Bruno da Veiga Thurner

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  • Última atualização do currículo em 23/12/2017


Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é diretor na empresa Warp Tecnologias, onde coordena o desenvolvimento de jogos eletrônicos e design de hardwares. Também é Professor no Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase nas áreas de Computação Gráfica e Audiovisual. Atua no mercado com Modelagem 3D, Ilustração, Animação, Motiondesign, Webdesign, Desenvolvimento de Aplicativos, Realidade Virtual e Aumentada e Programação Orientada a Objetos. Como empreendedor esteve a frente de empresas dos setores de Mídia, Comunicação, Cinema e Web. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno da Veiga Thurner
Nome em citações bibliográficas
THURNER, B. V.;THURNER, BRUNO DA VEIGA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: EMPREENDEDORISMO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: JANIS ELISA RUPPENTHAL.
Palavras-chave: empreendedorismo; inovação; startups; crescimento econômico.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: inovação.
2004 - 2008
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: É GALO ESSE GURI: UM FILME DE ANIMAÇÃO 3D.
Orientador: ANDRÉ DALMAZZO.




Atuação Profissional



LAR VILA DAS FLORES, LVF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Voluntário na Instituição Lar Vila das Flores, ministrando workshops de Artes Visuais e atividades lúdicas para público adolescente.


Smart Mídias Digitais, SMART, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerência de Conteúdos, Carga horária: 20
Outras informações
Fui sócio Proprietário da empresa, onde era responsável pela gerência e desenvolvimento de conteúdos multimídia. Em 2012, vendi minhas cotas. A empresa segue atuando na região centro do RS com ênfase em mídias indoor digitais.


ESTUDIO MORPH, ESTUDIO%20MORPH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 40
Outras informações
O estúdio Morph atua com design digital há mais de três anos. Desde novembro de 2012, vem produzindo filmes para o mercado 6D no Brasil. Já foram desenvolvidos dois filmes, sendo um destes, líder no segmento, tendo ultrapassado a marca de 500.000 espectadores. Além da atuação em cinema, o estúdio Moprh desenvolve soluções em gamedesign e comunicação visual.


Brasil Clínicas, BC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Sócio Minoritário, Enquadramento Funcional: Gerente do departamento de Design, Carga horária: 40
Outras informações
Este projeto foi financiado por um investidor local e tinha por objetivo o desenvolvimento de um portal para internet que agregasse conteúdos de saúde e ferramentas exclusivas para gerenciamento de consultórios, clínicas e farmácias. Esta empresa do tipo 'ponto com' faliu ao completar 2 anos de existência.


Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20


OZCORP, OZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 20
Outras informações
Empresa especializada em Desenvolvimento de Soluções Web. Esteve instalada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria e encerrou suas atividades em março de 2008. Minha função era desenvolver projetos gráficos para soluções web, como sites e sistemas online.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório Profissionalizante de Audiovisual, Desenho com Instrumentos II, Computação Gráfica 2.5D

Warp Tecnologias, WARP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações
Diretor e Coordenador do Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, bem como do Design dos Produtos desenvolvidos pela empresa.



Projetos de extensão


2017 - Atual
Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos
Descrição: Confidencial.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos
Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES DO DESENHO INDUSTRIAL DA UFSM
Descrição: Este programa é promovido pelo Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria e prevê a organização de exposições coletivas do Desenho Industrial da UFSM em espaços públicos da cidade, onde os professores do curso serão os curadores dos trabalhos de suas disciplinas, laboratórios e trabalhos de conclusão de curso para serem expostos, a fim de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso por meio de exposições dos mesmos, apresentando e esclarecendo ao mesmo tempo a profissão de designer à comunidade santa-mariense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
CRESCIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO: A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS
Descrição: Tendo em vista o crescente número de startups nos últimos anos, o presente estudo buscará identificar as variáveis necessárias para o desenvolvimento econômico de uma região a partir de empresas de base tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
ARTE VOLUNTÁRIA
Descrição: PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE ENSINO DE ARTES, DESENHO E EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS DE 12 A 16 ANOS DE IDADE NA ENTIDADE LAR VILA DAS FLORES, DE SANTA MARIA - RS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Modelo de Planejamento Financeiro integrado ao planejamento estratégico pessoal
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSM
Descrição: Os hospitais universitários estão enfrentando ambientes dinâmicos, provocando alterações no modo de serem gerenciados, precisando ser criados processos formais mais flexíveis. Isto nos leva acreditar na necessidade de desenvolver um modelo de implementação do processo de planejamento estratégico para o HUSM. A pesquisa será qualitativa, do tipo descritiva através do estudo de caso que será utlizado na análise ambiental e entrevistas semi-estruturadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Projeto Básico. Para Apoio A Transferência da Metodologia Rived para Produção dos Conteúdos Educacionais Digitais, para a Educação Básica.
Descrição: As novas tecnologias voltadas ao processo educacional colocam as pessoas em um mundo repleto de estímulos visuais, auditivos, convivendo com imagens animadas em programas de televisão, em videogames e em filmes; portanto, sempre em contato com diversas mídias. Nesse contexto, inserem-se os jogos eletrônicos educacionais, que diz respeito a todo aplicativo com objetivo de facilitar a aprendizagem do conteúdo ou tema educacional. Sua proposta favorece a aprendizagem individual e ao mesmo tempo desenvolve a colaboração entre os alunos. Além disso, os jogos eletrônicos educacionais vão ao encontro da preocupação de educadores, no que diz respeito à formação do indivíduo para um futuro em que as inovações tecnológicas são comuns..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Descrição: Produzir material didático de História por meio da criação de dois objetos de aprendizagem on line, de caráter interativo e multidisciplinar, desenvolvendo a criatividade e criticidade na produção do conhecimento histórico digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: inovação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: empreendedorismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAISCH, LINDIANE DA VEIGA2013BAISCH, LINDIANE DA VEIGA ; ESTRADA, ROLANDO JUAN SOLIZ ; SCHERER, FLÁVIA LUCIANE ; HAHN, IVANETE SCHNEIDER ; THURNER, BRUNO DA VEIGA . Gestão estratégica e as competências gerenciais no departamento de marketing: estudo de uma indústria de bebidas. Revista de Administração da UFSM, v. 5, p. 729-748, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THURNER, B. V.; LINDIANE DA VEIGA BAISCH ; ROLANDO JUAN SOLIZ ESTRADA . GESTÃO ESTRATÉGICA E AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NO DEPARTAMENTO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS. In: 1º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2012, SANTA MARIA. 1º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2012. v. 1.

2.
THURNER, B. V.; LINDIANE DA VEIGA BAISCH ; ROLANDO JUAN SOLIZ ESTRADA . O SISTEMA DE FRANCHISING COMO UMA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS DE SANTA MARIA - RS. In: 1º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2012, SANTA MARIA - RS. 1º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
THURNER, BRUNO DA VEIGA. Games X Produtos: o desenvolvimento puxado no mercado de jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
THURNER, B. V.; LINDIANE DA VEIGA BAISCH ; ROLANDO JUAN SOLIZ ESTRADA . GESTÃO ESTRATÉGICA E AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NO DEPARTAMENTO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM UM INDÚSTRIA DE BEBIDAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
THURNER, B. V.; LINDIANE DA VEIGA BAISCH ; ROLANDO JUAN SOLIZ ESTRADA . O SISTEMA DE FRANCHISINGCOMO UMA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS DE SANTA MARIA -RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
THURNER, B. V.. APERITIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
THURNER, B. V.. 17º NDESIGN FLORIPA AGITE ANTES DE USAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
THURNER, B. V.. NDESIGNBRASÍLIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
THURNER, B. V.. 14º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DESIGN. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
THURNER, BRUNO DA VEIGA; RACHO, R. . PLANTING CHECK. 2016.

2.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015.

3.
THURNER, B. V.. Voo Livre Soriel. 2015.

4.
THURNER, B. V.. Montanha Russa Soriel. 2015.

5.
THURNER, B. V.. ADMA. 2014.

Produtos tecnológicos
1.
THURNER, BRUNO DA VEIGA; ALBRECHT, M. ; MORTARI, I. ; ENGEL, T. ; FIALHO, B. G. . Plataforma Warp: hardware de captura de movimentos corporais para Realidade Virtual.. 2017.

2.
THURNER, BRUNO DA VEIGA; FIALHO, B. G. ; MORTARI, I. ; ALBRECHT, M. ; ENGEL, T. . Hardware para captura de movimentos corporais. Versão 2.0. 2016.

3.
THURNER, BRUNO DA VEIGA; FIALHO, B. G. ; MORTARI, I. ; ALBRECHT, M. ; ENGEL, T. . Hardware para captura de movimentos corporais. Versão 1.0. 2016.

4.
THURNER, B. V.; SCHIRMER, L. ; MACHADO, C. . Desenvolvimento Integrado de Placa para Execução de movimentos e efeitos para Cinemas 6D. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
THURNER, B. V.. MINICURSO DE MODELAGEM 3D E ANIMAÇÃO. 2012. .

2.
THURNER, B. V.. MINICURSO DE MODELAGEM 3D E ANIMAÇÃO. 2012. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
THURNER, BRUNO DA VEIGA. Soriel - O primeiro humano.. 2017. Livro de Artista.

2.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Animação.

3.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Animação.

4.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Computação Gráfica.

5.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Programação Visual.

6.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Programação Visual.

7.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. WebArt.

8.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Escultura.

9.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Desenho.

10.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015. Vídeo.

11.
THURNER, B. V.. Ambientação Copa do Mundo. 2014. Programação Visual.

12.
THURNER, B. V.. Ambientação Copa do Mundo. 2014. Computação Gráfica.

13.
THURNER, B. V.. Intervenção Dia da Água. 2014. Intervenção Urbana.

14.
THURNER, B. V.. Intervenção Dia da Água. 2014. Computação Gráfica.

15.
THURNER, B. V.. Intervenção Dia da Água. 2014. Ilustração.

16.
THURNER, B. V.. Mascote CVI. 2014. Computação Gráfica.

17.
THURNER, B. V.. Mascote CVI. 2014. Escultura.

18.
THURNER, B. V.. Clipe Conspiração. 2014. Animação.

19.
THURNER, B. V.. Clipe Conspiração. 2014. Computação Gráfica.

20.
THURNER, B. V.. Clipe Conspiração. 2014. Vídeo.

21.
THURNER, B. V.. ENY ADVENTURES. 2013. Computação Gráfica.

22.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Animação.

23.
THURNER, B. V.. ENY ADVENTURES. 2013. Animação.

24.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Filme.

25.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Vídeo.

26.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Escultura.

27.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Programação Visual.

28.
THURNER, B. V.. A CAVERNA SECRETA. 2013. Ilustração.

29.
THURNER, B. V.. ENY ADVENTURES. 2013. Programação Visual.

30.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Animação.

31.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Computação Gráfica.

32.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Desenho.

33.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Programação Visual.

34.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Filme.

35.
THURNER, B. V.. MEDO - O FILME. 2012. Escultura.

36.
THURNER, B. V.. Clipe 15 minutos. 2012. Animação.

37.
THURNER, B. V.. Clipe 15 Minutos. 2012. Computação Gráfica.

38.
THURNER, B. V.. Clipe 15 Minutos. 2012. Vídeo.

39.
THURNER, B. V.. Clipe 15 Minutos. 2012. Desenho.

40.
THURNER, B. V.. Acredito no Amor. 2012. Computação Gráfica.

41.
THURNER, B. V.. Acredito no Amor. 2012. Escultura.

42.
THURNER, B. V.. Acredito no Amor. 2012. Vídeo.

43.
THURNER, B. V.. Acredito no Amor. 2012. Animação.

44.
THURNER, B. V.. VT FAPAS. 2011. Animação.

45.
THURNER, B. V.. VT FAPAS. 2011. Computação Gráfica.

46.
THURNER, B. V.. VT Study English. 2011. Animação.

47.
THURNER, B. V.. VT Study English. 2011. Computação Gráfica.

48.
THURNER, B. V.. VT Study English. 2011. Escultura.

49.
THURNER, B. V.. VT Study English. 2011. Vídeo.

50.
THURNER, B. V.. ATITUDE. 2010. Animação.

51.
THURNER, B. V.. ATITUDE. 2010. Computação Gráfica.

52.
THURNER, B. V.. ATITUDE. 2010. Escultura.

53.
THURNER, B. V.. ATITUDE. 2010. Ilustração.

54.
THURNER, B. V.. ATITUDE. 2010. Desenho.

55.
THURNER, B. V.. Projeto Piloto - Redevu. 2010. Animação.

56.
THURNER, B. V.. Projeto Piloto - Redevu. 2010. Computação Gráfica.

57.
THURNER, B. V.. Projeto Piloto - Redevu. 2010. Vídeo.

58.
THURNER, B. V.. Projeto Piloto - Redevu. 2010. Escultura.

59.
THURNER, B. V.. Projeto Piloto - Redevu. 2010. Vídeo.

60.
THURNER, B. V.. Dog Lovers. 2010. Animação.

61.
THURNER, B. V.. Dog Lovers. 2010. Computação Gráfica.

62.
THURNER, B. V.. Dog Lovers. 2010. Vídeo.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . ST-SIMULADOR DE TRÁFEGO. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000414-0, data de registro: 21/05/2015, título: "ST-SIMULADOR DE TRÁFEGO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . VOO VR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000415-8, data de registro: 21/05/2015, título: "VOO VR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . MOTION NAMING. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000416-6, data de registro: 21/05/2015, título: "MOTION NAMING" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . RING CATCHER. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000423-9, data de registro: 21/05/2015, título: "RING CATCHER" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. ; ANDREI SILUK . ELEVATOR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512015000568-5, data de registro: 21/05/2015, título: "ELEVATOR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. ; ANDREI SILUK . PASSEIO ORBITAL. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000567-7, data de registro: 21/05/2015, título: "PASSEIO ORBITAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
THURNER, B. V.; ANDREI SILUK ; RUPPENTHAL, J. E. . PENSE VERDE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000704-1, data de registro: 05/04/2015, título: "PENSE VERDE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

8.
THURNER, B. V.; ANDREI SILUK ; RUPPENTHAL, J. E. . BEACH HOUSE VR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000705-0, data de registro: 10/04/2015, título: "BEACH HOUSE VR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DALMAZZO, A. K.; GASPARETTO, D. A.; THURNER, BRUNO DA VEIGA. Participação em banca de Morgana Confortin.ÁLBUM DE FAMÍLIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A NARRATIVA DE UMA WEBCOMIC SOBRE O COTIDIANO FAMILIAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
GASPARETTO, D. A.; MATTE, V. A.; THURNER, BRUNO DA VEIGA. Participação em banca de Guilherme da Silva Soares.ATIVANDO O TURISMO EM SANTA MARIA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DESIGN +.Games X Produtos: o desenvolvimento puxado no mercado de jogos. 2017. (Seminário).

2.
NDESIGN. 2007. (Congresso).

3.
NDESIGN. 2006. (Congresso).

4.
NDESIGN. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
THURNER, B. V.. MINICURSO DE MODELAGEM 3D E ANIMAÇÃO. 2012. (Outro).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . ST-SIMULADOR DE TRÁFEGO. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000414-0, data de registro: 21/05/2015, título: "ST-SIMULADOR DE TRÁFEGO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . VOO VR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000415-8, data de registro: 21/05/2015, título: "VOO VR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . MOTION NAMING. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000416-6, data de registro: 21/05/2015, título: "MOTION NAMING" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. . RING CATCHER. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000423-9, data de registro: 21/05/2015, título: "RING CATCHER" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. ; ANDREI SILUK . ELEVATOR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512015000568-5, data de registro: 21/05/2015, título: "ELEVATOR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
THURNER, B. V.; RUPPENTHAL, J. E. ; ANDREI SILUK . PASSEIO ORBITAL. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000567-7, data de registro: 21/05/2015, título: "PASSEIO ORBITAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
THURNER, B. V.; ANDREI SILUK ; RUPPENTHAL, J. E. . PENSE VERDE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000704-1, data de registro: 05/04/2015, título: "PENSE VERDE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

8.
THURNER, B. V.; ANDREI SILUK ; RUPPENTHAL, J. E. . BEACH HOUSE VR. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000705-0, data de registro: 10/04/2015, título: "BEACH HOUSE VR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
THURNER, B. V.. ADMA. 2014.

2.
THURNER, B. V.. SORIEL. 2015.

3.
THURNER, B. V.. Voo Livre Soriel. 2015.

4.
THURNER, BRUNO DA VEIGA; RACHO, R. . PLANTING CHECK. 2016.

5.
THURNER, B. V.. Montanha Russa Soriel. 2015.


Produto tecnológico
1.
THURNER, B. V.; SCHIRMER, L. ; MACHADO, C. . Desenvolvimento Integrado de Placa para Execução de movimentos e efeitos para Cinemas 6D. 2013.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
THURNER, B. V.. MINICURSO DE MODELAGEM 3D E ANIMAÇÃO. 2012. .

2.
THURNER, B. V.. MINICURSO DE MODELAGEM 3D E ANIMAÇÃO. 2012. .




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