Laize Dariele de Lima Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4836268534399853
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus - Alegrete. Atuou como Bolsista do Projeto de Pesquisa Científico Modelagem Matemática de uma viga em balanço com orientação do professor Dr. Eduardo Padoin. Realizando também publicações de trabalhos voltados para o ensino de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laize Dariele de Lima Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, L. D. L.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
2000 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Estadual Emilio Zuneda, CEEZ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em O uso do software no ensino e aprendizagem de Matemática. (Carga horária: 50h).
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2016 - 2016
Projeto de Ensino: Introdução a Programação Científica. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Espanhol, nível A1. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em (Re) Pensando a Matemática por meio de atividades diferenciadas. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Entre Monstros e Teoremas: Explorando Saberes da Matemática. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete, IFFAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA VIGA EM BALANÇO UTILIZANDO MATERIAL PIEZELÉTRICO
Descrição: Estruturas equipadas com atuadores, sensores e sistemas de controle, se comportam como sistemas inteligentes. Esses tipos de estruturas possuem a capacidade de perceber as mudanças no ambiente, diagnosticar problemas localizados, armazenar e processar dados de medição e comandar ações adequadas para, através de técnicas de controle, melhorar a eficiência do sistema, preservar a integridade estrutural e a segurança. A principal aplicação para tais estruturas se dá na indústria aeroespacial, podendo também ser utilizadas em manipuladores robóticos flexíveis, entre outras aplicações. Dessa forma, o presente trabalho busca apresentar a modelagem analítica de uma viga de alumínio em balanço segundo a teoria elástica de Euler-Bernoulli, com atuadores piezelétricos incorporados na estrutura que aplicam momentos concentrados em parte da estrutura quando aplicado um potencial elétrico. Para realização deste trabalho serão realizadas pesquisas bibliográficas sobre a modelagem da viga de alumínio, o material piezelétrico e sobre o acoplamento eletromecânico desses materiais. Os Resultados esperados deste projeto são representar o fenômeno físico através de equações matemáticas e apresentá-los via simulações computacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Laize Dariele de Lima Trindade - Integrante / André da Silva Alves - Integrante / Eduardo Padoin - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2015
Análise de Erros na Produção Matemática de Alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Descrição: Esse projeto destinou-se aos estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, tendo como principal objetivo analisar a produção matemática dos alunos identificando os erros cometidos, para utilizar os resultados dessa análise como metodologia de ensino. A metodologia utilizada foi a análise e discussão dos erros cometidos na resolução de questões envolvendo conteúdos matemáticos, tendo como base questões do ENEM e processos seletivos regionais. Ao término desse projeto, constituímos um espaço estimulador para estudo e discussão de tópicos matemáticos...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laize Dariele de Lima Trindade - Integrante / Marcia Viaro Flores - Coordenador / Nitiele Medeiros Contessa - Integrante / Gessica Pereira Trindade - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; LOPES, N. R. ; PERLIN, P. ; LUTZ, M. R. . CRIPTOGRAFAR COM MATRIZES: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA. In: 5º EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. CRIPTOGRAFAR COM MATRIZES: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA, 2016.

2.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; LUTCHEMEYER, R. R. . BATALHA NAVAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANA. In: 5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. BATALHA NAVAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANA, 2016.

3.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; LUTCHEMEYER, R. R. . CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO NO AUXÍLIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO NO AUXÍLIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2016.

4.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; FRIEDERICH, D. M. . GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL PARA A BIDIMENSIONAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DIFERENCIADA. In: 5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL PARA A BIDIMENSIONAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DIFERENCIADA, 2016.

5.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; PERLIN, P. ; OLIVEIRA, L. . FRACTAIS: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS FRACTAIS. In: 5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. FRACTAIS: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS FRACTAIS, 2016.

6.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; BORIN, J. P. ; DURGANTE, P. M. ; LUTCHEMEYER, R. R. . LIVROS PARADIDÁTICOS E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. In: 5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. LIVROS PARADIDÁTICOS E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, 2016.

7.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; PADOIN, E. . MODELAGEM ANALÍTICA DE UMA VIGA EM BALANÇO UTILIZANDO MATERIAL PIEZELÉTRICO. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. MODELAGEM ANALÍTICA DE UMA VIGA EM BALANÇO UTILIZANDO MATERIAL PIEZELÉTRICO, 2016.

8.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; ALMEIDA, L. A. ; FLORES, M. V. ; LUTCHEMEYER, R. R. . Números Racionais e Irracionais. In: VI MEPT- Mostra da Educação Profissional e Tecnológica, 2015, São Borja. Números Racionais e Irracionais, 2015. p. 11-11.

9.
TRINDADE, L. D. L.; FLORES, M. V. ; CONTESSA, N. M. ; TRINDADE, G. P. . ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ANÁLISE COMBINATÓRIA. In: Escola de Inverno de Educação Matemática, 2014, Santa Maria. ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ANÁLISE COMBINATÓRIA, 2014.

10.
TRINDADE, L. D. L.; FLORES, M. V. ; CONTESSA, N. M. ; TRINDADE, G. P. . DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE. In: Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2014, Bagé. DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; PADOIN, E. . Modelagem analítica de uma viga em balanço utilizando material piezelétrico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TRINDADE, L. D. L.; ALVES, A. S. ; PADOIN, E. . Modelagem matemática de uma viga em balanço utilizando material piezelétrico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFFar. 2017. (Outra).

2.
5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação matemática.BATALHA NAVAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANA. 2016. (Encontro).

3.
5ª EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática.Criptografar com matrizes: Uma proposta diferenciada. 2016. (Encontro).

4.
5º EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

5.
I Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática. 2015. (Encontro).

6.
Um convinte as demonstrações. 2015. (Oficina).

7.
XXI EREMATSUL.CRIPTOGRAFAR: UMA PROPOSTA MOTIVADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES. 2015. (Encontro).

8.
4 º EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática. 2014. (Encontro).

9.
IV Mostra Científica e Tecnológica do IFFarroupilha. 2014. (Encontro).

10.
IV PRÉ-MEPT- Mostra Científica e Tecnológica de IF Farroupilha.Análise de Erros na Produção Matemática do Instituto Federal Farroupilha. 2014. (Encontro).

11.
IV PRÉ-MEPT- Mostra Científica e Tecnológica de IF Farroupilha."Energia Renovável e Sustentabilidade: Uma Proposta de Trabalho para Educação Ambiental do Curso de Licenciatura em Maremática.". 2014. (Encontro).

12.
IV Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2014. (Encontro).

13.
V Jornada Nacional de Educação Matemática. 2014. (Encontro).

14.
XX EREMATSUL- Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região s s Sul. 2014. (Encontro).

15.
III Mostra Científica e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha. 2013. (Encontro).

16.
III Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2013. (Encontro).

17.
I Seminário de Formação de Professores: " Ressignificando saberes e fazeres docentes. 2013. (Seminário).

18.
Semana Municipal da Consciência Negra: " Oficina de Étnico Matemática. 2013. (Oficina).

19.
VII Seminário da Educação Profissional. 2008. (Seminário).

20.
VI Seminário da Educação Profissionalizante. 2007. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 21:25:21