Larissa Fernandes Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4534336746509935
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Fernandes Dutra
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, L. F.;DUTRA, LARISSA FERNANDES


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento.
Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais, ECI-UFMG, Brasil.
Título: Gestão da informação e tecnologias: diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no âmbito da autenticidade,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Profª Dra. Cátia Rodrigues Barbosa.
Coorientador: Profª Dra. Diomira Maris Cicci Pinto Faria.
Palavras-chave: Patrimonio; tecnologia da informação e da comunicação; museus virtuais; gestão da informação; representação da informação.
2011 - 2016
Graduação em Turismo.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS E O MUNDO DE TELAS: UM ESTUDO ACERCA DO MUSEU VIRTUAL DO CIRCUITO LIBERDADE.
Orientador: Professora Dra. Diomira Maria Cicci Pinto Faria.




Formação Complementar


2013 - 2014
Espanhol. (Carga horária: 2h).
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Atendimento ao Turista. (Carga horária: 14h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2011 - 2013
Inglês. (Carga horária: 8h).
Centro Acadêmico de Ciências Sociais, CACS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Iniciação a Docência, Enquadramento Funcional: Divisão de disciplina, Carga horária: 12
Outras informações
Divisão da Disciplina Turismo e Museus com a Profª Dra. Diomira Maria Cicci Pinto Faria no primeiro semestre de 2017. A experiência se baseou na elaboração de aulas, trabalhos, provas e seminários, correção de exercícios, dinâmicas em classe, etc. A disciplina consistiu em proporcionar maior compreensão acerca da relação entre museus e turismo, a partir de uma perspectiva antropológica do conceito de cultura e patrimônio. Foram trabalhadas ao longo da disciplina aspectos correlacionados à linha de pesquisa de Museus Virtuais, tecnologia e inovação em turismo, visitas virtuais e autenticidade.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Iniciação à Docência, Enquadramento Funcional: Monitora - Economia do Turismo, Carga horária: 12
Outras informações
A iniciação a docência proporcionou a oportunidade de aproximação de atividades relacionadas à sala de aula, à correção de exercícios, a responsabilidade ligada ao cotidiano do docente, além do crescimento profissional e pessoal atingido nesta etapa da graduação. A disciplina tratou de assuntos como micro e macro economia; turismo e alívio da pobreza; a atividade turística como fator de crescimento econômico mundial, bem como, a relação do fenômeno turístico com com o desenvolvimento social e o que podemos chamar desenvolvimento. Disciplina: Economia do Turismo - Orientadora: Professora Dra. Diomira Maria Cicci Pinto Faria.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Programa Benvindo, possui como objetivo principal contribuir para o acolhimento dos estrangeiros na UFMG no tocante as questões logísticas e burocráticas. Nesse sentido,a principal atividade desenvolvida foi o recolhimento de dados, fotos e informações gerais de pessoas com interesse em receber estrangeiros em suas casas, tanto por uma necessidade econômica, quanto por trocas culturais e sociais, e assim, auxiliar esses estudantes imigrantes a uma moradia compatível as suas necessidades. Além disso, foram desenvolvidas atividades de auxílio direto ao estudante estrangeiro, como: orientação de mobilidade na cidade de Belo Horizonte e também orientações do meio acadêmico, como matrícula, integração na vida universitária, dentre outros.


Território - EJ Turismo UFMG, TT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Departamento de Marketing, Carga horária: 12
Outras informações
A Território é uma empresa júnior formada e administrada por alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua finalidade é servir como auxílio ao desenvolvimento sustentável por meio de ações de planejamento e operacionalização de atividades turísticas. Além disso, a Território também serve como uma alternativa de formação profissional para os alunos do curso de Turismo, possibilitando a estes o aprimoramento de seus conhecimentos técnicos e acadêmicos, desenvolvimento do espírito empreendedor e o contato com o mercado de trabalho. O trabalho de assessoria em Marketing se destinou a divulgar as práticas e trabalhos realizados pela empresa, bem como estabelecer contato com outras empresas juniores à fim de tentar melhorar procedimentos internos. Auxílio a projetos recebidos pela Território e à eventos do Instituto de Geociências também foram trabalhos realizados.


Núcleo UFMG Jr, NÚCLEO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Conselheira Deliberativa, Enquadramento Funcional: Conselheira Deliberativa, Carga horária: 12
Outras informações
O núcleo é uma instância do Movimento Empresa Júnior (MEJ), responsável por facilitar as empresas filiadas perante a UFMG, contribuir para o crescimento das Empresas Juniores e fomentar a criação de novas. O tempo dedicado ao conselho se destinou à trocas de experiências com membros de outras empresas juniores e inserção de processos eficazes dentro da Território: Empresa Junior de Turismo da UFMG.


Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, BELOTUR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
O referido estágio foi realizado com o departamento de Promoção e Informação Turística/DPI da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e consistiu no desenvolvimento e cumprimento das funções seguintes: Atender e aperfeiçoar a qualidade dos serviços de informação turística; Informar e orientar o público em geral e, em particular, o visitante; Motivar e incentivar o conhecimento e aproveitamento dos atrativos turísticos, naturais, culturais, arquitetônicos e desportivos do Município de Belo Horizonte e entorno; Levantar dados quanto a demando e oferta turísticas, divulgar eventos, serviços e facilidades turísticas e serviços de utilidade pública da capital.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O papel do Circuito Cultural Praça da Liberdade na formação de hábitos culturais e regeneração econômica urbana: um projeto piloto
Descrição: O objetivo desta proposta foi o de formular uma metodologia para análise de formação de hábitos culturais e o papel que os equipamentos culturais sediados em Belo Horizonte, particularmente no Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem exercido na regeneração econômica do vetor sul da cidade de Belo Horizonte. Situou-se o Circuito Cultural Praça da Liberdade no contexto socioeconômico (mobilidade urbana; presença de estabelecimentos comerciais; valorização de imóveis; sinalização, entre outros) da Região Metropolitana de Belo Horizonte e, especificamente, no Vetor Sul da cidade. Em termos de objetivos específicos, pretendeu-se:listar e analisar os programas/ações de formação de público para o Circuito Cultura Praça da Liberdade; formular a metodologia para identificar os efeitos do Circuito sobre contexto socioeconômico da região; analisar os fatores associados à demanda pelo Circuito para investigar o processo de formação de hábitos culturais. Vínculo: Bolsista.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Qualidade do Setor de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte
Descrição: O setor de turismo de negócios e eventos vem apresentando expressivo crescimento no país, sobretudo na última década e, o mesmo cenário pode ser percebido em Belo Horizonte. Então, para melhor desenvolvimento do setor na capital mineira, como forma de ampliar a competitividade do setor, foi desenvolvida uma metodologia de trabalho em rede para a cadeia produtiva local em BH que integram o Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte que acabou por desenvolver diversas parcerias com instituições privadas e públicas para realizar algumas ações para o desenvolvimento dessa área. O projeto abarcado, consistiu na criação de um banco de dados permanente sobre o setor, capaz de facilitar a tomada de decisões com relação à captação, promoção e realização de eventos em BH. Para desenvolver essa ação, o Programa estabeleceu parceria com a Território, Empresa Júnior de Turismo da UFMG, que atualmente está alimentando o sistema de gestão integrada com informações sobre eventos captáveis para Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão da informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Tecnologia da Informação e da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUTRA, L. F.2018DUTRA, L. F.; BARBOSA, C. R. ; FARIA, D. M. C. P . A gestão da informação e as novas tecnologias: percepções de autenticidade do público-visitante de museus virtuais. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, v. 13, p. 1, 2018.

2.
DUTRA, LARISSA FERNANDES2015 DUTRA, LARISSA FERNANDES; FARIA, DIOMIRA MARIA CICCI ; MIRANDA, ISABELA PEIXOTO . Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. Turismo em Analise (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1984-4867 Revista Turismo em Análise), v. 26, p. 385-402, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIA, D. M. C. P ; MACHADO, A. F. ; PAGLIOTO, B. F. ; DUTRA, L. F. . Turismo, Patrimônio e Revitalização: O território do Circuito Cultural Praça da Liberdade. http://www.iepha.mg.gov.br/images/com_arismartbook/download/13/revista_oculo.pdf, Revista Óculo - IEPHA, p. 81 - 103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, D. M. C. P ; DUTRA, L. F. ; Miranda, I.P . Cultura e relações internacionais: a influências das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. In: VI Congreso Latinoamericando de Investigación Turística, 2014, Neuquén. Construyendo Conocimiento en Turismo: Diversas Miradas sobre un Campo Complejo, 2014. p. 1-16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, D. M. C. P ; DUTRA, L. F. . Virtual museums and tourism: an exploratory research. In: Inheriting the City: Advancing Understandings of Urban Heritage, 2016, Taipei - Taiwan. In Inheriting the City: Advancing Understandings of Urban Heritage, 2016.

2.
DUTRA, L. F.; FARIA, D. M. C. P ; Miranda, I.P . Cultura e Relações Internacionais: A Influência das Telenovelas no Turismo Emissivo Brasileiro. In: II ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA, 2014, Niteroi e Rio de Janeiro. In II ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA, 2014. v. II. p. 1-22.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, LARISSA FERNANDES. A influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DUTRA, LARISSA FERNANDES. A representação e recuperação da informação em museus com o advento das tecnologias da informação e da comunicação - um estudo sobre os museus virtuais da Era Virtual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DUTRA, L. F.; FARIA, DIOMIRA MARIA CICCI . SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS E O MUNDO DE TELAS: UM ESTUDO ACERCA DO MUSEU VIRTUAL DO CIRCUITO LIBERDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FARIA, D. M. C. P ; MACHADO, A. F. ; DUTRA, L. F. ; PAGLIOTO, B. F. . Turismo, Patrimônio Cultural e revitalização: O território cultural do Circuito Cultural Praça da Liberdade - Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DUTRA, L. F.; FARIA, D. M. C. P . Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Artes Digitais. 2018. (Seminário).

2.
Jornada Hiperconexões Museais.Museus Virtuais e a transformação do espaço museológico além do tangível. 2018. (Encontro).

3.
ABRATUR - 17. SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS E O MUNDO DE TELAS: UM ESTUDO ACERCA DO MUSEU VIRTUAL DO CIRCUITO LIBERDADE. 2017. (Congresso).

4.
Gestão da informação para implantação de fontes alternativas renováveis de energia. 2017. (Outra).

5.
Mostra das Profissões - UFMG.Mostra das Profissões UFMG 2015, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizada nos dias 14 e 15 de novembro, no Campus Pampulha.. 2015. (Outra).

6.
XII Semana do Turismo UFMG.Turismo, Patrimônio Cultural e Revitalização: O território cultural do Circuito Cultural Praça da Liberdade - Brasil. 2015. (Outra).

7.
Encontro Hábitos Culturais - Cultura em BH: Hábitos Culturais dos Mineiros. 2014. (Encontro).

8.
VI Congreso Internacional de Investigación Turística. Cultura e Relações Internacionais - A Influência das Telenovelas no Turismo Emissivo Brasileiro. 2014. (Congresso).

9.
XI Semana do Turismo: Turismo, Cultura e Economia Criativa. 2014. (Outra).

10.
X Semana do Turismo UFMG: Empreendedorismo e Turismo. 2013. (Outra).

11.
4º Fórum Mestres e Conselheiros - Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local. 2012. (Outra).

12.
IX Semana do Turismo da UFMG: Novas Perspectivas para o Turismo. 2012. (Outra).

13.
Workshop de Informações Turísticas - Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, L. F.. XXV Fantástico Mundo da Criança. 2011. (Outro).

2.
DUTRA, L. F.. VIII Semana do Turismo: Interdisciplinaridade do Turismo no Espaço Urbano. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, L. F.; FARIA, DIOMIRA MARIA CICCI . SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS E O MUNDO DE TELAS: UM ESTUDO ACERCA DO MUSEU VIRTUAL DO CIRCUITO LIBERDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Trabalho voluntário realizado na Copa das Confederações FIFA 2013 em Belo Horizonte, MG, realizado de 15 a 30 de Junho de 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014 em Belo Horizonte, MG, realizado de 12 de junho à 13 de julho de 2014 por intermédio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:25:32