Renato Barreto Hoffmann Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0213424292887262
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Atualmente é da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Renato Barreto Hoffmann Filho
Nome em citações bibliográficas
HOFFMANN FILHO, R. B.;Renato B. Hoffmann;Hoffmann, Renato B.;HOFFMNN, R. B.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Exploração do Paralelismo em Aplicações de Processamento de Stream Relevantes para a Indústria Tecnológica
Descrição: Grande parte das aplicações do mundo real podem ser caracterizadas como um fluxo contínuo de processamento. São as chamadas aplicações de processamento de stream. Elas estão presentes em diversos segmentos da indústria tecnológica, colaborando para o surgimento de soluções inovadoras que agregam valor aos produtos que têm alto impacto na vida cotidiana das pessoas. De modo geral, as que mais precisam da exploração do paralelismo podem ser categorizadas em: I) aplicações de processamento de imagem, video e áudio que normalmente realizam operações de codificação, reprodução, filtro, captura, etc.; II) aplicações de backup, compressão e deduplicação em dados armazenados e recebidos de diferentes fontes (sensores e aparelhos mobile, monitoramento de pacientes e sistemas, registros de log, etc.); e III) aprendizado de máquina profundo (Deep Learning) que envolve o reconhecimento de padrões e informações em vídeos, áudio, imagens e em outras bases de dados. Dentro deste contexto, algumas aplicações requerem uma latência baixa e uma alta vazão. Na maior parte das aplicações de stream, estes requisitos só podem ser atendidos através da exploração do paralelismo. Diante disso, o projeto tem como objetivo a exploração do paralelismo em um conjunto de aplicações de processamento de stream do mundo real usando a linguagem específica de domínio SPar. Ela foi criada pela equipe do grupo de pesquisa GMAP da PUCRS com a finalidade de simplificar a exploração do paralelismo em aplicações de stream. Além de contribuir para melhorar o desempenho das aplicações de stream, este projeto ajudará a validar a SPar em um ambiente real..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Avaliação de uma Linguagem Específica de Domínio para Paralelismo de Stream
Descrição: Aplicações baseadas em stream se tornaram amplamente utilizadas nos últimos anos. A grande maioria delas necessita de respostas imediatas com alta vazão no processamento dos elementos do stream. Alguns exemplos são processamento de vídeo e imagem, análise de dados em tempo real, aplicações de rede, simulações e sistemas reativos. Neste contexto, apresentamos a SPar que é uma linguagem específica de domínio embarcada na linguagem C++ para realizar o paralelismo de stream. Ela apresenta uma nova abordagem, permitindo que usuários com pouco conhecimento em programação paralela possam, usando apenas cinco atributos e dois tipos de anotações, anotar e identificar no código sequencial a região de paralelismo. Além disso, o compilador da SPar é usado para gerar um código paralelo que suporta os sistemas multicore. No entanto, ainda é necessário realizar uma avaliação mais ampla do seu desempenho em aplicações reais, bem como experimentos de software para medir o esforço de programação em relação aos frameworks do estado da arte. Em vista disso, o objetivo deste projeto é implementar diferentes tipos de aplicações e comparar com os demais frameworks o esforço e o desempenho da SPar. As contribuições esperadas são: (I) novos resultados do desempenho da SPar para otimização da geração de código; (II) informações sobre o esforço necessário com o intuito de melhorar a interface com o programador; (III) descoberta de novas aplicações de stream e limitações da SPar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRIEBLER, DALVAN2018 GRIEBLER, DALVAN ; Hoffmann, Renato B. ; DANELUTTO, MARCO ; FERNANDES, LUIZ G. . High-Level and Productive Stream Parallelism for Dedup, Ferret, and Bzip2. INTERNATIONAL JOURNAL OF PARALLEL PROGRAMMING, v. 75, p. 1, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIEBLER, DALVAN ; HOFFMNN, R. B. ; DANELUTTO, MARCO ; FERNANDES, LUIZ G. . Higher-Level Parallelism Abstractions for Video Applications with SPar. In: International Conference on Parallel Computing (ParCo), 2017, Bologna. Parallel Computing is Everywhere, 2017. v. 32. p. 698-707.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HOFFMNN, R. B.; GRIEBLER, DALVAN ; FERNANDES, LUIZ G. . Paralelização de uma Aplicação de Detecção e Eliminação de Ruídos em Streaming de Vídeo com a DSL SPar. In: Escola Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul, 2018, Porto Alegre. 18th Escola Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul, 2018.

2.
HOFFMNN, R. B.; GRIEBLER, DALVAN ; LEDUR, C ; FERNANDES, LUIZ G. . Avaliando a Produtividade e o Desempenho da DSL SPar em uma Aplicação de Detecção de Pistas. In: Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul, 2017, Ijuí. 17th Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul, 2017.



Outras informações relevantes


Telefone: (54) 99600-0017
Email: renato.hoffmann@acad.pucrs.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:05:52