Juliana Gomes de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4179576876308559
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa " Narrativas, Imagens e Sociabilidades", atuando no Núcleo de Estudos em Historia Social da Politica da mesma instituição. Estudos acerca da Imprensa Americana, com ênfase em História da Ideias Políticas na América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Imprensa, XIX, Letrados, Buenos Aires e Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Gomes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. G.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A Imprensa e a Política: o projeto de Bernardino Rivadavia no periódico El Argos de Buenos Aires (1821-1825),Orientador: Silvana Mota Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: IMPRENSA; AMÉRICA; XIX.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ideias Políticas.
2014 - 2016
Graduação em História.
Faculdade Saberes, SABERES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
O texto escrito como problema na historiografia contemporânea. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2015 - 2015
Sabores e Culturas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Saberes, SABERES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria do Grupo de Pesquisa, Carga horária: 3
Outras informações
Monitora do Grupo de Pesquisa Ideias e Linguagens Políticas na América Ibérica Oitocentista

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria da disciplina História das Sociedades Clássicas



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ideias e Linguagens Políticas na América Ibérica Oitocentista
Descrição: Objetivando desenvolver pesquisas voltadas para o estudo das formações das nações americanas, o presente projeto tem como objeto os ideários, as linguagens políticas e os mecanismos de ações políticas desenvolvidos pelas elites intelectuais atuantes no processo de estruturação dos Estados e das sociedades brasileira, argentina, uruguaia e chilena no Oitocentos. Dessa maneira, tendo em vista a importância que os espaços públicos adquiriram durante os processos de independências destas nações, visa-se analisar a importância dos jornais, livros e panfletos no desenvolvimento e na legitimação, gradual, da modernidade política americana. Norteadas por conceitos como opinião pública, nação e cultura política, as pesquisas têm por intuito analisar as peculiaridades, as principais características, os paradoxos e os conflitos referentes à difusão dos diversos projetos políticos divulgados e difundidos na cena pública das nações latino-americanas no século XIX...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Juliana Gomes de Oliveira - Coordenador / Jorge Vinícius Monteiro Vianna - Integrante / Fabio Junior Almeida Prates - Integrante / Julianna Teles Buzim - Integrante / Arthur Ferreira Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Imprensa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil Império.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ideias Políticas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. G.. IMPRENSA E A IDENTIDADE POLITICA: A ELITE RIVADAVIANA E SEU PROJETO DE NAÇÃO. In: II Encontro de pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos, 2018, Juiz de Fora. II Encontro de pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. Juiz de Fora: Sociedade de Estudos do Oitocentos SEO, 2017. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. G.. SOMOS AMERICANOS! A concepção de América no periódico El Argos de Buenos Aires (1821-1825). In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018, Mariana. XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018. v. 1. p. 1-116.

2.
OLIVEIRA, J. G.. Quem Interessa Ser Americano? Buenos Aires Na Imprensa Carioca (1820-1830). In: 6ª. Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2018, Niterói. 6ª. Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2018. v. 1. p. 1-122.

3.
OLIVEIRA, J. G.. A imprensa em Cipriano Barata: concepção de América oitocentista. In: 4° Semana de História da UFF, 2016, Niterói. 4° Semana de História da UFF, 2016. v. 01. p. 01-110.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. G.. El Argos de Buenos Aires: o periódico de um projeto politico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, J. G.. O Espaço Político e a Circulação de Idéias: a Imprensa Ibérica Oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, J. G.. HERDEIROS PORTENHOS: AS IDEIAS POLÍTICAS DA ELITE RIVADAVIANA POR MEIO DO PERIÓDICO E ARGOS DE BUENOS AIRES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. G.. A Imprensa e o advento da Opinião Pública na América Ibérica Oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, J. G.. Os intelectuais e a Imprensa: a política de Buenos Aires na década de 1820.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, J. G.. O ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA PORTENHO: A ELITE RIVADAVIANA E SEU PROJETO POLÍTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, J. G.. IMPRENSA E A IDENTIDADE POLITICA: A ELITE RIVADAVIANA E SEU PROJETO DE NAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, J. G.. A imprensa em Cipriano Barata: concepção de América oitocentista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, J. G.. Circulações de ideias oitocentistas: a imprensa portenha em Bernardino Rivadavia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, J. G.. O Espaço Político Latino: os projetos políticos de Bernardino Rivadavia e Cipriano Barata por meio dos periódicos El Argos de Buenos Aires e Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco (1823). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, J. G.. A Imprensa ibérica Oitocentista: reflexão sobre a concepção de Nação em Bernardino Rivadavia através do períodico El Argo de Buenos Aires (1821-1825). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
OLIVEIRA, J. G.. A Imprensa e a Política: a linguagem política rivadaviana através do periódico El Argos de Buenos Aires ( 1821-1825). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
OLIVEIRA, J. G.. Os reflexos sócio-políticos do Cativeiro de Avignon na Divina Comédia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, A. F. ; OLIVEIRA, J. G. . II Simpósio Nacional de História Política da Faculdade Saberes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, J. G.; REIS, A. F. . História das Ideias: teoria, perspectivas e prática.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, J. G.; VIANNA, J. V. M. ; REIS, A. F. . Pensamento politico portenho e luso-brasileiro nos processos de independência de Buenos Aires e Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, J. G.; BARCELOS, G. L. . Questões metodológicas para o uso da imprensa como fonte da história política. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, J. G.; OLIVEIRA, P. G. A. . Corpo e Política: considerações Literárias no tempo e espaço. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6ª. Semana de História da Universidade Federal Fluminense.Quem Interessa Ser Americano? Buenos Aires Na Imprensa Carioca (1820-1830). 2018. (Outra).

2.
II Simpósio Nacional de História Política da Faculdade Saberes.A condição Americana: reflexão sobre a categoria nas Cortes. 2018. (Simpósio).

3.
VII Encontro de Pesquisa em História: Diálogos Necessários.?Buenos Aires no Império: a década rivadaviana na imprensa carioca (1820‐1830). 2018. (Encontro).

4.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.SOMOS AMERICANOS! A concepção de América no periódico El Argos de Buenos Aires (1821-1825). 2018. (Encontro).

5.
II Encontro de pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. 2017. (Encontro).

6.
II Encontro de pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. 2017. (Encontro).

7.
XXXIII Semana de História da UFJF: Representações artísticas.História e Culturas Políticas: a imprensa como lócus do debate político do mundo contemporâneo. 2017. (Simpósio).

8.
I Colóquio Internacional de Mobilidade Humana e Circularidade de Ideias. 2015. (Outra).

9.
V Encontro Internacional UFES/ Paris-Est. 2015. 2015. (Encontro).

10.
X Seminário de Pesquisa e Prátia Pedagógica e IV Colóquio sobre Educação de Surdos. 2015. (Seminário).

11.
XVIII Semana Cultural da Saberes: Etnicidade, Cultura e Natureza.O Bonde de São Januário e o Trabalhador de Vargas. 2015. (Outra).

12.
IX Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2014. (Outra).

13.
XVII Semana Cultural Saberes. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. G.; REIS, A. F. ; VIANNA, J. V. M. . II Simpósio Nacional de História Política. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, J. G.. XII Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas. 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, J. G.. XIX Semana Cultural da Saberes: Memórias e Discursos. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, J. G.. I Encontro do Grupo de Pesquisa Ideias e Linguagens Politicas na América Ibérica Oitocentista. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. G.; REIS, A. F. ; VIANNA, J. V. M. . II Simpósio Nacional de História Política. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:31:19