Erica Aparecida Freire Ramos Bizaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5344894089849980
  • Última atualização do currículo em 31/01/2019


Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Taubaté (1989). MBA Executivo pelo Insper / Ibmec e Pós- Graduada em Administração de Marketing pela FAAP. Tem experiência na área de Marketing, Trademarketing, Varejo, Comunicação e Vendas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erica Aparecida Freire Ramos Bizaio
Nome em citações bibliográficas
BIZAIO, E. A. F. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em Designer Tecnologia e Inovação.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: O DESIGN COMO NOVA PERSPECTIVA PARA VANTAGEM COMPETITIVA EM PEQUENOS NEGÓCIOS., Ano de Obtenção: .
Orientador: Henrique Martins Galvão.
Palavras-chave: Design; Empreendedorismo; Gestão; Estratégia; Pequenos Negócios.
2003 - 2005
Especialização em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 368h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico Água Crystal - 2004 - 2020.
Orientador: Edith Wagner.
1995 - 1996
Especialização em Administração de Marketing. (Carga Horária: 368h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Plano de Marketing para uma franquia.
1986 - 1989
Graduação em Relações Públicas.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Guerrilla Business Intensive. (Carga horária: 36h).
Experiência de Sucesso, ES, Brasil.
2018 - 2018
Financial Freedom Strategies. (Carga horária: 36h).
Experiência de Sucesso, ES, Brasil.
2017 - 2017
Millionaire Mind Intensive. (Carga horária: 36h).
Experiência de Sucesso, ES, Brasil.
2015 - 2015
EMPRETEC. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2015 - 2015
Introdução as Tecnicas de Laser Ablation e LIBS. (Carga horária: 40h).
Applied Spectra, AA, Estados Unidos.
2002 - 2003
Programa de Desenvolvimento Gerencial _ PDG 2002. (Carga horária: 64h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2002 - 2002
Produtos ACNielsen - Análise de dados. (Carga horária: 8h).
AC Nielsen, AC NIELSEN, Brasil.
2002 - 2002
INF*ACT WORKSTATION BÁSICO. (Carga horária: 16h).
AC Nielsen, AC NIELSEN, Brasil.
2002 - 2002
Levando sua motivação às alturas. (Carga horária: 8h).
Círculo dos Profissionais de Vendas, CPV, Brasil.
2001 - 2001
Programa Desenvolvimento Gerencial 2001. (Carga horária: 64h).
Panamco Brasil, PANAMCO, Brasil.
2000 - 2000
Internet - A última fronteira do marketing. (Carga horária: 80h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2000 - 2000
Local Store Marketing. (Carga horária: 40h).
Panamco Brasil, PANAMCO, Brasil.
1996 - 1996
Organização de Eventos. (Carga horária: 12h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Vendas. (Carga horária: 20h).
Tia Augusta Turismo, TIA AUGUSTA, Brasil.
1994 - 1994
Curso de reuniões para participações programadas. (Carga horária: 12h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDAÇÃO PUBLICAS - ABRP, ABRPA_FORN, Brasil.
1994 - 1994
Cerimonial. (Carga horária: 12h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1994 - 1994
Marketing para empresas de serviços. (Carga horária: 12h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDAÇÃO PUBLICAS - ABRP, ABRPA_FORN, Brasil.
1993 - 1993
Guia Especializado em Flórida : Orlando e Miami. (Carga horária: 40h).
ABL e Associados, ABL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Spal Industria Brasileira de Bebidas, SPAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Novas Categorias, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Novas Categorias, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20


The Marketing Store Worldwide Latin America Consulting Ltda, TMSW, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Negócios III, Regime: Dedicação exclusiva.


Itabuna Textil S/A, SCALA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Regime: Dedicação exclusiva.


Ind. Meias Scalina Ltda, TRIFIL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Promoções Sr., Regime: Dedicação exclusiva.


Venbo Comércio de Alimentos Ltda, BOB'S, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing Sr, Regime: Dedicação exclusiva.


Condomínio Shopping D, SHOPPING D, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Regime: Dedicação exclusiva.


Cyrela Construtora Ltda, CYRELA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Regime: Dedicação exclusiva.


Intercities Agencia de Turismo, INTERCITIES, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária, Regime: Dedicação exclusiva.


Bizaio Comercio de Instrumentos de Medidas, BIZAIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Inovação e Empreendedorismo na visão estratégica do Design
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Erica Aparecida Freire Ramos Bizaio - Coordenador / Henrique Martins Galvão - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Administração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIZAIO, E. A. F. R.2016 BIZAIO, E. A. F. R.; GARCIA, A. B. B. C. ; FRANCA, D. S. ; BOMBACHI, A. C. B. ; BIZAIO, E. A. F. R. . O SERVIÇO DE CONTACT CENTER COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO DE RELACIONAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 7, p. 267-278, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BIZAIO, E. A. F. R.; PEIXOTO, F. V. ; VEIRA, E. M. B. ; FERREIRA, F. B. . Serviço de Atendimento ao consumidor. Revista H tec, , v. Vol 1, 24 abr. 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BIZAIO, L. R. ; BIZAIO, E. A. F. R. . Uniformity of multivitamins tablets by elemental mapping by LIBS. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiania. 39 RASBQ, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BIZAIO, E. A. F. R.; GALVAO, H. M. ; BARBOSA, G. C. . Empreendedorismo e Coworking Spaces no Vale do Paraíba. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BIZAIO, E. A. F. R.; BIZAIO, L. R. . Utilização daTécnica de LIBS no monitoramento de sedimentos sem preparo químico de amostras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BIZAIO, L. R. ; BIZAIO, E. A. F. R. . Determinação de CH4 em amostras de respiração com o uso da técnica de CRDS no auxílio de controle de Gases de Efeito Estufa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BIZAIO, L. R. ; BIZAIO, E. A. F. R. . Uniformity of Multivitamins Tablets by Elemental Mapping by LIBS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BIZAIO, E. A. F. R.. Estratégias de Branding. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BIZAIO, E. A. F. R.. Branding : Saiba aprimorar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BIZAIO, L. R. ; BIZAIO, E. A. F. R. . Utilização de métodos estatísticos na avaliação de métodos analíticos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Fernando Estevão de Oliveira. Kaizen através do ciclo de Deming para chegar a padronização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Responsabilidade Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Diego Rodrigues Mendes. Frete CIF - um diferencial no serviço logístico oferecido ao cliente.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Responsabilidade Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
GIUPPOMO, P. A. L.; VICTOR, S. M.; LOPES, V. M. O.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Priscila Auxiliadora Lima Giuppomo. Qualidade no atendimento ao cliente: um diferencial competitivo para empresas.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Responsabilidade Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Evandro Leite.Motivação no trabalho e a análise do perfil dos profissionais de uma empresa do segmento turístico.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Helena C. de Oliveira , Ma. Rosa S. Jorge, Paula R Oliveira.Endomarketing: O marketing de dentro para dentro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
L K C L ramos; FERREIRA, L. P.; CRUZ, D. M.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Laís Karoline Costa Lemes Ramos.Treinamento e desenvolvimento organizacional: uma ferramenta nas empresas atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
GUIMARAES, A B L; BENTO, C. R. M.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Anna Beatriz Lopes Guimarães.O uso do marketing no lançamento da camiseteria Guimarães Cunha na cidade de Lorena. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Ademila Aparecida de C. Ribeiro e Hully Fernanda Flairam.O superendividamento dos aposentados e pensionistas no Brasil e o crédito consignado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
SOUZA, D A L; SOUZA, I. J.; OLIVEIRA, E. R.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Diana Aparecida Lopes de Souza.Lean Manufacturing com aplicação de ferramenta kanban em um setor de montagem mecânica de componentes para a industria aeroespacial no Vale do Paraíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
GUEDES, L. H.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Leandro Henrique Guedes.Plano de Marketing para Carreira Musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
SANTOS, J. F. P.; MANZANETE, R. R.; REIS, T. C.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Juliana Santos, Renata Manzanete, Thamiris Reis.A importância da Marca no Mundo dos Negócios - uma análise da venda por catálogo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
AZEVEDO, J. N.; FIRME, S. Y. G. P.; VICTOR, S. M.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Jéssica Azevedo, Samara Firme, Susan Victor.A importância do Comércio Eletrônico nas Relações de Empresa para Consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
FURTADO, L. C. M.; ALMEIDA, T. A. R.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Laura Furtado, Tiago Almeida.Excelência no Atendimento e sua Influência na Competitividade Organizacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
REIS, D. A.; GASPAR, P. P. P.; SOARES, S. F.; BIZAIO, E. A. F. R.. Participação em banca de Daniele Reis, Patricia Gaspar, Simone Soares.A influência Comportamental dos Colaboradores no Processo de Implantação da ISO 9001: Um estudo de caso em um laboratório de análises industrial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
BIZAIO, E. A. F. R.. Guia do estudante - Melhores Universidades. 2017. Guia do Estudante - Editora Abril.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Feira do Empreendedor. 2018. (Feira).

2.
VI Fórum de Química Ambiental. 2018. (Simpósio).

3.
14Th Rio Symposium on Atomic Spectrometry. 2017. (Simpósio).

4.
39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Uniformity of multivitamins tablets by elemental mapping by LIBS. 2016. (Encontro).

5.
Feira do Empreendedor. 2016. (Feira).

6.
RM Vale TI. 2016. (Feira).

7.
Semana do Empreendedorismo. 2016. (Encontro).

8.
Tendencias do Varejo - Pós NRF 2016. 2016. (Seminário).

9.
V Fórum de Química Ambiental - Inovações Tecnológicas.Utilização da Técnica de LIBS no monitoramento de sedimentos sem preparo químico de amostras. 2016. (Outra).

10.
II Workshop sobre Laser em Química Analítica. 2015. (Outra).

11.
XXIX Encontro da SBQ -MG. 2015. (Encontro).

12.
VII Encontro do Curso de Administração das Faculdades Integradas Teresa DÁvila.Branding. 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BIZAIO, E. A. F. R.. II Impacto ADM. 2016. (Outro).

2.
BIZAIO, E. A. F. R.. VIII Encontro de Administração. 2016. (Outro).

3.
BIZAIO, E. A. F. R.. I Impacto Adm. 2015. (Outro).

4.
BIZAIO, E. A. F. R.. Campanha de Responsabilidade Social: Abra os olhos! A droga cega. 2015. (Outro).

5.
BIZAIO, E. A. F. R.. VII Encontro do Curso de Administração das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas dos Santos. Marketing de Varejo: Análise do Comportamento de Compra do Consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Erica Aparecida Freire Ramos Bizaio.

2.
Ademila Aparecida de Carvalho V Ribeiro e Hully de Souza. O superendividamento dos aposentados e pensionistas no Brasil e o credito consignado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Erica Aparecida Freire Ramos Bizaio.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 18:12:58