André Anderson Silva De Queiroz

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  • Última atualização do currículo em 27/05/2017


André Anderson Silva de Queiroz, cursa técnico em manutenção e suporte em informática (2015) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui experiência profissional nas áreas de automação, robótica e manutenção em informática. Tem interesse em robótica educacional e automação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Anderson Silva De Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, A. A. S.;André Queiroz


Formação acadêmica/titulação


2015
Curso técnico/profissionalizante em andamento em Manutenção e suporte em informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2015
Ensino Médio (2º grau) em andamento.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2006 - 2014
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Professor João Tibúrcio, EEPJT, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A participação em competições de robótica educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico
Descrição: Nas últimas décadas, urge a necessidade de convergência entre os currículos escolares e as inovações tecnológicas que permeiam nosso dia-a-dia. Nossos alunos, nascidos em pleno século XXI, se veem imersos em um mundo extremamente tecnicista em todos os nichos da sociedade. No entanto, a escola ainda se mostra reticente em incorporar essas tecnologias em sua práxis de educar e socializar o indivíduo, mantendo sua estrutura tradicional e muitas vezes antiquada, valendo-se ainda de teorias pedagógicas pouco eficazes frente a currículos obsoletos. Por isso, inúmeras iniciativas têm ocorrido no sentido de aproximar essas novas tecnologias no processo educacional. Aliado a isso, torna-se imperativo repensar práticas e currículos para que o ambiente escolar não se torne ultrapassado, gerando desmotivação para alunos e professores. Assim, novas estratégias na área de ensino vêm tentando estreitar os laços entre os currículos escolares e a realidade desse mundo moderno repleto de tecnologia por toda a parte. Uma destas estratégias baseia-se na utilização da robótica aplicada à educação, a qual pode em muito contribuir para a motivação, autonomia e raciocínio lógico dos discentes. No Brasil é notória a evolução qualitativa e quantitativa de projetos desenvolvidos que utilizam a robótica como ferramenta de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho possui como foco a proposta de um kit de robótica educacional de baixo custo. Para isso, este projeto se propõe a normatizar uma série de componentes (microcontroladores, chassis, rodas, motores, reduções, baterias, sensores e atuadores), bem como desenvolver estratégias a partipação de competições de Robótica Educacional, tal quais a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com isso, espera-se conseguir disseminar a robótica, fazendo com que os alunos do IFRN possam melhorar o seu rendimento escolar através do contato com essa área promissora de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
SMARTHOUSE: Uma maquete residencial automatizada para ensino da domótica
Descrição: Atualmente, as empresas de tecnologia enfrentam um paradoxo na disputa pela casa do futuro. De um lado, a automação residencial requer sistemas inteligentes capazes de se comunicar e que possam programar a iluminação da residência, ligar eletrodomésticos e até realizar pedidos de compra para o supermercado mais próximo. Do outro lado, entretanto, cada empresa busca impor seu próprio padrão tecnológico aos demais concorrentes, o que apenas atrapalha a integração dos produtos e serviços. Diante deste cenário de mercado, fica evidente a necessidade de ampliar o leque de profissionais capazes de desenvolver sistemas dessa natureza para quem sabe, em um futuro próximo, tenhamos dispositivos automatizados com uma maior integração e um menor custo de aquisição. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de automação residencial em escala reduzida para ser utilizado nas áreas de ensino e pesquisa da domótica em escolas dos níveis médio e técnico. Para operacionalizar esse sistema, fez-se necessária a construção de uma maquete da uma residência totalmente automatizada. O projeto consistiu na programação de um aplicativo para celular, através do qual o usuário pode gerenciar a iluminação, segurança e até o consumo de água e energia da residência. Os resultados do projeto se mostraram bastante animadores, tanto no âmbito tecnológico, como no que tange a didática do ensino-aprendizagem nesta área de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Olímpiada Brasileira de Robótica. 2016. (Olimpíada).

2.
Semana de ciência, tecnologia e extensão do IFRN. 2016. (Olimpíada).




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