Andreia Cardozo Quadrio

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  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como co-orientadora de grupo de pesquisa de iniciação científica, pela UFRJ, no Ensino Médio. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis(2008) e em Gestão Escolar pelo centro Universitário Senac (2015). Formou-se em graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Atualmente é professora na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística e ensino, sociolinguística e construções da escrita de sujeitos típicos e atípicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreia Cardozo Quadrio
Nome em citações bibliográficas
QUADRIO, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A hipossegmentação no segundo segmento do ensino fundamental - alunos típicos e atípicos,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Gean Nunes Damulakis.
Coorientador: Maria Cecília Mollica.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC, Brasil.
Título: Plano Gestor Escolar: Um Recorte da Gestão Democrática em Escolas Públicas.
Orientador: Não houve orientador.
2007 - 2008
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Linguística e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: Análise linguística nos textos de propagandas.
Orientador: Luciana Vilhena.
1999 - 2002
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: A flutuação entre a consoante fricativa palatal /S/ e a vibrante múltipla velar /R/ no vocábulo.
Orientador: Albertina Conceição Nunes da Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora


Colégio Werneck, C. W., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18


Liceu São José de Itaipva, LSJI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOLLICA, M. C. M.2018MOLLICA, M. C. M. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. ; MAIA, Mariângela ; LEAL, Marisa . Lendo pelo olho mágico. Pensares em revista, v. 11, p. 4-30, 2018.

2.
MOLLICA, M. C. M.2018MOLLICA, M. C. M. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. . Do espaço em branco no percurso da construção da escrita de sujeitos típicos e atípicos - habilidades e práticas requeridas em sala de aula. REVISTA INTERFACES (UFRJ), v. II, p. 111-129, 2018.

3.
QUADRIO, A. C.2016QUADRIO, A. C.; MOLLICA, M. C. M. . Ortografia opaca e transparente na escrita de escolares. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. xx, p. 120-134, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOLLICA, M. C. M. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. ; PATUSCO, C. . Efeito dominó na linguagem: o que a escola precisa saber. 1ª. ed. CRV, 2017. v. 1.

2.
QUADRIO, A. C.. Episódios naturais na ontogênese da escrita. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. 137p .

3.
MOLLICA, M. C. M. ; ROSA, M. C. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. ; MELO, L. . #linguísticadeprotestos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. 105p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOLLICA, M. C. M. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. . Leitura e Cognição: Propostas de Atividades. In: Osório, Paulo; Simões, Darcilia; Rosa, Mª Carlota. (Org.). Da Constituição Histórica do Português ao seu Ensino. Estudos de Linguística Portuguesa.. 1ªed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 145-168.

2.
QUADRIO, A. C.. Atividades de referenciação com tirinhas. In: Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Atividades com Texto para Ensino Fundamental e Médio. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016, v. , p. 10-49.

3.
QUADRIO, A. C.. Elaboração de atividades a partir de um artigo de divulgação científica. In: Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Atividades com texto para Ensino Fundamental e Médio. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras Universidade Católica de Petrópolis, 2016, v. 1, p. 50-115.

4.
QUADRIO, A. C.; MOLLICA, M. C. M. ; BATISTA, H. R. ; MELO, L. . Gritos de Guerra, padrões recorrentes. In: Maria Cecília Mollica. (Org.). Gritos de Guerra, padrões recorrentes. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. , p. 34-61.

5.
QUADRIO, A. C.; MOLLICA, M. C. M. ; BATISTA, H. R. ; MELO, L. . Escrita funcional e não funcional - Hipo e #tag. In: Maria Cecília Mollica. (Org.). Escrita funcional e não funcional - Hipo e #tag. 1ed.: , 2016, v. , p. 82-102.

6.
QUADRIO, A. C.; MOLLICA, M. C. M. ; BATISTA, H. R. ; MELO, L. . Padrões de tópico empregados nos gritos de guerra: o trabalho na escola. Padrões de tópico empregados nos gritos de guerra: o trabalho na escola. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. , p. 62-81.

7.
QUADRIO, A. C.; MIRANDA, H. C. . Uma experiência de aplicação do CD I "Da fala ao teclado" em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. In: Maria Cecília Mollica; Hadinei Ribeiro Batista; Ludmila dos S. Guimarães. (Org.). Cybercorpora e inovação com práticas de ensinagem. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 131-153.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOLLICA, M. C. M. ; QUADRIO, A. C. . Fala e escrita e repercussões na lectoescrita. Letrônica, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
QUADRIO, A. C.. Aquisição da escrita por sujeitos típicos e atípicos - Reflexões e propostas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUADRIO, A. C.. Ortografia opaca e transparente na escrita de escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUADRIO, A. C.. Episódios naturais na ontogênese da escrita de sujeitos típicos e atípicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
QUADRIO, A. C.. A hipossegmentação no ensino fundamental II - alunos típicos e atípicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
QUADRIO, A. C.. A hipossegmentação no ensino fundamental II - alunos típicos e atípicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
QUADRIO, A. C.; CUNHA, A. C. N. da . As variações da concordância sujeito-predicado em Petrópolis, sob a luz da sociolinguística. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUADRIO, A. C.; MOLLICA, M. C. M. . Ortografia opaca e transparente na escrita de escolares. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
QUADRIO, A. C.. SUJEITOS DE DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEPLA.Segmentação no início da escrita Relação entre a escrita escolar atual e a escrita do século XIX. 2018. (Outra).

2.
CONELP. SUJEITOS DE DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. 2016. (Congresso).

3.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia.Ortografia opaca e transparente na escrita de escolares. 2016. (Outra).

4.
VIII Sinefil.A HIPOSSEGMENTAÇÃO NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ALUNOS TÍPICOS E ATÍPICOS.. 2016. (Simpósio).

5.
Ego-documentos na análise linguística. 2015. (Outra).

6.
II Workshop de Metodologia da Pesquisa da UCP.As variações da concordância sujeito-predicado em Petrópolis sob a luz da sociolinguística. 2002. (Outra).

7.
Semana de Letras da UCP.As variações da concordância sujeito-predicado em Petrópolis sob a luz da sociolinguistica. 2001. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MOLLICA, M. C. M. ; ROSA, M. C. ; QUADRIO, A. C. ; BATISTA, H. R. ; MELO, L. . #linguísticadeprotestos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. 105p .

1.
QUADRIO, A. C.; MIRANDA, H. C. . Uma experiência de aplicação do CD I "Da fala ao teclado" em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. In: Maria Cecília Mollica; Hadinei Ribeiro Batista; Ludmila dos S. Guimarães. (Org.). Cybercorpora e inovação com práticas de ensinagem. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 131-153.

2.
QUADRIO, A. C.. Atividades de referenciação com tirinhas. In: Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Atividades com Texto para Ensino Fundamental e Médio. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016, v. , p. 10-49.

3.
QUADRIO, A. C.. Elaboração de atividades a partir de um artigo de divulgação científica. In: Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Atividades com texto para Ensino Fundamental e Médio. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras Universidade Católica de Petrópolis, 2016, v. 1, p. 50-115.


Apresentações de Trabalho
1.
QUADRIO, A. C.. A hipossegmentação no ensino fundamental II - alunos típicos e atípicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
QUADRIO, A. C.. Ortografia opaca e transparente na escrita de escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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