS, D. R. . I SIMPÓSIO "NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS". 2014. (Congresso).

6.
CANEZIN, C. C. ; BRANDAO, P. C. ; LOPES, J. M. ; TEODORO, F. C. ; CAMAARGO, C. B. ; SANTOS, D. R. . I SIMPÓSIO "NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS". 2014. (Congresso).

7.
CANEZIN, C. C. ; VILA, E. M. ; BRANDAO, P. C. ; LOPES, J. M. ; TEODORO, F. C. ; CAMAARGO, C. B. ; SANTOS, D. R. . I SIMPÓSIO "NEDDIJ - DIREITO DE CRIANÇA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARANÁ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E BOLSISTAS". 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:40:32