Fernanda de Melo Reis

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  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Graduanda do curso de Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina (IF Sertão PE - Campus Petrolina). Atualmente é bolsista da Academia HackTown - 1º Escola Pública de Programação em Jogos do Brasil, e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia - GET, atuando na linha de pesquisa: Pensamento Computacional. Possui interesse em metodologias de ensino, com ênfase em inovação na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda de Melo Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, F. M.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Licenciatura em Computação.
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Vila São Joaquim, C.E.V.S.J, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Vila São Joaquim, CEVSJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Youtuber. (Carga horária: 6h).
Happy Code - Caruaru, HAPPYCODE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, IF SERTÃO PE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Programação em Jogos e Robótica Educacional


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IF SERTÃO PE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, .

Linhas de pesquisa
Pensamento Computacional
05/2016 - 09/2016
Estágios , Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, .

Estágio realizado
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Médio Integrado em Informática; Disciplina ministrada: Aplicações Gráficas.


Linhas de pesquisa


1.
Pensamento Computacional


Projetos de extensão


2016 - Atual
Apoio ao treinamento de raciocínio lógico e pensamento computacional no ensino fundamental:preparando para a Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Apoiar com monitoria a oferta do curso treinamento de lógica para alunos regular- mente matriculados no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental. O curso irá preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Informática na modalidade iniciação nível 1. A proposta contempla também o auxílio no planejamento do curso e na organização da Olimpíada a ser realizada no IFSertãoPE Campus Petrolina. Além de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática, pretende-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional, bem como melhorar a compreensão sobre causa e consequência.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fernanda de Melo Reis - Coordenador / Fábio Cristiano Souza Oliveira - Integrante / Renata Silva - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante.
2016 - Atual
Contribuição do Ensino de Programação como Instrumento de Capacitação Acadêmica Profissional através da Olímpiada Brasileira de Informática
Descrição: Atualmente, o avanço da sociedade se dá pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de identificar, atender e resolver as necessidades cotidianas. Neste contexto a informática se torna uma importante aliada, pois está diretamente inserida em todos os setores, inclusive no educacional. Este projeto visa proporcionar a capacitação de alunos do ensino médio para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Essa proposta objetiva o ensino da programação a fim de compreender, treinar e desenvolver o raciocínio lógico e concentração dos estudantes. Assim essa proposta tem como base abordagens que envolvam a resolução de problemas e questões através do processo de algoritmos computacionais. O projeto será realizado através de treinamentos de programação com computadores, juntamente com auxílio de ferramentas e softwares apropriados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fernanda de Melo Reis - Coordenador / Fábio Cristiano Souza Oliveira - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Pensamento Computacional.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Robótica Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
REIS, F. M.; BITENCOURT, R. B. . Games no Ensino de História: Aplicação na Disciplina de História no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, F. M.; MATOS, A. V. S. . Uma Aventura com Minecraft e Python. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL - SBGames 2016.Games no Ensino de História: Aplicação na Disciplina de História no Ensino Fundamental. 2016. (Simpósio).

2.
Empreendedorismo Inovador no Ambiente Acadêmico. 2015. (Outra).

3.
XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL - SBGames 2015. 2015. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, F. M.; OLIVEIRA, F. C. S. ; PURIFICAÇÃO, C. R. ; SILVA, R. . XIX Olimpíada Brasileira de Informática. 2017. .



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS, F. M.; MATOS, A. V. S. . Uma Aventura com Minecraft e Python. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, F. M.; OLIVEIRA, F. C. S. ; PURIFICAÇÃO, C. R. ; SILVA, R. . XIX Olimpíada Brasileira de Informática. 2017. .




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