David de Abreu Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2059927224026404
  • Última atualização do currículo em 08/03/2018


Mestre em Geografia na linha de Educação Geográfica no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN-PPGG-UFPB). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Pesquisa de pós-graduação no âmbito do Ensino de Geografia para Deficientes Visuais, e trabalho de conclusão de curso ligado as questões da "Geografia Inclusiva". Experiência na docência desde 2011 em escolas públicas (municipais/estaduais) e privadas no Município de Cajazeiras-PB. Ao longo da minha graduação participei de quatro programas de monitorias transitando pela área da geografia física e da geografia humana, além de um programa de extensão vinculado a uma instituição publica no Município de Cajazeiras-PB. Atualmente executo pesquisa na área da Educação Especial e Inclusão de deficientes visuais, buscando deste modo, metodologias diversas, recursos didáticos e outras ferramenta que auxiliem no dia a dia de estudantes com Deficiência Visual, tendo como prioridade uma inclusão social e geográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
David de Abreu Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, David de Abreu


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: ENSINO DE CIDADE E GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A SISTEMATIZAÇÃO TÁTIL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM,
Orientador: Vanilton Camilo de Souza.
2015 - 2017
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-­CIDADÃ DE DEFICIENTES VISUAIS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro.
Coorientador: Professora Dr. Miriam Aparecida Bueno..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Consciência Espacial-Cidadã; Educação Especial; Tecnologias Assistivas; Deficiência Visual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2015
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DOM MOISÉS COELHO, MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB.
Orientador: Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, E.E.E.F.M.%20PCC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
SIGNWRITING: ESCREVENDO NA LÍNGUA MATERNA DOS SURDOS. (Carga horária: 4h).
Realize Eventos, III CONEDU, Brasil.
2014 - 2014
USO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Educação. (Carga horária: 40h).
Definição Colégio e Curso, DCC, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Educação. (Carga horária: 40h).
Definição Colégio e Curso, DCC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Pós-Graduação / Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Geociências.

Linhas de pesquisa
Educação Geográfica

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Aluno Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplinas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor pelo programa Jovens Docentes vinculado a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras. No período de 3 anos durande a graduação obtive partcipação em 4 monitorias de disciplinas que fazem parte do grade curricular do Curso de Licencitura em Geografia, além de uma participação em um projeto de extensão vinculado a mesma unidade e curso acima citados.

Atividades

10/2013 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Geologia Geral.
08/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Geologia Geral.
05/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Reitoria, Centro de Formação de Professores.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Intitulado - A Universidade na escola - PROBEX/UFCG - Voluntário.
02/2012 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Geografia da População.
02/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitor da disciplina de Metodologia Ciêntifica..

Definição Colégio e Curso, DCC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 15

Atividades

02/2013 - 05/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

E.E.E.F.M. CEL. JACOB GUILHERME FRANTZ, CEL. JGF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: CONTRATO EMERGENCIAL, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 30

Atividades

07/2012 - 10/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia; Acompanhamento Pedagógico
07/2012 - 10/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia; Acompanhamento Pedagógico

E.M.E.I.F. GALDINO PIRES FERREIRA, GPF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de sala, Carga horária: 10
Outras informações
Auxiliar das disciplinas referentes ao Ensino Fundamental I e II da referida instituição localizada no Município de Cajazeiras-PB. Atividade totalmente de cunho voluntário.

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português; Matemática; Ciências; Geografia; História

Realize Eventos, III CONEDU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitoria de Evento Científico, Enquadramento Funcional: Monitor do III Congresso Nacional de Educação, Carga horária: 30
Outras informações
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, evento realizado no Centro de Convenções na cidade de Natal RN, no período de 05 a 07 de Outubro de 2016.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Geográfica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, W. N. ; ALVES, David de Abreu ; MEDEIROS, A. D. ; PONTES, T. V. ; SILVA, W. N. . Breve consideração acerca das das políticas públicas direcionada ao gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. In: Francisca Mayara Pereira Moreira; Leilane Oliveiras Chaves; Christian Dennys Monteiro de Oliveira; Luciana Martins Freire. (Org.). PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL: Planos diretores e políticas culturais e territoriais. 1ed.Mossoró, RN: EDUERN, 2017, v. 4, p. 69-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, David de Abreu; PINHEIRO, A. C. . MUDANÇA CURRICULAR OU MUDANÇA DAS PRÁTICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA. In: II Seminário de Educação Geográfica da UFPB - Saberes e cultura da Educação Geográfica: escola, universidades e sociedade, 2017, João Pessoa. II Seminário de Educação Geográfica da UFPB - Saberes e cultura da Educação Geográfica: escola, universidades e sociedade. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017. v. 1. p. 313-325.

2.
ALVES, David de Abreu. A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PARA CARACTERIZAÇÃO DO SERTÃO BRASILEIRO: AS POTENCIALIDADES DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017, João Pessoa, PB. Anais do IV CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1. p. 1-12.

3.
ALVES, David de Abreu. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: BREVES CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017, João Pessoa, PB. Anais do IV CONEDU. Campina Grande, PB: Editora Realize, 2017. v. 1. p. 01-12.

4.
SILVA, W. N. ; ALVES, David de Abreu ; MEDEIROS, A. D. ; PONTES, T. V. ; SILVA, W. N. . BREVE CONSIDERAÇÃO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016, Fortaleza, Ceara. V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016.

5.
ALVES, David de Abreu. A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA OS DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís, Maranhão. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos - A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia, 2016. v. 01. p. 01-11.

6.
ALVES, David de Abreu; MORAES, G. B. P. ; SILVA, W. N. . O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE IMPEDIMENTOS E CAMINHOS. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, Natal - RN. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Campina Grande - PB: Realize Eventos/Editora, 2016. v. 01. p. 01-12.

7.
ALVES, David de Abreu; SILVA, W. N. . O SERTÃO VISTO PELA LINGUAGEM FÍLMICA APLICADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, Natal - RN. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Campina Grande - PB: Realize Eventos/Editora, 2016. v. 01. p. 01-13.

8.
MORAES, G. B. P. ; ALVES, David de Abreu . OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, Natal - RN. III - Congresso Nacional de Educação. Campina Grande - PB: Realize Eventos/Editora, 2016. v. 01. p. 01-10.

9.
ALENCAR, A. C. M. ; ALVES, David de Abreu . Reflexões Sobre Formação Docente, Ensino de Geografia e Uso de Recursos Tecnológicos no Ambiente Escolar. In: III Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia - EREPEG, 2016, Campina Grande - PB. III EREPEG - Retrospectivas ePperspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia, 2016.

10.
ALVES, David de Abreu. A LINGUAGEM FÍLMICA COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO DEBATE SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande - PB. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva - CINTEDI. Campina Grande - PB: Realize Eventos Editora, 2016. v. 01. p. 01-11.

11.
ALVES, David de Abreu; ALENCAR, A. C. M. ; BEZERRA, H. C. J. . A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande - PB. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva - CINTEDI. Campina Grande - PB: Realize Eventos Editora, 2016. v. 01. p. 01-12.

12.
ALVES, David de Abreu. A INCLUSÃO EVIDENCIADA ATRAVÉS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. In: XVIII ENDIPE - Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016, Cuiabá - MT. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016. v. 1. p. 12328-12332.

13.
SILVA, W. N. ; ALVES, David de Abreu . DA TEORIA À PRÁTICA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA GEOGRAFIA. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, Natal - RN. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Campina Grande - PB: Realize Eventos/Editora, 2016. v. 01. p. 01-06.

14.
ALVES, David de Abreu. ANÁLISE DA IMAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA COMPREENDER A PAISAGEM PELA ÓTICA DA GEOGRAFIA FÍSICA. In: I seminário de Educação Geográfica da UFPB, 2015, João Pessoa. Práticas Curriculares e Educação Geográfica, 2015.

15.
ALVES, David de Abreu. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: BREVES CONSIDERAÇÕES. In: II CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Campina Grande - PB. II CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2015. v. 2. p. 1-13.

16.
ALVES, David de Abreu. A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA EDUCACIONAL. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, 2014, Natal-RN. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal - RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? EDUFRN, 2014.

17.
ALVES, David de Abreu; SOUSA, J. R. G. . A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO. In: IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, Natal-RN. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes / V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid.. Natal - RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? EDUFRN, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, David de Abreu. A Inclusão Evidenciada Através de uma Política Pública Educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALVES, David de Abreu. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: BREVES CONSIDERAÇÕES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, David de Abreu. OFICINA - Educação Inclusiva e Uso de Maquetes para Deficientes Visuais Auditivos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, David de Abreu. MINICURSO - A Linguagem Fílmica como Ferramente de Abordagem para a Geografia Física. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALVES, David de Abreu. Extensão Comunitária UNIP. 2014. (Ministrante e Supervisor de Curso de Extensão Comunitária).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Educação Geográfica da UFPB.MUDANÇA CURRICULAR OU MUDANÇA DAS PRÁTICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Comemorativo do Dia do Geógrafo. 2017. (Seminário).

3.
II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. GT - Didática, Currículo e Política Educacional; GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2016. (Congresso).

4.
III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. GT - Educação, Mídia e Comunicação; GT - Educação Especial; GT - Formação de Professores; GT - Didática, Currículo e Política Educacional. 2016. (Congresso).

5.
II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. 2016. (Outra).

6.
VI Semana de Geografia (SEMAGEO). 2016. (Outra).

7.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A INCLUSÃO EVIDENCIADA ATRAVÉS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. 2016. (Encontro).

8.
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.A Cartografia Tátil como ferramenta de inclusão para Deficientes Visuais. 2016. (Encontro).

9.
II CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Políticas Públicas Educacionais para a Educação Especial/Inclusiva: Breves Considerações. 2015. (Congresso).

10.
I seminário de Educação Geográfica da UFPB.Analise da Imagem como recurso didático para compreender a paisagem pela ótica da geografia física. 2015. (Seminário).

11.
IV Seminário Nacional do PIBID.A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO. 2014. (Seminário).

12.
V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC.A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA EDUCACIONAL. 2014. (Encontro).

13.
V SEMAGEO - CFP/UFCG. 2014. (Encontro).

14.
XI Seminário de Iniciação a Docência. 2014. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, David de Abreu. II Seminário de Educação Geográfica - Saberes e cultura na Educação Geográfica: escola universidade e sociedade.. 2017. (Outro).

2.
ALVES, David de Abreu. I Seminário de Educação Geográfica. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ALVES, David de Abreu. OFICINA - Educação Inclusiva e Uso de Maquetes para Deficientes Visuais Auditivos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, David de Abreu. MINICURSO - A Linguagem Fílmica como Ferramente de Abordagem para a Geografia Física. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, David de Abreu. I Seminário de Educação Geográfica. 2015. (Outro).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 7:04:42