Wellington Felipe Hack

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5558374416601777
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Acadêmico de Jornalismo - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM FW). Bolsista de Extensão do projeto Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores (UFSM FW 2017; 2018). Bolsista de extensão no Projeto Visibilidade UFSM (2016.2). Pesquisador voluntário no RESTO - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM 2016.2 - 20..). Participou da Agência de Notícias da Hora (2016-2018.1) e Web Rádio da Hora (2017-2018). Interesse por Jornalismo Internacional, Desinformação, Letramentos, Educomunicação e Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wellington Felipe Hack
Nome em citações bibliográficas
HACK, W. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Jornalismo - Bacharelado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2015
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Águia, CA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso online introdutório sobre mudança climática. (Carga horária: 12h).
Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, UNITAR, Bélgica.
2018 - 2018
Curso de extensão universitária. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Formação em Extensão Universitária 2017. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Desafios da comunicação democrática como direito humano.
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação para divulgação da UFSM/FW. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Conhecendo o novo acordo ortográfico. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Técnica Vocal. (Carga horária: 50h).
Prefeitura de Renascença (PR), PM RENASCENÇA, Brasil.
2009 - 2011
Oficina de Teatro. (Carga horária: 110h).
Prefeitura de Renascença (PR), PM RENASCENÇA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão projeto Letramentos, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão projeto Letramentos, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão Projeto Visibilidade, Carga horária: 20


Sociedade Espírita Allan Kardec - Frederico Westphalen, SEAK, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Resto ? Laboratório de Práticas Jornalísticas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Zamin em 17/04/2018.
Descrição: Dedicado a problematizar a comunicação e o jornalismo a partir de lugares outros que possam emergir da exploração de diferentes leituras de textos clássicos do campo e da escuta aproximada das práticas midiáticas e suas transformações. Congrega estudos que fazem a travessia entre o reconhecimento e a escrita do espaço, do tempo e do outro, tomados como elementos que restam nos estudos da área, como lugares de começar, como passagens para alcançar o jornalismo no contemporâneo. O Resto ? Laboratório de Práticas Jornalísticas realiza encontros periódicos para discussão de textos, debate de questões pertinentes aos temas de interesse e para socialização dos resultados das investigações vinculadas ao Grupo. Reúne pesquisadores docentes e discentes interessados nos lugares teóricos demarcados pela proposta do Laboratório. São três as linhas de pesquisa, ?Práticas Jornalísticas?, ?Estudos de gênero e práticas de comunicação? e ?Jornalismo, contemporaneidade e reconhecimento?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Cleusa Maria Jung - Integrante / Gabriel Masarrolo Araujo - Integrante / Simone Philipsen - Integrante / Angela Zamin - Coordenador / Reges Toni Schwaab - Integrante / Vera Martins - Integrante / Letícia Stasiak - Integrante / Maiara Rudinea Rauber - Integrante / Lara Nasi - Integrante / Larissa Bortoluzzi Rigo - Integrante / Márcia Veiga da Silva - Integrante / Paula Sperb - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores
Descrição: Este projeto de extensão visa a identificar e analisar as práticas e preferências de leitura de jovens ingressantes no Ensino Médio (entre 14 e 16 anos, aproximadamente), com vistas a desenvolver um Clube de Leitura que possa aperfeiçoá-las e aprofundá-las, de acordo com as novas exigências às quais esse público-alvo será confrontado nos anos escolares subsequentes. A proposta justifica-se pela importância que a leitura crítica de gêneros discursivos, em especial, mas não apenas, no contexto midiático, assume nos dias atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Érica Baggio de Oliveira - Integrante / Isadora VilaNova do Amaral - Integrante / Laura David Bucholz - Integrante / Marcia Elisa Vanzin Boabaid - Integrante / Patricia Dal Molin - Integrante / Marluza Terezinha da Rosa - Coordenador / Debora Franke - Integrante / Victor da Mata Jorge - Integrante.Financiador(es): Fundo de Incentivo à Extensão - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2016 - 2018
Agência Experimental de Jornalismo
Descrição: A Agência Experimental de Jornalismo pretende reconhecer e ampliar o trabalho de extensão universitária desenvolvido, desde 2007, pela Agência de Notícias Da Hora, premiada nacionalmente, em 2009 e 2015, como a Melhor Agência Jr. de Jornalismo na Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. A Agência funciona, desde sua criação, como um espaço para a prática orientada da produção noticiosa no curso de Jornalismo do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM, campus Frederico Westphalen, proporcionando aos estudantes uma maior aproximação com a realidade regional por meio das práticas jornalísticas. A Agência Experimental de Jornalismo parte, assim, da atuação consolidada e reconhecida da Agência da Hora, e propõe sua reestruturação como um laboratório de produção e distribuição de conteúdo jornalístico multimídia e multiplataforma. Para além de seu viés noticioso/factual, propõe-se o incentivo à produção experimental de conteúdos jornalísticos de caráter analítico/interpretativo que mantenham o foco local/regional, mas por meio de sua articulação com linguagens, formatos e mídias de caráter inovador. A proposta é explorar as linguagens e formatos narrativos disponíveis, integrando ao fazer jornalístico laboratorial experimentações com infografia, aplicativos para dispositivos móveis e narrativas multiplataforma, oferecendo ao público conteúdos aprofundados, acessíveis e visualmente agradáveis sobre as práticas sociais e culturais desenvolvidas na região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Luciana Menezes Carvalho - Coordenador / Cintia Carolina Henker Moraes da Silva - Integrante / Cleusa Maria Jung - Integrante / Gabriel Masarrolo Araujo - Integrante / Daniela Arruda de Vargas - Integrante / Eduardo Ritter - Integrante.
2016 - 2018
Web Rádio do curso de Jornalismo da UFSM de Frederico Westphalen
Descrição: O projeto prevê a implementação de uma Rádio Web, com ênfase em jornalismo esportivo e cultural, a ser disponibilizada via web aos ouvintes de Frederico Westphalen e demais interessados. A produção jornalística, programação e demais conteúdos serão feitos por acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen, buscando sempre utilizar linguagem e estilo próprios do meio radiofônico, considerando os princípios éticos da profissão e, também, o caráter universitário do veículo. Para tanto, o projeto prevê a realização de cursos de capacitação aos participantes. Devido a amplitude do público-alvo (ouvintes em geral), esse projeto caracteriza-se como sendo de extensão, pois também visa a circulação de informação entre a comunidade regional e a reflexão crítica sobre os conteúdos jornalísticos a serem abordados pelo veículo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Luciana Menezes Carvalho - Integrante / Gabriel Masarrolo Araujo - Integrante / Daniela Arruda de Vargas - Integrante / Eduardo Ritter - Coordenador / Simone Philipsen - Integrante / Iara Cerato - Integrante.
2016 - 2016
Ações de Visibilidade dos Programas e Projetos de Extensão da UFSM
Descrição: O presente programa tem o objetivo de iniciar, articular e desenvolver ações específicas de divulgação das atividades de extensão efetivadas pela Universidade Federal de Santa Maria em sua região de abrangência, promovendo, em especial, a socialização do conhecimento produzido por meio da relação dialógica entre Universidade e diferentes setores da sociedade. Alinhado ao proposto pela Política Nacional de Extensão (PNE), o programa visa a produção de diferentes materiais de comunicação e divulgação científica, de circulação periódica, bem como publicações específicas, direcionadas e abertas aos diferentes agentes da extensão, docentes, técnicos, discentes e comunidade. De um ponto de vista mais geral, esperamos contribuir com os objetivos dos diferentes programas e projetos de extensão da UFSM, aumentando sua visibilidade e contribuindo para a circulação do conhecimento produzido por eles em conjunto com os públicos atendidos por meio de revistas, cadernos especiais, livros e materiais jornalísticos, observando os eixos temáticos definidos pela PNE: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Angela Zamin - Integrante / Reges Toni Schwaab - Coordenador / Júlia Mara Saggioratto - Integrante / Vera Martins - Integrante / Cleusa Jung - Integrante / Jakson Dal Magro - Integrante / Rodrigo Alcântara D'Avila - Integrante.
2016 - 2016
Cobertura Multimídia da XXXIV Feira do Livro de Frederico Westphalen - 2016
Descrição: Este projeto de extensão vincula-se ao Programa de Extensão Agência Experimental de Jornalismo (Agência Da Hora) e ao Projeto de Extensão Web Rádio Da Hora, vinculados, respectivamente, aos laboratórios Agência de Notícias Da Hora e LabRádio, do curso de Jornalismo da UFSM - campus Frederico Westphalen. Propõe uma cobertura multimídia a ser realizada pelos bolsistas e voluntários dos dois projetos e laboratórios, durante a XXXIV Feira do Livro de Frederico Westphalen, a ser realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2016, na Praça da Matriz..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Wellington Felipe Hack - Integrante / Luciana Menezes Carvalho - Coordenador / Daniela Arruda de Vargas - Integrante / Eduardo Ritter - Integrante / Mayara Neri Dias - Integrante / Carine de Fátima Zandoná Badke - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
1º lugar Prêmio Set Universitário - Publicação Impressa: Revista Meio Mundo n.8, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2016
Menção Honrosa Concurso de Crônicas 10 anos UFSM Frederico Westphalen, Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HACK, W. F.. Brasil: um novo golpe de Estado a Caminho. Diário do Sudoeste, Caderno Opinião, p. A19 - A19, 19 jun. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HACK, W. F.; SCHWAAB, R. T. . Os vermelhos da revolta: uma reportagem da questão territorial e social do sul do Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel, PR. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Comunicação na Região Sul: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Editora Intercom, 2018.

2.
ARAUJO, G. M. ; HACK, W. F. ; BERTOLDO, E. C. ; SILVA, F. . Arte Drag: a construção da identidade por meio da narrativa audiovisual. In: XIX Congresso Brasileiro de Comunicação na região Sul, 2018, Cascavel, PR. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Comunicação na região Sul. São Paulo: Editora Intercom, 2018.

3.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. . A comunicação como (in)formadora social. In: II Compartilhando Saberes, 2018, Santa Maria. Anais do II Compartilhando Saberes, 2018. v. 2.

4.
PHILIPSEN, S. ; HACK, W. F. ; BUCHOLZ, L. D. ; WAGNER, G. ; ZAMIN, A. . Fontes testemunhais do conflito na Colômbia nas páginas de O Estado de S. Paulo. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2017, Caxias do Sul. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul: 40 anos de memórias e histórias, 2017.

5.
VARGAS, G. V. ; HACK, W. F. ; VARGAS, D. A. ; CARVALHO, L. M. . Agência Experimental de Notícias Da Hora - 10 anos: do jornalismo digital e impresso à convergência midiática. In: Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Sul, 2017, Caxias do Sul. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul: 40 anos de memórias e histórias, 2017.

6.
HACK, W. F.; MORAES, C. H. . O jornalismo como (in)formador de cidadãos: análise do caderno Águas do Amanhã (Gazeta do Povo). In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Intercom 40 anos: comunicação, memória e historicidades. São Paulo: Intercom, 2017. v. 40.

7.
BUCHOLZ, L. D. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . A releitura como autobiografia: a construção do contexto em textos poéticos. In: Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, 2017, Passo Fundo, RS. Anais do Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens, 2017. v. 2. p. 198-209.

8.
HACK, W. F.; DA ROSA, M. T. . A reprodução de estigmas nos Letramentos: análise das práticas de linguagem segundo os gêneros sociais. In: V Congresso Nacional da Linguagens em Interação: múltiplos olhares, 2017, Maringá, PR. Anais do V Congresso Nacional da Linguagens em Interação: múltiplos olhares, 2017. v. 1. p. 376-386.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . O uso dos letramentos locais na formação de novos leitores. In: IV Congresso de Extensão e Cultura, 2018, Pelotas, RS. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas, RS: Editora UFPel, 2017. p. 30-36.

2.
JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. ; HACK, W. F. . Letramentos locais e midiáticos: práticas de leitura crítica com alunos do ensino médio. In: II Simpósio Internacional de Comunicação - SIC, 2018, Frederico Westphalen. [Anais do] II Simpósio Internacional de Comunicação, 2018. v. 2. p. 79-80.

3.
HACK, W. F.; NASI, L. . ?Aqui é Brasil, não América?: análise da editoria Internacional do jornal El País edição Brasil e América. In: II Simpósio Internacional de Comunicação - SIC, 2018, Frederico Westphalen. [Anais do] II Simpósio Internacional de Comunicação, 2018. v. 2. p. 152-153.

4.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. . A EXTENSÃO E O PAPEL SOCIAL DE COMUNICADORES NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018, Santa Maria. Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018.

5.
JORGE, V. M. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: PRODUÇÃO CRÍTICA DE UM JOVEM PÚBLICO LEITOR. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018, Santa Maria. Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018.

6.
HACK, W. F.; DA ROSA, M. T. . A reprodução de estigmas nos letramentos: análise das práticas de linguagem segundo os gêneros sociais. In: V Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2017, Maringá, PR. Caderno de Resumos V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2017. v. 5. p. 117-118.

7.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . 'Ler é coisa de Mulher': as práticas de letramentos nos gêneros sociais. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017. v. 32.

8.
BUCHOLZ, L. D. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . Textos que excedem as palavras: leitura e ressignificação por jovens leitores. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017. v. 32.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. . A COMUNICAÇÃO COMO (IN)FORMADORA SOCIAL. In: 2º Compartilhando Saberes, 2018, Santa Maria. Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
HACK, W. F.; DA ROSA, M. T. . A formação de um leitor crítico em combate às Fake News. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . Linguagem e Comunicação: a formação de um leitor crítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALJAML, A. ; HACK, W. F. ; ARAUJO, G. M. ; BERTOLDO, E. C. . Arte Drag. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
JORGE, V. M. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . A apropriação dos letramentos locais como forma de resistência à grande mídia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HACK, W. F.; NASI, L. . ?Aqui é Brasil, não América?: análise da editoria Internacional do jornal El País edição Brasil e América. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. . A extensão e o papel social de comunicadores frente à desinformação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. . A comunicação como (in)formadora social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PHILIPSEN, S. ; HACK, W. F. ; BUCHOLZ, L. D. ; WAGNER, G. ; ZAMIN, A. . Fontes testemunhais do conflito na Colômbia nas páginas de O Estado de S. Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VARGAS, G. V. ; HACK, W. F. ; VARGAS, D. A. ; CARVALHO, L. M. . Agência Experimental de Notícias Da Hora - 10 anos: do jornalismo digital e impresso à convergência midiática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HACK, W. F.; MORAES, C. H. . O jornalismo como (in)formador de cidadãos: análise do caderno Águas do Amanhã (Gazeta do Povo). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BUCHOLZ, L. D. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . A releitura como autobiografia: construção do contexto em textos poéticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . 'Ler é coisa de Mulher': as práticas de letramentos nos gêneros sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BUCHOLZ, L. D. ; HACK, W. F. ; DA ROSA, M. T. . Textos que excedem as palavras: leitura e ressignificação por jovens leitores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . O uso dos letramentos locais na formação de novos leitores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HACK, W. F.; DA ROSA, M. T. . A reprodução de estigmas nos letramentos: análise das práticas de linguagem segundo os gêneros sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HACK, W. F.; DA ROSA, M. T. ; JORGE, V. M. . Índice de percepção de Fake News e leitura crítica nos alunos participantes do projeto Letramentos (2018.1) 2018 (Relatório).

2.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . Guia da (des)informação política 2018 (Guia).

3.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; DA ROSA, M. T. . Relatório final sobre a leitura do público participante do Projeto Letramentos 2017 (Relatório).


Demais tipos de produção técnica
1.
HACK, W. F.; BUCHOLZ, L. D. ; SCHWAAB, R. T. ; ZAMIN, A. ; GOMES, J. ; AMARAL, I. V. ; ARAUJO, G. M. ; LENGERT, M. . Revista Meio Mundo n.8. 2017. (Editoração/Outra).

2.
HACK, W. F.; SCHWAAB, R. T. ; JUNG, C. ; ZAMIN, A. . Extenda no rádio - Ações de visibilidade da UFSM. 2016. (Programas para rádios comunitárias sobre ações da UFSM).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Jornada de Estudos do Discurso. 2018. (Outra).

2.
2ªLiteração: literatura marginal. 2018. (Outra).

3.
8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Linguagem e Comunicação: a formação de um leitor crítico. 2018. (Congresso).

4.
9º Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão.A formação de um leitor crítico em combate às Fake News. 2018. (Outra).

5.
CIENTEC 2018 (OFICINA - A FIGURA DE FRIDA KAHLO COMO INFLUENCIA DA IDEIA DE LIBERDADE.). 2018. (Oficina).

6.
Comunicação Política e Fake News. 2018. (Outra).

7.
Descubra UFSM 2018. Ações de Extensão (PRE). 2018. (Feira).

8.
II Simpósio Internacional de Comunicação - SIC.?Aqui é Brasil, não América?: análise da editoria Internacional do jornal El País edição Brasil e América. 2018. (Simpósio).

9.
XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Os vermelhos da Revolta: uma reportagem sobre a questão territorial e social do sul do Brasil. 2018. (Exposição).

10.
XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Arte Drag: a construção da identidade por meio da narrativa audiovisual. 2018. (Exposição).

11.
32ª Jornada Acadêmica Integrada."Ler é coisa de mulher": as práticas de letramentos segundo os gêneros sociais. 2017. (Outra).

12.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O jornalismo como (in)formador de cidadãos: análise do caderno Águas do Amanhã (Gazeta do Povo). 2017. (Congresso).

13.
8º Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão. 2017. (Encontro).

14.
COTECS em Ação: Tendências para Pesquisa e Mercado nas Mídias Digitais - Oficina Estratégias de Engajamento para o Facebook. 2017. (Oficina).

15.
IV Congresso de Extensão e Cultura. O uso dos letramentos locais na formação de novos leitores. 2017. (Congresso).

16.
O Direito de Imagem como forma de proteção da pessoa em desenvolvimento. 2017. (Outra).

17.
Potencializando o aprender: possibilidades a partir da disciplina intelectual. 2017. (Outra).

18.
Rodas de Conversa da Extensão - A extensão junto a professores da rede pública. 2017. (Outra).

19.
Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais.A releitura como autobiografia: construção do contexto em textos poéticos. 2017. (Seminário).

20.
Tendências para Pesquisa e Mercado nas Mídias Digitais - Videoconfência e bate-papo sobre influenciadores digitais e seus impactos no campo da comunicação, com a pesquisadora Beth Saad USP. 2017. (Outra).

21.
Uma análise do discurso midiático sobre a regulação da mídia a transição da presidência de Dilma Rousseff a Michel Temer: uma nova concepção de "democratização da mídia"?. 2017. (Outra).

22.
V Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. A reprodução de estigmas nos letramentos: análise das práticas de linguagem segundo os gêneros sociais. 2017. (Congresso).

23.
Simpósio Internacional de Comunicação -SIC. 2016. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HACK, W. F.; BOABAID, M. E. V. ; DA ROSA, M. T. ; JORGE, V. M. ; BUCHOLZ, L. D. ; MORAES, C. H. . II Simpósio Internacional de Comunicação - SIC. 2018. (Congresso).

2.
HACK, W. F.; ALBERTI, R. ; LAMPERT, J. B. . 2ª edição do 9º Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão. 2018. (Congresso).

3.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. ; FONTANA, D. N. . 1º Literação: jornalismo e subjetividade. 2018. (Outro).

4.
HACK, W. F.; JORGE, V. M. ; DA ROSA, M. T. ; BUCHOLZ, L. D. ; FONTANA, D. N. . 2ª Literação: literatura marginal. 2018. (Outro).

5.
DA ROSA, M. T. ; HACK, W. F. ; JORGE, V. M. ; VERONEZI, K. ; DORO, P. E. ; FLORES, I. . 1º Jornada de Estudos do Discurso - JED. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:28:48