Graziele Adrieli Rodrigues Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1491279000652013
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Graduanda no curso de graduação em Enfermagem, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde 2015; bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fundação Araucária / PR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziele Adrieli Rodrigues Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, G. A. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Enfermagem.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Regina Mundi, RM, Brasil.
2011 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Mater Dei - ED. Inf. Ens. Fund. e Médio, MATER DEI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Iniciação Científica

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Enfermagem, .

Linhas de pesquisa
Higienismo e Eugenia

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Maringá, .

Linhas de pesquisa
Tabagismo


Linhas de pesquisa


1.
Higienismo e Eugenia
2.
Tabagismo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O ideário eugenista e o trabalho em saúde: formação, práticas e discursos
Descrição: Diante de um tema polêmico como a eugenia, torna-se relevante aproximar o seu estudo à formação e ao trabalho em saúde. Questiona-se na presente investigação: é possível utilizar a simulação clínica como estratégia de ensino sobre o tema da eugenia com alunos de curso de graduação na área da saúde? E, quais as demandas formativas e assistenciais, bem como as posturas dos profissionais de saúde, no passado e no presente, frente ao ideário da eugenia? Os objetivos são: desenvolver uma unidade de ensino sobre eugenia utilizando a simulação clínica; e, investigar as demandas formativas e assistenciais, bem como as posturas dos profissionais de saúde, no passado e no presente, frente ao ideário da eugenia. A pesquisa será qualitativa, de natureza histórica e documental. São previstos revisão de literatura e construção de uma unidade de ensino sobre eugenia com o uso de simulação clínica, bem como de um instrumento de coleta a ser aplicado antes e após o ensino simulado; revisão do banco de dados da tese de doutorado, de 2004; estudo de fontes documentais do início do século XX e início do século XXI. Espera-se desenvolver uma metodologia de ensino sobre o tema capaz de prover conhecimentos e reflexão, podendo ser utilizada ou adaptada em outros espaços, bem como contribuir para o fortalecimento do grupo de pesquisa e da produção científica sobre o tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
A experiência do adoecimento vivenciado por adultos jovens e seus familiares
Descrição: Estudo qualitativo, a ser realizada com famílias de adultos com complicações decorrentes da Hipertensão Arterial, residentes no município de Maringá. O projeto se propõe a compreender a experiência do adoecimento vivenciado por adultos e cuidar da saúde das famílias que vivenciam o adoecimento por condição crônica devido a complicações da hipertensão arterial. O estudo será fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano, adotando-se os pressupostos da razão sensível do sociólogo francês Michel Maffesoli. A pesquisa será dividida em três fases; na primeira fase será realizada o aprofundamento teórico sobre a Sociologia Compreensiva e o Quotidiano pós-moderno. A segunda fase trata-se da fase de aproximação dos sujeitos e coleta dos dados. Será realizada junto a família de adultos entre 20 a 59 anos em condição crônica, devido complicações da HAS e todos os seus familiares que manifestarem interesse em participar. A coleta de dados será realizada no domicilio, e para obtenção dos dados, utilizar-se-á a História de Vida Focal (HVF), por meio de entrevista aberta, também chamada de entrevista em profundidade. A questão norteadora será: Contem-nos como tem sido a experiência de adoecimento para vocês, desde o início dos sintomas da doença até os dias de hoje . Na terceira fase do estudo será realizado um trabalho de intervenção no qual será proporcionado um espaço para a reflexão e discussão sobre as questões de conviver com a condição crônica, relacionando com as nuances do quotidiano na contemporaneidade, bem como, integrar assistência e ensino. O acompanhamento será individual para cada família e serão convidados a participarem de alguns encontros com todas as famílias participantes do projeto. Nesta fase alem do referencial da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli, será utilizado os pressupostos do Interacionismo Simbólico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Atuação do acadêmico de Enfermagem no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Primeiro lugar na Área de Ciências da Saúde no 27º EAIC 2018, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, G. A. R.; RIPKE, K. C. S. ; MAI, L. D. ; BORGES, R. F. ; QUESADA, H. B. . DA TRAGÉDIA DO PASSADO À FARSA DO PRESENTE: O DISCURSO SOBRE A HIGIENE QUE ESCAPA À VISTA. In: X EPCC ? Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. ANAIS X EPCC, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, G. A. R.; SOUSA, N. C. ; SILVA, J. P. B. ; RADOVANOVIC, C. A. T. ; GIL, N. L. M. ; SALCI., M. A. . ATIVIDADES REALIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DO TABAGISMO. In: IV Simpósio Internacional de Enfermagem, 2018, Maringá. Anais do IV Simpósio Internacional de Enfermagem, 2018.

2.
PIRES, G. A. R.; MAI, L. D. ; TONOLLI, E. A. S. . A Construção de uma Unidade de Ensino sobre Eugenia utilizando a Simulação Clínica. In: 27.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 7.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2018, Maringá. Anais do 27.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 7.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2018.

3.
RIPKE, K. C. S. ; MAI, L. D. ; BORGES, R. F. ; PIRES, G. A. R. . HÁBITOS DE HIGIENE, CONDIÇÕES AMBIENTAIS E QUALIDADE ASSISTENCIAL DA ENFERMAGEM: BASES CONCEITUAIS DE FLORENCE NIGHTINGALE. In: III Simpósio Internacional de Enfermagem - Boas Práticas em Saúde, 2017, Maringá. Anais do III Simpósio Internacional de Enfermagem, 2017.

4.
PIRES, G. A. R.; MAI, L. D. ; RIPKE, K. C. S. ; BORGES, R. F. . HIGIENE EM FOCO: FLORENCE NIGHTINGALE E OS HIGIENISTAS. In: 26.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 6.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2017, Maringá. Anais do 26.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 6.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2016.

5.
TROMBELLI, F. S. O. ; RODRIGUERO, C. B. ; ICHISATO, S. M. T. ; FILUS, R. C. N. ; SOUZA, B. R. ; PIRES, G. A. R. ; CERVILHERI, A. H. . FATORES IMPEDITIVOS PARA SER DOADORA DO BLH. In: XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, 2016, Florianópolis. XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, 2016. p. 1-559.

6.
TROMBELLI, F. S. O. ; CERVILHERI, A. H. ; SOUZA, B. R. ; PIRES, G. A. R. ; HEBERLE, A. B. S. ; ICHISATO, S. M. T. . LEITE HUMANO COLETADO E DISTRIBUÍDO NO PERÍODO DE 2006 A 2015 PELA REDE BRASILEIRA DE BANCOS DE LEITE HUMANO. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM, 2016, Maringá. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM, 2016.

7.
SOUZA, B. R. ; CERVILHERI, A. H. ; TROMBELLI, F. S. O. ; PIRES, G. A. R. ; SERAFIM, D. ; ICHISATO, S. M. T. . ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO BANDO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM, 2016, Maringá. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, G. A. R.; MAI, L. D. ; TONOLLI, E. A. S. . A Construção de uma Unidade de Ensino sobre Eugenia utilizando a Simulação Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PIRES, G. A. R.; SOUSA, N. C. ; SILVA, J. P. B. ; RADOVANOVIC, C. A. T. ; GIL, N. L. M. ; SALCI., M. A. . ATIVIDADES REALIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DO TABAGISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PIRES, G. A. R.; MAI, L. D. ; RIPKE, K. C. S. ; BORGES, R. F. . HIGIENE EM FOCO: FLORENCE NIGHTINGALE E OS HIGIENISTAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PIRES, G. A. R.; RIPKE, K. C. S. ; MAI, L. D. ; BORGES, R. F. ; QUESADA, H. B. . DA TRAGÉDIA DO PASSADO À FARSA DO PRESENTE: O DISCURSO SOBRE A HIGIENE QUE ESCAPA À VISTA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIPKE, K. C. S. ; MAI, L. D. ; BORGES, R. F. ; PIRES, G. A. R. . HÁBITOS DE HIGIENE, CONDIÇÕES AMBIENTAIS E QUALIDADE ASSISTENCIAL DA ENFERMAGEM: BASES CONCEITUAIS DE FLORENCE NIGHTINGALE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SOUZA, B. R. ; CERVILHERI, A. H. ; TROMBELLI, F. S. O. ; PIRES, G. A. R. ; SERAFIM, D. ; ICHISATO, S. M. T. . ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO BANDO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
TROMBELLI, F. S. O. ; CERVILHERI, A. H. ; SOUZA, B. R. ; PIRES, G. A. R. ; HEBERLE, A. B. S. ; ICHISATO, S. M. T. . LEITE HUMANO COLETADO E DISTRIBUÍDO NO PERÍODO DE 2006 A 2015 PELA REDE BRASILEIRA DE BANCOS DE LEITE HUMANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
TROMBELLI, F. S. O. ; RODRIGUERO, C. B. ; ICHISATO, S. M. T. ; FILUS, R. C. N. ; SOUZA, B. R. ; PIRES, G. A. R. ; CERVILHERI, A. H. . FATORES IMPEDITIVOS PARA SER DOADORA DO BLH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Internacional de Enfermagem ? A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar.Atividades realizadas na atenção primária para prevenção e controle do tabagismo.. 2018. (Simpósio).

2.
V Jornada de Hipertensão Arterial. 2018. (Outra).

3.
26.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 6.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior.Higiene em foco: Florence Nightingale e os Higienistas. 2017. (Encontro).

4.
Diálogo entre teoria e práxis no campo da atenção em Saúde Mental. 2017. (Outra).

5.
I Curso de Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória. 2017. (Outra).

6.
I Curso em Saúde Mental: prevenção e controle do suicídio. 2017. (Outra).

7.
III Simpósio Internacional de Enfermagem ? Boas Práticas em Saúde.. 2017. (Simpósio).

8.
Simulação realística no atendimento ao paciente politraumatizado.. 2017. (Outra).

9.
X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica.Da tragédia do passado à farsa do presente: o discurso sobre a higiene que escapa à vista. 2017. (Encontro).

10.
II Simpósio Internacional de Enfermagem. 2016. (Simpósio).

11.
"Ambientação da Comunidade de Usuários do Hospital Universitário Regional de Maringá - Fase VII". 2015. (Outra).

12.
"O Envelhecimento e o Uso de Medicamentos". 2015. (Outra).

13.
Reflexões e atualizações sobre violência. 2015. (Outra).

14.
VI CICLO DE SEMINÁRIOS: CAMPOS DE ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM. 2015. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Graziele Adrieli Rodrigues Pires. Construindo uma unidade de ensino sobre eugenia com o uso da simulação clínica.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Graziele Adrieli Rodrigues Pires.

2.
Graziele Adrieli Rodrigues Pires. Duas faces da higiene: ensinamentos em Florence Nightingale e no movimento higienista.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária. Orientador: Graziele Adrieli Rodrigues Pires.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 23:47:17