Gabriel Afonso da Costa Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5858992574771100
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP (2017), Acadêmico de Educação Física - Bacharelado pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP), Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA (2018), atua como Professor de Educação Física no Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio do TJTO, Aluno de iniciação cientifica (PROICT) pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano. Voluntario no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação física escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Afonso da Costa Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, G. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, CEI.
205 Sul Alameda 15
Plano Diretor Sul
77015007 - Palmas, TO - Brasil
Telefone: (63) 32184275
URL da Homepage: www.ceitjto.com.br


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Especialização em Educação Física Escolar. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Integrada de Araguatins, FAIRA, Brasil.
Título: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCANDOS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID..
Orientador: Altina Nunes Sarveda.
2013 - 2017
Graduação em Educação Física.
Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
A ciência da Hipertrofia Muscular. (Carga horária: 10h).
Primevo, 1, Brasil.
2017 - 2017
Seja um pesquisador responsável: publique com ética.. (Carga horária: 4h).
Editage, EDITAGE, Brasil.
2017 - 2017
A Internet como fonte de informações de atividades físicas para adolescente. (Carga horária: 16h).
Learncafe Ensino Online Eireli - Me, LEARNCAFE, Brasil.
2017 - 2017
Formação cientifica do Academic Mastermind Platinum. (Carga horária: 60h).
Academic Mastermind Platinum, AMP, Brasil.
2017 - 2017
PRÉ - Temporada de Arbitragem de Futsal. (Carga horária: 40h).
Federação Tocantinense de Futebol de Salão, FTFS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID CEULP/ULBRA. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2015 - 2015
Seminário sobre hipertrofia. (Carga horária: 16h).
LCM assessoria, gestão e treinamento esportivo, LCM, Brasil.
2014 - 2014
Oficina- Dia da Consciência Negra e Indígena. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROICT, Carga horária: 20
Outras informações
Estudante de iniciação cientifica pelo PROICT

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Monitora Institucional, Enquadramento Funcional: Monitor de Fisiologia do Exercício Humano, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20
Outras informações
Professor bolsista pelo PIBID em Educação Física na escola parceira Escola Municipal Monteiro Lobato

Atividades

12/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CEULP/ULBRA, .

05/2015 - 08/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física

Escola Videira de Palmas, VIDEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 16

Atividades

02/2017 - 07/2017
Estágios , Escola Videira de Palmas, .

Estágio realizado
Professor de Educaçao física series iniciais (jardim 1 ao 5º ensino fundamental)..

Academia Tchibum, AC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagio remunerado, Enquadramento Funcional: Professor de natação, Carga horária: 34

Atividades

06/2017 - 12/2017
Estágios , Academia Tchibum, .

Estágio realizado
Academia Tchibum.

Academia Salute Fitness, SALUTE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estagio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário em salão de musculação, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - Atual
Estágios , Academia Salute Fitness, .

Estágio realizado
Estagio em salão de musculação..

Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Educação Física para turmas do Maternal I ao 2º ano da Educação Infantil



Linhas de pesquisa


1.
EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO E ANAERÓBIO SOBRE A GLICEMIA NAS 24 HORAS PÓS-EXERCÍCIO EM DIABÉTICOS TIPO II


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO E ANAERÓBIO SOBRE A GLICEMIA NAS 24 HORAS PÓS-EXERCÍCIO EM DIABÉTICOS TIPO II
Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é um conjunto de distúrbios metabólicos que apresenta em comum à hiperglicemia sistêmica. Acredita-se que a prática de exercícios físicos auxilie no controle da glicemia nestes pacientes. Objetivo: Verificar a eficiência da corrida/caminhada em intensidades aeróbia e anaeróbia sobre a glicemia nas 24 horas pós-exercício em pacientes diabéticos tipo II. Metodologia: Fase I: participarão desta etapa 20 indivíduos fisicamente ativos que realização os testes de glicemia mínima e máximo estado estável de lactato para validação de instrumentos e testes. Fase II: participarão desta etapa 20 diabéticos tipo II que realizarão testes de glicemia mínima e sessões de exercícios com intensidade abaixo e acima do limiar anaeróbio, bem como uma sessão controle sem exercícios, em ordem randômica; para verificação dos efeitos destas diferentes sessões sobre a glicemia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Afonso da Costa Borges - Coordenador / Heitor Siqueira Ribeiro - Integrante / Bibiano Madrid - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, G. A. C.2016 BORGES, G. A. C.; MACIEL, E. S. ; QUARESMA, F. R. P. ; SOUZA, M. S. A. . Da bolsa de iniciação à docência: contribuições para a formação de educandos e educadores. REVISTA DA EXTENSÃO DA UFRGS, v. 2017, p. 20-25, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, G. A. C.. PIBID, um programa importante para educação. Jornal do Tocantins, palmas to, p. 2 - 2, 12 maio 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, G. A. C.; RIBEIRO, H. S. ; MADRID, B. . CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE PERCEBIDO E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE RECEPCIONISTAS DE ACADEMIAS. In: XVII Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, 2017, Palmas - TO. XVII Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA. Palmas - TO: XVII Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA, 2017. v. XVII.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, G. A. C.. Qualidade de Vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BORGES, G. A. C.. Relato de experiência do PIBID no CEULP/ULBRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, G. A. C.. Relatos de experiencias PIBID 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, G. A. C.. Oficina Psicomotricidade: abordagens teóricas e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 CONATINS - Congresso de Autismo do Tocantins. 2018. (Congresso).

2.
IV Seminário Institucional do PIBID CEUL/ULBRA.Relatos de Experiencias. 2017. (Seminário).

3.
XVII Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA.CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE PERCEBIDO E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE RECEPCIONISTAS DE ACADEMIAS. 2017. (Seminário).

4.
llI Seminario institucional PIBID do CEULP/ULBRA..Relatos de experiencias. 2016. (Seminário).

5.
ll Seminario institucional PIBID do CEULP/ULBRA.. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, G. A. C.; MADRID, B. . IV Seminário institucional PIBID do CEULP/ULBRA. 2017. (Outro).

2.
BORGES, G. A. C.; MACIEL, E. S. ; QUARESMA, F. R. P. . III Seminário institucional PIBID do CEULP/ULBRA. 2016. (Outro).

3.
BORGES, G. A. C.; MACIEL, E. S. ; QUARESMA, F. R. P. ; SOUZA, M. S. A. . II Seminário institucional PIBID do CEULP/ULBRA. 2015. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:43:53