Gabriel Masarro de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7241067834980995
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW). Bolsista da Escala de Estudiantes de Grado pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), para cursar Jornalismo/Periodismo na Facultad de Información y Comunicación na Universidad de la República (UdelaR) - Uruguay. Atualmente Integrante do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fanfictions, telenovela, cultura participativa, melodrama, pesquisa de opinião, reportagem em jornalismo impresso, gêneros, diversidade e comunicação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Masarro de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen.
Linha 7 de Setembro, s/n
BR 386 Km 40
98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil
Telefone: (055) 37440600


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta, EEEMJA, Brasil.




Formação Complementar


2018
Intercâmbio Acadêmico.
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do LPS, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PRAE do Laboratório de Pesquisa Social (LPS) do Departamento de Ciências da Comunicação, UFSM, Campus Frederico Westphalen.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FIPE, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista FIPE do projeto de pesquisa "Indígenas na pesquisa em comunicação: meta-análise de dissertações e teses brasileiras", orientado pelo Professor Wesley Pereira Grijó.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PRAE do LIC, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PRAE do Laboratório de Informação Convergida (LIC) do Departamento de Ciências da Comunicação, UFSM, Campus Frederico Westphalen.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FIPE, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista FIPE do projeto de pesquisa "Fanfictions de telenovelas brasileiras: produção, recepção e convergência no contexto da cultura participativa", orientado pelo Professor Wesley Pereira Grijó.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Resto Laboratório de Práticas Jornalísticas
Descrição: Dedicado a problematizar a comunicação e o jornalismo a partir de lugares outros que possam emergir da exploração de diferentes leituras de textos clássicos do campo e da escuta aproximada das práticas midiáticas e suas transformações. Congrega estudos que fazem a travessia entre o reconhecimento e a escrita do espaço, do tempo e do outro, tomados como elementos que restam nos estudos da área, como lugares de começar, como passagens para alcançar o jornalismo no contemporâneo. O Resto Laboratório de Práticas Jornalísticas realiza encontros periódicos para discussão de textos, debate de questões pertinentes aos temas de interesse e para socialização dos resultados das investigações vinculadas ao Grupo. Reúne pesquisadores docentes e discentes interessados nos lugares teóricos demarcados pela proposta do Laboratório. São três as linhas de pesquisa, Práticas Jornalísticas, Estudos de gênero e práticas de comunicação, Jornalismo, contemporaneidade e reconhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Gabriel Masarro de Araujo - Coordenador / Angela Zamin - Integrante.
2017 - 2017
Indígenas na pesquisa em comunicação: meta-análise de dissertações e teses brasileiras
Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar como a problemática dos grupos étnicos indígenas brasileiras é abordada nos estudos da área da comunicação (dissertações e teses). Inicialmente, foram identificamos no Banco de Dissertações e Teses da Capes 43 estudos, 9 (nove) teses e 34 dissertações, defendidas entre a década de 1980 até o ano de 2016. Neste estudo de abordagem qualitativa, em que a coleta de dados será realizada por meio da pesquisa bibliográfica com o intuito de produzirmos uma meta-análise dos estudos brasileiros e, assim, averiguar a problemática dos grupos étnicos indígenas brasileiras nos estudos da área da comunicação. Como forma de melhor realizar a análise dessas pesquisas, todo o material será abordado a partir da ?meta-análise?, que visa extrair informação adicional de dados preexistentes através da união de resultados de diversos trabalhos. É um método que permite combinar os resultados de estudos realizados de forma independente (geralmente extraídos de trabalhos publicados) e sintetizar as suas conclusões ou mesmo extrair uma nova conclusão...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Masarro de Araujo - Integrante / Wesley Pereira GRIJÓ - Coordenador.Financiador(es): Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Bolsa.
2016 - 2017
Fanfictions de telenovelas brasileiras: produção, recepção e convergência no contexto da cultura participativa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wesley Pereira Grijó em 11/04/2017.
Descrição: Diante do contexto de aproximação da mídia televisiva em relação às novas mídias, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção e o consumo de ficção seriada a partir da circulação de fanfictions no cenário brasileiro. Assim, o marco teórico é pautado por contribuições de outros pesquisadores sobre a produção e consumo em ambiente online, como: convergência midiática, cultura participativa, circulação e cultura remix. A pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa terá seus dados coletados, prioritariamente, em comunidade online de usuários brasileiros dedicada à produção, distribuição e consumo de ficção seriada a partir de conteúdo televisivo. Para entender o processo de produção e consumo das fanfictions a partir dos prosumers será utilizada também a etnografia virtual. Posteriormente, os dados serão categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Masarro de Araujo - Integrante / Wesley Pereira GRIJÓ - Coordenador.Financiador(es): Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13
2016 - Atual
O saber metodológico nos Trabalhos de Conclusão de Curso no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen
Descrição: Busca-se investigar e refletir sobre o que é estudar a comunicação (objeto de pesquisa) e, de que forma estudá-la (processos metódicos e metodológicos), busca-se compreender que saberes sobre o campo da comunicação são gerados nos TCCs desenvolvidos nos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, bem como, que aportes metodológicos são construídos para compreender essa área do conhecimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Masarro de Araujo - Coordenador / Kássia Nadine Lutz - Integrante / Rafael Foletto - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Web Rádio do curso de Jornalismo da UFSM de Frederico Westphalen

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Ritter em 11/04/2017.
Descrição: Descrição: O projeto prevê a implantação de uma Web Rádio, com ênfase em jornalismo esportivo e cultural, a ser disponibilizada via web aos ouvintes de Frederico Westphalen e demais interessados. A produção jornalística, programação e demais conteúdos serão feitos por acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen, buscando sempre utilizar linguagem e estilo próprios do meio radiofônico, considerando os princípios éticos da profissão e, também, o caráter universitário do veículo. Para tanto, o projeto prevê a realização de cursos de capacitação aos participantes, reuniões de pauta e acompanhamento na produção e veiculação dos conteúdos radiofônicos...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
MnemoCine - Memória institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen
Descrição: Descrição: O 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen' é um programa de extensão universitária interdisciplinar concebido a partir da preocupação com o registro audiovisual do patrimônio histórico e cultural da Instituição e das pessoas que a integram para a expressão da memória deste coletivo, articulando o ensino e a pesquisa na linha de extensão 'Patrimônio cultural, histórico e natural' para elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico na área temática 'Comunicação'. Abrange a microrregião do município gaúcho de Frederico Westphalen e tem como público-alvo a ser atingido, direta e indiretamente, membros e ex-membros das comunidades interna (servidores técnico-administrativos em educação e docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e funcionários terceirizados) e externa (comunidade em geral) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen (Campus da UFSM-FW), respectivamente em torno de duas mil e 190 mil pessoas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Laboratório de Pesquisa Social
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Masarro de Araujo - Integrante / Rafael Foletto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
30º Prêmio SET Universitário de melhor publicação impressa - revista: Revista Meio Mundo, ed. 8., FAMECOS - PUCRS..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ARAUJO, G. M.2018 ARAUJO, G. M.; FOLETTO, Rafael ; GRIJO, W. P. . O futuro da reconfiguração midiática: uma análise de nove anos de fanfictions. Cadernos de Comunicação, v. 22, p. 199-216, 2018.

2.
2GRIJO, W. P.2016 GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. . Fanfictions e telenovela: ficção seriada televisiva na cultura participativa. Vozes e Diálogo (UNIVALI), v. 15, p. 5-18, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, G. M.; HACK, W. F. ; BERTOLDO, E. C. ; SILVA, F. . Arte Drag: a construção da identidade por meio da narrativa audiovisual. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel - PR. Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (19.: 2018 : Cascavel), 2018.

2.
ARAUJO, G. M.; GRIJO, W. P. . MELODRAMA E FANFICTIONS: RECONFIGURAÇÕES TEMÁTICAS. In: XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2017, Caxias do Sul. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL (18.: 2017 : Caxias do Sul). São Paulo, 2017.

3.
GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. ; PANIZZA, T. . As fanfictions nas pesquisas brasileiras: uma metaanálise. In: III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção, 2016, São Leopoldo. III Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, 2016. v. 3. p. 415-430.

4.
GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. . FANFICTIONS: CONVERGÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E REMIXAGEM NA RESIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO. In: IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2016, São Paulo - SP. Anais eletrônicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ? PUC-SP, 2016, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, G. M.; LUTZ, K. N. ; FOLETTO, Rafael . O SABER METODOLOGICO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UFSM ? CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN. In: XXXII Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. JAI 2017, 2017.

2.
ARAUJO, G. M.; GRIJO, W. P. . FANFICTIONS DE TELENOVELAS BRASILEIRAS: NARRATIVAS DE FÃS EM AMBIENTE ONLINE. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. ..., 2016. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, G. M.; HACK, W. F. ; BERTOLDO, E. C. ; SILVA, F. . Arte Drag: a construção da identidade por meio da narrativa audiovisual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARAUJO, G. M.; GRIJO, W. P. . Melodrama e fanfictions: reconfigurações temáticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. ; PANIZZA, T. . As fanfictions nas pesquisas brasileiras: uma meta-análise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, G. M.; GRIJO, W. P. . FANFICTIONS DE TELENOVELASBRASILEIRAS:NARRATIVAS DE FÃS EM AMBIENTE ONLINE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. . Fanfictions: convergência, participação e remixagem na ressignificação do conteúdo midiático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
GRIJO, W. P. ; ARAUJO, G. M. . De A Usurpadora a Rebelde: novelas mexicanas na versão dos fãs brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAUJO, G. M.. Feira do Produtor de Frederico Westphalen. 2017.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. Arte Drag: a construção da identidade por meio da narrativa audiovisual. 2018. (Congresso).

2.
32ª Jornada Acadêmica Integrada.O SABER METODOLOGICO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UFSM ? CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN. 2017. (Outra).

3.
XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. Melodrama e fanfictions: reconfigurações temáticas. 2017. (Congresso).

4.
31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.FANFICTIONS DE TELENOVELAS BRASILEIRAS: NARRATIVAS DE FÃS EM AMBIENTE ONLINE. 2016. (Outra).

5.
III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção.As fanfictions nas pesquisas brasileiras: uma metaanálise. 2016. (Outra).

6.
SIC ? Simpósio Internacional de Comunicação.FANFICTIONS DE TELENOVELAS BRASILEIRAS: NARRATIVAS DE FÃS EM AMBIENTE ONLINE. 2016. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:32:36