Silvio Rogério dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6780525210553340
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Silvio Rogério é arte-educador em produção literária independente, escritor, ativista cultural e dos direitos humanos e estudante de Ciências Sociais. Possui Bacharel em Antropologia e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente cursa Sociologia (também pela UNICAMP). É pesquisador da produção política - cultural das periferias, em especial dos coletivos literários. Suas áreas de interesse são Pensamento Pós-Colonial, Estudos Culturais, Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Antropologia/Sociologia Urbana, Antropologia Social, Estudos Subalternos, Estudos Étnicos-Raciais, Pensamento Social Brasileiro e Pensamento Social da América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvio Rogério dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. R.;ROGERIO DOS SANTOS, SILVIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas.
AC Unicamp
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35212121


Formação acadêmica/titulação


2017
Graduação em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo..
Orientador: Mário Augusto Medeiros da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2016
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Clarine Amaral Gurgel, C.%20A.%20G., Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.
Descrição: Este projeto buscou discutir como são interpretadas e mobilizadas as proposições levantadas pelos coletivos literários da periferia nos tempos atuais, comparando-as com as propostas de seu surgimento, no começo dos anos 2000. Para realizar esta empreitada, foram pesquisadas e acompanhadas as atividades de dois coletivos periféricos de São Paulo: o Coletivo Poesia na Brasa, que atua na Vila Brasilândia e o Coletivo Perifatividade, que atua na região do Fundão do Ipiranga. Reconstituiu-se analiticamente aspectos das histórias e formas de organização, como também foi realizada uma observação participante das ações desenvolvidas por estes grupos, no intuito de conseguir uma compreensão mais substancial desse fenômeno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Silvio Rogério dos Santos - Coordenador / Mário Medeiros da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Culturais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROGERIO DOS SANTOS, SILVIO; AUGUSTO MEDEIROS DA SILVA, MARIO . O Sistema é a Bomba e o Pavio: O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo. In: XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp, 2017, Campinas. Campinas: Silvio Rogério dos Santos, 2017. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. R.. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, S. R.. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, S. R.. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, S. R.. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, S. R.. A Rima Denuncia: ascese, cuidado de sí, perrésia e subjetividade na escrita de sí na literatura da periferia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Por uma Pedagogia Antirracista.Produção de Mídia Independente: Zines e a Literatura Marginal/Periférica. 2018. (Oficina).

2.
1ª Semana de Africanidade Carolina Maria de Jesus. O papel da Literatura Marginal/Periférica no combate à discriminação racial e social. 2017. (Feira).

3.
Fazeres Etnográficos. 2017. (Congresso).

4.
O Negro na Universidade. 2017. (Congresso).

5.
O Papel do Cientista Social. 2017. (Congresso).

6.
Políticas Públicas e Cidadania. 2017. (Congresso).

7.
XXV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2017. (Congresso).

8.
Mesa Redonda - Cultura e Contracultura: hegemonia e relações de poder na contemporaneidade - XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais - CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE CRISE: NOVOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E RETRAÇÃO DE DIREITOS. 2016. (Congresso).

9.
Semana da Consciência Negra. A Literatura Marginal/Periférica e o combate ao Racismo. 2016. (Feira).

10.
XIV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2016. (Congresso).

11.
XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais - CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE CRISE: NOVOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E RETRAÇÃO DE DIREITOS. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2016. (Congresso).

12.
Lélia Gonzales: O Feminismo Negro no Palco da História. 2015. (Outra).

13.
7ª Semana de Educação - 9º Seminário de Teses e Disseta.Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem. 2013. (Oficina).

14.
Semana de Ciências Sociais SemanaCS 2013 -. A Rima Denuncia: ascese, cuidado de sí, perrésia e subjetividade na escrita de sí na literatura da periferia. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Silvio Rogério dos Santos. O Sistema é a Bomba e o Pavio ? O projeto da Literatura Marginal/Periférica revisto a partir dos Coletivos Poesia na Brasa e Perifatividade em São Paulo.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvio Rogério dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:17:23