Felipe Alison Jeronimo de Lima

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4343574673281504
  • Última atualização do currículo em 30/05/2018


Técnico em Informática pelo IFRN, aluno de graduação no curso de Engenharia Elétrica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Alison Jeronimo de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, F. A. J.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Curso de Treinamento em Informática, Capacitação Profissional e Operador de. (Carga Horária: 80h).
Digital Máxximum informática, DMI, Brasil.
Título: Curso de Treinamento em Informática, Capacitação Profissional e Operador de Micro Computador pela Digital Máximum Informática. Ano de finalização: 2011.
2016
Graduação em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2016
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2012 - 2016
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2003 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Elisiário Dias, EMED, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Minicurso de Recuperação de mídias utilizando o Linux. (Carga horária: 6h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Treinamento em Informática. (Carga horária: 80h).
Digital Maximum Informática, DMI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
O campo magnético e definição de zona habitável das estrelas do tipo solar.
Descrição: Através de medidas e observações espectropolarimétricas acerca do campo magnético e suas propriedades de Kappa Ceti (κ1 Ceti, HD 20630, HIP 15457) ? a qual seria a estrela que mais se aproxima das características do Sol Jovem, possuindo a mesma idade que o sol tinha quando surgiu a vida na Terra ? pôde se reconstruir um modelo das regiôes de campo magnético a fim de estudar o seu desenvolvimento, assim como os ventos estelares e o fluxo de partículas que permeiam o meio interplanetário ao redor de Kappa Ceti. Os resultados mostram uma magnetosfera fechada e uma perca de massa cerca de 50 vezes maior que os atuais índices do Sol, resultando em uma grande influência sobre uma hipotética Jovem Terra, causando distúrbios climáticos que afetariam potencialmente a habitabilidade no planeta. Apesar de ter ficado somente 4 meses com a bolsa, cobri boa parte dos primeiros passos da bibliografia exigida para seguir no projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Felipe Alison Jeronimo de Lima - Coordenador / JOSE DIAS DO NASCIMENTO JUNIOR - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Descrição: A literatura de ficção científica (FC) tem sido objeto de estudo como ferramenta promissora no ensino de Física a mais de três décadas. Dentro deste amplo gênero literário, o conto de ficção científica ganha destaque quando se pensa em levar para a sala de aula o contato com algo que vá além das equações e definições matemáticas que, embora imprescindíveis para o formalismo do conhecimento científico, muitas vezes gera rejeição por parte dos alunos dificultando seu processo de aprendizagem. Em um país onde a população lê em média quatro livros por ano, o contato com a literatura ao mesmo tempo que fortalece o aprendizado mostra-se como uma ideia interessante a ser considerada por quem pesquisa sobre o tema. Neste projeto pretendemos apresentar uma proposta diferenciada de ensino de física para estudantes do ensino médio do município de Natal com o uso do conto de ficção científica. Pretendemos analisar se a nova abordagem de ensino, através do acompanhamento junto aos docentes desses alunos, é capaz de trazer uma melhoria no aprendizado dos conceitos relacionados à Física..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Felipe Alison Jeronimo de Lima - Coordenador / JEFFERSON SOARES DA COSTA - Integrante / ALEXSANDRO PEREIRA LIMA - Integrante / PAULO DANTAS SESION JUNIOR - Integrante / ALEX VIEIRA MARIANO - Integrante / ANNA ELIZABETH PINHEIRO DOS SANTOS - Integrante / ANNELISE BEATRIZ VIEIRA FERNANDES SANTOS - Integrante / JACKSON DA SILVA TEOTÔNIO - Integrante / JOAO VICTOR TOMAZ DE LIMA - Integrante / JONATHAN WILLIAM DANTAS DA CRUZ - Integrante / RAMON DE OLIVEIRA SILVA JUNIOR - Integrante.
2013 - 2013
Água vida; Natação e Hidroginástica para a melhoria da qualidade de vida.
Descrição: O presente projeto de extensão ?agua vida? e um projeto que propõe a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRN campus Pau dos Ferros, e comunidade local através de praticas corporais aquática. Tem como objetivo; Oportunizar aos servidores do IFRN campus Pau dos Ferros e comunidade local o acesso à atividade física sistematiza e orientada, na tentativa de minimizar os efeitos do sedentarismo, contribuindo para melhoria das relações interpessoais, bem como, no controle do peso corporal; alívio do estresse e hipertrofia muscular proporcionando um melhor desempenho das atividades diárias, favorecendo assim a melhoria qualidade de vida desta população. As turmas serão distribuídas em três turnos e as aulas terão a duração de 50 minutos e terão uma periodicidade de 3 dias na semana. Pretendemos ao final do projeto despertar nos participantes o hábito pela pratica da atividade física tornando-o um individuo mais ativo, e consciente da importância da atividade física em seu cotidiano. Contribuindo assim com a melhoria de sua qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Certificado de Menção Honrosa na 11a OBMEP, MEC.
2013
Certificado de Menção Honrosa na 9a OBMEP, MEC.
2012
Certificado de Participação do exame de seleção PROITEC 2012, IFRN.
2011
Certificado de Menção Honrosa na 7a OBMEP, MEC.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, F. A. J.. Softwares e Sistemas Operacionais Lives na busca pela inovação tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO JUNIOR, J. D. ; LIMA, F. A. J. . O campo magnético e definição de zona habitável das estrelas do tipo solar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, F. A. J.. SOFTWARES E SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES NA BUSCA PELA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, F. A. J.. SOFTWARES E SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES NA BUSCA PELA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, F. A. J.. Do Telescópio à Exploração Espacial: Progressão dpo Homem no Entendimento do Universo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, F. A. J.. Softwares e Sistemas Operacionais Lives na busca pela inovação tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, F. A. J.. RECUPERANDO ARQUIVOS EXCLUÍDOS USANDO FERRAMENTAS SIMPLES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, F. A. J.. O campo magnético e definição de zona habitável das estrelas do tipo solar.. 2017. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campus Party NAtal. 2018. (Congresso).

2.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. O campo magnético e definição de zona habitável das estrelas do tipo solar.. 2017. (Congresso).

3.
II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: CASO CAMPUS PAU DOS FERROS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. (Simpósio).

4.
MARS HACKATHON, Evento integrado do Marcha Pela Ciência Natal. MARS HACKATHON, Evento integrado do Marcha Pela Ciência Natal. 2017. (Olimpíada).

5.
MICROLENTES GRAVITACIONAIS: DETECTANDO PLANETAS ATRAVÉS DE UMA LUPA. 2017. (Outra).

6.
ORIGEM DO UNIVERSO E ASTRONOMIA DE POSIÇÃO. 2017. (Outra).

7.
DESVENDANDO A ASTROFOTOGRAFIA: PRINCÍPIOS FÍSICOS E TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS ASTRONÔMICAS PROVINDAS DE CCD E DSLR. 2016. (Oficina).

8.
1a Conferência do Conselho municipal dos direitos da criança e adolescente de São Miguel/RN. 1a Conferência do Conselho municipal dos direitos da criança e adolescente de São Miguel/RN. 2015. (Congresso).

9.
II Simpósio de Extensão do IFRN. 2014. (Simpósio).

10.
Uso do Portal de Periódicos. 2014. (Oficina).

11.
Semana de Ciência e Tecnologia IFRN. 2013. (Oficina).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, F. A. J.. Softwares e Sistemas Operacionais Lives na busca pela inovação tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, F. A. J.. Softwares e Sistemas Operacionais Lives na busca pela inovação tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA, F. A. J.. RECUPERANDO ARQUIVOS EXCLUÍDOS USANDO FERRAMENTAS SIMPLES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:33:29