José Henrique Bitencourt Zimmermann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5773056229175696
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Estudante de MSc. em Engenharia de Petróleo na University of Alberta (Janeiro 2018 - Presente). Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (Agosto 2010 - Maio 2017). Graduação sanduíche em Engenharia de Petróleo na University of Alberta (Setembro 2013 - Dezembro 2014). Experiência internacional como Estagiário de Engenharia, participando da equipe de perfuração na empresa C-FER Technologies, Edmonton AB - Canadá (2014). Experiência com Iniciação Científica de um ano (2014-2015) com o desenvolvimento do projeto intitulado "INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS E DE ENGENHARIA APLICADOS NA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO TURBIDÍTICO". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Henrique Bitencourt Zimmermann
Nome em citações bibliográficas
ZIMMERMANN, J. H. B.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2017
Graduação em Engenharia de Petróleo.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Atuação Profissional



C-FER Technologies, C-FER, Canadá.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário de Engenharia, Enquadramento Funcional: Estagiário do departamento de perfuração., Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo: Estagiário Estudante de Engenharia - Equipe de Perfuração. - Atividades: Preparação de amostras e instalação de instrumentos medidores de pressão e temperatura para testes de integridade de conexões de revestimentos, assim como controle e observação na aquisição dos dados gerados durante os testes. Atualização do inventário da sala de peças do laboratório. Organização e limpeza das estações do laboratório.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do projeto intitulado como "INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS E DE ENGENHARIA APLICADOS NA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO TURBIDÍTICO".



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS E DE ENGENHARIA APLICADOS NA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO TURBIDÍTICO.
Descrição: Os reservatórios de petróleo possuem heterogeneidades que influenciam significativamente na recuperação de óleo e gás, portanto na qualidade do reservatório. A caracterização da distribuição espacial dessas heterogeneidades depende da obtenção e integração de dados geológicos, geofísicos e de engenharia a modelos tridimensionais. A integração desses dados é muitas vezes realizada de forma essencialmente subjetiva e determinista, negligenciando a incerteza presente na interpretação geológica e nos locais não amostrados. A geoestatística desenvolveu métodos de simulação estocásticos capazes de modelar e quantificar a incerteza associada com as variáveis geológicas. Neste projeto, algoritmos de simulação geoestatísticos serão aplicados na integração desses dados geológicos e de engenharia. A proposta principal é construir modelos 3D das propriedades petrofísicas do reservatório de petróleo turbidítico de Campo de Namorado (Bacia de Campos ? RJ) e integrá-los aos dados de engenharia a partir de ferramentas geoestatísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Henrique Bitencourt Zimmermann - Integrante / Valmir Francisco Risso - Integrante / Antonio Alves da Silva Junior - Coordenador / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Engenharia de Petróleo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZIMMERMANN, J. H. B.; EIDT, G. K. . OTIMIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DRENAGEM DE RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO. In: Mostra da Produção Universitária - MPU, 2016, Rio Grande. OTIMIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DRENAGEM DE RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO, 2016.

2.
EIDT, G. K. ; ZIMMERMANN, J. H. B. . PREVISÃO DO COMPORTAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO PELA INTEGRAÇÃO DE ANÁLISE DE INCERTEZAS E AJUSTE DE HISTÓRICO. In: Mostra de Produção Universitária, 2016, Rio Grande. PREVISÃO DO COMPORTAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO PELA INTEGRAÇÃO DE ANÁLISE DE INCERTEZAS E AJUSTE DE HISTÓRICO, 2016.

3.
ZIMMERMANN, J. H. B.. TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS APLICADAS NA MODELAGEM DE RESERVATÓRIO PARA INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS E DADOS DE ENGENHARIA. In: XXV Congresso de Iniciação Científica Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS APLICADAS NA MODELAGEM DE RESERVATÓRIO PARA INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS E DADOS DE ENGENHARIA, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:59:43