Amanda Figueiredo Granja Dorilêo Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3017029559251771
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Graduada no curso de Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geologia. Vivência em Programa de Inciação Científica (PROBIC) pela Fundação de Amparo á Pesquisas de Minas Gerais (FAPEMIG) na área de mineralogia e estudos espectroscópicos na Universidade Federal de Ouro Preto (2012 até 2014). Participação de estágio profissional na empresa Vale Fetilizantes com duração de 1 ano, com vivência em mapeamento geológico e estrutural de frente de lavra e planejamento de curto prazo de mina (fev/2015 até fev/2016). Fez parte do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso (ago/2016 até fev/2018). O mestrado acadêmico abrangeu as áreas de conhecimento: Geologia Regional, Geoquímica e Geocronologia. Atualmente é bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade de Brasília, e tem como área de concentração Geologia Regional e Tectônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Figueiredo Granja Dorilêo Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, A. F. G. D.;A. Granja;GRANJA, AMANDA;LEITE, AMANDA FIGUEIREDO GRANJA DORILÊO


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Geologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Geologia, geoquímica e geocronologia U-Pb (LA-ICP-MS), Sm-Nd, Ar-Ar e Lu-Hf das rochas pré-cambrianas da região sul do Paraguai,
Orientador: Reinhardt Adolfo Fuck.
Coorientador: Amarildo Salina Ruiz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geologia; Petrologia; Geocronologia; Geoquímica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoquímica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Petrologia.
2016
Mestrado em andamento em Geociências.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Suíte Magmática Caapucu - Pré-cambriano Sul do Paraguay: Petrogênese e Geocronologia U-Pb,Orientador: Maria Zélia Aguiar de Sousa.
Coorientador: Amarildo Salina Ruiz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geoquímica; , Geocronologia; Petrografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia Geológica.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Maxi, MAXI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de cartografia geológico-geotecnica aplicada a obras de engenharia. (Carga horária: 16h).
Federação Brasileira de Geologia, FBG, Brasil.
2016 - 2017
Curso de Inglês. (Carga horária: 70h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2016 - 2016
Pós - Graduação: Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
ArcGis. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Introdução á Espeleologia - SEE. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Bússula e GPS - PET Eng. Geológica. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2002 - 2009
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 1890h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Vale Fertlizantes, VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Fez parte do Programa de Estágio 2015 da empresa Vale Fetilizantes na cidade de Catalão, Goiás (Complexo Mineroquímico de Catalão). Vivência durante 1 ano na área de mineração, especialmente na Gerência de Planejamento de Operação de curto prazo da mina. Experiência em softwares como Datamine, ArcGis, Excel e AutoCAD.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Geologia, geoquímica e geocronologia U-Pb (LA-ICP-MS), Sm-Nd, Ar-Ar e Lu-Hf das rochas pré-cambrianas da região sul do Paraguai
Descrição: O foco da pesquisa de doutorado é o entendimento geológico do Bloco Alto Caapucú (bloco pré-cambriano do sudoeste do Paraguai), que constitui um fragmento continental paleoproterozoico intensamente retrabalhado durante a Orogenia Brasiliana. O embasamento da região é representado pelos gnaisses, anfibolitos, quartzitos, BIFs e filitos da Suíte Metamórfica Villa Florida e pelo Granodiorito Centu-Cue. A evolução geológica neoproterozoica é marcada pela ocorrência de remanescentes de uma sequência supracrustal de baixo grau metamórfico, o Grupo Paso Pindó, e pelo magmatismo ácido pós-tectônico da Suíte Caapucú. O trabalho ainda em estágio inicial tem como principal objetivo realizar investigação quanto a evolução geodinâmica das rochas encaixantes do embasamento paleoproterozoico, incluindo a obtenção do controle estrutural e dos episódios de metamorfismo que afetaram a região. As rochas que constituem o arcabouço litoestratigráfico do bloco são insuficientemente conhecidas para definição da evolução tectônica do Paleoproterozóico da região. São escassas as informações estruturais, petrológicas e geocronológicas que estabeleçam a idade absoluta dos eventos formadores dos protolitos do Complexo Metamórfico Villa Florida e do Grupo Paso Pindó e de episódios tectônicos superimpostos que atuaram na evolução da região, com vistas a contribuir para possíveis correlações tectônicas com terrenos vizinhos, bem como para o entendimento dos modelos de formação de supercontinentes (Rodinia e Gondwana)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Suíte Magmática Caapucu - Pré-cambriano Sul do Paraguay: Petrogênese e Geocronologia U-Pb
Descrição: A pesquisa de mestrado fundamenta-se no avanço do conhecimento geológico sobre a Suíte magmática Caapucú, região sul do Paraguai. O estudo será realizado de modo a entender a evolução tectônica do bloco sul do Paraguai e as suas correlações com outros blocos tectônicos. Serão definidos neste trabalho: i) os ambientes tectônicos juntamente com um modelo evolutivo, ii) áreas fontes do magma granítico, iii) padrões de diferenciações magmáticas, iv) padrões geoquímicos associados, v) compartimentação faciológica da suíte, vi) a existência de estruturas em caldeiras e vii) idades formação das rochas intrusivas e efusivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Amanda Figueiredo Granja Dorilêo Leite - Integrante / Maria Zelia Aguiar de Sousa - Integrante / Amarildo Salina Ruiz - Coordenador.
2014 - 2015
Evolução de um sistema de leques imbricados a partir da integração geológica-geofísica: exemplo da porção SW da Serra do Caraça, Quadrilatero Ferrífero.
Descrição: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso: O trabalho integra os dados de um mapeamento geológico na porção SW da Serra do Caraça, Quadrilátero Ferrífero com os dados magnetométricos e radiométricos de aerolevantamentos da área de estudo, a fim de estudar a evolução de um sistema de leques imbricados. Foi possível com o mapeamento reconhecer unidades aflorantes de idade arqueanas e paleoproterozóicas, pertencentes repectivamente aos Supergrupos Rio das Velhas (Grupo Nova Lima e Grupo Maquiné) e Supergrupo Minas (Grupo Caraça ? Formação Moeda), constituídas por metapelitos e quartzitos sericíticos e conglomeráticos. A realização de interpretações geofísicas foi primordial para o entendimento geológico da área, assim como o sistema de falhas presente na região. Com a magnetometria foi possível estimar as profundidades de alvos através da visualização de estruturas com a ferramenta Deconvolução de Euler. Nas análises radiométricas obteve-se a confirmação dos contatos das unidades mapeadas, que se apresentaram concordantes com a resposta gamaespectométrica da área. A partir disso certificou-se que ocorre na área a evolução de sistemas de cavalgamento com leques imbricados e formação de duplexes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Amanda Figueiredo Granja Dorilêo Leite - Integrante / Maximiliano de Souza Martins - Coordenador.
2012 - 2014
Projeto PIBIC/FAPEMIG: Estudo espectroscópico de minerais e gemas de pegmatíticos.
Descrição: Os pegmatitos são fontes importantes de minerais industriais, metais raros e gemas e tem o Brasil como um dos principais produtores mundiais. A Província Pegmatítica da Borborema no Nordeste brasileiro e a Província Pegmatítica Oriental Brasileira destacam-se mundialmente pela produção de gemas coradas como turmalina, berilo (variedades água-marinha, morganita e heliodoro), espodumênio (kunzita hiddenita) e quartzo. Este projeto teve como objetivo realizar a caracterização química e espectroscópica de minerais e gemas de pegmatitos, em vistas à elaboração de fingerprints dos minerais gemológicos de Minas Gerais. As amostras foram preparadas de acordo com o método de análise a ser utilizado. As amostras foram caracterizadas por diversas técnicas incluindo química por microssonda eletrônica e LA-ICP-MS e espectroscopia por infravermelho, RAMAN e de luz no visível. A espectroscopia por infravermelho e RAMAN foram os principais métodos para análise das amostras. Sabe-se que estudos espectroscópicos aliados a geoquímica, são uma importante ferramenta na compreensão da estrutura cristalina dos minerais. Os minerais de estudo no projeto foram: Kovsdorksita, Kulanita, Ettringita, Olmiita, Inderita e Creedita. Em parceria com outros pesquisadores, de posse dos dados necessários, foi construídos os artigos como resultados deste projeto de iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2015
Trabalho de Conclusão de Curso
Descrição: Mapeamento geológico e estrutural da porção SW da Serra do Caraça com aplicação dos métodos geofísicos Magnetometria e Radiometria..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geocronologia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia Geológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, AMANDA FIGUEIREDO GRANJA DORILÊO2017LEITE, AMANDA FIGUEIREDO GRANJA DORILÊO; RUIZ, AMARILDO SALINAS ; SOUSA, MARIA ZELIA AGUIAR DE ; CUBAS, NARCISO . GRANITO RAPAKIVI DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ, SUL DO PARAGUAI. BOLETIM DO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA AMAZÔNIA, v. 4 (2017), p. 1-4, 2017.

2.
Frost, Ray L.2013 Frost, Ray L. ; Xi, Yunfei ; SCHOLZ, RICARDO ; LÓPEZ, ANDRÉS ; GRANJA, AMANDA . Infrared and Raman spectroscopic characterisation of the sulphate mineral creedite - Ca3Al2SO4(F,OH)·2H2O - and in comparison with the alums. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print), v. 109, p. 201-205, 2013.

3.
Frost, Ray L.2013 Frost, Ray L. ; LÓPEZ, ANDRÉS ; Xi, Yunfei ; GRANJA, AMANDA ; SCHOLZ, RICARDO . Vibrational spectroscopic characterization of the phosphate mineral kulanite Ba(Fe2+,Mn2+,Mg)2(Al,Fe3+)2(PO4)3(OH)3. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print), v. 115, p. 22-25, 2013.

4.
Frost, Ray L.2013Frost, Ray L. ; LÓPEZ, ANDRÉS ; Xi, Yunfei ; GRANJA, AMANDA ; SCHOLZ, RICARDO ; LIMA, ROSA MALENA FERNANDES . Vibrational spectroscopy of the phosphate mineral kovdorskite - Mg2PO4(OH)-3H2O. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print), v. 114, p. 309-315, 2013.

5.
Frost, Ray L.2013 Frost, Ray L. ; LÓPEZ, ANDRÉS ; Xi, Yunfei ; LIMA, ROSA MALENA FERNANDES ; SCHOLZ, RICARDO ; GRANJA, AMANDA . The molecular structure of the borate mineral inderite Mg(H4B3O7)(OH)-5H2O - A vibrational spectroscopic study. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print), v. 116, p. 160-164, 2013.

6.
Frost, Ray L.2013Frost, Ray L. ; LÓPEZ, ANDRÉS ; Xi, Yunfei ; SCHOLZ, RICARDO ; DA COSTA, GERALDO MAGELA ; LIMA, ROSA MALENA FERNANDES ; GRANJA, AMANDA . The spectroscopic characterization of the sulphate mineral ettringite from Kuruman manganese deposits, South Africa. Vibrational Spectroscopy (Print), v. 68, p. 266-271, 2013.

7.
Frost, Ray L.2013Frost, Ray L. ; SCHOLZ, RICARDO ; LÓPEZ, ANDRÉS ; Xi, Yunfei ; GRANJA, AMANDA ; 'IGOVEč ; LIMA, ROSA MALENA FERNANDES . Infrared and Raman spectroscopic characterization of the silicate mineral olmiite CaMn2+[SiO3(OH)](OH) - implications for the molecular structure. Journal of Molecular Structure (Print), v. 1053, p. 22-26, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, A. F. G. D.; Sousa, M. Z. A. ; Ruiz, A.S. ; CUBAS, N. ; GRANJA, AMANDA . GRANITO RAPAKIVI DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ: DISCUSSÕES PRELIMINARES SOBRE ESTA OCORRÊNCIA NO SUL DO PARAGUAI. In: XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2017, Salvador - BA. Anais Resumos Expandidos SNET 2017, 2017.

2.
LEITE, A. F. G. D.; Ruiz, A.S. ; Sousa, M. Z. A. ; CUBAS, N. ; A. Granja . GEOLOGIA E PETROGRAFIA DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ ? SUL DO PARAGUAI: REGISTRO ÍGNEO PÓS-OROGÊNICO BRASILIANO. In: XV Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, 2017, Goiânia. Anais do XV Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, A. F. G. D.; RUIZ, AMARILDO SALINAS ; SOUSA, MARIA ZELIA AGUIAR DE ; CUBAS, NARCISO . GEOCHEMISTRY OF THE CAAPUCÚ MAGMATIC SUITE ? SOUTHERN PARAGUAY: POST-TECTONIC MAGMATISM RELATED TO THE EVOLUTION OF THE BRAZILIAN MOBILE BELT. In: 11th South American Symposium on Isotope Geology, 2018, Cochabamba, Bolívia. 11th South American Symposium on Isotope Geology, 2018. v. 11.

Outras produções bibliográficas
1.
LEITE, A. F. G. D.; Sousa, M. Z. A. ; Ruiz, A.S. ; CUBAS, N. . GRANITO RAPAKIVI DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ, SUL DO PARAGUAI. Belém, PA: Museu de Geociências, 2017 (Boletim do Museu de Geociências da Amazônia - Ano 4 - Artigos (2017)).

2.
LEITE, A. F. G. D.. Evolução de um sistema de leques imbricados a partir da integração geológica-geofísica: exemplo da porção SW da Serra do Caraça, Quadrilatero Ferrífero.. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEITE, A. F. G. D.; Ruiz, A.S.; SILVA, C. H.. Participação em banca de FABIELE DALMASO SPODE.BALANCEAMENTO E RESTAURAÇÃO DE SEÇÃO GEOLÓGICA EM UM SEGMENTO CENTRAL DA ZONA EXTERNA DA FAIXA PARAGUAI- NA REGIÃO DE CÁCERES- MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
Ruiz, A.S.; Barboza, E.S.; LEITE, A. F. G. D.. Participação em banca de Kamila Gomes Fernandes.CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E ESTUDO DE INCLUSÕES FLUIDAS DOS VEIOS DE QUARTZO AURÍFEROS DO GARIMPO CROOPOPOL, NOVA LACERDA - MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Mato Grosso.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos.GRANITO RAPAKIVI DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ: DISCUSSÕES PRELIMINARES SOBRE ESTA OCORRÊNCIA NO SUL DO PARAGUAI. 2017. (Simpósio).

2.
XV Simpósio de Geologia do Centro-Oeste.GEOLOGIA E PETROGRAFIA DA SUÍTE MAGMÁTICA CAAPUCÚ ? SUL DO PARAGUAI: REGISTRO ÍGNEO PÓS-OROGÊNICO BRASILIANO. 2017. (Simpósio).

3.
48º Congresso Brasileiro de Geologia. 2016. (Congresso).

4.
I Workshop de Geofísica Aplicada. 2016. (Simpósio).

5.
Palestras entre faculdades de Geociências do Brasil e Paraguai.Terrenos Précambricos del Brasil y Paraguay. 2016. (Encontro).

6.
VI Treinamento de QA/QC (garantia de qualidade em amostragens) nas unidades da Vale Fertilizantes. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário Técnico de Águas Subterrâneas. 2014. (Seminário).

8.
XVI SEMANA DE ESTUDOS DA ESCOLA DE MINAS.Geologia na região de Ouro Preto, Quadrilátero Ferrífero. 2014. (Simpósio).

9.
XIV SEMANA DE ESTUDOS DA ESCOLA DE MINAS. 2013. (Encontro).

10.
XXI SEMANA DE ESTUDOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFOP.Um mineral, um fosfato. Estudo espectroscópico da Kulanita, mineral de fosfato descoberto no nordeste do Canadá.. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, A. F. G. D.. XIV SEMANA DE ESTUDOS DA ESCOLA DE MINAS. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Pesquisas em Evolução Crustal e Tectônica Guaporé da Universidade Federal de Mato Grosso, o qual contribui com importantes investigações no conhecimento dos terrenos pré-cambrianos da Plataforma Sul-Americana.

Participante do Grupo de Pesquisa Labtraços da Universidade Federal de Mato Grosso, o qual contribui com conhecimentos acerca de dados termocronológicos pelo método dos traços de fissão em apatita, visando estabelecer as histórias térmicas de bacias sedimentares, estudos de denudação e soerguimento, estudos de proveniência e datação de rochas vulcânicas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 8:34:55