Igor Pardo Maurell

Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4054458880657866
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Técnico em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Rio Grande (IFRS), formado em 2015. Atuou como Bolsista no cargo de Técnico de Laboratório de Automação Industrial desde o segundo semestre do ano de 2013 até o final do ano de 2015, na mesma instituição de estudo. Atualmente faz graduação em Engenharia de Computação na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), onde atua como bolsista de iniciação tecnolǵica com enfase na utilização de técnica de visão computacional para restauração de imagens e como desenvolvedor de software da equipe de robótica Furgbot, no projeto @home. Areas de interesse: robótica, inteligência artificial e visão computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Pardo Maurell
Nome em citações bibliográficas
MAURELL, I. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2015
Curso técnico/profissionalizante em Automação Industrial.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2012 - 2015
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Tecnologia Assistiva, Carga horária: 12
Outras informações
O programa Solução Assistiva e Digital e suas Aplicabilidades para Pessoas com Necessidades Especias consiste em um projeto de extensão que visa desenvolver Tecnologia Assistiva para auxilio de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Dentro desse programa, há um projeto de desenvolvimento de tecnologia para pessoas com deficiência visual. Esse projeto trabalha com o desenvolvimento de uma aplicação que utiliza dos recursos de Visão Computacional e Redes Neurais para impedir que o usuário colida com obstáculos presentes em sua trajetória e consiga obter a descrição dos cenários no qual está inserido e dos objetos do qual está próximo. Desenvolvi trabalhos na área de protocolos de comunicação e servidores para receber as imagens enviadas pelo usuário, além de Visão Computacional.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de lab. de Automação Industrial, Carga horária: 16
Outras informações
As atividades do ano inteiro consistiram na manutenção geral dos laboratórios do Curso técnico em Automação Industrial, organização de instrumentos e manutenção de bancadas e esteiras com CLP. Além disso, visando diminuir os danos as bancadas já feitas e facilitar o aprendizado dos estudantes, foram desenvolvidos kit's didáticos para trabalhar com CLP. Esses kit's consistem em maletas com o controlador embutido, junto de uma interface intuitiva e simples para começar a trabalhar com o controle dos mais diversos processos. Além disso, foi desenvolvido um guia de construção para que novos bolsistas consigam ampliar o número de maletas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Automatização-Planta de produção de Biodiesel, Carga horária: 12
Outras informações
O curso de Engenharia Mecânica do IFRS Campus Rio Grande tem um projeto conjunto com o curso técnico de Refrigeração, esse projeto é uma Planta de Produção de Biodiesel. Porém para que o processo se torne menos manual, este deve receber alguns elementos de controle e automação. Dessa forma, atuei como colaborador, desenvolvendo um painel de relés e automatizando alguns elementos de saída junto de um supervisório Elipse SCADA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de lab. de Automação Industrial, Carga horária: 12
Outras informações
1º SEMESTRE: As atividades consistiram na troca total de todos os CLP's Altus Piccolo para Altus DUO das bancadas de trabalho para aprendizado da disciplina de Sistemas de Automação. Além da troca, foi necessário a manutenção das mesmas já em funcionamento e a elaboração de novas bancadas. 2° SEMESTRE: Instalação de 4 esteiras eletro-pneumáticas simuladoras de processos industriais para facilitar no aprendizado dos estudantes. As estreiras funcionavam com CLP Altus DUO, de forma similar as bancadas, porém, apresentando uma visão prática mais clara.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de lab. de Automação Industrial, Carga horária: 12
Outras informações
2° SEMESTRE: As atividades consistiram na manutenção de dez bancadas de CLP utilizadas em um laboratório para ensino da disciplina de Sistemas de Automação. Além da manutenção, foi feita a troca parcial dos CLP's Altus Piccolo, pelos Altus DUO, onde os dois funcionavam juntos para não prejudicar as turmas que estavam usando o primeiro durante esse semestre.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Solução Assistiva e Digital e suas Aplicabilidades para Pessoas com Necessidades Especiais
Descrição: O programa Solução Assistiva e Digital e suas Aplicabilidades para Pessoas com Necessidades Especias consiste em um projeto de extensão que visa desenvolver Tecnologia Assistiva para auxilio de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Dentro desse programa, há um projeto de desenvolvimento de tecnologia para pessoas com deficiência visual. Esse projeto trabalha com o desenvolvimento de uma aplicação que utiliza dos recursos de Visão Computacional e Redes Neurais para impedir que o usuário colida com obstáculos presentes em sua trajetória e consiga obter a descrição dos cenários no qual está inserido e dos objetos do qual está próximo. A minha inserção teve como objetivo o desenvolvimento trabalhos na área de protocolos de comunicação, servidores para receber as imagens enviadas pelo usuário e Visão Computacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Igor Pardo Maurell - Integrante / Gisele Moraes Simas - Integrante / Regina Barwaldt - Coordenador / Ricardo Nagel Rodrigues - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
FURGBOL
Descrição: O Furgbol é um projeto antigo da FURG que visa iniciar os alunos na área da robótica. No qual, a equipe deve desenvolver um time de robôs para participar de uma competição chamada RoboCup, que acontece todo ano no Brasil. A equipe se divide em três partes: software, hardware e mecânica. Desde o início do ano de 2016 venho desenvolvendo trabalhos visando contribuir com o software, que consiste em uma Inteligência Artifical que é processada em um computador na extremidade do campo e coordena as ações dos robôs..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Pardo Maurell - Integrante / Paulo Lilles Jorge Drews Junior - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
2.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Visão Computacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FRANCO, M. R. C. ; FERNANDES, M. P. ; CORREA, M. C. ; CONCEICAO, H. ; FRAGA, J. ; BARWALDT, R. ; RODRIGUES, R. N. ; SIMAS, G. M. ; MAURELL, I. P. . Um Assistente Móvel para Pessoas com Deficiência Visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, R. ; MAURELL, I. P. ; WERHLI, A. V. ; SOUZA, D. ; BOTELHO, S. S. C. ; STEFFENS, C. R. . Análise Inteligente de Modos de Transferência Metálica em Soldagem Gmaw a partir de Visão Computacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MAURELL, I. P.; ROSA, R. T. S. ; DREWS-Jr, Paulo L. J. . RASTREAMENTO DE ROBÔ OMNIDIRECIONAL: Um estudo de caso utilizando Filtro de Kalman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAURELL, I. P.; ROSA, R. T. S. ; PEREIRA, L. C. M. ; EVALD, P. J. D. O. ; MOR, J. L. ; DREWS-Jr, Paulo L. J. . FUSÃO SENSORIAL DE UM FILTRO DE KALMAN ​ ​ ESTENDIDO E UNIDADE INERCIAL DE MEDIDA EMBARCADOS EM ROBÔS F-180. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROCHA, C. R. ; MAURELL, I. P. ; VIEIRA, M. C. ; COSTA, L. R. . Dispositivo Assistivo Para Locomoção e Localização de Deficientes Visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:37:20