Amanda Maria Martins Funabashi

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Graduanda no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial de Sistemas de Informação (PET-SI) da EACH-USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Maria Martins Funabashi
Nome em citações bibliográficas
FUNABASHI, A. M. M.;FUNABASHI, AMANDA M.M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Sistemas de Informação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Modelagem de sistemas complexos com aplicações.. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 20
Outras informações
O PET é um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os alunos participantes tutoriados por um professor visam, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, melhorar a formação acadêmica e atender as necessidades do curso no qual o aluno está inserido. Site do grupo: http://www.each.usp.br/petsi/



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Desenvolvimento de serious game para auxílio a recuperação de pacientes pós-AVC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques em 06/10/2016.
Descrição: Os benefícios da utilização de realidade virtual, interação natural e serious games já são conhecidos nos mais variados cenários, indo desde o tratamento de fobias até o treinamento de profissionais. Mais especificamente na área da saúde, tais recursos computacionais têm sido aplicados com sucesso em atividades como a reabilitação motora e a reabilitação cognitiva por propiciarem, entre outros fatores, que os usuários sintam-se mais atraídos e engajados durante a realização das atividades. Por esta razão, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um ambiente virtual com característica de serious game para auxiliar o processo de reabilitação de pacientes pós-AVC. O jogo deve desenvolver no usuário a habilidade de interligar imagens e figuras, a fim de reabilitar a utilização dos membros superiores. A investigação faz-se necessária para avaliar os impactos que a utilização de recursos computacionais neste cenário pode propiciar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
PET Visita

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sarajane Marques Peres em 06/10/2016.
Descrição: A proposta desta iniciativa é levar os petianos, enquanto alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação, a escolas técnicas estaduais ou federais situadas na cidade de São Paulo, para a realização de palestras expositivas sobre a Universidade de São Paulo, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, o curso de Sistemas de Informação e as políticas de inclusão social promovidas pela USP. O principal objetivo é apresentar aos jovens estudantes de cursos na área de Informática (e futuros vestibulandos) detalhes sobre o curso e a instituição em si, dando perspectivas tangíveis no que se refere ao acesso à universidade pública e elucidando dúvidas que possam surgir. As palestras, direcionadas a estudantes de cursos técnicos e integrados inseridos na área de Informática, são realizadas nas próprias instituições de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Amanda Maria Martins Funabashi - Integrante / Sarajane Marques Peres - Coordenador.
2016 - 2017
COMPETEC - Parceria com as ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) para Ensino de Programação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sarajane Marques Peres em 06/10/2016.
Descrição: Esse projeto configura-se como um desdobramento do campeonato de programação para calouros de sistemas de informação (BxComp), atividade realizada pelo Grupo PET-SI, na EACH/USP. Neste projeto, planeja-se promover atividades como dojos, oficinas e mini campeonatos de programação para alunos das escolas técnicas (informática). Estas atividades ocorrem dentro do Campus USP Leste, na EACH. Os objetivos deste projeto incluem a promoção do aprendizado e o desenvolvimento de práticas e habilidades relacionadas a resolução de desafios de programação; a aproximação dos alunos de escola técnicas ao ambiente universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Amanda Maria Martins Funabashi - Integrante / Sarajane Marques Peres - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Grupo PET-SI - Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação (EACH/USP)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sarajane Marques Peres em 06/10/2016.
Descrição: Desenvolver e implementar ações que promovam, junto ao curso de graduação em Sistemas de Informação, a consolidação da cultura de desenvolvimento de sistemas (formação do profissional) sob as prerrogativas da indissociabilidade da tríade universitária. O alcance desta meta é esperado por meio do engajamento de discentes a um grupo PET comprometido com a elaboração de ações que irradiem as conseqüências de seu trabalho como formas de melhoria do processo de formação dos demais discentes do curso. E, além disso, estabelecer o grupo PET-SI como um meio de fortalecimento da formação humanística dos discentes do curso de SI, dentro dos princípios de trabalho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, principalmente no que tange a tarefa de desenvolvimento de sistemas e afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Amanda Maria Martins Funabashi - Integrante / Sarajane Marques Peres - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Best Full Paper Award (1st place) category: application, 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality.
2017
Best Paper Award (2nd place) Undergraduate Student Workshop, 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PERES, S. M.2017PERES, S. M. ; CARNIETO, A. P. ; SILVA, G. F. ; SOUZA, M. S. ; LAN, A. G. J. ; FUNABASHI, A. M. M. ; CASSIANO, P. H. F. . COMPETEC - Dojo de Programação como reforço ao ensino de programação para alunos do ensino médio técnico. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, v. 2, p. 1, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUNABASHI, AMANDA M.M.; ARANHA, RENAN V. ; SILVA, TALITA D. ; MONTEIRO, CARLOS B.M. ; SILVA, WILLIAN S. ; NUNES, FATIMA L.S. . AGaR: A VR Serious Game to Support the Recovery of Post-Stroke Patients. In: 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017, Curitiba. 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017. p. 279.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).Comprimir seção de publicações publicações Editar publicação AGaR: a VR serious game to support the recovery of post-stroke patients título da publicaçãoAGaR: a VR serious game to support the recovery of post-stroke patients. 2017. (Simpósio).




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