Maria Neusa dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5928787792612698
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Maria Neusa dos Santos é Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Católica de São Paulo, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ( ESPM- SP), possui Pós Graduação - MBA Gestão Estratégica de Marketing pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - VERIS e é Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Docente de Cursos Livres. Jornalista responsável pelo jornal do Santuário com circulação nacional. Possui experiência profissional na área de Televisão como produtora, diretora de programa, repórter e apresentadora. Coautora no livro Éticas em Rede pela Ed. Estação das Cores, SP, e autora do livro Comunicação, Consumo e Religião - Editora Loyola. Pesquisadora de Narrativas Digitais nas Redes Sociais com foco na Visibilidade midiática e construção de imaginários. Participa do Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo da ESPM/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Neusa dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. N.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Narrativas digitais nas redes sociais: a construção do imaginário religioso na visibilidade midiática,
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Trivinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E RELIGIÃO: Narrativas de peregrinos sobre o consumo moral da fé no Santuário de Santa Paulina,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: DR. LUIZ PERES NETO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2011
Especialização em MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING. (Carga Horária: 370h).
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, METROCAMP, Brasil.
Título: Aumento do quadro de associados da Revista Brasil Cristão, da Associação do Senhor Jesus, que realizam doações via débito automático..
Orientador: MS. Quelen Cristina Torres Pedro.
1999 - 2003
Graduação em Jornalismo.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: COMUNICACAO ALTERNATIVA UMA FORMA DE INCLUSAO SOCIAL.
Orientador: DR.ROBERTO JOAQUIM DE OLIVEIRA.




Formação Complementar


2018 - 2018
Por uma educação baseada em Valores. (Carga horária: 20h).
Rede de Educação Santa Paulina, CIIC, Brasil.
2017 - 2017
PROFICIENCIA. (Carga horária: 180h).
MONTE BIANCO, MB, Brasil.
1990 - 1993
HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO. (Carga horária: 1752h).
ESCOLAS REUNIDAS PROF. RUBENS ANGANUZZI S/C LTDA., COL. S LEOPOLDO, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de narrativas digitais

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


Rede Século 21, RS21, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Diretor de Programa e Jornalista, Carga horária: 48


Santuário Santa Paulina, CIIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. e Apresentação de programa de TV


Associação C. B. Servir, ACBS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretaria Executiva, Carga horária: 42


Colégio Regina Mundi, CRM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Auxiliar de sala, Enquadramento Funcional: professora auxiliar


Movimento de Alfabetizacação, MOVA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30



Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Informativo do Santuário Santa Paulina


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Video Documentário - Prêmio: Clara de Assis, CNBB.
2003
Menção Honrosa na categoria Documentário em Video do XV Prêmio Losso Neto de Jornalismo ( projeto experiemental de Jornalismo da UNIMEP), UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA/ UNIMEP.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, M. N.; PERES NETO, L. . COMUNICAÇÃO, CONSUMO E RELIGIÃO: A peregrinação e a busca pelas virtudes de Santa Paulina. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2016. v. 1000. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. N.. Da Censura de conteúdos á adesão quase total do Telespaço e ciberespaço. Éticas em Redes - politicas de privacidade e moralidades públicas. 1ed.: , 2017, v. , p. 242-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. N.. A invasão da Cultura do Consumo. Revista Rogate, revista, 20 jan. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. N.. A Construção de narrativas na cultura midiática. In: XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, 2018, Sorocaba-SP. A Construção de narrativas na cultura midiática, 2018.

2.
SANTOS, M. N.. Catolicismo, Ciberespaço e Consumo - Novas configurações do catolicismo e a influencia da cibercultura. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2018. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INSTITUCIONALIDADES.

3.
SANTOS, M. N.. A Visibilidade Midiática e a Pós Modernidade: as Religiões e as Redes Sociais. In: Conferencia Brasileira de Comunicação, 2017, Campinas. Anais do Eclesiocom. Volume 5, Número 1. São Bernardo: UMESP, 2017 ISSN: 2316-3739, 2017.

4.
SANTOS, M. N.. Da Censura de conteudo à adesão quase total ao telespaço e ciberespaço: transformações no transito dos fluxos comunicacionais da Igreja Católica. In: Livro, 2016. São Paulo - SP. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

5.
SANTOS, M. N.. Comunicação, Consumo e Religião: da construção de uma fábrica de seda à construçaõ de espaços para o consumo religioso. In: IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2014, São Paulo - SP. COMUNICOM2014, 2014.

6.
SANTOS, M. N.. A festa, a peregrinação e o consumo no Santuário Santa Paulina. In: III Congresso Internacional de Comunicação e Práticas de Consumo, 2013, São Paulo. Comunicon, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. N.. A visibilidade midiática e a Pós modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, M. N.. As redes soccias e suas implicações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, M. N.. O mercado dos bens simbólicos no Santuário de Santa Paulina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, M. N.. UM DESEJO, UM CAMINHOS E OS ENCONTROS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, M. N.. A festa, a peregrinação e o consumo no Santuário Santa Paulina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, M. N.. Da censura de conteúdos à adesão quase total ao telespaço e ciberespaço. Estação das Cores e Letras, 2017 (Capitulo de livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. N.. Relatório de Bolsista. 2018.

2.
SANTOS, M. N.. Narrrativas digiatis nas redes sociais. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. N.. Programa ' Voz do Santuário'. 2017.

2.
SANTOS, M. N.. Programa ' Voz do Santuário'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, M. N.. Programa Voz do Santuário. 2016.

4.
SANTOS, M. N.. Programa Voz do Santuario. 2016.

5.
SANTOS, M. N.; CUNHA, MARIA ADELINA . Turismo Religioso em Nova Trento-SC. 2014.

6.
SANTOS, M. N.. Os peregrinos e os milagres. 2014.

7.
SANTOS, M. N.. Festa de Santa Paulina. 2014.

8.
SANTOS, M. N.. Festa de Santa Paulina - programa Voz do Santuário. 2014.

9.
SANTOS, M. N.; CUNHA, MARIA ADELINA . Peregrinação. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, M. N.. Etica de Bolso. 2017; Tema: As incompletas relações mediadas pela rede:. (Blog).

2.
SANTOS, M. N.. Religião, Consumo moral e Comunicação: um olhar a partir das peregrinações á Nova Trento. 2016. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. N.. Relatório - Memorial Capítulo I da dissertação de Mestrado. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, M. N.. Relatório de Bolsista. 2013. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, M. N.. Campanha do Santo Rosário. 2010. Audiovisual.

2.
SANTOS, M. N.. Abertura. 2010. Outra.

3.
SANTOS, M. N.; SANTOS, M. N. . Madre Paulina. 2006. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, Otavio Lima; SANTOS, M. N.; BISCAIA, Julliana. Participação em banca de Camila Almeida Pereira e Valnei Ferreira dos Santos. Kapeh Experience Store. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Visual Merchandising para a Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
PEREIRA, Otavio Lima; BISCAIA, Julliana; SANTOS, M. N.. Participação em banca de Elaine Bispo de Sousa. Estudo de caso Riachuelo: o visual merchandising e o giro de estoque. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Visual Merchandising para a Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
PEREIRA, Otavio Lima; SANTOS, M. N.; BISCAIA, Julliana. Participação em banca de Gabriel Guimarães Coriolano. Marketing sonoro: aplicação no mercado têxtil infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Visual Merchandising para a Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
PEREIRA, Otavio Lima; SANTOS, M. N.; BISCAIA, Julliana. Participação em banca de Veronica Akemi Goto. Visual Merchandising na moda infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Visual Merchandising para a Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COMUNICOM. Catolicismo, Ciberespaço e Consumo. 2018. (Congresso).

2.
XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.A construção de narrativas na cultura midiática. 2018. (Encontro).

3.
ECLESIOCOM. A visibilidade midiática e a Pós modernidade: As religiões e as redes sociais. 2017. (Congresso).

4.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,. 2016. (Simpósio).

5.
IV Seminário de Educação. 2015. (Seminário).

6.
29a Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

7.
Aula aberta "Antropologia do Consumo": uma trajetória de pesquisa. 2014. (Outra).

8.
Cinema, novas masculinidades e teoria queer. 2014. (Encontro).

9.
Encontro de Formação Acadêmica. 2014. (Encontro).

10.
IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2014. (Congresso).

11.
MINI CURSO - Etnografia e Islam 29a RBA. 2014. (Outra).

12.
Oficina "Universo sígnico da da Pirataria". Falso? Verdadeiro?. 2014. (Oficina).

13.
A juventude na publicidade dos anos 60 e 70. 2013. (Encontro).

14.
Controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grande indústria midiática. 2013. (Encontro).

15.
Mini Curso História e Religiões - I SIMPÓSIO ABHR. 2013. (Simpósio).

16.
The dark side of side of the media. 2013. (Outra).

17.
XIV JORNADA DA PPGSA.UM DESEJO, UM CAMINHO E OS ENCONTROS. 2013. (Outra).

18.
COMUNICOM. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. N.. Direção de Comunicação no Congresso - Por uma Educação Baseada em Valores. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, M. N.. Moderação de Mesa - Comunicação, Consumo e Institucionalidades no COMUNICOM. 2018. (Congresso).

3.
SANTOS, M. N.. Coordenação do Primeiro Encontro de Comunicação e Marketing da Rede Santa Paulina. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. N.. A invasão da Cultura do Consumo. Revista Rogate, revista, 20 jan. 2014.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. N.. Os peregrinos e os milagres. 2014.

2.
SANTOS, M. N.. Festa de Santa Paulina - programa Voz do Santuário. 2014.

3.
SANTOS, M. N.. Programa ' Voz do Santuário'. 2017.

4.
SANTOS, M. N.. Programa ' Voz do Santuário'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Artes Cênicas
1.
SANTOS, M. N.. Campanha do Santo Rosário. 2010. Audiovisual.

1.
SANTOS, M. N.. Abertura. 2010. Outra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:51:04