Herculano Henriques Chingui Chitungo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6106340660854649
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Possui Graduação em Engenharia Informática e de Computadores (Engenharia da Computação) pela Universidade José Eduardo dos Santos (2013). Tem experiência em Biblioteconomia e nas áreas de Computação e TIC, com ênfase em Análise de Sistemas e Engenharia de Software. Atuando principalmente nos seguintes temas: Laboratórios Virtuais e Remotos, Experimentação Remota Móvel, Mobile Learning e Integração de Tecnologias em Disciplinas da Educação Básica na Rede Pública de Ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa RExLab - Laboratório de Experimentação Remota (https://rexlab.ufsc.br/news/pt/inicio), Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Herculano Henriques Chingui Chitungo
Nome em citações bibliográficas
CHITUNGO, H. H. C.;CHITUNGO, H. H.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O Uso de Laboratórios Remotos no Ensino de Física na Educação Básica: Estudo de Caso em Escola da Rede Pública,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Coorientador: Simone Meister Sommer Bilessimo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Laboratório Remoto; Experimentação Remota Móvel; Ensino de Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2013
Graduação em Engenharia Informática e Computadores.
Universidade José Eduardo dos Santos, UJES, Angola.
Título: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MATRÍCULAS PARA A ESCOLA PRIMÁRIA Nº 2 DO KALUNDO.
Orientador: RUBEN BAMBI T. BAQUI.
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, INAGBE, Angola.




Formação Complementar


2016 - 2017
Extensão universitária em Curso de Integração de Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Pedagogia.
Centro de Formação Profissional ?New Brothers Schooling? ? Luanda, CFPNBS, Angola.
2014 - 2014
Administração e Gestão de Empresas.
Centro de Formação Profissional ?New Brothers Schooling? ? Luanda, CFPNBS, Angola.
2013 - 2013
Rede de Computadores.
Centro de Desenvolvimento Tecnológico - Huambo, CDT, Angola.
2012 - 2013
Processos Técnicos, Serviços e Gestão Integral de Unidades de Informação. (Carga horária: 480h).
Instituto de Información Científica y Tecnológica, IDICT, Cuba.
2004 - 2004
Administração e Gestão Pública.
Escola Académica Profissional ?Águas Quentes? ? Luanda, EAPAQ, Angola.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
https://rexlab.ufsc.br/news/pt/inicio/

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Araranguá, .

Linhas de pesquisa
Tecnologia Educacional


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia Educacional


Projetos de extensão


2017 - Atual
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovad
Descrição: Este programa contempla um conjunto articulado de projetos e ações de extensão que estão sendoimplementados de forma processual e contínua desde 2008. Do ponto de vista operacional o programa será coordenado pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota e contará com a participação, principalmente, do curso de Bacharelado em TIC e do Programa de Pós-graduação em TIC, todos da UFSC, em Araranguá. Sob o olhar finalístico é possível afirmar que o programa proposto apresenta?se predominantemente nas modalidades de serviços e capacitação, embora também apresente características de divulgação e diálogo devido ao seu potencial, já demonstrado, relacionado, por exemplo, a eventos científicos e publicações. Esperamos com este programa consolidar e ampliar a estratégia de integração tecnologia na Educação Básica, em desenvolvimento, e assim contribuir para a melhoria dos métodos de trabalho adotados por professores da Educação Básica para uso no cotidiano escolar para o desenvolvimento de autonomia no uso das TIC em atividades de ensino e de aprendizagem, elevar a autoestima de alunos e professores da Educação Básica, bem como contribuir no atendimento à demanda social, no tocante à inclusão digital, e incentivar a produção técnico?científica e participação em atividades de extensão por acadêmicos da UFSC. O programa proposto coloca em evidência o papel social da UFSC, pois, visa a interação entre a Universidade e a Educação Básica de forma dialógica, buscando o alinhamento de interesses e contribuindo tanto à para a formação dos professores e estudantes da Educação Básica quanto dos docentes e estudantes universitários..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Programa - Grupo de Estudantes Estrangeiros da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Araranguá
Descrição: O século vinte e um tem se caracterizado pela troca de um volume muito grande de informações em rápida velocidade. Se por um lado, crescem as redes digitais e a troca de dados, o que pode aproximar países e culturas, por outro lado, grande parte do que é divulgado por meio das mídias colabora para a manutenção de uma visão estereotipada sobre algumas regiões, povos e idiomas. No Brasil, por exemplo, recebem-se poucas informações sobre a América Latina composta por vinte países ou sobre o continente Africano que tem cinquenta e quatro países e seis territórios independentes. Neste contexto, foi criado o grupo EstranUfsc que procura divulgar a cultura dos estrangeiros que estudam na UFSC-Araranguá. Por meio deste projeto, busca-se fomentar a conexão entre pessoas e levar a riqueza e diversidade de comportamentos, costumes, hábitos e manifestações musicais e artísticas que a mídia não divulga. O grupo é composto por estudantes, nas áreas de Engenharia da Computação e Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação e Fisioterapia e é responsável pela divulgação e troca das informações sobre os países estrangeiros. Além disto, o presente projeto visa também colaborar para o acolhimento dos estrangeiros que chegam ao Centro Araranguá, a fim de colaborar no processo de integração ao ambiente acadêmico, à cidade e ao país. A grande motivação para a proposição deste projeto é o fato do ambiente acadêmico propor espaço para a troca de experiências entre os professores, estudantes e a comunidade externa. Neste sentido, os estudantes estrangeiros do Centro Araranguá percebem o quanto é importante compartilhar suas realidades, culturas e experiências com os acadêmicos brasileiros, bem como aprender sobre o país que os acolheu. Além disto, verifica-se que no Centro Araranguá há uma forte demanda pelo aprendizado de idiomas estrangeiros. Por este motivo, o grupo se propõe a organizar cursos para a oferta de idiomas estrangeiros, considerando que isto pode colaborar para a carreira acadêmica e profissional, bem como facilitar a integração dos estrangeiros com os acadêmicos brasileiros. Por fim, o grupo também quer trazer benefícios para a comunidade local, por meio da oferta de palestra sobre a África e América Latina para ampliar o conhecimento das crianças e jovens sobre a diversidade destas regiões, considerando que a informação que chega pela mídia muitas vezes limita ao invés de ampliar a visão sobre a riqueza histórica e cultural dos diversos países..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / Kátia Cilene Rodrigues Madruga - Coordenador / Juliana Vamerlati Santos - Integrante / Armindo Sousa Nhanque - Integrante / Josué Mupenza Mupenza - Integrante / Juary Costa Rocha - Integrante / Júlio Agostinho Dingna - Integrante / Davide Clode da Silva - Integrante / Kátia Jordão Dias de Sousa Lopes - Integrante.
2016 - Atual
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas.
Descrição: objetivo deste programa é desenvolver e aplicar estratégia para a integração tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino e na aprendizagem em disciplinas da Educação Básica da rede pública de ensino. Uma vez cumprido o objetivo geral espera-se estar promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, a fim de, oferecer uma série ferramentas flexíveis e interativas de apoio a aprendizagem a um grande número de professores e alunos da educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Computação e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Trabalho Premiado na Modalidade Resumo Educação e Ensino (SICT-SUL), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHITUNGO, H. H. C.; REUS, V. B. ; BENEDET, M. L. . Educação com Amor não tem Cor: um Encontro de Estudantes Africanos da UFSC com Alunos do Ensino Fundamental. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma-SC. Anais do III Congresso Ibero-Americano, 2018. v. 3.

2.
REUS, V. B. ; CHITUNGO, H. H. C. ; BENEDET, M. L. ; LUNARDI, G. M. ; PEREIRA, K. L. M. . A Tecnologia como facilitadora na aprendizagem de Disléxico: Relato de Experiência. In: II SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 2018, Araranguá. ANAIS DO SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 2018. p. 1-399.

3.
CHITUNGO, H. H. C.; REUS, V. B. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . O ATO DE CONTAR NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma-SC. ANAIS DO 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017. v. I. p. 1-918.

4.
REUS, V. B. ; CHITUNGO, H. H. C. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . O XADREZ NA ESCOLA: UM JEITO DIVERTIDO E INTELIGENTE DE APRENDER. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma-SC. ANAIS DO 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017. v. I. p. 1-918.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REUS, V. B. ; CHITUNGO, H. H. C. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . MOBILE LEARNING:O JOGO DE XADREZ FÍSICO E VIRTUAL COM REALIDADE AUMENTADA NA ESCOLA. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma-SC. ANAIS DO 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017. p. 1-918.

2.
CHITUNGO, H. H. C.; REUS, V. B. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma-SC. ANAIS DO 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017. v. I. p. 1-918.

Apresentações de Trabalho
1.
CHITUNGO, H. H. C.. Acha que conhece Angola?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHITUNGO, H. H. C.. Aspectos Destacados do Continente Africano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHITUNGO, H. H. C.; ROCHA, J. C. ; MUPENZA, J. M. . Educação com Amor não tem Cor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHITUNGO, H. H. C.; MUPENZA, J. M. ; ROCHA, J. C. . Racismo e Preconceito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHITUNGO, H. H. C.. Você conhece Angola?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHITUNGO, H. H. C.; FONTOURA, G. ; SILVA, K. C. N. . Como é viver no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
DINGNA, J. A. ; FONTOURA, G. ; CHITUNGO, H. H. C. . Estudantes estrangeiros recebem calouros da Ufsc. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CHITUNGO, H. H. C.; SILVA, J. B. ; FONTOURA, G. . Trabalho de mestrado em Araranguá ajudará escolas públicas de Angola. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CHITUNGO, H. H. C.; ROCHA, J. C. ; MUPENZA, J. M. . Consciência Negra - Conversa sobre preconceito. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHITUNGO, H. H. C.; REUS, V. B. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. 2017. .

2.
SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; LOTTHAMMER, K. S. ; CHITUNGO, H. H. C. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. . Curso de integração de tecnologias digitais na educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARIOL, A.; ARENCIBIA, Y.; CHITUNGO, H. H. C.; ROLDAN, F. V.. Participação em banca de Celma da Conceição Madureira Baltazar.Foro Virtual para o Grupo de leitura da Mediateca do Huambo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

2.
NOVAS, W.; PEREZ, Y.; CHITUNGO, H. H. C.; FALCON, Y.. Participação em banca de Emílio de Casimiro dos Santos Kutassi.Sistema de gestão e de cadastro de estudantes da escola do II ciclo Venâncio da Silva Lambo do município do Ucuma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

3.
PEREZ, Y.; SIMBA, R.; CHITUNGO, H. H. C.; NOVAS, W.. Participação em banca de Fonseca Barroso Chipala.Sistema para a Gestão da Biblioteca do ISPH. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

4.
PEREZ, Y.; VICTOR, Y.; CHITUNGO, H. H. C.; FATO, F.. Participação em banca de José Butros da Fonseca Mendes Teixeira.Desenvolvimento de um Modelo de Política de Segurança da Informação no Instituto Superior Politécnico dO Huambo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

5.
ARENCIBIA, Y.; FATO, F.; CHITUNGO, H. H. C.; PEREZ, Y.. Participação em banca de Mário Joaquim Zage Bande.Sistema para o cadastro de pacientes nos serviços médicos precisados no hospital central do Huambo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

6.
NOVAS, W.; ARENCIBIA, Y.; CHITUNGO, H. H. C.; ROLDAN, F. V.. Participação em banca de Moser Zeferino Vicente José.Sistema de Gestão de Estoque e Facturamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.

7.
ROLDAN, F. V.; FALCON, Y.; CHITUNGO, H. H. C.; FERNANDEZ, F.. Participação em banca de Silvia Samba João.Rede CAN no CPUC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Informática e de Computadores) - Instituto Superior Politécnico do Huambo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras África um Continente.Acha que conhece Angola?. 2017. (Outra).

2.
Imagine-PanGea 2017. Proposta de Integração de Tecnologia no Ensino de Física do Ensino Secundário em Angola: Um Estudo de Caso Utilizando a Experimentação Remota Móvel. 2017. (Olimpíada).

3.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED.PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO REMOTA MÓVEL. 2017. (Seminário).

4.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED. 2017. (Simpósio).

5.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED.Oficina - Dispositivos móveis: aprender e ensinar com a integração das tecnologias digitais. 2017. (Oficina).

6.
Laboratórios Remotos no Ensino de Engenharia: experiência do projeto VISIR+. 2017. (Oficina).

7.
Palestra ? Projeto VISIR +. 2016. (Outra).

8.
Portas Abertas - Palestras sobre a experiência de viver e estudar no exterior?.Você conhece Angola?. 2016. (Outra).

9.
Agosto Cientifico 2014 - UJES. 2014. (Simpósio).

10.
Agosto Científico 2013 - UJES. 2013. (Simpósio).

11.
IV Jornadas Científicas Estudantis do Instituto Superior Politécnico - UJES. 2012. (Simpósio).

12.
III Jornadas Científicas Estudantis do Instituto Superior Politécnico - UJES.As TIC no contexto educacional. 2011. (Simpósio).

13.
II Jornadas Científicas Estudantis do Instituto Superior Politécnico - UJES.Aplicação da termodinâmica. 2010. (Simpósio).

14.
I Jornadas Científicas Estudantis no Instituto Superior Politécnico do Huambo - UJES.Aplicação da derivada e da integral definida. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MADRUGA, K. C. R. ; SANTOS, J. V. ; CHITUNGO, H. H. C. ; NHANQUE, A. S. ; MUPENZA, J. M. ; ROCHA, J. C. ; DINGNA, J. A. ; SILVA, D. C. ; LOPES, K. J. D. S. . Ciclo de Palestras África um Continente. 2017. (Outro).

2.
ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; PEREIRA, J. ; SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. ; NICOLETE, P. C. ; ROCHADEL, W. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, I. N. ; SANTOS, A. C. ; HECK, C. ; CHITUNGO, H. H. C. . I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CHITUNGO, H. H. C.; ROCHA, J. C. ; MUPENZA, J. M. . Educação com Amor não tem Cor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHITUNGO, H. H. C.; MUPENZA, J. M. ; ROCHA, J. C. . Racismo e Preconceito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHITUNGO, H. H. C.; REUS, V. B. ; LUNARDI, G. M. ; SILVA, J. B. . O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. 2017. .

2.
SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; LOTTHAMMER, K. S. ; CHITUNGO, H. H. C. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. . Curso de integração de tecnologias digitais na educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHITUNGO, H. H. C.; SILVA, J. B. ; FONTOURA, G. . Trabalho de mestrado em Araranguá ajudará escolas públicas de Angola. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2016 - 2017 ? Curso de Integração de Tecnologias Digitais na Educação (MOOC)
      Cargo: Ministrante. Carga horária: 120 horas.

2013 - 2015 ? Mediateca do Huambo (Angola) 
      Cargo: Bibliotecário.

2010 - 2015 ? Escola do Ensino Primário (Angola) 
      Cargo: Professor.

ESTÁGIO DOCÊNCIA

2017 - Curso de Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação, UFSC - Campus Araranguá.
      Disciplina: Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação.

2014 - 2015 ? Curso de Graduação em Engenharia Informática e de Computadores, UJES - Instituto Superior Politécnico do Huambo.
      Disciplinas: Introdução à Informática e Programação Orientada à Objetos.

VOLUNTARIADO

2016 - Instrutor de Informática - Casa da Criança e do Adolescente Madre Regina, Araranguá-SC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:00:25