Thábata Amaral

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0286297598887146
  • Última atualização do currículo em 16/05/2018


Mestranda em Ciência da Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Tem interesse nas áreas de Mineração de Dados Temporais, Descoberta de Regras de Associação, Mineração de Textos e Extração de Padrões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thábata Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, T.;AMARAL, THÁBATA


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Mineração de Sequências em Séries Temporais Multivariadas,Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2017
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira, ETEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Estudo de Métodos Investigativos.
SOAS University of London, SOAS, Inglaterra.
2013 - 2013
Oficina de ilustração com GIMP. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso: Introdução à Robótica utilizando LEGO. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Arduino. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
ALICE: Ambiente de Programação Tridimensional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2013
Programador. (Carga horária: 128h).
Prepara Cursos Profissionalizantes, PREPARA, Brasil.
2012 - 2013
Operador de Computador. (Carga horária: 68h).
Prepara Cursos Profissionalizantes, PREPARA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 15
Outras informações
O GEPIC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Inteligência Computacional) foi formado em 2013 para o desenvolvimento de pesquisa relacionada à extração de conhecimento em grandes bases de dados e textos (Mineração de Dados e Textos), análise de dados temporais (Mineração de Séries Temporais) e Big Data. Em particular, o grupo investiga métodos da área de inteligência artificial e aprendizado de máquina para a análise, extração e organização de conhecimento a partir de dados de diversos domínios, como agricultura, finanças, medicina e educação. O diferencial do GEPIC é aplicação dos resultados de pesquisa em problemas reais, com foco em inovação tecnológica e interação com a indústria. Mais informações: http://gepic.ufms.br/

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Eldorado Brasil, ELDORADO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estágio Superior Profissional, Enquadramento Funcional: Estagiária em Sistemas de Informação, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável por manter a disponibilidade, integridade e confiabilidade dos dados da empresa. Atuou na criação de sistemas internos para a automatização das análises de outros colaboradores. Com tais sistemas, é possível identificar o comportamento de determinado evento desde a partida da fábrica até o dia de hoje, adotando assim medidas preventivas, corretivas ou adaptativas


Rede do Saber, REDE DO SABER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Estágio Superior Supervisionado na área de Infraestrutura de TI, permitindo a aquisição de experiência e incorporação de conhecimento prático.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Análise de índices de proximidade para auxiliar no processo de seleção de casos de testes em Testes de Software baseados em Modelos.
Descrição: O trabalho permite a comparação de diferentes caminhos de casos de teste, obtidos por uma ferramenta geradora de casos. O objetivo é considerar todos os caminhos possíveis e calcular aqueles que são mais similares. Para isso, utiliza-se algoritmos com diferentes índices de proximidade, como N-Gram, Jaccard, Jaro-Winkler e Levenshtein.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Aprendizado de Websensors para Construção de Indicadores sobre Queimadas no Brasil
Descrição: A prática de queimadas ainda é comum no Brasil. Apesar de ser útil para os agricultores, elas afetam negativamente a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, deteriora a qualidade do ar e provoca danos ao patrimônio público e privado. Atualmente, o monitoramento de queimadas é realizado por satélites, com dados divulgados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O sensoriamento por satélites é considerado uma forma viável de monitoramento, em razão do seu alcance e precisão. Apesar disso, é possível utilizar as informações contidas na web e associá-las com dados do monitoramento para complementar o conhecimento disponível sobre o assunto. Este conhecimento adicional permite, por exemplo, indicar a natureza de determinada queimada (criminosa ou acidental) e o tipo de impacto que ela causou. Modelos computacionais conhecidos como websensors permitem tal atividade, via algoritmos de aprendizado de máquina em notícias de um domínio de interesse. Neste trabalho, foi modelado um websensor para monitoramento de queimadas no Brasil, a partir de notícias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Estudos em Engenharia e Gestão do Conhecimento para a Implementação de uma Base de Conhecimento
Descrição: Bases de conhecimento (BC) são instrumentos fundamentais para organizações que objetivam estabilidade, eficácia e precisão em suas atividades. Elas possibilitam a rápida recuperação de conhecimento, além de minimizarem a ocorrência de erros que estão retratados em seu conteúdo. Existem inúmeras ferramentas CASE com funcionalidades, limitações e propósitos distintos, o que torna custosa a escolha de uma ferramenta. Nesse sentido, é desejável que um instrumento de auxílio esteja presente para direcionar o especialista durante a tomada de decisão. Este trabalho tem como objetivo a concepção de uma base de conhecimento que possibilita o acolhimento de diversas características (atributos) referentes às ferramentas CASE, como eficiência e portabilidade. O intuito de tais características é registrar as preferências de seus usuários. Durante a construção da BC, diretrizes da Engenharia do Conhecimento foram assimiladas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
The best of the class "Expanding Horizons", FISK.
2011
The best of the class "Aiming at the sky", FISK.
2010
The best of the class "Breaking Free", FISK.
2010
The best of the class "Spreading Wings", FISK.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, T.;AMARAL, THÁBATA2015 AMARAL, T.; MENEGUZZO, P. ; CARRARO, N. C. ; MARQUES, B. . A utilização do RBC como instrumento de auxílio na contabilidade de custos. Espacios (Caracas), v. 36, p. 1, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KUNZE, LUCAS FELIPE ; AMARAL, THÁBATA ; MAURO PEREIRA MORAES, LEONARDO ; JOSÉ MONTEIRO OLIVEIRA, JADSON ; GOMES BISPO JUNIOR, ALTAMIR ; PARROS MACHADO DE SOUSA, ELAINE ; CORDEIRO, ROBSON LEONARDO FERREIRA . Classification Analysis of NDVI Time Series in Metric Spaces for Sugarcane Identification. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. p. 162.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, T.; Ricardo Marcacini ; Marcos Nesso . Aprendizado de Máquina para Websensors: Aplicações em Monitoramento de Queimadas a partir de Notícias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
AMARAL, T.; TAKEHARA, R. S. . Estudos em Engenharia e Gestão do Conhecimento para a Implementação de uma Base de Conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
AMARAL, T.; Franciene Duarte Gomes . Estudos em Engenharia e Gestão do Conhecimento para a Implementação de uma Base de Conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Aprendizado de máquina para websensors: aplicações em monitoramento de queimadas a partir de notícias. 2015. (Simpósio).

2.
XVI Encontro de Iniciação Científica.Estudos em Engenharia e Gestão do Conhecimento para a Implementação de uma Base de Conhecimento. 2015. (Encontro).

3.
ECEAEMS.Estudos em Engenharia e Gestão do Conhecimento para a Implementação de uma Base de Conhecimnto. 2014. (Encontro).

4.
Encontro Regional de Informática. 2013. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 22:09:21