Leonardo Foschiera de Mesquita

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8556449937135766
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Discente do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência em projetos de ensino e em tutoria de cursos EaD; possui formação técnica em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), além de ter participado como voluntário do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS-BG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Foschiera de Mesquita
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Enfermagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2017
Curso técnico/profissionalizante em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2014 - 2017
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2006 - 2013
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, EEEMMSB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Para Compreender as Relações de Gênero na Atualidade. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Confecção de recursos pedagógicos acessíveis, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa/desenvolvimento de materiais p/ EaD, Carga horária: 16



Outros Projetos


2017 - 2017
Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis junto ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bento Gonçalves. Esses recursos incluem materiais tangíveis e digitais, e ficarão disponíveis para uso dos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), apoio aos docentes e também para consulta e uma possível utilização dos outros campi do IFRS (de acordo com a disponibilidade). O desenvolvimento desses artefatos vem ao encontro de uma demanda bastante antiga, que se torna contínua e urgente, uma vez que por meio dela surgirão os subsídios para que as atividades de ensino dos alunos com NEE possam ser realizadas de forma mais eficiente e inclusiva. Nesse contexto, a produção de tais materiais levará em consideração os princípios de Acessibilidade e Desenho Universal, tendo como objetivo principal eliminar barreiras e possibilitar e/ou facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, considerando e valorizando suas especificidades, auxiliando o fazer pedagógico por meio de adaptações de acesso ao currículo.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Leonardo Foschiera de Mesquita - Integrante / Everaldo Carniel - Coordenador / Anderson Dall'Agnol - Integrante / Andrea Poletto Sonza - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Artur Accorsi Bergoli - Integrante / Hélen Vitória Machado Treméa - Integrante / Marlon Somacal - Integrante.
2016 - 2016
Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão
Descrição: O projeto visa oferecer aos alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciaturas do IFRS Campus Bento Gonçalves a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso, de forma interdisciplinar, em todas as etapas da concepção e aplicação de um curso na modalidade EaD dentro da temática da inclusão. O resultado do projeto é um curso oferecido para comunidade interna e externa sobre a temática do projeto, incluindo os tópicos educação inclusiva no Brasil, as necessidades educacionais específicas, os recursos de Tecnologia Assistiva, Desenho Universal, Acessibilidade Digital, material tátil adaptado e material digital acessível.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Leonardo Foschiera de Mesquita - Integrante / Everaldo Carniel - Coordenador / Anderson Dall'Agnol - Integrante / Andrea Poletto Sonza - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Felipe de Marco Brum - Integrante / Artur Accorsi Bergoli - Integrante / Hélen Vitória Machado Treméa - Integrante / Marlon Somacal - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
TREMEA, H. V. M. ; MACHADO, J. P. ; MEZACASA, L. F. ; MESQUITA, L. F. ; BEN, L. ; GOSTEINSKI, M. A. C. . Depoimento da Comunidade LGBT e Educadores de Bento Gonçalves sobre a Medida do MEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MESQUITA, L. F.; MENEGOTTO, D. B. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA GERADOR DE TABELAS VERDADE ACESSÍVEL. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Olimpíada de Filosofia do Rio Grande Do Sul. 2016. (Olimpíada).

2.
VIII Olimpíada De Filosofia Do Rio Grande Do Sul. 2015. (Olimpíada).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 9:00:19