Wilmara Martins da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8297509689765755
  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Possui graduação em História (2008-2012) e mestrado em Demografia (2013-2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em andamento em Ciências Atuariais (2018- ). Desenvolveu pesquisas e estudos relacionados ao papel do professor pesquisador no ensino de História na Educação Básica, Demografia da Educação e Análise de Redes Sociais (teoria e métodos). Possui interesse nos temas: Didática e ensino de História, Demografia e indicadores sociais, Demografia da Educação, Demografia Histórica, Análise de Redes sociais e suas diversas aplicabilidades, dinâmica populacional e políticas públicas, entre outros. Atualmente participa como pesquisadora colaboradora do projeto de pesquisa intitulado Redes pessoais e sucesso escolar na Região Metropolitana de Natal - RN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilmara Martins da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, W. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Campus Universitário - CCHLA - Observatório da Educação
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153883


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PESSOAIS E DA RELAÇÃO COM O SABER NA ESCOLA PÚBLICA: INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUDITH BEZERRA DE MELO,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Moises Alberto Aguirre Calle.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2018
Graduação em andamento em Ciências Atuariais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em História - Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2008 - 2012
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A CONEXÃO ENTRE PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Orientador: Crislane Barbosa de Azevedo.




Formação Complementar


2017
Língua Inglesa.
Minds English School, MINDS, Brasil.
2018 - 2018
Introdução ao software R. (Carga horária: 4h).
Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
2018 - 2018
Elaboração do Memorial Acadêmico.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Núcleo de Línguas / IsF - Idiomas sem Fronteiras - Inglês.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Análise de Sobrevivência Aplicada. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Ambiente R. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Redes Pessoais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Agregados de Setores e Áreas de Ponderação. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução á Análise de Redes Sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Introdução aos Métodos de Pesquisa Qualitativa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica
Outras informações
Atua no projeto de pesquisa "Demografia e a influência social das redes pessoais na educação básica da Região Metropolitana de Natal-RN" desempenhando atividades de organização e tratamento do banco de dados proveniente da pesquisa de redes aplicada nas escolas da Região Metropolitana de Natal.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações
Atua como pesquisador colaborador do projeto de pesquisa "Redes pessoais e sucesso escolar na Região Metropolitana de Natal - RN". As atividades desenvolvidas envolvem a pesquisa e sistematização de material bibliográfico sobre a dimensão teórica e metodológica das Redes Sociais/Pessoais, assim como, sobre os aspectos da área de demografia da educação. Tais ações inclui a produção de artigos, livros, eventos, intervenções de extensão e pesquisa nas escolas, entre outras atividades em colaboração com a equipe do projeto. Atualmente realizando atividades de pesquisa e extensão nas escolas: Escola Estadual Ielmo Marinho e Escola Estadual Professora Zila Mamede.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou atividade de bolsista no projeto de pesquisa "Habitus de Estudar: construtor de uma nova realidade na Educação Básica da Região Metropolitana de Natal". Atividades direcionadas ao ensino e a pesquisa, aplicadas no ensino médio das escolas públicas, estas englobavam à docência, aplicação de questionários, realização de entrevistas, organização e tratamento do banco de dados. Atuou como docente em turma do ensino médio (2º série) na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, em 2014.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário
Outras informações
Exerceu atividade de bolsista voluntário no projeto "História e Investigação na Escola", promovida pelo Departamento de Práticas Educacionais e Currículo.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio técnico
Outras informações
Exerceu atividade de bolsista de apoio técnico na Biblioteca Central Zila Mamede.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Atividade de extensão destinada a higienização, organização e catalogação do acervo documental da Arquidiocese de Natal.

Atividades

2011 - 2012
Estágios , Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - UFRN, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Formação de Professores de História de I ao IV: I: observação participante na E. M. Profª Adelina Fernandes. II: execução do projeto de pesquisa na E.E. Prof. Luís Antônio. III e IV: atuação docente na E. E. Gov. Walfredo Gurgel..

Hipócrates Colégio e Curso, HCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Demografia e a influência social das redes pessoais na educação básica da Região Metropolitana de Natal-RN
Descrição: Projeto de pesquisa destinado ao estudo dos indicadores sobre a educação básica ao problematizar o baixo desempenho dos alunos da escola pública no Brasil, revelando a necessidade de investigar, em especial, as causas desse baixo desempenho escolar para que as políticas públicas de educação se assentem em terreno mais sólido. O propósito desse projeto é o de examinar as conexões entre demografia, educação e desempenho escolar em três escolas do ensino médio da Região Metropolitana de Natal - RN com base no arcabouço teórico e metodológico: i) da Demografia da Educação, que, nesse caso, tem como foco a inter-relação entre a dinâmica populacional e o aumento número de matriculas e de escolas do ensino básico; ii) da Sociologia da Educação, que constitui guia essencial de discussão teórica sobre a educação; e iii) da Análise de Redes Sociais (ARS), que busca a articulação entre estrutura e sujeito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Redes pessoais e sucesso escolar na Região Metropolitana de Natal - RN
Descrição: Projeto voltado a contextualização, pesquisa e problematização dos indicadores educacionais do ensino básico, tanto no âmbito nacional como também focado no contexto da Região Metropolitana de Natal. Propondo assim, uma reflexão sobre o desempenho escolar, a partir dos dados sociodemográficos em diálogo com o arcabouço teórico e metodológico de Análise de Redes Sociais e Sociologia da educação (Bourdieu, Bernard Charlot, Bernard Lahire, entre outros), percorrendo outras perspectivas de compreensão, no campo das causalidades, sobre o sucesso escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Habitus de Estudar: Construtor de uma nova realidade na Educação Básica da Região Metropolitana de Natal
Descrição: Este projeto possui como foco principal proporcionar, a partir de ações dialogadas, estudos e pesquisas voltados a realidade educacional vigente na rede básica de ensino. Trata-se de um projeto amplo, atuante em escolas públicas estaduais e municipais na Região Metropolitana de Natal, que possui como linhas de pesquisa o letramento, o habitus e as redes sociais. É coordenado pelo Professor Doutor Moisés Alberto Calle Aguirre, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contando com a participação de professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento e docentes colaboradores de outras universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
História e Investigação na Escola
Descrição: Este projeto de extensão volta-se para a execução de atividades de investigação acerca de como se ensina e como se aprende História. As ações serão desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino de Natal-RN no ano de 2012. Tem como público-alvo os licenciandos do curso de História e objetiva contribuir para a formação de profissionais competentes, críticos e criativos para o futuro exercício da docência. Tem, pois, caráter educativo, social e científico. A capacitação docente construída através de ações articuladas com os problemas educacionais reais é o objetivo deste trabalho. Tem-se como um dos princípios básicos de formação no ensino superior a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, está presente neste projeto a defesa desta prática como parte inerente, integrante e constituinte do questionamento sistemático, crítico e criativo e, da pesquisa como atitude cotidiana, como princípio científico e educativo. A formação acadêmica aqui defendida busca transcender o tradicional espaço da sala de aula e articular-se com diferentes dimensões da realidade, inserindo alunos de graduação em experiências reais junto a variadas pessoas portadoras de diferentes atribuições dentro de uma comunidade escolar. Construir a identidade do professor com base na contribuição para a promoção da cultura da pesquisa e da extensão, além do ensino, é o objetivo deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wilmara Martins da Costa - Integrante / Crislane Barbosa de Azevedo - Coordenador / Niara Pereira dos Santos - Integrante / Maria Ines Sucupira Stamatto - Integrante.
2008 - 2009
Organização do Acervo Documental da Arquidiocese de Natal
Descrição: O presente projeto pretende dar continuidade as ações de preservação e organização do acervo documental produzido e acumulado pela Arquidiocese de Natal (a partir de meados do século XIX, como os registros paroquiais, até os dias atuais, como a documentação de projetos de alfabetização e cursos), iniciadas no ano de 2007. As ações se destinaram a higienização e da construção do quadro de arranjo da documentação não contemplada no projeto de 2007, devido a grande massa documental e as precárias condições de organização e conservação. Tais fases são imprescindíveis para uma efetiva preservação e organização do acervo documental, possibilitando o acesso as informações ali encerradas, algo que servirá de fomento para produção do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Demografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, C. N. J. ; AGUIRRE, M. A. C. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; COSTA, W. M. . Expressões literárias: do habitus ao letramento. 1. ed. Natal: , 2015. v. 1. 74p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, B. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CRUZ, A. K. R. ; LIMA, W. M. ; COSTA, W. M. . Capital cultural e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal: uma abordagem com alunos da 3ª Série do Ensino Médio. In: AGUIRRE, M.A.C; SOARES, W; SANTOS, K.N; SILVA, B.L; CARVALHO, G.K.M; AGUIRRE, M.J.X.. (Org.). Estudos e Narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da região metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 75-89.

2.
COSTA, W. M.; BARBOSA, C. N. J. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; AGUIRRE, M. A. C. . Letramento Literário: da teoria às experiências em sala de aula. In: AGUIRRE, M.A.C; SOARES, W; SANTOS, K.N; SILVA, B.L; CARVALHO, G.K.M; AGUIRRE, M.J.X.. (Org.). Estudos e narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da região metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 93-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. L. S. ; COSTA, W. M. ; CRUZ, A. K. R. . Violência doméstica e familiar contra a mulher em Manaus: análise dos casos atendidos pelo Projeto Ronda Maria da Penha. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018, Poços de Caldas - MG. Anais do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018.

2.
COSTA, W. M.; AGUIRRE, M. A. C. . Análise de Redes Sociais: investigação das relações pessoais e da relação com o saber na escola pública. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014, São Pedro - SP. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014.

3.
SILVA, B. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CRUZ, A. K. R. ; LIMA, W. M. ; COSTA, W. M. . Educação Básica e Capital Cultural: uma análise sobre o desempenho escolar dos alunos da Região Metropolitana de Natal. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais: População, Governança e Bem-Estar, 2014, São Pedro - SP. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais: População, Governança e Bem-Estar, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, C. N. J. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; COSTA, W. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . O Habitus e o Letramento no Ensino Médio: uma reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem de alunos ouvintes e surdos em sala de aula. In: IV Seminário de pesquisa em letramento - IV SEPEL, 2014, Natal - RN. Anais do IV Seminario de pesquisa em letramento, 2014.

2.
BARBOSA, C. N. J. ; COSTA, W. M. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; AGUIRRE, M. A. C. . Letramento Literário no Ensino Médio: construindo o habitus através da literatura. In: Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC), 2014, Natal. Anais da Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC), 2014.

3.
BARBOSA, C. N. J. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; COSTA, W. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . O habitus e o ensino de Literatura: compreendendo o processo de aprendizagem de alunos surdos em sala de aula de ouvintes. In: Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC), 2014, Natal. Anais da Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC), 2014.

4.
COSTA, W. M.. A conexão entre pesquisa e prática docente: uma reflexão sobre a docência no ensino de História. In: II Seminário Didática e Ensino de História, 2012, Natal - RN. Anais do II Seminário Didática e Ensino de História, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, W. M.; AGUIRRE, M. A. C. . A Análise de Redes Sociais como ferramenta para estudar a qualidade do ensino médio nas escolas da Região Metropolitana de Natal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, W. M.. Perfil da população em idade escolar e escolarizada da Região Metropolitana de Natal no ano de 2000 e 2010. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COSTA, W. M.. Projeto de Organização do Acervo Documental da Arquidiocese de Natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, C. N. J. ; OLIVEIRA, R. W. P. ; COSTA, W. M. . Uniescola - E.E. Profª Judith Bezerra de Melo. 2014; Tema: Letramento Literário no Ensino Médio. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Como realizar análises estatísticas para artigos científicos. 2018. (Exposição).

2.
Ensino de História e Diversidades na Educação Básica. 2018. (Exposição).

3.
Formação do Professor Pesquisador para Educação Básica. 2018. (Exposição).

4.
Segunda oficina do Profletras Natal - RN de submissão de projetos ao comitê de ética da UFRN e à Plataforma Brasil. 2018. (Oficina).

5.
Conferência Población y Sustentabilidad: temas abiertos para el siglo XXI. 2014. (Outra).

6.
II Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Sociais. 2014. (Encontro).

7.
IV Seminário de Pesquisas em Letramento - IV SEPEL.O Habitus e o Letramento no Ensino Médio: uma reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem de alunos ouvintes e surdos em sala de aula. 2014. (Seminário).

8.
Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC). O habitus e o ensino de Literatura: compreendendo o processo de aprendizagem de alunos surdos em sala de aula de ouvintes. 2014. (Exposição).

9.
Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC). Letramento Literário no Ensino Médio: construindo o habitus através da literatura. 2014. (Exposição).

10.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP.ANÁLISE DE REDES SOCIAIS: INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES PESSOAIS E DA RELAÇÃO COM O SABER NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Encontro).

11.
A dinâmica demográfica nordestina e seus desafios para pesquisas teórico-metodológicas: ações do Projeto Procad - Cedeplar/UFMG - PPGDEM/UFRN.A Análise de Redes Sociais como ferramenta para estudar a qualidade do ensino médio nas escolas da Região Metropolitana de Natal.. 2013. (Encontro).

12.
IV Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste (IV-SEPNE): A Demografia nordestina no desenvolvimento brasileiro: Perspectivas e oportunidades e Jornada comemorativa dos 20 anos do Grupo de Estudos Demográficos (GED).Perfil da população em idade escolar e escolarizada da Região Metropolitana de Natal, nos anos de 2000 e 2010. 2013. (Seminário).

13.
II Seminário de Didática e ensino de História.http://sedeh2012.webnode.com/publica%C3%A7%C3%B5es/. 2012. (Seminário).

14.
II Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2012. (Seminário).

15.
Semana de Tecnologia, Ciência e Cultura da UFRN (CIENTEC). A CONEXÃO ENTRE PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Exposição).

16.
VI Simpósio Internacional Estado Americanos: pesquisas acadêmicas contemporâneas. 2012. (Simpósio).

17.
Seminário de Didática e ensino de História. 2011. (Seminário).

18.
VII Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (SEMPE). 2011. (Seminário).

19.
IV Encontro Estadual de História: Identidades na História. 2010. (Encontro).

20.
Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil. 2010. (Simpósio).

21.
II Encontro Internacional de História Colonial: A experiência colonial no Novo Mundo (século XVI a XVIII). 2008. (Encontro).

22.
III Encontro Estadual de História: História e Ética. 2008. (Encontro).

23.
IV Seminário de Extensão Universitária da UFRN.Projeto de Organização do Acervo Documental da Arquidiocese de Natal. 2008. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:27:07