William de Mendonça Lima

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Graduado em Geografia Licenciatura Plena (UFRN 2012.1) e mestre em Demografia (UFRN 2015.1). Atualmente é aluno da Pós-Graduação em Demografia (nível doutorado) no NEPO/ UNICAMP. Tem interesse em estudos na área da Sociologia da Educação nos seguintes temas: Desigualdades socioespaciais e educacionais, avaliação educacional e políticas públicas educacionais. Além de metodologia e técnicas de pesquisa, e estudos demográficos na área de Mobilidade Espacial da População, sobretudo, na temática de distribuição espacial da população e urbanização (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William de Mendonça Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, W. M.;MENDONÇA, W. de;DE MENDONÇA LIMA, WILLIAM;LIMA, WILLIAM DE MENDONÇA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Demografia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: José Marcos Pinto da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal - RN,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire.
Coorientador: Ricardo Ojima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mobilidade Espacial da População; Espaço de Vida; Rendimento Escolar.
2008 - 2012
Graduação em Geografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Sem Monografia.
Orientador: Sem Orientador.




Formação Complementar


2017 - 2017
Multilevel Analysis for the Social Sciences. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
PNAD Contínua. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
X Programa de Capacitação, Cidades e Políticas Educacionais. (Carga horária: 24h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2017 - 2017
Methods for Subnational Population Projections. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Métodos Quantitativos de Pesquisa Educacional I. (Carga horária: 40h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2016 - 2016
Método Lógico para Redação Científica (nível avançado),. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Análisis Longitudinal. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
10 secrets of IPUMS. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Método Lógico para Redação Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Gestão do Território e dinâmica populacional. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução aos Métodos de Pesquisa Qualitativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente (voluntário), Carga horária: 8
Outras informações
Atividades de Apoio a Docência Parcial, no segundo período letivo de 2017, com carga horária de 08 horas semanais, sob supervisão da professora responsável na disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisa I


Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 8


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua enquanto pesquisador nas seguintes linhas de pesquisa: Mobilidade Espacial da População e Demografia da Educação.


Colégio Fênix LTDA, FENIX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24


Basílios Colégio e Curso LTDA, BCC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mobilidade residencial e as novas faces das periferias nas RMs de Campinas e Baixada Santista: uma análise a partir da família e da demografia, nas décadas de 1990 e 2000
Descrição: Nos últimos vinte anos, o país passou por importantes transformações não apenas do ponto de vista social, econômico e político, mas também demográfico, nesse caso com mudanças importantes no nível da fecundidade e em seus fluxos migratórios que, juntos, tiveram impacto significativo sobre a dinâmica, crescimento e expansão de nossas metrópoles. Do ponto de vista da forma urbana, o que estamos observando nestes tempos de reestruturação produtiva é não apenas a mudança das funções das grandes cidades que se adaptam às necessidades da globalização (SASSEN, 1998, DE MATOS, 2001, FIX, 2009), mas também tendências de expansão dos espaços de assentamentos que, embora não substituam ou eliminem as formas mais tradicionais (como a ?periferização? da população de baixa renda), apontam para novas tendências como a urbanização dispersa e até mesmo a configuração de novos arranjos espaciais como é o caso da denominada Macrometrópole Paulista (REIS, 2007, REIS e TANAKA, 2007, EMPLASA, 2012 e CUNHA et al.2013, REIS e BENTES, 2017), No bojo dessas transformações também foram observadas importantes mudanças nos processos migratórios seja em nível nacional, ou em termos do Estado de São Paulo. Na verdade, tudo leva a crer que entramos no século XXI com um quadro econômico, social e demográfico bem distinto do século anterior, e a migração interestadual, se não perde sua relevância, no mínimo passa a compartilhar com outras formas de movimentos espaciais (em escalas locais e regionais) a influência sobre o processo de redistribuição espacial da população brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
O Hábitus de Estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da Região Metropolitana de Natal
Descrição: Esse Projeto fundamenta suas intenções de realização nos seguintes aspectos: buscar a ampliação das pesquisas realizadas na UFRN no âmbito do Núcleo Avançado de Políticas Públicas e no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais; vislumbrar a possibilidade de ampliação e articulação entre os grupos de pesquisas vinculados aos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais/Desenvolvimento Regional, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e acelerar a formação strictu sensu na UFRN; investir na possibilidade de perspectivas de continuidade na construção do mapa Social da Região Metropolitana de Natal (RMN). A abordagem reflexiva sobre a educação básica na Região Metropolitana de Natal que se propõe neste projeto terá três componentes essenciais de sustentação: i) responde a uma visão demográfica; ii) uma visão sociológica e iii) uma visão estatística. Essa última caracteriza-se enquanto um instrumento essencial na conexão entre as duas primeiras, com isto pretende-se obter uma leitura interdisciplinar sobre a educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) .
Integrantes: William de Mendonça Lima - Integrante / Moisés Alberto Calle Aguirre - Coordenador / Bruno Lopes da Silva - Integrante / José Edson Ferreira Nunes Júnior - Integrante / ANNA KAROLINE ROCHA CRUZ - Integrante / Wilmara Martins da Costa - Integrante.
2013 - Atual
CEPID - Centro de Estudos da Metrópole
Descrição: Descrição: A evolução das atividades de pesquisa durante os últimos onze anos permitiu simultaneamente melhorar nossas propostas originais e manter nosso compromisso com a produção de resultados inovadores. A renovação temática e as novidades na agenda científica refletem o crescimento do CEM como um Cepid (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) já na sua quarta de parceria com a Fapesp, e também, desde o final de 2008, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia ligados ao CNPq/MCT. O principal objetivo do atual projeto científico do CEM é investigar o complexo tema do papel do Estado na redução da pobreza e na redução da desigualdade. Será desenvolvido em colaboração com colegas estrangeiros e envolve várias estratégias de comparação internacional. O objetivo de pesquisa das linhas da quarta fase de parceria com a Fapesp, e MCT/CNPq, compreende quatro grandes dimensões: 1. Medir desigualdades passadas e presentes relacionadas a raça, migração, mercado de trabalho, renda, condições urbanas, educação, gênero e comportamento político. A situação atual e a sua evolução ao longo dos últimos 50 anos será o primeiro passo do projeto. Como o Brasil mudou nos últimos 50 anos? É o título do livro que será resultado de análise comparativa dos dados do Censos de 1960, 1970, 1980, 1990, 2001 e 2010. 2. Entender os efeitos independentes das políticas de estado nas condições sociais na redução da desigualdade. Três áreas temáticas merecem atenção especial diante do papel-chave a elas concedido na análise comparativa de políticas públicas: educação, saúde e mercado de trabalho. Nesta dimensão, as políticas públicas são tomadas como fatores independentes, capazes de afetar as condições de vida dos cidadãos bem como a redução da desigualdade e da pobreza. 3. Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis. Esta dimensão analisa as políticas públicas como uma variável dependente, cuja origem pode ser observada e explicada pelo sistema político e estratégias dos atores. 4. Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender ?quem faz o quê?. Esta linha de pesquisa busca analisar padrões de governança que não sejam necessariamente controlados pelo Estado e por suas agências. Busca entender duas descrições aparentemente contraditórias da governançano Brasil: de um lado, como um caso em que a implementação de políticas é controlada tanto pelos interesses privado ou patrimonial; de outro, como um caso notável de experiências florescentes de ativismo cívico. Tomadas de forma isolada, nenhuma delas descreve completamente os padrões de governança urbana. Além disso, as evidências mostram que, em qualquer caso, as ligações com o Estado e suas agências são a chave para entender a governança...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (29) / Doutorado: (24) .
Integrantes: William de Mendonça Lima - Coordenador / Marta Teresa da Silva Arretche - Integrante.
2010 - Atual
Trajetórias urbanas: mobilidade espacial, ciclo de vida familiar e vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Campinas
Descrição: Este projeto emerge como continuidade de dois outros projetos - um deles ainda em andamento - e, o mais importante, como resultado da reunião de outros pesquisadores num esforço coletivo propiciado por duas grandes oportunidades: a recente divulgação dos dados relativos à amostra do Censo Demográfico de 2010, e a recente criação oficial de terceira região metropolitana do Estado de São Paulo, a RM do Vale do Paraíba. O primeiro projeto a que nos referimos foi iniciado em 2005 como um projeto temático financiado pela Fapesp e também financiado pelo CNPq ?Dinâmica intrametropolitana e vulnerabilidade nas metrópoles do interior paulista: Campinas e Santos? que, após sua primeira etapa com duração de 4 anos, prosseguiu com o título ?Vulnerabilidade social, Segregação socioespacial, e mobilidade residencial nas RM de Campinas e Baixada Santista? (Processo: 479768/2008-0); já o segundo, que corresponde ao projeto relativo à bolsa de produtividade do proponente, cujo relatório final foi enviado recentemente ao CNPq: ?Trajetórias urbanas: mobilidade espacial, ciclo de vida familiar e vulnerabilidade social na RM de Campinas (processo: 303013/2009-5)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: William de Mendonça Lima - Integrante / José Marcos Pinto da Cunha - Coordenador.
2010 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE)
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) é um espaço interinstitucional, especializado em estudos e investigações no campo da política e avaliação educacional. Objetiva promover análises de políticas públicas (epistemologia, formulação, implementação) e avaliação educacional (larga escala, externa, institucional) em espaços escolares e sistemas educacionais locais, nacional e internacional, bem como de organismos multi-laterais, contemplando as diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Distribuição Espacial/Especialidade: Distribuição Espacial Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, WILLIAM DE MENDONÇA2018 LIMA, WILLIAM DE MENDONÇA; FREIRE, FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO ; OJIMA, Ricardo . Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil). URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 1, p. 1-11, 2018.

2.
OJIMA, Ricardo2014 OJIMA, Ricardo ; CALLE AGUIRRE, MOISÉS ALBERTO ; LOPES DA SILVA, BRUNO ; DE MENDONÇA LIMA, WILLIAM . Migrações internacionais motivadas por estudo: uma análise sociodemográfica dos estudantes estrangeiros radicados no Brasil. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 15, p. 166-189, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Bruno. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CRUZ, ANNA. K. R. ; LIMA, W. M. ; COSTA, Wilmara. M. . Capital cultural e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal: uma abordagem com alunos da 3° série do Ensino Médio. In: AGUIRRE, M. A. C. (Org.); SANTOS, K. N. (Org.) ; SILVA, B. L. (Org.) ; CARVALHO, G. K. M. (Org.) ; AGUIRRE, M. J. X. (Org.). (Org.). Estudos e Narrativas: A construção de uma nova história nas escolas públicas da Regiâo Metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 1-155.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, L. A. C. ; LIMA, W. M. . Mobilidade espacial da população e produção do espaço: quem migra e por que migra na Região Metropolitana da Baixada Santista na última década?. In: X Encontro Nacional sobre Migração, 2017, Natal-RN. X Encontro Nacional sobre Migração, 2017.

2.
LIMA, W. M.; FARIAS, L. A. C. . De mochila nas costas e com o ?pé na estrada?: a mobilidade pendular de estudantes de nível superior da Região Metropolitana da Baixada Santista.. In: X Encontro Nacional sobre Migração,, 2017, Natal/RN. X Encontro Nacional sobre Migração,, 2017. v. 3.

3.
LIMA, W. M.; ARAUJO, V. . Segregação espacial e desempenho escolar: o caso dos estudantes da educação básica do município de Campinas-SP. In: VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais,, 2016, Foz do Iguaçu-PR. II Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais,, 2016. v. 1.

4.
AGUIRRE, M. A. C. ; SILVA, Bruno. L. ; LIMA, W. M. ; NUNES JÚNIOR . MOBILIDADE POPULACIONAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS TIPOLOGIAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS RADICADOS NO BRASIL (2010). In: VI Congresso de ALap: Dinámica de población y desarrollo sostenible com equidad, 2014, 1688-9991. Sesión de poster 2.

5.
SILVA, Bruno. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; LIMA, W. M. ; CRUZ, ANNA. K. R. ; COSTA, Wilmara. M. . EDUCAÇÃO BÁSICA E CAPITAL CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Produção, Governança e Bem-Estar, 2014, São Pedro - SP. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.

6.
LIMA, W. M.; SILVA, Bruno. L. . COMUTAÇÃO DIÁRIA DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE NATAL. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Produção, Governança e Bem-Estar, 2014, São Pedro - SP. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, W. M.; STOCO, Sergio . Desigualdades territoriais e educacionais: as características socioespaciais interferem no desempenho escolar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FARIAS, L. A. C. ; LIMA, W. M. . Mobilidade espacial da população e produção do espaço: quem migra e por que migra na Região Metropolitana da Baixada Santista na última década?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, W. M.; STOCO, Sergio . Desigualdades territoriais e educacionais: o espaço importa no âmbito educacional?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MENDONÇA, W. de. Desigualdades territoriais e educacionais: estudar lá é melhor do que aqui?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LIMA, W. M.. Conceitos e Aplicações de Indicadores Educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, W. M.; SILVA, Bruno. L. ; OLIVEIRA, L. M. S. F. S. . A arborização da Escola Estadual Santos Dumont: Uma ação de intervenção voltada para o conforto térmico do ambiente escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, Bruno. L. ; LIMA, W. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . O 'Hábitus' de estudar na Escola Estadual Santos Dumont: Construindo práticas pedagógicas motivacionais para os alunos do ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, Bruno. L. ; LIMA, W. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . As migrações internacionais motivadas por estudo: uma análise sociodemógráfica dos estudantes do PEC ? G radicados no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CUNHA, J. M. P. ; FARIAS, L. A. C. ; LIMA, W. M. . Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI. Campinas-SP: Librum Editora, 2017 (Atlas Sociodemográfico).

2.
LIMA, W. M.. Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio em Natal-RN 2015 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, W. M.. Avaliador do XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2018. 2018.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso de la Asociación Latinoamericana de Población. Población y desarrollo sostenible. Políticas Públicas y avances en la medición sociodemográfica. DESIGUALDADES TERRITORIAIS E EDUCACIONAIS: O ESPAÇO IMPORTA NO ÂMBITO EDUCACIONAL?. 2018. (Congresso).

2.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. DESIGUALDADES TERRITORIAIS E EDUCACIONAIS: AS CARACTERÍSTICAS SOCIOESPACIAIS INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR?. 2018. (Congresso).

3.
X Encontro Nacional sobre Migração.De mochila nas costas e com o ?pé na estrada?: a mobilidade pendular de estudantes de nível superior da Região Metropolitana da Baixada Santista.. 2017. (Seminário).

4.
International Seminar on Registering and Counting the Population - the production and exploration of census information from early modern times to the end of the 20th century. 2016. (Simpósio).

5.
VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais,. Segregação espacial e desempenho escolar: o caso dos estudantes da educação básica do município de Campinas-SP. 2016. (Congresso).

6.
VI Congresso de ALap: Dinámica de población y desarrollo sostenible com equidad,. AS TIPOLOGIAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS RADICADOS NO BRASIL (2010). 2014. (Congresso).

7.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Produção, Governança e Bem-Estar. EDUCAÇÃO BÁSICA E CAPITAL CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL.. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, W. M.. the International Seminar on Registering and Counting the Population: the production and exploration of census information from early modern times to the end of the 20th century. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OJIMA, Ricardo2014 OJIMA, Ricardo ; CALLE AGUIRRE, MOISÉS ALBERTO ; LOPES DA SILVA, BRUNO ; DE MENDONÇA LIMA, WILLIAM . Migrações internacionais motivadas por estudo: uma análise sociodemográfica dos estudantes estrangeiros radicados no Brasil. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 15, p. 166-189, 2014.


Livros e capítulos
1.
SILVA, Bruno. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CRUZ, ANNA. K. R. ; LIMA, W. M. ; COSTA, Wilmara. M. . Capital cultural e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal: uma abordagem com alunos da 3° série do Ensino Médio. In: AGUIRRE, M. A. C. (Org.); SANTOS, K. N. (Org.) ; SILVA, B. L. (Org.) ; CARVALHO, G. K. M. (Org.) ; AGUIRRE, M. J. X. (Org.). (Org.). Estudos e Narrativas: A construção de uma nova história nas escolas públicas da Regiâo Metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 1-155.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Bruno. L. ; LIMA, W. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . As migrações internacionais motivadas por estudo: uma análise sociodemógráfica dos estudantes do PEC ? G radicados no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




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