Fernando Soares da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5949024318984277
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Médico Veterinário formado na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB - 2015/2). Especialista em Patologia Veterinária pelo programa de residência veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Soares da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. S.;SOARES DA SILVA, FERNANDO;SOARES, F.S.;SILVA, FERNANDO SOARES DA;DA SILVA, FERNANDO S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Universidade Regional de Blumenau.
FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Victor Konder
89012900 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 33210562


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Especialização - Residência médica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Residência médica em: Patologia Veterinária
Número do registro: .
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Medicina Veterinária.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Emergências Cardiológicas. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - SC, ANCLIVEPA-SC, Brasil.
2013 - 2013
Workshop de Anestesiologia. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Veterinarios de Animais Selvagens, ABRAVAS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em Patologia Veterinária, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria em Patologia Veterinária, Curso de Medicina Veterinária, no período de março/2014 a julho/2015, totalizando 1380 horas.


Vira-Lata Clínica e Loja LTDA, VIRA-LATA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiárioa, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio extracurricular em clínica médica e cirurgica de pequenos animais, no período de 01/2014 a 02/2014, totalizando 176 horas.


Clínica Veterinária Bio Bichos, BIO BICHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 38
Outras informações
Estágio extracurricular em clínica médica e cirurgica de pequenos animais, realizado no período de 01 a 26/07/2013, totalizando 154 horas. Estágio extracurricular em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, realizado no período de 10/12/13 a 20/12/2013, totalizando 75 horas.


Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, CEPESBI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio extracurricular em manejo de bugios em cativeiro, no período de outubro/2012 a agosto/2013, totalizando 83 horas


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio no Setor de Patologia Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV/UDESC, no período de 12/01 a 12/02/2015, totalizando 184 horas.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente do Setor de Patologia Veterinária, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Quantificação da atividade proliferativa celular, utilizando o método AgNOR, como ferramenta prognóstica para neoplasmas mamários caninos.
Descrição: A neoplasia mamária em cadela apresenta uma significativa importância em medicina veterinária e tem sido muito investigada, principalmente por servir de modelo para o estudo do câncer de mama na mulher. O presente trabalho teve como objetivo verificar uma possível correlação entre os índices de AgNOR (Regiões Nucleolares Organizadas Argirofílicas) e o potencial de malignidade dos neoplasmas mamários caninos. O estudo será realizado utilizando 30 blocos de parafina contendo tecido mamário, de fêmeas caninas, proveniente de biopsias realizadas durante atendimento cirúrgico no Hospital Escola Veterinário HEV/FURB nos anos de 2013 e 2014. O material será processado rotineiramente no Laboratório de Patologia Veterinária HEV/FURB e corado com hematoxilina e eosina e pela técnica histoquímica de AgNOR. As lâminas serão analisadas em microscopia óptica e classificadas por meio de histologia descritiva e graduação histológica propostos por Misdorp (2002) e Elston e Ellis (1991), respectivamente. Para determinar a frequência de AgNOR, os grânulos argirofílicos contidos no interior dos núcleos serão contados através do método de contagem direta à microscopia de luz. Os pontos marrom-acastanhados no interior dos núcleos em 100 células epiteliais tumorais, distribuídas em 5 campos aleatórios na periferia do tumor, em objetiva de 100x com o auxílio do óleo de imersão. A contagem será realizada por dois observadores, em diferentes momentos, sem que nenhum deles tivesse conhecimento prévio do tipo histológico da amostra avaliada ou da contagem do outro observador. Os resultados obtidos serão demonstrados em forma de tabelas e painéis de fotomicrografias dos cortes histológicos analisados. Será realizada correlação entre os valores de AgNOR/núcleo encontrados nos processos neoplásicos avaliados e os métodos de classificação histológica utilizados no estudo. Para tal será utilizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis para amostras independentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Soares da Silva - Integrante / Joelma Lucioli - Coordenador / José Eduardo Basílio de Oliveira Gneiding - Integrante / Karina Behnke - Integrante / Fabiola Dalmolin - Integrante.Financiador(es): PIPe/Art. 170 - Bolsa.
2014 - 2015
Estudo histopatológico das alterações testiculares em canino
Descrição: A ocorrência de alterações testiculares em cães, assim como a influência delas sofre a fertilidade da espécie são ainda pouco exploradas. Nesse estudo, busca-se identificar alterações histopatológicas testiculares, além de determinar a frequência de acordo com o porte físico do animal. Para tal, serão analisados testículos de cinquenta cães, com um a seis anos de idade, oriundos da clínica cirúrgica do Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau, os quais serão divididos em grupos de pequeno, médio e grande porte. As amostras serão fixadas em solução formalina 10% por 24 horas, posteriormente serão clivadas em três fragmentos de três regiões distintas (cranial, medial e caudal) de cada testículo (direito e esquerdo) e processados de acordo com as técnicas histológicas do Laboratório de Patologia Veterinária da FURB. As lâminas serão coradas pela técnica de Hematoxilina e Eosina (HE) e Tricrômio de Masson para então serem analisadas em microscópio óptico. Os dados obtidos serão analisados por médias e desvio padrão, Test-t e realizadas a análise de variância. Serão construídas tabelas de frequência de dados qualitativos e de prevalências que serão analisadas por Qui-quadrado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fernando Soares da Silva - Integrante / Camila Andriani - Integrante / Joelma Lucioli - Coordenador / Vinicius Sobolvsky - Integrante / José Eduardo Basílio de Oliveira Gneiding - Integrante / Luciane Camila Hinsching - Integrante / James de Oliveira Aquino - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - 2015
Identificação de Helicobacter spp em mucosas gástrica e entérica de cães (Canis familiares) utilizando método de impregnação pela prata (técnica de Warthin Starry).
Descrição: Bactérias do gênero Helicobacter spp. tem sido identificadas na mucosa gástrica de diferentes espécies de mamíferos, inclusive nos cães domésticos, além de terem sido associadas também à alterações inflamatórias no estômago, levando à gastrite e degenerações glandulares. No entanto, não são todos os cães portadores da bactéria que apresentam sinais clínicos compatíveis com alterações do sistema gastroentérico. Logo, para maior conhecimento desta situação, objetivou-se verificar a presença de bactérias do gênero Helicobacter spp. na mucosa gástrica e entérica de animais necropsiados no Hospital Escola Veterinário, utilizando o método de impregnação pela prata (Técnica de Warthin-Starry) e caracterizar alterações histopatológicas associadas a sua presença. O estudo será realizado no Laboratório de Patologia Animal do Hospital Escola Veterinário, onde serão coletados amostras de estômago (regiões de corpo e fundo) e intestino (região duodenal e cólon) de 25 (vinte e cinco) animais, independente de histórico clínico. Na oportunidade serão avaliadas as alterações macroscópicas destes órgãos e posteriormente, a possível correlação com a presença da bactéria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fernando Soares da Silva - Integrante / Joelma Lucioli - Coordenador / Vinicius Sobolvsky - Integrante / Fernanda Silva Koszkowski - Integrante / Pammela Christine Schneider Zimmermann - Integrante.Financiador(es): Fundação Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIANCHI, MATHEUS VIEZZER2017BIANCHI, MATHEUS VIEZZER ; SANTOS DE MELLO, LAUREN ; LORENZETT, MARINA PAULA ; SOARES DA SILVA, FERNANDO ; PANZIERA, WELDEN ; KONRADT, GUILHERME ; DRIEMEIER, DAVID ; PAVARINI, SAULO PETINATTI . Secondary Biliary Hepatic Fibrosis Caused by Cholelithiasis in Two Horses. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE, v. 56, p. 52-55, 2017.

2.
KUSZKOWSKI, FERNANDA SILVA2017KUSZKOWSKI, FERNANDA SILVA ; SILVA, FERNANDO SOARES DA ; MIRANDA, NELI BRANCO DE ; SILVA, TIFFANY CHRISTINY EMMERICH DA ; LUCIOLI, JOELMA . IDENTIFICAÇÃO DE Helicobacter spp. EM MUCOSAS GÁSTRICA E DUODENAL DE CÃES (Canis familiaris) UTILIZANDO A TÉCNICA DE WARTHIN-STARRY. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA, v. 18, p. 1-9, 2017.

3.
KONRADT, GUILHERME2017KONRADT, GUILHERME ; CRUZ, RAQUEL A. S. ; BASSUINO, DANIELE M. ; BIANCHI, MATHEUS V. ; DE ANDRADE, CAROLINE P. ; DA SILVA, FERNANDO S. ; DRIEMEIER, DAVID ; PAVARINI, SAULO P. . Granulomatous Necrotizing Myositis in Swine Affected by Porcine Circovirus Disease. VETERINARY PATHOLOGY (ONLINE), v. 5, p. 030098581773611, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAUNDE, P. ; BIANCHI, MATHEUS VIEZZER ; SOARES, F.S. ; GUIM, T. N. ; PAVARINI, S. P. . SURTO DE MALÁRIA AVIÁRIA EM PINGUINS-DE-MAGALHÃES (SPHENISCUS MAGELLANICUS) DE CATIVEIRO NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. In: IV Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária e o XVIII Encontro Nacional de Patologia Veterinária- ENAPAVE, 2017, Brasília. IV Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária e o XVIII Encontro Nacional de Patologia Veterinária- ENAPAVE, 2017.

2.
BIANCHI, R. M. ; SOARES, F.S. ; SOUZA, S. O. ; BIANCHI, MATHEUS VIEZZER ; SCHWERTZ, C. I. ; REITER, G. ; DRIEMEIER, D. . Síndrome da disfunção pituitária em um equino com adenoma de pars intermedia. In: IX Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário., 2016, Salvador - BA. Pesquisa Veterinária Brasileira. Brasília - DF: SIM Gráfica, 2016. v. 1. p. 150-151.

3.
BEHNKE, K. ; LUCIOLI, J. ; KUSZKOWSKI, F. S. ; SOARES, F.S. ; ULIANO, T. ; BRANCO, N.M ; GNEIDING, J. E. B. O. . QUANTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE PROLIFERATIVA CELULAR UTILIZANDO O MÉTODO AGNOR COMO FERRAMENTA PROGNÓSTICA PARA NEOPLASMAS MAMÁRIOS CANINOS. In: MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2016, Blumenau. ANAIS DA 10ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA Volume3 - Trabalhos da Categoria Pesquisa, 2016. v. 3. p. 168-168.

4.
SILVA, F. S.; KOSZKOWSKI, F. S. ; STEUERNAGEL, A. ; BATISTA, T. N. ; LUCIOLI, J. ; SILVA, T. C. E. . Aspergilose em gaivota (Larus atlanticus) - Relato de Caso. In: III Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária - ENAPAVE 2015, 2015, Belo Horizonte. Anais III Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária - ENAPAVE 2015, 2015.

5.
KOSZKOWSKI, F. S. ; SILVA, F. S. ; HINSCHING, L. C. ; FRAINER, E. D. ; LUCIOLI, J. ; SILVA, T. C. E. . Acidente botrópico em um canino - Relato de Caso. In: III Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária - ENAPAVE 2015, 2015, Belo Horizonte. Anais III Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária - ENAPAVE 2015, 2015.

6.
SILVA, F. S.; LUCIOLI, J. ; BATISTA, T. N. ; SOBOLVSKY, V. ; ANZAI, E. K. . Casuística de necropsias realizadas no laboratório de patologia veterinária do hospital escola veterinário - FURB no período de março a dezembro de 2013.. In: VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014, Blumenau. Anais Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014.

7.
SILVA, F. S.; LUCIOLI, J. ; ANZAI, E. K. ; BATISTA, T. N. ; GNEIDING, J. E. B. O. . Esporotricose felina - relato de caso. In: VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Blumenau. Anais VIII Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014.

8.
ANDRIANI, C. ; CARDOSO, E. ; SILVA, F. S. ; BATISTA, T. N. ; ANZAI, E. K. ; LUCIOLI, J. . Insuficiência pancreática exócrina : relato de caso. In: VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014, Blumenau. Anais VIII Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014.

9.
HINSCHING, L. C. ; LUCIOLI, J. ; SILVA, F. S. ; SOBOLVSKY, V. ; BATISTA, T. N. ; ANZAI, E. K. . Estudo comparativo entre duas técnicas distintas de glicerinização de peças anatômicas.. In: VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014, Blumenau. Anais VIII Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2014.

10.
HACHMANN, L. M. ; CARDOSO, E. ; ANDRIANI, C. ; LUCIOLI, J. ; SILVA, F. S. . Abcesso Hepático em Cão. In: VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014, Blumenau. Anais Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (MIPE), 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oncologia Clínica e Quimioterapia e Cirurgia Oncológica e Reconstrutiva. 2014. (Outra).

2.
VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão FURB.Insuficiência pancreática exócrina : relato de caso. 2014. (Encontro).

3.
VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão FURB.Estudo comparativo entre duas técnicas distintas de glicerinização de peças anatômicas.. 2014. (Encontro).

4.
VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão FURB.Esporotricose felina - relato de caso. 2014. (Encontro).

5.
VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão FURB.Abscesso hepático em cão. 2014. (Encontro).

6.
VIII Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão FURB.Casuística de Necrópsias realizadas no laboratório de patologia veterinária do hospital escola veterinário - FURB no período de março a dezembro de 2013. 2014. (Encontro).

7.
VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2014. (Outra).

8.
A Moderna Cirurgia de Catarata nos Animais e Como ter Sucesso no Tratamento das Ulcerações Corneanas. 2013. (Outra).

9.
I Simpósio Sul Brasileiro de Felinos. 2013. (Simpósio).

10.
V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2013. (Outra).

11.
XVI Congresso e XXII Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. 2013. (Congresso).

12.
IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, F.S.. Clínica e Manejo de Répteis. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:52:43