Hantony Matheus Zimmermann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6123077065346406
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Aluno do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, do Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna. Técnico em Mecânica de Usinagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hantony Matheus Zimmermann
Nome em citações bibliográficas
ZIMMERMANN, H. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2011
Especialização em Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem. (Carga Horária: 800h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Título: Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem.
Orientador: Rogério Pasinato.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Elaboração de Texto Científico. (Carga Horária: 48h).
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS LUZERNA, IFC, Brasil.
Título: Elaboração de Texto Científico. Ano de finalização: 2016.
Orientador: Illyushin Zaak Saraiva.
2013
Graduação em andamento em Engenharia Mecânica.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica.
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, PN, Brasil.
2004 - 2009
Ensino Fundamental (1º grau).
ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, ESF, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS LUZERNA, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
DESENVOLVIMENTO E NACIONALIZAÇÃO DE PLACAS DE TITÂNIO PARA FIXAÇÃO DE COSTELAS FRATURADAS
Descrição: Devido ao pouco conhecimento das propriedades das ligas utilizadas na área de biomateriais, nos últimos anos, novas pesquisas foram realizadas, afim de explorar a aplicabilidade de ligas de titânio, visando principalmente, a potencialidade de mercado e a redução do valor agregado como força motriz nessa área. O uso de materiais artificiais no corpo humano, normalmente ocorre para fins de cicatrização ou para a substituição de ossos fraturados, corrigir deformidades e restaurar funções perdidas por acidentes. Neste contexto, as ligas de titânio têm se estabelecido como um excelente material no uso de implantes medicinais por possuir melhores propriedades mecânicas comparado a outros materiais. Além disso, o titânio é o material mais compatível com o corpo humano comparado à outras ligas utilizadas em implantes. O objetivo principal deste estudo é avaliar por meio de espectrometria, metalografia e ensaios de dureza, as características de uma chapa de titânio puro grau 2 e compará-las com uma placa torácica produzida internacionalmente. Os resultados obtidos com a análise metalográfica, espectrometria e dureza, mostram a semelhança entre a chapa nacional e a placa torácica importada. Deste modo, foi possível obter um produto produzido nacionalmente com o intuito de reduzir gastos com cirurgias de costelas fraturadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Hantony Matheus Zimmermann - Integrante / Mário Wolfart Júnior - Coordenador / LUCAS FERREIRA - Integrante.Financiador(es): PROEX - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Nacionalização de um grampeador linear cortante para cirurgias bariátricas do SUS visando a população de baixa renda.
Descrição: No mundo 99% das cirurgias bariátricas (redução de estômago) são realizadas com grampeadores manuais e descartáveis. O Sistema Único de Saúde (SUS), só disponibiliza esse tipo de cirurgia gratuitamente para pacientes diagnosticados com obesidade mórbida. Um dos motivos é o custo elevado dos instrumentos cirúrgicos, que são importados, dos quais alguns são utilizados apenas uma vez e então descartados. Desta forma, o mercado voltou-se à pesquisa e desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos mais ergonômicos e de maior usabilidade. O estudo proposto tem como desafio tecnológico a substituição dos materiais dos componentes do grampeador linear cortante, por ligas de alumínio, que são menos densas e mais baratas, afim de tornar o produto mais barato, leve e ergonômico, mantendo as características necessárias para o seu uso. Uma liga de alumínio será definida através do estudo de biocompatibilidade (análise química e micrográfica), tratamento térmico e resistência mecânica (tração e dureza). A partir disso, o grampeador será modelado em 3D e simulações numéricas por elementos finitos serão realizadas em componentes críticos, como pinos e batentes. Os processos de fabricação mais adequados serão selecionados, e então dar-se-á o início da fabricação dos protótipos. O presente projeto busca junto às empresas NMT - New medical Technology e MB - Marlex do Brasil, desenvolver ligas e o processo de fabricação de grampeadores lineares cortantes para vários tipos de cirurgias, incluindo as cirurgias bariátricas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Hantony Matheus Zimmermann - Integrante / Mário Wolfart Júnior - Coordenador / Mateus Ritter Pasini - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZIMMERMANN, H. M.; SARAIVA, I. Z. . METROLOGIA NA ÁREA MÉDICA. In: Feira de Iniciação Científica e Extensão, 2016, Camboriú. Feira de Iniciação Científica e Extensão. Camboriú: Tainara Mazzutti Bogoni, 2016. p. 197-202.

2.
ZIMMERMANN, H. M.; SARAIVA, I. Z. ; CAPRARIO, G. N. . PESQUISA DESCRITIVA DOS MÉTODOS E INSTRUMENTOS METROLÓGICOS NO APOIO ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE. In: MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR, 2016, VIDEIRA. ANAIS IX MICTI 2016, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ZIMMERMANN, H. M.; SARAIVA, I. Z. ; CAPRARIO, G. N. . Metrologia na Área Médica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Caracterização microestrutural, química e microdureza dos aços inoxidáveis. 2018. (Congresso).

2.
Feira Internacional da Mecânica. 2016. (Feira).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:35:11