Fabiann Matthaus Dantas Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Pós-graduado em Formação Pedagógica Para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Bacharel em Ciência da Computação. Profissional na área de Tecnologia da Informação há 10 anos possuindo qualificação em Java e Análise de Sistemas. Docente do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Lábrea, atualmente ministrando aulas nas disciplinas de Linguagem WEB, Introdução Orientada a Objetos, Banco de Dados, Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiann Matthaus Dantas Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, F. M. D.;BARBOSA, FABIANN MATTHAUS DANTAS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
Rua 22 de Outubro s/nº
Vila Falcão
69830000 - Lábrea, AM - Brasil
Telefone: (097) 33311009
URL da Homepage: http://www.ifam.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da EPT. (Carga Horária: 560h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Título: Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula..
Orientador: Vitor Bremgartner da Frota.
2011 - 2014
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Título: APLICATIVO MÓVEL DE APOIO À CRIANÇA COM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM COM FOCO EM DISLEXIA E DISCALCULIA.
Orientador: Msc. Anna Beatriz dos Santos Marques.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Balbina Mestrinho, EEBM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Construção de Marcas: Propósito, Missão, Visão e Valores. (Carga horária: 2h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2018 - 2018
DIREITOS AUTORAIS E SOCIEDADE. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
INTRODUÇÃO AO TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES. (Carga horária: 4h).
World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2018 - 2018
Negociação e Contratos. (Carga horária: 2h).
INSTITUTO SUPERIOR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, ISITEC, Brasil.
2018 - 2018
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2018 - 2018
Curso Introdutório à Propriedade Intelectual. (Carga horária: 2h).
INSTITUTO SUPERIOR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, ISITEC, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação de Tecnologias. (Carga horária: 2h).
INSTITUTO SUPERIOR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, ISITEC, Brasil.
2018 - 2018
Atualização Jurídica - Direito Autoral. (Carga horária: 2018h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2018 - 2018
PATENTES E BASES LEGAIS. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Estudo de Mercado. (Carga horária: 1h).
INSTITUTO SUPERIOR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, ISITEC, Brasil.
2017 - 2017
Realidade Virtual Aplicada ao Ensino,. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Algoritmo. (Carga horária: 40h).
CEV Treinamentos e Serviços de Informática, CURSOEMVIDEO, Brasil.
2016 - 2016
Design Responsivo. (Carga horária: 45h).
DEVMEDIA Editora Comunicação e Design, DEVMEDIA, Brasil.
2016 - 2016
Modais no Bootstrap. (Carga horária: 4h).
DEVMEDIA Editora Comunicação e Design, DEVMEDIA, Brasil.
2016 - 2016
PHP Básico. (Carga horária: 66h).
DEVMEDIA Editora Comunicação e Design, DEVMEDIA, Brasil.
2016 - 2016
JavaScript. (Carga horária: 47h).
DEVMEDIA Editora Comunicação e Design, DEVMEDIA, Brasil.
2014 - 2014
Introdução a programação Android. (Carga horária: 4h).
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia, SAMSUNG, Brasil.
2014 - 2014
Introdução a Game Designer. (Carga horária: 4h).
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia, SAMSUNG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
2ª Semana de Engenharia e Tecnologia. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Algoritmos Básicos. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
2009 - 2010
Informática Avançada. (Carga horária: 274h).
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
2009 - 2009
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 32h).
NEW WAY, NW, Brasil.
2008 - 2008
Informática Básica. (Carga horária: 64h).
GCF Informática, GCFI, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Tribunal de Justiça do Amazonas, TJA/AM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Atuava no setor de Autuação no cadastro e virtualização de processos de 2º grau, uso do Sistema SAJ dando também suporte ao Sistema nas câmaras cíveis e criminais. Atendimento aos advogados, execução de atividades de natureza jurídica, prestar assistência às autoridades da instituição na solução de questões jurídicas e redação de despachos e atos diversos, para assegurar fundamentos jurídicos nas decisões superiores;


Instituto Batista Educacional Ester, IBEE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desempenhava serviços na área de manutenção e suporte de computadores (desktops e notebooks), redes de computadores, sistema de CFTV, dando suporte em toda área de TI relacionada à escola e suas filiais.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente Censitário de Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em manutenção de computadores e no sistema do Censo 2010, implantação dos sistemas e na área da tecnologia nos municípios de Lábrea, Canutama e Tapauá, além de ministrar treinamento para o uso dos equipamentos eletrônicos e dos softwares paras as pesquisas.


Lan Vegas & Vivo, LV&VIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação num provedor de internet na cidade de Lábrea-Am, com manutenção e suporte de computadores e suporte de redes de internet em servidor e rede locais.


KRV PACHECO, KRV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de Suporte e Manutenção na área de TI no hospital. Redes de Computadores e Software local do pronto socorro.


Unimed de Manaus Cooperativa de Trabalho Médico, UNIMED Manaus, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de Suporte no Software Pirâmide que atua na área de contabilidade.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de INFORMÁTICA (Programação, Software, Hardware), para turmas de ensino médio-técnico integral e subsequente.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, .

09/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução ao Hardware
Informática Basica e Aplicada
Sistemas Operacionais
Linguagem de Desenvolvimento WEB (HTML5, CSS3 e Javacprit)
WebDesign
Analise de Sistemas


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem de Programação
2.
Plataforma ANDROID
3.
Linguagem de Desenvolvimento WEB


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM
Descrição: Na sociedade contemporânea, a tecnologia é explorada em diversos ambientes e vem sendo empregada em distintos campos da ciência. Entretanto, é possível perceber que na área da educação nem todas as instituições têm acesso a tecnologia, como é o caso das escolas de rede pública no município de Lábrea, interior do Amazonas. Assim, emergiu a ideia de um projeto capaz de proporcionar um ambiente diferente em sala de aula utilizando a robótica educacional, por meio do kit LEGO Mindstorm EV3 como ferramenta de auxílio no ensino da matemática. Primeiramente realizou-se pesquisas buscando formas para se aplicar a ferramenta na disciplina, em seguida, através de visitas foram definidas 2 (duas) escolas e 3 (três) séries para participar do experimento. Para as aulas práticas, foi realizada uma avaliação visando verificar o nível de aprendizagem dos alunos. Em continuidade foram ministradas aulas explicativas, com a ideia de revisar os conteúdos ensinados, onde ao final de cada aula era utilizado o robô como recurso complementar no ensino, e por fim, os alunos participaram de uma gincana na área externa da escola, onde puderam colocar em prática o que foi ensinado realizando atividades com o auxílio da robótica. O kit LEGO proporcionou realizar 8 (oito) atividades diferentes, sendo montado de 4 (quatro) formas (humanoide, cobra, tanque e carro) utilizando os sensores (cor, toque, voz e presença) e motores que o robô disponibiliza. O experimento foi realizado em um (1) bimestre e contou com a participação de 92 alunos, ao final da aplicação foi feita uma roda de conversa com os educadores ficando evidente que o uso do robô aumentou o interesse dos alunos na solução de problemas matemáticos, além de ter auxiliado na construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais compreensivo e atraente havendo uma melhora no rendimento dos alunos. Os encontros com as turmas trouxeram benefícios, tanto na área da educação como no conhecimento sobre o uso da robótica na formação profissional, visto que foi possível desenvolver habilidades essenciais na parte de programação da ferramenta visualizando uma tarefa num ambiente e assim fazendo associação entre a lógica do programa e o comportamento do robô..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa - Coordenador / Kelren da Silva Rodrigues - Integrante.
2016 - 2018
Caminhos da Luz: o uso de recursos interativos para a compreensão dos fenômenos luminosos por estudantes do ensino fundamental da Região Amazônica
Descrição: O objetivo desta proposta é divulgar e popularizar a Ciência no sul do estado do Amazonas, por meio da produção de livros interativo na forma impressa e digital para o público infantil. Em adição, serão realizadas outras atividades interativas utilizando aplicativos para dispositivos móveis que opere com a plataforma Android, e softwares para computadores para mostrar a importância ciência óptica e suas aplicações na sociedade atual e despertar o interesse pelas ciências em estudantes do ensino fundamental no Amazonas. Inicialmente, o roteiro do livro e as animações interativas serão desenvolvidos pelos membros da equipe. Serão contratados um editor de imagens, um desenhista para elaborar os personagens do livro e um programador de computador e um designer gráfico para editar o livro. O roteiro do da peça teatral será redigido por membros do projeto os serviços de para contração do figurino e cenário será contratado. Os produtos serão expostos durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia - SNCT de 2017 IFAM nos campi Lábrea e Humaitá. Exemplares dos livros serão distribuídos nas principais escolas e bibliotecas da rede pública da macrorregião do médio e baixo Purus, na cidade de Humaitá incluindo também as escolas e bibliotecas das comunidades ribeirinhas e indígenas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa - Coordenador / Antônio Cleber de Sousa Araújo - Integrante / Márcio Rodrigues Miranda - Integrante / Arquimar Barbosa de Oliveira - Integrante / Alessandro Eleutério de Oliveira - Integrante / Paulo Sérgio Carlos Arruda - Integrante / Judson Medeiros Alves - Integrante / Laura Cristina Leal e Silva - Integrante / Manoel Galdino da Silva - Integrante / Paulo Vilela Cruz - Integrante / Laffert Gomes Ferreira da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Realidade Virtual e Educação: um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula
Descrição: A realidade virtual torna-se mais presente na vida das pessoas e suas aplicações tem conquistado distintos segmentos, a exemplo do ensino em sala de aula. Essa inovação tecnológica tem alto custo de implementação, carecendo de iniciativas de baixo custo para ampliar o acesso a um maior número de pessoas. O objetivo deste estudo é aplicar em sala de aula o uso da tecnologia de realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de História, Geografia e Artes. Como metodologia será utilizado o Google Cardboard Glasses, junto a um smarthphone e o aplicativo CardBoard disponível na Google PlayStore, vídeos 360º no YouTube e o Google StreetView. Sendo possível realizar com isso, um enorme potencial da realidade virtual no ensino, com alternativas de baixo custo permitindo ao professor e aos alunos, processos de ensino mais dinâmicos e atrativos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa - Coordenador / Antonia Geovanna de Souza Nogueira - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Aproveitamento de resíduos do polo moveleiro de Lábrea para produção de pequenos objetos de madeira.
Descrição: A Região Amazônica é considerada uma importante produtora de madeira nativa do Brasil. Segundo Araújo (2003), as indústrias madeireiras geram grande quantidade de resíduos, apresentando um baixo rendimento e essa notória falta de eficiência ocorre em boa parte das empresas porque não dispõem de tecnologia apropriada para o melhor uso matéria-prima bem como não se sabe o que fazer com o grande volume de resíduos gerados do beneficiamento. Lábrea possui um importante destaque no que diz respeito ao uso dos recursos madeireiros, sendo conhecida por ser um dos municípios do Amazonas que mais produzem madeira dispondo de um relevante polo moveleiro na sede da cidade. Tal polo abriga mais de 40 pequenas movelarias distribuídas pela cidade e devido às ações de usinagem e processamento da madeira há uma expressiva geração de resíduos onde normalmente são queimados ou simplesmente jogados no lixão da cidade, não agregando valor às nobres espécies de madeiras amazônicas. Desta forma, alternativas que viabilizem o reaproveitamento desses resíduos podem ser consideradas uma excelente oportunidade para geração de novos subprodutos agregando-se valor à matéria-prima, bem como geração de renda para artesãos e pequenos produtores. Uma dessas alternativas é a confecção de pequenos objetos de madeira, conhecidos como POM, onde são produzidos artigos domésticos de caráter utilitário, decorativo, de uso pessoal, de uso em escritórios, escolar, jardinagem e paisagismo, brindes, brinquedos, embalagens, dentre outras inúmeras possibilidades (Barbosa et al., 2011). Portanto, o presente projeto tem por objetivo a valorização do potencial madeireiro do Município de Lábrea com um enfoque no aproveitamento de resíduos do polo moveleiro para produção de novos produtos, visando o desenvolvimento regional e a geração de renda de forma sustentável. Para tanto o projeto será desenvolvido em parceria com o Centro Esperança - Lábrea, conhecido por oferecer cursos de capacitação aos cidadãos da Cidade de Lábrea, principalmente a adolescentes e jovens de baixa renda familiar e vulnerabilidade social. O projeto será desenvolvido em duas fases, onde a primeira abordará os conceitos teóricos e técnicos sobre a tecnologia e utilização da madeira, como estudo das propriedades tecnológicas, anatômicas, físicas e químicas da madeira, processamento, usinagem e acabamento superficial de produtos e a segunda fase consistirá na triagem de materiais e desenvolvimento de produtos oriundos dos resíduos coletados nas movelarias, difundidos pelos discentes do curso técnico integrado em Agropecuária aos alunos da centro matriculados no projeto. Serão beneficiados 50 adolescentes atendidos pelo centro e espera-se que ao final do projeto o aluno possa está apto a desenvolver produtos de maior valor agregado e aceitação no mercado, tendo a oportunidade de criar seu próprio negócio ou mesmo contribuir na renda familiar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa - Integrante / Antônio Cleber de Sousa Araújo - Integrante / Márcio Rodrigues Miranda - Integrante / Arquimar Barbosa de Oliveira - Integrante / Manoel Galdino da Silva - Coordenador / Álefe Lopes Viana - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2018
Aplicativos Caminhos da Luz
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
1º lugar na III Mostra Científica e Cultural do IFAM, IFAM - Campus Manaus Centro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
XAVIER, NEILA BATISTA2018XAVIER, NEILA BATISTA ; BARBOSA, FABIANN MATTHAUS DANTAS ; FERNANDES, PRISCILA SILVA ; FROTA, VITOR BREMGARTNER DA . Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 4, p. 196-203, 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, F. M. D.; NOGUEIRA, A. G. S. . Realidade Virtual e Educação: um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula. Revista Igapó, 03 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, F. M. D.; RODRIGUES, K. S. . O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM. In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2018, Natal. 5º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF 2018), 2018. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, F. M. D.; NOGUEIRA, A. G. S. . Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula.. In: Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas, 2017, Manaus. Formação de Professores: tendências e articulações no ensino tecnológico. Manaus: Paulus Editora, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, F. M. D.; FROTA, V. B. ; XAVIER, N. B. ; FERNANDES, P. . Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, F. M. D.. Realidade virtual e educação : Um estudo sobre o impacto de inserir o cardboard em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BARBOSA, F. M. D.. O uso do robô LEGO como prática inovadora no ensino de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, F. M. D.; NOGUEIRA, A. G. S. ; FAVORETTI, V. . EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DE INSERIR A REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO A CIÊNCIAS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FAVORETTI, V. ; BARBOSA, F. M. D. . Aula prática de campo: uma estratégia de ensino adotada em uma escola pública no município de Cacoal/Rondônia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BARBOSA, F. M. D.. Utilização de Jogos Educacionais no Ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BARBOSA, F. M. D.; SANTOS, M. C. O. . Aplicativo Android: Simulador Ótica da Visão. 2017.

2.
OLIVEIRA, A. B. ; SILVA, M. G. . Aplicativo: Ótica da Visão. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, F. M. D.. Experiencias imersivas: Práticas inovadoras no ensino da Biologia através da Realidade Virtual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, F. M. D.. Experiências Imersivas: Práticas inovadoras no ensino através da realidade virtual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOSA, F. M. D.. Introdução à programação Android. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais.O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM. 2018. (Encontro).

2.
XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM. 2018. (Congresso).

3.
III Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.Experiências imersivas: práticas inovadoras em sala de aula através da Realidade Virtual,. 2017. (Simpósio).

4.
I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia.Realidade Virtual e Educação: um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula. 2017. (Simpósio).

5.
X SED ? SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: Desafios contemporâneos para a educação amazônica.Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino de Ciências. 2017. (Seminário).

6.
II Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.?Parques Urbanos: avaliação da percepção ambiental por estudantes da Cidade de Manaus, AM?. 2016. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, F. M. D.; ARRUDA, P. S. C. . I FEIRA DE INFORMÁTICA. 2016. .

2.
ALVES, J. M. ; OLIVEIRA, A. B. ; SILVA, M. G. ; BARBOSA, F. M. D. . XII Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia - IFAM Campus Lábrea. 2016. (Congresso). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Kelren da Silva Rodrigues. O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM. 2018. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa.

2.
Antonia Geovanna de Souza Nogueira. Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula.. 2017. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, A. B. ; SILVA, M. G. . Aplicativo: Ótica da Visão. 2017.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, F. M. D.; FROTA, V. B. ; XAVIER, N. B. ; FERNANDES, P. . Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, F. M. D.. Utilização de Jogos Educacionais no Ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, F. M. D.. Realidade virtual e educação : Um estudo sobre o impacto de inserir o cardboard em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
BARBOSA, F. M. D.; SANTOS, M. C. O. . Aplicativo Android: Simulador Ótica da Visão. 2017.

2.
OLIVEIRA, A. B. ; SILVA, M. G. . Aplicativo: Ótica da Visão. 2017.




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