Fernanda Medina Vitti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6300966635469959
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Graduada em História (UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon). Possui experiência na área de História, com ênfase em História Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Medina Vitti
Nome em citações bibliográficas
VITTI, F. M.;VITTI, Fernanda Medina


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em História.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A presença de Trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: Histórias e Memórias.
Orientador: Sheille Soares de Freitas.
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Iniciação Científica: ICV/Unioeste/PRPPG. (Carga horária: 480h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Encontros com o ensino e pesquisa em História.. (Carga horária: 56h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROEX, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

2016 - 2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

2016 - 2017
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, História.

Atividade de extensão realizada
Bolsista PROEX/PIBIS/Araucária no projeto de extensão Em Evidências: produção e uso de fontes no ensino de história.


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho e Movimentos Sociais

Objetivo: "A linha investiga processos históricos, no que se refere às diversas práticas dos sujeitos, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Tem como temas de interesse os movimentos sociais, as organizações partidárias e sindicais, as práticas cotidianas dos trabalhadores, no campo e na cidade e as construções de sentidos e significados por e sobre estes sujeitos, enquanto uma prática social, na historiografia e nas memórias". Esses trabalhos são promovidos a partir das atividades do Grupo de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cidade (UNIOESTE/PR).
2.
História Social, Memórias e Linguagens


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Programa de Iniciação Científica: ICV/Unioeste/PRPPG: A presença de Trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: Histórias e Memórias
Descrição: A presente proposta de investigação, assim como o próprio título já indica, pautou sobre a presença de trabalhadores em Toledo a partir do bairro Jardim Panorama, desde a década de 1980 aos dias atuais. Meu interesse consistiu em analisar as trajetórias e experiências desses sujeitos que chegaram em momentos distintos tanto no bairro, quanto na cidade, buscando compreender seus percursos construídos, na qual estão em constante avaliação sobre alternativas diante das diversas pressões e limitações que lhes são colocados em nossa sociedade. Por meio de suas narrativas, busquei discutir sobre suas condições compartilhadas e toda a complexidade de elementos que os envolvem, buscando dessa maneira, compreender suas relações com a indústria vizinha ao bairro e como ela compõe interesses em suas vidas. Além disso buscei evidenciar através da memórias e práticas desses sujeitos, suas confrontações, dificuldades, decisões, valores e também como enfrentam as dificuldades encontradas no âmbito e conjunto de suas vivências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Em evidências: produção e uso de fontes no ensino de história
Descrição: O projeto registrado na PROEX/UNIOESTE sob nº 39284/2013 propõe a discussão de documentos para a produção do conhecimento histórico, sugerindo o debate de fontes e de possibilidades de ações a partir do uso desses materiais no ensino de história. Esse processo é visualizado como uma prática permanente de diálogo sobre a prática do historiador - envolvendo extensão, ensino e pesquisa. A intenção é que o projeto se renove com edições anuais, alterando os eixos temáticos norteadores das proposições de cada edição do projeto. A proposta será constituída por oficinas com estudantes do Curso de História/UNIOESTE e, também, com profissionais da área de História na Educação Básica, particularmente os vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Toledo. A tentativa é discutir as possibilidades da produção e uso de fontes em sala de aula e, ao mesmo tempo, disponibilizar esses materiais para o público participante, permitindo que os utilizem nos espaços de interlocução que possuem - salas de aula da Educação Básica, debates universitários, produções bibliográficas, dentre outras ações.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VITTI, F. M.. A presença de trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: histórias e memórias. In: Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica, 2017, Marechal Cândido Rondon. Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica, 2017.

2.
FREITAS, Sheille S. ; SANTOS, Carlos M. S. ; RODRIGUES, Daniela M. ; GONÇALVES, Karoline ; VITTI, F. M. . As fontes na atuação do historiador: decisões de investigação e análise histórica.. In: XVI Seminário de Extensão da Unioeste - SEU., 2016, Francisco Beltrão. Unioeste e comunidade: Extensão pra quem? p. 303-309., 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
VITTI, F. M.. A presença de trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: histórias e memórias. In: Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica, 2017, Marechal Cândido Rondon. Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VITTI, F. M.. A presença de Trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: Histórias e Memórias. XIII Semana Acadêmica: A formação acadêmica do Historiador: Ensino e Pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREITAS, Sheille S. ; SANTOS, Carlos M. S. ; GONÇALVES, Karoline ; VITTI, F. M. . As fontes na atuação do historiador: decisões de investigação e análise histórica.. In: XVI Seminário de Extensão da Unioeste - SEU., 2016, Francisco Beltrão. Unioeste e comunidade: Extensão pra quem? p. 303-309., 2016.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
VITTI, F. M.. A presença de trabalhadores em Toledo, a partir do Jardim Panorama: Histórias e Memórias. Marechal Cândido Rondon: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica.A presença de trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama: histórias e memórias. 2017. (Outra).

2.
Sessão Coordenada I - História em Evidências: Trabalhadores, Memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Outra).

3.
Sessão Coordenada II - História em Evidências: Trabalhadores, Memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Outra).

4.
Sessão Coordenada III - História em Evidências: Trabalhadores, Memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Outra).

5.
XII Ciclo de Conferências e Interferências do CEPEDAL. 2017. (Outra).

6.
XIV Semana Acadêmica de História - Diversidade, Ensino e Políticas Públicas. 2017. (Outra).

7.
As fontes na atuação do historiador: decisões de investigação e análise historiográfica.In: XVI Seminário de Extensão da Unioeste - SEU, 2016, Francisco Beltrão. XVI Seminário de Extensão da Unioeste. Unioeste e comunidade: Extensão pra quem?. 2016. (Seminário).

8.
Ditadura: Memória, Verdade e Justiça - ontem e hoje. 2016. (Encontro).

9.
História e Linguagens - desafios teóricos e metodológicos no âmbito da pesquisa histórica.. 2016. (Outra).

10.
Memória, verdade e justiça: as políticas de memória no Brasil pós-ditadura. 2016. (Outra).

11.
XIII Semana Acadêmica de História.A presença de trabalhadores em Toledo a partir do Jardim Panorama. 2016. (Outra).

12.
XIII Semana Acadêmica de História. Formação do Historiador: Ensino e Pesquisa. 2016. (Outra).

13.
XVI Seminário de Extensão da Unioeste - SEU.As fontes na atuação do historiador: decisões de investigação e análise histórica.. In: XVI Seminário de Extensão da Unioeste - SEU., 2016, Francisco Beltrão. Unioeste e comunidade: Extensão pra quem? p. 303-309. 2016. (Seminário).

14.
V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Ditadura, Transição e Democracia. 2015. (Simpósio).

15.
XII Semana Acadêmica de História - História e Arte: Literatura, Música e Cinema.Trabalhadores em Marechal Cândido Rondon-PR: trajetórias e campos de possibilidades na cidade. 2015. (Outra).

16.
"A colonização europeia em África e o seu impacto na hibridação de linguas e culturas". 2014. (Outra).

17.
Conferência 50 Anos do Golpe Militar: a disputa pela Memória. 2014. (Outra).

18.
I Colóquio de Pós-Graduação de História, Poder e Práticas Sociais. 2014. (Outra).

19.
XI Semana Acadêmica de História - História e Educação: Desafios e Perspectivas. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, Sheille S. ; SANTOS, Carlos M. S. ; RODRIGUES, Daniela M. ; SA, M. C. ; GONÇALVES, Karoline ; VITTI, F. M. . Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:43:10