Amanda Areias Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1294593401598602
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Sou fotógrafa e mestre pelo programa de Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Pesquiso a fotografia documental contemporânea com especial interesse pelo chamado documentário conceitual, suas tênues fronteiras com o mundo das artes e com novas formas de linguagem imagética. Minhas formações no campo da fotografia incluem também a Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Produção de Imagens: Fotografia e Audiovisual, pela Universidade Mackenzie (2016) e o Certificate Program em fotografia pelo Chicago Photography Center, concluído em 2013. Neste mesmo ano fui colaboradora do jornal Chicago Reader e da revista Edible Chicago Magazine. Hoje vivo em São Paulo e paralelo ao meu trabalho comercial e pesquisa, ministro oficinas de fotografia e tratamento de imagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Areias Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, A. A.;AREIAS, Amanda


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Fotografai Documental Conceitual: repensando fronteiras,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Jane Mary Pereira de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2014 - 2016
Especialização em Comunicação e Práticas de Produção de Imagens: fotografia e audiovisual. (Carga Horária: 432h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: PASSADO BRANCO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO A PARTIR DA NOVA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL.
Orientador: Fernanda Nardy Bellicieri.
2006 - 2007
Graduação em Gestão em Gastronomia e Alimentação.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Orientador: Djalma Araujo.
1999 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Ano de interrupção: 2001
1996 - 1999
Graduação em Teologia.
Faculdade Teológica Sul Americana, FTSA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
METODOLOGIA DE PESQUISA E PROCESSO EM FOTOGRAFIA DOCUMENTAL. (Carga horária: 10h).
Primelight Escola de Fotografia, PL, Brasil.
2017 - 2017
O PORTFÓLIO E A ARTE DA ESCOLHA. (Carga horária: 15h).
Madalena Centro de Estudos da Imagem, MADALENACEI, Brasil.
2017 - 2017
Poéticas Contemporâneas da Fotogra a. (Carga horária: 9h).
FOTO EM PAUTA -Festival de Fotografia de Tirandentes, FOTO EM PAUTA, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Manipulação e Captura de Imagens Tridimensionais. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Curso Desconstruindo a Luz: Experimentação e Prática. (Carga horária: 12h).
B_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016
Fotografia nas Artes Visuais. (Carga horária: 15h).
Madalena Centro de Estudos da Imagem, MADALENACEI, Brasil.
2016 - 2016
Ponto Convergente. (Carga horária: 60h).
Madalena Centro de Estudos da Imagem, MADALENACEI, Brasil.
2016 - 2016
A dupla temporalidade da fotografia: tempo da consciência e tempo físico. (Carga horária: 15h).
Madalena Centro de Estudos da Imagem, MADALENACEI, Brasil.
2015 - 2015
Curso A Fotografia no Livro: Produção, Edição e Circulação. (Carga horária: 60h).
Oficina Cultural Oswald de Andrade, OCOA, Brasil.
2014 - 2014
Fotografia e Memória em Direitos Humanos. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Maria Antonia, USP, Brasil.
2013 - 2013
HD Storytelling: Real Life Techniques. (Carga horária: 12h).
Canon College USA, CC USA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Photography as a Business. (Carga horária: 30h).
College of Lake County, CLC, Estados Unidos.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Bixiga Meu
Descrição: O projeto Bixiga Meu reune uma série de ações acadêmicas, culturais e artísticas que o grupo de pesquisa Arquivo, Memória e Cidade (Universidade Presbiteriana Mackenzie) pretende desenvolver no território do Bixiga. Essas ações intentam resgatar percepções, leituras e memórias de moradores e frequentadores dessa circunvizinhança paulistana. Para isso, o grupo adota perspectivas de pesquisa que mesclam os usos da fotografia digital, da museografia contemporânea, das tecnologias da informação, da mediação cultural e da educação patrimonial em suas proposições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Amanda Areias Silveira - Integrante / Mateus Henrique Rodrigues Teixeira - Integrante / Ingrid Hötte Ambrogi - Coordenador / Ilana Bessler - Integrante.
2017 - Atual
Museu de Rua Digital
Descrição: O projeto de pesquisa Museu de Rua Digital será conduzido pelos membros do grupo de pesquisa Arquivo, Memória e Cidade (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e se caracteriza pela organização, catalogação, limpeza, análise fungicida, digitalização e criação de um banco de dados do acervo iconográfico e documental do Museu de Rua de Julio Abe Wakahara. Em uma segunda etapa, pretende-se disponibilizar à população o livre acesso desse banco de dados imagético, permitindo o acesso a essa informação em aparelhos tablets ou celulares. O projeto Museu de Rua Digital, atualmente, recebe apoio e fomento do Fundo Mackenzie de Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) .

Integrantes: Amanda Areias Silveira - Integrante / Mateus Henrique Rodrigues Teixeira - Integrante / Ingrid Hötte Ambrogi - Coordenador / Cynthia Campelo Schneider - Integrante / Fernanda Maria Oliveira Araujo - Integrante / Ilana Bessler - Integrante.
2016 - Atual
Estereo Ensaios
Descrição: EstereoEnsaios SP é um filme-ensaio sobre a cidade de São Paulo filmado com tecnologia 3D com o objetivo de evidencia os sons, a iluminação e os fluxos da cidade contemporânea. Trata-se de um projeto de filme-pesquisa com apoio do PROAC/SP e da Eletropaulo por meio da lei de isenção fiscal. EstereoEnsaios SP será um filme curta-metragem com duração de 15 minutos, inspirado nos filmes Berlim Sinfonia da Metrópole (1927) de Walter Ruttman, São Paulo Sinfonia da Metrópole (1929) de Adalberto Kemeny e Rudolf Lustig e O homem com uma câmera (1929) de Dziga Vertov. EstereoEnsaios SP foi filmado com tecnologia de câmeras 4K 3D (super-alta- definição e estereoscópica). O filme procura explorar a linguagem do gigantismo da cidade por coerência com a tecnologia 4k que reflete mais de oito milhões de pixels por frame. O filme, feito apenas com um par de câmeras 5k (Red Epic) suportadas e posicionadas em um rig para produzir a estereoscopia. Desta forma, trabalharemos no limiar da tecnologia fílmica e, ao mesmo tempo, em condições muito parecidas com a dos pré-cinemas e/ou do Cinema Silencioso. A cidade de São Paulo propicia imagens com incontáveis camadas (níveis ou planos) com seus inúmeros edifícios, pessoas e carros. Estas camadas são essenciais para se explorar a linguagem 3D. A montagem deverá seguir o procedimento de módulos, assim o roteiro permite rearranjos de seqüências e mesmo blocos temáticos. Um dos procedimentos estéticos do documentário será a montagem poética que privilegia os ritmos mais do que os significados. Não se pretende divulgar ideologicamente a cidade, mas trazê-la em relevo estereoscópico como o documento de uma época. Apesar do projeto ter sido iniciado em 2012, com registro na Biblioteca Nacional, só obteve apoio em 2016...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Amanda Areias Silveira - Integrante / Jane Mary Pereira de Almeida - Coordenador / Cicero Inacio da Silva - Integrante / Helena Prates - Integrante / Luca Alverdi - Integrante / Patricia Romero Gimenez - Integrante / Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
SoftPower Brazil
Descrição: Descrição: Projeto para visita de professora inglesa, Stephanie Dennison da Universidade de Leeds com o objetivo de assessoria em projeto de Pesquisa (EstereoEnsaios e Projeto Marte). Finaciamento do Fundo de Pesquisa MackPesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) .

Integrantes: Amanda Areias Silveira - Integrante / Mateus Henrique Rodrigues Teixeira - Integrante / Leandro Oiveira - Integrante / Jane Mary Pereira de Almeida - Coordenador / Helena Prates - Integrante / Alexendre Sônego de Carvalho - Integrante / Stephanie Dennison - Integrante / Vic von Poser - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: linguagens e tecnologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: audiovisual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AREIAS, Amanda2018 AREIAS, Amanda. Dispor para Funcionar. Revista ARA, v. 4, p. 233-246, 2018.

2.
AREIAS, Amanda2018AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. ; AMBROGI, I. H. . Funk Brega e Funk Ostentação: Concepções de Identidade, Gênero e Consumo na obra imagética de Bárbara Wagner. Revista Iluminuras, v. 19, p. 351-378, 2018.

3.
AREIAS, Amanda2016 AREIAS, Amanda. Memorias: sobre a fotografia, diferentes tempos e leituras. Revista Photo e Documento, v. 2, p. 1-10, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, A. A.. Cracked Screen a Snapchat Story Audiovisual metamixagem e orientação vertical das imagens na tela do seu celular. In: Glaucia Eneida Davino. (Org.). HumaniDiversalidades Projetos de humanidades digitais. 1ed.São Paulo: Corpo Texto, 2018, v. , p. 167-201.

2.
AREIAS, Amanda; ALMEIDA, J. M. P. ; SILVA, C. I. ; TEIXEIRA, M. H. R. ; PRATES, H. ; OIVEIRA, L. ; Poser, Vic von . Cinema em Definição. In: Leandro Neumann Ciuffo; Valter Roesler. (Org.). O Futuro da Videocolaboração: Perspectivas. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2017, v. , p. 54-96.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AREIAS, Amanda. Casa e Jardim. Outras Moradas, São Paulo, p. 154 - 154, 01 out. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. . Bela, Recatada e Do Lar: o Meme Digital Como Instrumento de Expressão Identitária. In: 11º Encontro Nacional de História da Mídia, 2017, São Paulo. Anais do 11º Encontro Nacional de História da Mídia. Porto Alegre: alcar, 2017.

2.
AREIAS, Amanda. Fotografia Documental Conceitual: a exploração estética e a impureza das imagens fotográficas. In: III Seminário Estética e crítica de arte : As artes entre urgência e inoperância, 2017, São Paulo. Anais do III Seminário Estética e crítica de arte : As artes entre urgência e inoperância. São Paulo: FFLCH/USP, 2017. p. 09-20.

Apresentações de Trabalho
1.
AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. . Bela, Recatada e Do Lar: o Meme Digital Como Instrumento de Expressão Identitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. ; PRATES, H. ; GIMENEZ, P. R. . The long-lasting instant: intersections between photography and cinema and their relation to time. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AREIAS, Amanda. catálogo de fotos-ensaios em pesquisa: encontros flagrados. 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVEIRA, A. A.; BLESSER, I. ; TEIXEIRA, M. H. R. . #Bixiga Meu. 2017; Tema: Patrimonio imaterial e fotografia. (Rede social).

2.
AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. ; PRATES, H. . Relatório digital do grupo de pesquisa Labcine. 2017; Tema: Relatório de atividades. (Site).

3.
SILVEIRA, A. A.. Vocabulários da Contemporaneidade - Documentário Conceitual. 2017; Tema: Documentário Conceitual. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOMEKH, N. ; AREIAS, Amanda ; BESSLER, I. . Bexiga: Reabilitação, Resiliência, Resistência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PRATES, H. ; TEIXEIRA, M. H. R. ; AREIAS, Amanda . Relatório Labcine. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVEIRA, A. A.. Fundamentos em fotografia. 2016. (Workshop).

4.
AREIAS, Amanda. Fotografia, audiovisual e design Gráfico; profissão, mercado de trabalho e estudo.. 2015. (Palestra).

5.
AREIAS, Amanda. Poli Faz Política - Workshop de fotografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
AREIAS, Amanda. Is there a 'there' there?. 2018. Fotografia.

2.
AREIAS, Amanda; BESSLER, I. ; TEIXEIRA, M. H. R. . Bixiga Meu. 2017. Fotografia.

3.
AREIAS, Amanda; TEIXEIRA, M. H. R. ; BESSLER, I. ; AMBROGI, I. H. . Bixiga meu 13 na 13. 2017. Programação Visual.

4.
AREIAS, Amanda; Alessandri, Patricia . Passado Branco. 2017. Fotografia.

5.
SILVEIRA, A. A.; TAVARES, M. S. . Loading Gallery. 2017. Diversas.

6.
AREIAS, Amanda. 7a Mostra SP de Fotografia. 2016. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, M. C. ; OIVEIRA, L. ; BERLEZZI, F. L. C. ; AREIAS, Amanda . XI Semana de Preparação Pedagógica: Interdisciplinaridade: Atravessando Fronteiras do conhecimento. 2017 (Ação Poética).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bexiga: Reabilitação, Resiliência, Resistência.Workshop Fotográfico - Bixiga, Meu. 2017. (Oficina)..Bexiga: Reabilitação, Resiliência, Resistência.. 2017. (Outra).

2.
Foto em Pauta. 2017. (Seminário).

3.
Ponto Convergente. 2016. (Seminário).

4.
Valongo Festival de Fotografia. 2016. (Oficina).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:37:39