Michele Silva da Mata Caetano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0515094675549855
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Atualmente é pedagoga do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Faculdade do Centro Leste - UCL; Designer Educacional do curso de Pós-Graduação em Informática na Educação ofertado pelo CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância; Designer Educacional dos cursos do Tele-Educação do Projeto Nacional Telessaúde Brasil Rede. Mestranda em Educação em Ciência e Matemática (EDUCIMAT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo, membro do grupo de pesquisa Gedi - Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão. Graduada em Design pela Faculdade do Centro Leste (2013) e em Pedagogia pela Escola de Ensino Superior Fabra (2014). Possui especializações em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas; em Arte na Educação; em Libras; em Educação Especial e Inclusiva. Já atuou como professora de Arte e Professora DA no Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Auditiva no Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Serra; como professora voluntária da disciplina de Fundamentos da Libras - Língua Brasileira de Sinais no Ifes - campus Serra. E como Instrutora de Libras na Secretaria de Educação do ES. Como Designer Educacional atuou no Profuncionário - Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública nos cursos de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar - todos ofertados pelo CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância. Possui interesse em Educação, Design, Inclusão, Libras e Surdez. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michele Silva da Mata Caetano
Nome em citações bibliográficas
CAETANO, M. S. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Educação em Ciências e Matemática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Danielli Veiga Carneiro Sondermann.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2016 - 2017
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Título: A Utilização das TIC´s como auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva em escolas regulares.
2016 - 2017
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 640h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Título: A utilização das linguagens artísticas como facilitadoras no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva em escola regular.
2015 - 2016
Especialização em Arte. (Carga Horária: 384h).
Escola de Ensino Superior Fabra, FABRA, Brasil.
Título: LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO.
2014 - 2014
Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas. (Carga Horária: 384h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA, FASE, Brasil.
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEMOCRATICAS NA GESTÃO ESCOLAR.
2014 - 2015
Graduação em Educação Artística.
Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
2012 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Escola de Ensino Superior Fabra, FABRA, Brasil.
2008 - 2013
Graduação em Design.
Faculdade do Centro Leste, UCL, Brasil.
Título: A METODOLOGIA DO DESIGN DE EMBALAGEM APLICADA EM PRODUTOS DE CONSUMO: DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA EMBALAGEM PARA PAPEL HIGIÊNICO.
Orientador: Janaina Avelar França.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Ciência Tecnologia Inovação e Educação Profissional, SECTI, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em CAEEDA - Atendimento Educacional Especializado na área da deficiência audit. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.
2017 - 2017
METODOLOGIAS INOVADORAS NA EAD: PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTIC. (Carga horária: 8h).
CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância, CEFOR, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em Formação de Tutores para EAD. (Carga horária: 200h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso Básico de Libras. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, SMAS, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Aprendizagem Ativa: A Experiência Finlandesa de Educação Centrada. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2015 - 2016
Curso de Formação de Tutores do Profuncionário - 5ª Oferta. (Carga horária: 150h).
iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE FORMAÇÃO DE DESIGNER INSTRUCIONAL. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2014 - 2014
ARTE NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 300h).
Escola de Ensino Superior Fabra, FABRA, Brasil.
2014 - 2014
DIDÁTICA DO ENSINO. (Carga horária: 150h).
FACULDADES DE EDUCAÇÃO DA SERRA, FASE, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 200h).
Escola de Ensino Superior Fabra, FABRA, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. (Carga horária: 150h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA, FASE, Brasil.
2014 - 2014
CAPACITAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Carga horária: 200h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2014 - 2014
Escola com Celular - o uso de dispositivos móveis na educação. (Carga horária: 40h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2009 - 2009
Departamento Pessoal Modelo. (Carga horária: 40h).
Famacon Acess., Consult. & Treinamento Ltda, FAMACON, Brasil.
2008 - 2008
Web Design Master. (Carga horária: 96h).
Datapoint Informática e Computação Gráfica, DP, Brasil.
2006 - 2007
Serviços de Pessoal. (Carga horária: 225h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - ES, SENAC/ES, Brasil.
2001 - 2001
Ação de Qualificação de Formadores de Formadores. (Carga horária: 20h).
Fundação Educacional Antônio Dadalto, FEAD, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade do Centro Leste, UCL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 25


CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância, CEFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Educacional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de Arte na Educação, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretaria de Coordenação do curso de Pós Gra, Carga horária: 20


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Libras - voluntário, Carga horária: 2

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cefor - Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância, .


Prefeitura Municipal da Serra, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. de Ed. Especial - Deficiência Auditiva, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Arte na PMS, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora de Arte na PMS, Carga horária: 25


Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Libras, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora B, Carga horária: 17


SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental de 1º ao 9º, Carga horária: 25


Flavio Figueiredo de Assis ME, FFA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregada de Departamento Pessoal, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregada de Depto Pessoal, Carga horária: 44



Linhas de pesquisa


1.
Educação
2.
Libras
3.
Surdez
4.
Aluno surdo
5.
Inclusão
6.
Imagens
7.
Design


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O uso de imagens no Ensino de Ciências como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem para alunos surdos nas séries iniciais
Descrição: Abordagem acerca da caminhada da Educação Inclusiva nas escolas regulares no Brasil, enfatizando a respeito do processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. É visível que ainda falta muito a ser feito para que este processo de inclusão ocorra de forma a atender os alunos com deficiência, visto que falta formação necessária para os educadores que trabalham com estes alunos, falta infraestrutura correta nas escolas e falta envolvimento por parte da equipe pedagógica, a fim de renovar as metodologias de ensino das escolas que recebem em seu quadro de matriculados os alunos público-alvo da Educação Inclusiva. Diante deste cenário é necessário que haja métodos que facilite a aprendizagem dos alunos surdos. Quando se trata da inclusão destes alunos no processo de aprendizagem das escolas regulares, demonstra-se que o uso de imagens pode funcionar como facilitador, pois o sujeito surdo aprende utilizando a visão. O uso de imagens pode atribuir ao processo de inclusão de alunos surdos um novo contexto pedagógico, onde com auxílio das mesmas pode-se agregar conhecimento, facilitar a comunicação e criar independência dos alunos na construção do conhecimento, trazendo resultados positivos para uma concepção de ensino curricular inclusivo. O trabalho iniciou-se com uma análise sobre os fatos históricos da educação inclusiva, apresentação dos tipos de surdez e relatos como o uso das imagens pode ser aproveitado como facilitador na inclusão de alunos surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michele Silva da Mata Caetano - Integrante / Danielli Veiga Carneiro Sondermann - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO (EDUCITEC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Libras.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAETANO, M. S. M.; SONDERMANN, D. V. C. ; XAVIER, A. F. ; SILVA, V. F. . A INTEGRAÇÃO DE EDUCADORES E RESPONSÁVEIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DA PROPOSTA DE UM SITE. In: V CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, Vitória. Anais do V Concefor, 2018.

2.
CAETANO, M. S. M.; MILLI, E. P. ; SANTOS, F. F. C. ; BARCELLOS, B. F. . A PRODUÇÃO DE CUPCAKES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA BUSCA DA AUTONOMIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. In: V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, 2018, Vitória. Anais do V Concefor, 2018.

3.
CAETANO, M. S. M.; SONDERMANN, D. V. C. ; ALCINA, I. ; MOURA, A. P. A. ; FOLETTO, R. M. G. . PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL. In: V CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, Vitória. Anais V Concefor, 2018.

4.
SONDERMANN, D. V. C. ; ALCINA, I. ; CAETANO, M. S. M. ; PASSOS, M. L. S. . O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Natal. Anais do Esud 2018, 2018.

5.
XAVIER, A. F. ; CAETANO, M. S. M. ; ALMEIDA, M. G. . O PANORAMA DO DESIGN SUSTENTÁVEL NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE DESIGN DA GRANDE VITÓRIA/ES E GRANDE BELO HORIZONTE/MG. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville. Anais do P&D 2018, 2018.

6.
CAETANO, M. S. M.; SONDERMANN, D. V. C. . O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS. In: VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2017, Vitória. Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2017.

7.
PASSOS, M. L. S. ; CAETANO, M. S. M. . A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS REGULARES. In: IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, 2017, Vitória. IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, 2017.

8.
CAETANO, M. S. M.; CARDOSO, S. P. . Metodologia projectual em produtos de consumo: Desenvolvimento de uma nova embalagem para papel higiênico. In: Congresso Internacional de Administração, 2016, Natal / RN. Congresso Internacional de Administração, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SONDERMANN, D. V. C. ; XAVIER, A. F. ; CAETANO, M. S. M. . A INTEGRAÇÃO DE EDUCADORES E RESPONSÁVEIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DA PROPOSTA DE UM SITE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
XAVIER, A. F. ; CAETANO, M. S. M. ; ALMEIDA, M. G. . O PANORAMA DO DESIGN SUSTENTÁVEL NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE DESIGN DA GRANDE VITÓRIA/ES E GRANDE BELO HORIZONTE/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SONDERMANN, D. V. C. ; ALCINA, I. ; PASSOS, M. L. S. ; CAETANO, M. S. M. . O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAETANO, M. S. M.; PASSOS, M. L. S. . A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS REGULARES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAETANO, M. S. M.; SONDERMANN, D. V. C. . O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASSOS, M. L. S. ; CAETANO, M. S. M. . Capa de Livro. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

2.
PASSOS, M. L. S. ; XAVIER, A. F. ; CAETANO, M. S. M. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Redee-Tec Brasil. 2018. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
XAVIER, A. F.; SONDERMANN, D. V. C.; CAETANO, M. S. M.. Participação em banca de Melissa Roncete. AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO MOODLE IFES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
CAETANO, M. S. M.; RODRIGUES JUNIOR, E.; COLOMBO, C. S.. Participação em banca de Anne Martins. TRABALHANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

3.
CAETANO, M. S. M.; COLOMBO, C. S.; RODRIGUES JUNIOR, E.. Participação em banca de Sergio Rêgo Moura. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA PARA EXTENSÃO DE TEMPO DE SALA DE AULA EM CURSOS PRESENCIAIS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

4.
COLOMBO, C. S.; IZO, F.; CAETANO, M. S. M.. Participação em banca de Lindomar Tonini. Xadrez: Atenção e Concentração no Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

5.
CAETANO, M. S. M.; JESUS, R. G.; AZEVEDO, P. H. V. O.; CAETANO, M. S. M.. Participação em banca de Jaqueline da Cunha. Orientação Profissional para Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Utilizando as Redes e Mídias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Workshop: LIBRÁRIO - O DESIGN NO ENSINO LÚDICO DA LIBRAS,. 2018. (Congresso).

2.
13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. O PANORAMA DO DESIGN SUSTENTÁVEL NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE DESIGN DA GRANDE VITÓRIA/ES E GRANDE BELO HORIZONTE/MG. 2018. (Congresso).

3.
V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. A PRODUÇÃO DE CUPCAKES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA BUSCA DA AUTONOMIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2018. (Congresso).

4.
XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2018. (Congresso).

5.
XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2018. (Congresso).

6.
IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS REGULARES. 2017. (Congresso).

7.
VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS. 2017. (Seminário).

8.
III CONCEFOR - CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: METODOLOGIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO. 2016. (Congresso).

9.
II Encontro Regional de Educação e Tecnologia e IV Encontro de Informática na Educação,. 2015. (Encontro).

10.
5º Seminário de Educação da Fabra. 2013. (Seminário).

11.
3º Seminário Capixaba de Design. 2008. (Seminário).

12.
II Fórum Capixaba do Terceiro Setor. 2008. (Encontro).

13.
Seminários Projeto Sustentabilidade - A força do Espírito Santo. 2008. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAETANO, M. S. M.; PASSOS, M. L. S. . A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS REGULARES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SONDERMANN, D. V. C. ; ALCINA, I. ; PASSOS, M. L. S. ; CAETANO, M. S. M. . O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:10:37