Isadora Rodrigues de Andrade

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2450785846348305
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista CNPq. Graduada em Letras - Português/literatura pela mesma instituição. Foi monitora da disciplina de Linguística II (Fonética e Fonologia). Membro do laboratório de Neurociência da Linguagem ACESIN-UFRJ (www.acesin.letras.ufrj.br), coordenado pela professora Dr. Aniela Improta França; do grupo de pesquisa Neurofisiologia dos Mecanismos de Aprendizagem Cultural e do grupo Cérebro Infantil: Aquisição de Linguagem e outras cognições. É pesquisadora visitante no LAPROS Lab/UNICAMP, coordenado pelo professor Dr. Thiago Sampaio. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolinguística da Leitura e Aquisição da Linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isadora Rodrigues de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, I. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
Faculdade de Letras
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39389716


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Orientador: Aniela Improta França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2017
Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ''Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística''.
Orientador: Aniela Improta França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Alfabetização para formar leitores competentes. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Morfossintaxe na Gramática Gerativa:passando a conhecer a Morfologia Distr.. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Ilhas Sintáticas. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Leituras do conto. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oratória docente e técnica vocais. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Libras básico. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Membro do laboratório de neurociência da linguagem ACESIN (www.acesin.letras.ufrj.br), sob orientação da professora Aniela Improta França.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da disciplina de Linguística II (Fonética e Fonologia) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Centro de Educação à Distancia do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do PVS- CEDERJ - Polo Duque de Caxias



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O cérebro infantil: aquisição de linguagem e outras cognições

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aniela Improta Franca em 29/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Isadora Rodrigues de Andrade - Integrante / Aniela Improta França - Coordenador / Mayara de Sá Pinto - Integrante / Sammy Cardozo Dias - Integrante / Clara Bueno Senechal de Goffredo - Integrante / Emily Silvano da Silva - Integrante / Sarayane Miranda do Carmo Silva Costa - Integrante / Aleria Lage - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2017 - Atual
Projeto Laboratório ACESIN: psiconeurofisiologia da linguagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aniela Improta Franca em 29/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Isadora Rodrigues de Andrade - Integrante / Aniela Improta França - Coordenador / Mayara de Sá Pinto - Integrante / Sammy Cardozo Dias - Integrante / Clara Bueno Senechal de Goffredo - Integrante / Emily Silvano da Silva - Integrante / Julia Cataldo Lopes - Integrante / Sarayane Miranda do Carmo Silva Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Primeiro lugar na Seleção de Mestrado em Linguística, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, I. R.2018 ANDRADE, I. R.; FRANCA, A. I. ; SAMPAIO, T. O. M. . Dinâmicas da Interação Nature-Nurture: do Imprinting à Reciclagem Neuronal. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 16, p. 38-62, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, I. R.. Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística. In: XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2016, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2016. p. 798- 799., 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, I. R.; FRANCA, A. I. ; SaPinto, M. ; DIAS, S. C. ; GOFFREDO, C. B. S. ; SILVA, E. S. ; MACHADO, A. L. H. T. ; LOPES, J. C. ; COSTA, S. M. C. S. . A Iconicidade como um recurso cognitivo provisório na aquisição da leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SaPinto, M. ; COSTA, S. M. C. S. ; SILVA, E. S. ; ANDRADE, I. R. ; DIAS, S. C. ; MENDONCA, K. ; GOFFREDO, C. B. S. ; LOPES, J. C. ; LAGE, A. ; FRANCA, A. I. . Funções Executivas e Teste de Role-Playing em experimentos com crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANDRADE, I. R.. Lendo Faces e Palavras: uma abordagem Psicolinguística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ANDRADE, I. R.. A Iconicidade como um recurso cognitivo provisório na aquisição da leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ANDRADE, I. R.; FRANCA, A. I. . Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANDRADE, I. R.; FRANCA, A. I. . Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da Abralin - Associação Brasileira de Linguística.. Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguísitca. 2017. (Congresso).

2.
XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Lendo faces e palavras: Uma abordagem psicolinguística. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 6:04:25