Lilian de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6325869374940996
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano, UNISAL. Especialista em Secretariado Executivo pela Faculdade de Tecnologia Internacional e licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Faculdade de Americana. Atua como professora de língua espanhola na Faculdade de Tecnologia de São Paulo e possui o Certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) nível superior. Participou da organização do Seminário Internacional sobre Responsabilidade Social Universitária e Educação Sociocomunitária, que ocorreu na cidade de Braga em Portugal. Também faz parte do comitê organizador das Jornada sobre Recursos Humanos e Responsabilidade Social Comunitária, que acontece na cidade de Ferrol - La Coruña na Espanha desde 2014. Atuou como revisora do Projeto Geomob: tradução literária de textos descritivos para os pontos turísticos da cidade de Itu. Participou do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para os Professores de Espanhol na Universidade de Barcelona com o curso: Enseñanza de Español como Lengua Extranjera (ELE). Atualmente participa do Projeto colaborativo Internacional entre a Faculdade de Tecnologia de Itu e a Jamestown Community College - Estados Unidos. Atua como revisora e tradutora das revistas V@rvitu da Faculdade Dom Amaury Castanho e Evangelizando com Santo Antônio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de Itu, Centro Paula Souza.
Avenida Tiradentes - de 933/934 ao fim
Parque Industrial
13309640 - Itu, SP - Brasil
Telefone: (011) 40131872
URL da Homepage: http://www.fatecitu.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O PAPEL DA LÍNGUA MATERNA NUMA APRENDIZAGEM HÍBRIDA (BLENDED LEARNING) DE ESPANHOL,
Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
Coorientador: José Alberto Lencastre.
Palavras-chave: Língua espanhola; Multiculturalismo; Livro didático; Projeto colaborativo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA (ESPANHOL) PENSADO A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA E DO MULTICULTURALISMO,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria Luisa Bissoto.
Palavras-chave: Cultura; Segunda Língua; Espanhol.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2010 - 2011
Especialização em Secretariado Executivo. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: O secretário como agente de negócios na organização com foco no MERCOSUL.
Orientador: Elisângela Schastai D`Assumpção.
2006 - 2008
Graduação em Letras - Espanhol.
Faculdade de Americana, FAM, Brasil.
Título: Estágio supervisionado.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Língua e Cultura Espanhola. (Carga horária: 12h).
Escuela Don Quijote, DJ, Espanha.
2012 - 2012
Curso de Actualización para profesores de Español. (Carga horária: 20h).
Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, CEB, Espanha.
2012 - 2012
Curso de Literatura e Cultura Chilena. (Carga horária: 20h).
Escuela y Centros de Español en Latino América (Chile), ECELA, Chile.
2011 - 2011
Lengua española para fines específicos. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Conversation curse. (Carga horária: 36h).
Frances King, FK, Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Curso de Literatura e Cultura Peruana. (Carga horária: 20h).
Escuela y Centros de Español en Latino América, ECELA, Peru.
2010 - 2010
I Jornada de atualização para profs de Espanhol. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Actualización para profesores de Español. (Carga horária: 30h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2007 - 2007
Actualización p profesores brasileños de Español. (Carga horária: 80h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2007
Curso Especialización para profesores de Español. (Carga horária: 24h).
Centro Alpha, ALPHA, Argentina.
2007 - 2007
XV Seminário de dificultades. (Carga horária: 10h).
Colegio Miguel de Cervantes, CMC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Determinado, Enquadramento Funcional: Professora determinada, Carga horária: 6


Faculdade de tecnologia de Itu, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Indeterminada, Carga horária: 8
Outras informações
Atua como professora de Espanhol no curso de Eventos

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos, .


Faculdade de Tecnologia de Americana, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Atua como professora de Espanhol no curso de Gestão empresarial.


ETEC Polivalente de Americana, ETEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Indeterminada, Carga horária: 5
Outras informações
Atuo como professora de Português no Ensino Técnico para os cursos de Informática, Administração, Comunicação Visual e Secretariado. E como professora de Espanhol para os cursos de Secretariado e Eventos.


Colégio Brasileiro de Educação, UNIVERSITÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como professora de língua espanhola nas séries do Fundamental I e II, também no Ensino Médio.


Faculdade de Americana, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan, FATEC PIRACICABA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pofessora Indeterminada, Carga horária: 8


Instituto Federal de Capivari, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada e Educação

Objetivo: Pretende identificar o papel desempenhado pela língua portuguesa entre os estudantes brasileiros na atuação em um projeto híbrido online e a percepção sobre aprendizagem híbrida.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Língua espanhola; Ensino Híbrido; Translíngua.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Projeto Oficinas da Língua Espanhola
Descrição: O projeto tem como objetivo disponibilizar a comunidade das escolas municipais da cidade de Americana a monitoria realizada pelos alunos do curso de Letras (Espanhol), numa parceria firmada pela prefeitura de Americana e a Faculdade de Americana. Os monitores ministram aula de língua espanhola para as crianças do ensino fundamental I nos Cieps - Centro Integrado de Educação Pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lilian de Souza - Coordenador / Maria Victória Guinle Vivacqua - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
O ENSINO DO ESPANHOL NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA REGIÃO DE AMERICANA E SANTA BÁRBARA
Descrição: Este projeto pretende destacar a importância do ensino de Espanhol como ferramenta de inovação para as comunidades carentes da região que compreende as cidades de Americana e Santa Bárbara D?Oeste. Com ênfase no mapeamento de iniciativas não governamentais, atuantes com a educação não formal, ou seja, aquela realizada de maneira extracurricular, em lugares onde residem grupos que carecem de oportunidades por melhores condições de vida que se fez impositivas. Com o intuito de levar os indivíduos a um crescimento intelectual e de autonomia, a função do agente inovador é ser facilitador no processo educativo, norteando os alunos no trajeto a ser percorrido até alcançar o objetivo almejado: o conhecimento. Tornando-os, dessa forma, multiplicadores no âmbito social no qual estão inseridos, levando-os assim a obterem novas oportunidades e inovarem o meio a que pertencem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lilian de Souza - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: V@rvitu


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Intercâmbio em Barcelona, Espanha, Universidad de Barcelona e Centro Paula Souza.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, L.2013SOUZA, L.. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, v. 02, p. 150-159, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L.; BISSOTO, M. L. A. C. . Aprendizagem de uma segunda língua, o caso do espanhol: por uma perspectiva multicultural de educação. In: 11º Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste, 2015, São João del Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L.; BISSOTO, M. L. A. C. . DAS CATEGORIAS: MORTE, COMIDAS E FESTAS TÍPICAS, DAS NAÇÕES ESPANHOLA, PERUANA E MEXICANA, ANALISADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNITÁRIA E MULTICULTURAL. In: II Congresso Internacional Salesiano de Educação - Direitos Humanos e Ação docente, 2015, Lorena. Congresso Internacional de educação salesiana, 2015. v. 1.

2.
SOUZA, L.. A aprendizagem da segunda língua: um enfoque multicultural no ensino superior. In: VIII Congreso Iberoamericano de docencia universitari y nível superior, 2014, Rosário. Libro de Resúmenes: VIII Congreso Iberoamericano de docencia universitari y nível superior. Rosário: Humanidades y Artes Editora, 2014. v. 1. p. 7-417.

3.
SOUZA, L.. O enfoque cultural no aprendizado de uma segunda língua: reflexões sobre a língua materna. In: XIII Mostra de Produção Científica, 2013, Lorena. XIII Mostra de Produção Científica, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, L.. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L.. ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE LÍNGUAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, L.; TONELLI, F. . Cómo es la ciudad dónde vives? Uma proposta pedagógica para um capítulo de material didático.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TONELLI, F. ; SOUZA, L. . Cómo es la ciudad dónde vives? Uma proposta pedagógica para um capítulo de material didático.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SUCCI JUNIOR, O. ; GATTOLIN, S. ; MOREIRA, C. A. A. ; CASTELLO, L. M. G. ; SAES, M. E. L. ; SOUZA, L. . Debate: O papel do professor de idiomas nos processos de internacionalização institucional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, L.. O Processo de ensino e aprendizagem do espanhol num cenário Multi e intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUZA, L.. DAS CATEGORIAS: MORTE, COMIDAS E FESTAS TÍPICAS, DAS NAÇÕES ESPANHOLA, PERUANA E MEXICANA, ANALISADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNITÁRIA E MULTICULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, L.; BARBOSA, A. C. R. . RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA E METODOLOGIAS ATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SOUZA, L.. A APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LÍNGUA: UM ENFOQUE MULTICULTURAL NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, L.; BISSOTO, M. L. A. C. . APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, O CASO DO ESPANHOL: POR UMA PERSPECTIVA MULTICUTURAL DE EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, L.. O aprendizado do espanhol sob a ótica da educação sociocomunitária: um exercício para autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SOUZA, L.; BISSOTO, M. L. A. C. . O APRENDIZADO DO ESPANHOL SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: UM EXERCÍCIO PARA A AUTONOMIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, L.. O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: VINCULAÇÕES COM A CULTURA DA COMUNIDADE - Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SOUZA, L.. O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA E O MULTICULTURALISMO: PERSPECTIVA PARA OUTRAS COMPREENSÕES DE MUNDO - Lorena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUZA, L.. MULTICULTURALISMO, SEGUNDA LÍNGUA E REFLEXÕES EM LÍNGUA MATERNA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. - Americana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SOUZA, L.. O ENFOQUE CULTURAL NO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA MATERNA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SOUZA, L.. A NOVA NARRATIVA HISPANO AMERICANA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREZ, L. ; SOUZA, L. . Libro de Resúmenes VIII Congreso Iberoamericano de docencia universitaria y de nivel superior. Rosário: H. y A. Ediciones, 2014 (Actas).

2.
SOUZA, L.. Directrices para Autores, 2013. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, L.; GRANDE, E. M. T. ; TONIN, F. B. ; TONELLI, F. ; SOUZA, L. F. ; SILVA, T. P. ; VITORINO FILHO, V. A. . Comissão para Estudos de Viabilidade da Proposição de Inclusão de Novos Cursos no Plnao de Desenvolvimento Institucional ? PDI. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, L.; FIALA, D. A. S.; SANTOS, F. P.. Participação em banca de Nina Novelli Nascimento.Festa de São João no Interior Paulista na Perspectiva de um projeto de Evento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Faculdade de tecnologia de Itu.

2.
MIRANDA, M. R. F.; MYEZKOWSKI, M. M. H.; SOUZA, L.. Participação em banca de Érik Thiago da Rocha Luiz.A importância da língua espanhola em uma empresa de autopeças de Piracicaba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

3.
SILVA, R. G.; MYEZKOWSKI, M. M. H.; SOUZA, L.. Participação em banca de Paulo Spaziani.A importância das ferramentas de qualidade na produção de biscoito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

4.
SOUZA, L.; SILVA, R. G.; MYEZKOWSKI, M. M. H.. Participação em banca de André Trevisan e Cauã de Almeida.Espanhol a importância da língua nas inter-relações das empresas de Piracicaba com o Mercosul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

5.
VIEIRA, L. M. M.; FISCHER, L.; SOUZA, L.. Participação em banca de Kleber U. DA Silva.Qual a opinão dos usuários de serviço de pronto atendimento pós consulta médica: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

6.
SOUZA, L.; FISCHER, L.; VIEIRA, L. M. M.. Participação em banca de Marcela Cury e Bruna Cury.Estudo da viabilidade da abertura de uma empresa especializada em customização de roupase acessórios de Piracicaba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

7.
SOUZA, L.; VIEIRA, L. M. M.; FISCHER, L.. Participação em banca de Laucineia Alves de Souza e Eliane Alves dos Santos.A inclusão e dificuldades dos surdos no mercado de trabalho: Um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

8.
SILVA, R. G.; MYEZKOWSKI, M. M. H.; SOUZA, L.. Participação em banca de Amanda Lima.Plano de negócio: Profissional de massoterapia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

9.
SILVA, R. G.; VIEIRA, L. M. M.; SOUZA, L.. Participação em banca de Bruna Cirianco Cóffani e Mariana de Moraes Godoi.A figura do fundador no contexto das empresas familiares brasileiras: estudo de caso comparativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

10.
SANTOS, N. C.; VIEIRA, L. M. M.; SOUZA, L.. Participação em banca de Maria Carolina Pedroso Ros.Terceiro setor: uma análise bibliométrica sobre a produção acadêmica do período de 1997 a 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.

11.
BRAGA, A. J. P.; MIRANDA, A. C.; SOUZA, L.. Participação em banca de Débora Beatriz Ribeiro Postigo, Giovana A. Mendes da Silva.Paradigmas, imagens e concepções veiculados na literatura infantil enquanto recurso pedagógico no processo de formação do leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

12.
SOUZA, L.; BRAGA, A. J. P.; MIRANDA, A. C.. Participação em banca de Ana Borges Bruna Peruchi Fábio Rocha Layza Adão Lívia Torina.Valorização da cultura e educação indígena. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

13.
BRAGA, A. J. P.; MIRANDA, A. C.; SOUZA, L.. Participação em banca de Danielle, Maria, Sirlene, Gabriely e Leticia.Mordida entre crianças de 0 a 3 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

14.
SOUZA, L.; BRAGA, A. J. P.; MIRANDA, A. C.. Participação em banca de Isabelli, Luciana, Mariana, Natália, Tamirys.As consequências da ausência familiar na aprendizagem infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

15.
SOUZA, L.; MANCINI, M. M. P.; FERNANDES, R. S.. Participação em banca de Jéssica de Campos, Patrícia Santos de Araújo Bergamini.Adequação de material didático para deficiente visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

16.
SOUZA, L.; MANCINI, M. M. P.; FERNANDES, R. S.. Participação em banca de Dayane Brugnerotto, Renta Laurito, Tatiane Valencise.As linguagens das crianças: um estudo de caso junto a AMOBAM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

17.
ROBALLO, R. M. S.; FASSINA, J. C.; SOUZA, L.. Participação em banca de Daniel Kalleb Cascardo Aguiar.O site como ferramenta de promoção para pequenas empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

18.
CABRINI, S. L.; SOUZA, L.. Participação em banca de Bruna Montrazzi Bonfati.O Valor do Pós-Venda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MYEZKOWSKI, M. M. H.; SILVA, R. G.; SOUZA, L.. A importância das ferramentas de qualidade na produção de biscoito. 2015. Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEMINÁRIO DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOCOMUNITÁRIAS.ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE LÍNGUAS. 2017. (Seminário).

2.
III SEMINÁRIO DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOCOMUNITÁRIAS.III SEMINÁRIO DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOCOMUNITÁRIAS. 2017. (Outra).

3.
Seminário ?Better e-learning for all. 2017. (Seminário).

4.
visita técnica (préevento) ao Agrupamento de Escolas TEIP Dr. Francisco Sanchez.Troca de experiências - visita técnica. 2017. (Encontro).

5.
visita técnica Centro Social David de Oliveira Martin (Ruílhe).Troca de experiências - visita técnica. 2017. (Encontro).

6.
visita técnica realizada ao Agrupamento de Escolas TEIP Agostinho da Silva.Troca de experiências - visita técnica. 2017. (Encontro).

7.
16º Expotecv- Feira Cultural e Tecnológica. PARTICIPAÇÃO COMO AVALIADORA. 2016. (Exposição).

8.
Seminário de pesquisa, teoria e práticas educativas sociocomunitárias.A Educação Sociocomunitária e o multiculturalismo nas aulas de espanhol. 2015. (Seminário).

9.
Move Office Light. 2014. (Outra).

10.
Critérios objetivos de avaliação textual - LPL. 2012. (Encontro).

11.
I Encontro de Professores de Espanhol do Ensino Médio e Técnico. 2011. (Encontro).

12.
III Encontro de Professores de Espanhol do Ensino Médio e Técnico. 2011. (Encontro).

13.
Jornada Pedagógica "Pela Excelência na Prática docente". 2009. (Encontro).

14.
O ensino do espanhol como ferramenta de integração latino-americana: seus objetivos e suas dificuldades. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BISSOTO, M. L. A. C. ; SOUZA, L. . III SEMINÁRIO DE PESQUISA, TEORIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOCOMUNITÁRIAS. 2017. (Outro).

2.
SOUZA, L.. IV Jornadas Iberoamericanas RECURSOS HUMANOS y RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA. 2015. (Outro).

3.
SOUZA, L.. III Jornadas Iberoamericanas RRHH y RSC 2014. 2014. (Outro).

4.
SOUZA, L.. 1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIO. 2013. (Outro).

5.
SOUZA, L.. VI SELFAM - Semana de Estudos da Línguagem "Línguas em Contato". 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lilian de Souza. A importância da língua espanhola em uma empresa de autopeças de Piracicaba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Piracicaba - Dep. Roque Trevisan. Orientador: Lilian de Souza.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, L.. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L.. O aprendizado do espanhol sob a ótica da educação sociocomunitária: um exercício para autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, L.. ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE LÍNGUAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, L.. III Jornadas Iberoamericanas RRHH y RSC 2014. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


2011	- Curso de Língua Inglesa. Frances King. Londres, Inglaterra.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 9:50:49